Corpo 2022 Beauty Diaries

corpo 2022

Depois de ter falado nos meus cuidados de 2022 de skincare – parte 1 (aqui) e de haircare (aqui), chega o momento de mostrar que cuidados de corpo foram os meus mais que tudo este ano. Tal como nos artigos anteriores, também na categoria corpo se mantêm alguns favoritos de anos anteriores mas descobri também produtos novos e lançamentos que foram excelentes surpresas! Por isso e sem mais demoras hoje vou mostrar, neste formato Beauty Diaries que me faz tanto sentido, os meus cuidados de corpo de 2022.

NOTA IMPORTANTE: este é o meu trabalho, eu tenho contacto regular com muitas marcas e recebo inúmeras PR Samples. Não defendo o consumo desenfreado e uma pessoa normal não precisa de ter muitos produtos!

Duche – os produtos lavantes que usei

Uma temática importante e um momento em que inicio logo os cuidados de hidratação – lavagem para mim tem de ser sinónimo de conforto, hidratação e uma ajuda para a minha pele que não é muito fácil – tenho uma queratose pilar nos braços, e nádegas (já falei sobre o tema aqui) e alguma sensibilidade e “atopia” (escrita entre aspas pois não está diagnosticada – embora tenha algumas queixas relacionadas, nomeadamente algum prurido nas pernas e sensibilidade). Na lavagem do corpo por norma prefiro óleos e este ano usei duas novidades (para mim) de que gostei bastante: o Óleo de Banho Exomega da A-Derma e o Óleo de Banho Eczeane da Noreva. Em comum: ultra hidratantes para fazer a higiene corporal. O Óleo de Banho Exomega da Aderma, um best seller da marca, é um óleo de duche de textura emoliente e sedosa com uma composição rica: extrato de aveia rhealba (acalma as irritações e suaviza a pele), filaxerina (rico em AGE, ajuda a reconstruir a barreira cutânea), glicerina (hidrata as camadas superiores da pele) e com uma base lavante suave, com um pH 5,5. É perfumado e o aroma é bastante suave. Quanto ao Óleo de Banho Eczeane da Noreva é um cuidado de limpeza indicado para peles atópicas, ultra hidratante, que acalma e atenua o desconforto da pele, restabelece e estabiliza o equilíbrio da microbiota, com uma fórmula hidratante, de elevada tolerância, rica em ácido gordos essenciais e sem perfume. Pode ser utilizado por toda a família (mesmo recém-nascidos), e é ideal para a pele irritada, fragilizada, com comichão e atopia. Um óleo de banho que raramente falta cá em casa é o Óleo Lavante Micelar Topialyse da SVR, bastante nutritivo e com a vantagem dos novos refill’s e este já usamos desde anos anteriores. Indicado em pele seca / atópica, tem um aroma muito suave e deixa a pele extremamente confortável. É muito bom.

Quanto a cremes lavantes, há algum tempo que uso o Lipikar Syndet AP+ da La Roche-Posay, um creme lavante de que já falei algumas vezes, que relipida para restaurar a função protetora da pele, com uma fórmula cicatrizante e suavizadora das sensações de desconforto e irritações pelo estado de secura. A pele fica limpa, mas nutrida e protegida, confortável. Alivia o prurido e a sensação de repuxamento. Sem perfume, tem ainda as recargas refill. É o meu produto lavante favorito da marca. Em 2022 descobri um creme de duche maravilhoso que tenho usado bastante, e que deixa a pele ultra confortável, adaptado a peles secas e/ou atópica: o Bálsamo Lavante Topialyse da SVR. É um bálsamo lavante cremoso e nutritivo, não perfumado, criado para o alívio da sensação de desconforto da pele muito seca e atópica. Tem uma fórmula concentrada (35%) em fase nutritiva, rica em óleo de algodão, para nutrir e restaurar a barreira cutânea. Excelente descoberta de 2022!

Higiene íntima

Desde a gravidez que fui aconselhada pela minha ginecologista a utilizar um produto específico para a higiene íntima. Já usei vários. Um dos que mais gostei era da marca A-Derma mas nunca mais o encontrei à venda. Há cerca de 2 anos uso este Ginecológico da D’Aveia e efetivamente é um produto de que gosto. Mas tem dois inconvenientes para mim: tem de se agitar antes de usar e a tampa não é muito fácil para as unhas… por isso, e com alguma pena minha (apesar de gostar bastante do produto em si) ando à procura de uma alternativa. Aceito sugestões.

Vício bom logo após o duche

Este ano descobri (ou melhor, passei a usar! pois já o “conhecia”) o Concentrado Adelgaçante Vinosculpt da Caudalie – usei TODOS os dias, em pele molhada, no fim do duche! Inicialmente a marca ofereceu-me mas já perdi a conta às embalagens que comprei. É um óleo concentrado adelgaçante que tonifica e alisa a pele, deixando um acabamento e toque acetinado. A fórmula ajuda a ativar a drenagem linfática, contribui para aperfeiçoar a silhueta e a atenuar o efeito casca de laranja. Adoro este cuidado logo após o duche, que parece mais um cuidado de spa (spa diário, que luxo!) com notas energéticas e tonificantes provenientes da fragrância natural de limão, citronela, rosmaninho e bagas de zimbro. Aplica-se na pele molhada após o banho. De seguida massaja-se com movimentos circulares de baixo para cima, insistindo nas zonas rebeldes (usei sobretudo na barriga e flancos). Deixo atuar vários minutos (enquanto faço a rotina de skincare) e no fim limpo com a toalha caso exista algum excesso – por norma não há pois é praticamente todo absorvido pela pele e passo à hidratação.

Hidratação da pele do corpo

Em 2022 descobri MA-RA-VI-LHO-SOS cremes hidratantes corporais! Que delíciaaaa! Um deles, o Balm to Oil da Babé, inicialmente oferecido pela marca, e que comprei várias vezes ao longo do ano (não poupo no creme corporal). É um bálsamo para pele seca que deixa um acabamento ultra acetinado e “reluzente” na pele, com um cheirinho suave e delicioso, oferece uma experiência única através da textura cremosa ultra fluida que se transforma em óleo quando massajada na pele. Com uma elevada percentagem de óleos que nutrem e hidratam profundamente a pele, protegendo-a das agressões externas e prevenindo a perda de água e o ressecamento, Balm to Oil foi concebido para transformar a forma como hidratamos a pele. Um dos cuidados hidratantes de corpo que mais gosto e ideal para quem prefere a pele ultra luzidia (irá manchar peças delicadas e ultra finas como sedas e outras mas não mancha algodão, linho e outros tecidos mais resistentes… mas, não há igual!). Uma opção com acabamento idêntico mas sem perfume, é o Bálsamo Óleo Apaziguante Xémose da Uriage que já usei outros anos.

Em 2022 descobri também o Creme de Corps da Kiehl’s, um produto com um price point mais elevado, mas que é um cuidado espetacular para quem tem a pele seca a muito seca e procura um creme que transforma a textura da pele. Existe em vários tamanhos (incluindo de viagem até à recarga de 1 litro). Tem uma textura rica e elegante, com uma elevada concentração de ingredientes nutritivos (manteiga de cacau, beta-caroteno – que ajuda a prolongar o tom bronzeado da pele – e esqualano). O toque é nutritivo, não “desaparece” propriamente pois deixa a pele maravilhosamente hidratada (eu adoro essa sensação) mas não mancha a roupa e deixa uma nutrição e suavidade na pele incomparável (e aquele brilho reluzente a hidratação). Sem perfume, é uma excelente “tela em branco” para a posterior aplicação do nosso perfume favorito. I love it!

Para melhorar a textura com ácidos esfoliantes, descobri em 2022 o Acglicolic Leite Corporal com 10% de ácido glicólico da Sesderma. Comprei este creme sem saber se iria gostar, e pensei que poderia experimentar na minha queratose pilar e cotovelos. Resultado após a utilização do creme: cotovelos lisos, mais claros, suaves e sem peles. Também usei nos braços e voilà: pele lisa, sem imperfeições e um cuidado que me surpreendeu MUITO pela cosmeticidade (loção de fácil absorção e de aroma subtil). A presença de ácido glicólico permite tratar a pele foto-envelhecida e com marcas, com origem na exposição solar, etc. Único defeito? Tem apenas 200 ml mas se quisermos usar em zonas específicas resulta super bem!

Também descobri em 2022 o Cuidado Corporal Hialurónico da Caudalie, que deixa a pele extremamente confortável e hidratada. Foi uma das boas surpresas de 2022! Hidrata e nutre de imediato para uma pele suave e muito macia ao longo de todo o dia. A textura é “fresca”, penetra rapidamente sem efeito oleoso e deixa um aroma delicado na pele. O Cuidado Corporal Nutritivo Hialurónico é um cuidado hidratante para pele normal a seca com uma textura mais leve que o Bálsamo Corporal Vegan Relipidante da mesma linha (este está indicado numa pele muito seca).

Por fim, e não menos importante (este usei menos mas foi maravilhoso descobrir), o Renaissance Body Treatment Milk da Oskia, um leite corporal luxoso, leve, com retinol e ácidos esfoliantes que transforma a pele do corpo! É um verdadeiro cuidado antienvelhecimento para o corpo. Tem um notório e delicioso aroma a rosas e camomila! Combate a pele seca e descamativa, melhora a textura da pele do corpo, reduz a aparência da queratose pilar e reduz os sinais de envelhecimento cutâneo corporal. Uma excelente surpresa, ainda que a um preço mais elevado, mas para usar no dia a dia ou em dias especiais / ou em zonas específicas do corpo. O acabamento é hidratante mas leve, não cola e deixa a pele confortável.

Mãos

É bastante óbvio que podemos usar o creme hidratante de corpo também nas mãos, no entanto para o cuidado das mãos eu prefiro um creme hidratante “invisível” durante o dia, e sem dúvida que o La Crème Main da Chanel, de que falei aqui, cumpre e supera todos os meus requisitos! Realmente foi difícil acertar com um creme de mãos para usar no dia a dia e este irá continuar na minha carteira por muitos e bons anos, certamente.

2022 trouxe-me um verdadeiro ritual de mãos antes de dormir e este foi o ano em que percebi como mimar as mãos já na cama se transformou num hábito tão desejado. À noite prefiro um cuidado nutritivo e este ano adotei, quase sem me dar conta, um ritual que me relaxa muito: aplico um óleo seguido do creme de mãos. Como óleo tenho usado os que estão na mesa de cabeceira – este gesto, inicialmente, passava por colocar umas gotas de óleo no rosto nalgumas noites imediatamente antes de ir dormir, mas cedo percebi que as mãos estavam a adorar estes restícios de “ouro líquido”! Os que tenho na mesa de cabeceira: o Óleo de noite regenerador Vinosource-Hydra da Caudalie e o Midnight Recovery Concentrate da Kiehl’s. Ambos são óleos de rosto. Mas duram TANTO que nem pensei duas vezes. 2 a 3 gotas nas mãos e de seguida o creme de mãos. Usei MUITO o maravilhoso Creme Delicioso de Mãos e Unhas Vinotherapist da Caudalie (bastante nutritivo, com ação antioxidante – ligeiramente perfumado e não deixa resíduo) e o Creme de Mãos Excellage da Esthederm, um verdadeiro creme de mãos antienvelhecimento com uma composição muitíssimo interessante (consultar o link que deixei). A hidratação mantém-se nas mãos mesmo após a lavagem. Ainda em 2022 comprei o meu segundo produto La Mer, o The Hand Treatment da La Mer e é de facto bastante bom, nutritivo e untuoso, uma delícia para mãos secas e desidratadas. Para mim só tem um inconveniente, é que a relação qualidade preço não me convenceu totalmente – estamos a falar de um creme de mãos (mesmo que com 100 ml) com preço superior a 100€ – ainda assim não descartei a hipótese de o voltar a comprar. Veremos.

Antitranspirante

Não vou tecer muitos comentários sobre o tema porque uso o Antitranspirante Spirial da SVR há anos (já perdi a conta há quantos!), tendo-me sido inicialmente sugerido em consulta de dermatologia por causa do meu excesso de transpiração, e efetivamente ele funciona MESMO comigo! Este ano a SVR alterou a fórmula e lançou também a recarga (genial). Palavras para quê? Este antitranspirante é efetivamente MUITO eficaz. Não há produto com o qual eu sinta uma eficácia tão grande no dia a dia. Além de estar indicado em peles sensíveis (como a minha), não faz marcas brancas ou amarelas na roupa. O novo roll-on antitranspirante lançado em 2022 é enriquecido com probióticos anti odores e terra de diatomáceas para ajudar a prevenir a humidade e regular eficazmente a transpiração intensa com uma ação de longa duração contra a transpiração excessiva. Tem agora um cheirinho uuuuultra suave (o anterior não tinha). Em relação à fórmula anterior, para mim, ficou a ganhar com esse aspeto. Prefiro. A marca tem ainda o tratamento intensivo que se usa de uma forma muito específica (é para cumprir como a marca diz!), que uso em dias em que sei que posso vir a transpirar mais (dias de maior stress, quem nunca?), o Spirial Extreme. Expliquei tudo sobre estas duas soluções Spirial aqui. Recomendo ainda a leitura deste artigo para quem sofre com excesso de transpiração.

Cuidados extra – zonas “problemáticas”

Houve dois cuidados que me acompanharam absolutamente todos os dias do ano, na minha zona mais problemática – a zona da barriga, que parece que a qualquer fatia de pizza incha e rebola, ahahaha! Enfim…! Claro que nada como o exercício e o meu plano alimentar definido pela nutricionista Rita Andrade, para manter tudo nos eixos como eu gosto e me sinto bem (consulta já marcada para Janeiro). A sério, quem continua a acreditar na “história da Carochinha” de que cremes e chás vão resolver o excesso de gordura corporal, tem de pensar seriamente se prefere deitar dinheiro ao lixo ou começar a fazer efetivamente algo por si.

Em complemento ao exercício físico usei sempre o Morpho Fitness Sérum da Esthederm, um sérum adelgaçante de corpo, um complemento localizado potenciador da lipólise – por isso a sua aplicação nas zonas com mais gordura é interessante para resultados mais rápidos. Para quem pratica exercício físico, como eu, este cuidado é um must, porque maximiza ainda mais a utilização de gordura e converte-a em energia (ATP) durante o exercício (pode e deve ser usado antes e depois do exercício físico). Contém cafeína, um adelgaçante de referência, L-carnitina, também adelgaçante de referência, que permite promover a depleção das reservas de gordura e minimizar o seu armazenamento e extratos de alchemilla e oliveira para acelerar o metabolismo basal dos adipócitos.

Usei sempre ainda o Crème Absolue Minceur-Fermeté da Esthederm, que estimula a eliminação de gordura e ativa a microcirculação para um efeito drenante. Adicionalmente melhora a elasticidade da pele restabelecendo a síntese das fibras dérmicas: é um cuidado para quem, por exemplo, está a emagrecer e pretende melhorar a firmeza e estimula a síntese dos 3 tipos de fibras dérmicas que vamos perdendo com a idade – é um produto interessante em pele madura para restabelecer a estrutura dérmica e melhorar a firmeza da pele. Contém cafeína, que acelera a lipólise e bloqueia a lipogénese, escina que ativa a microcirculação, promovendo a eliminação da retenção de líquidos e extrato de souchet e manurato de metilsilanol que estimulam a elasticidade da pele, fortalecendo a estrutura dérmica e estimulando a síntese de fibras de colagénio, sendo um cuidado específico para aumentar a firmeza da pele. Uso-o TODOS os dias depois do duche (e depois do sérum Morpho Fitness) com um roller próprio para massajar a pele (uso o que vem neste kit da Lierac – efetivamente funciona super bem com este creme da Esthederm e desliza super bem com ele e não com qualquer um – razão pela qual o prefiro também).

Ambos os produtos me foram inicialmente oferecidos pela marca mas mantive-me bastante fiel e passei a comprar.

À noite nem sempre usei creme nesta zona, nem sempre me lembrei, nem sempre tive paciência, mas comecei o ano com muita vontade de ser mais rigorosa neste aspeto e tenho duas preferências: o Gel Queima Gorduras Efeito Frio da Mi Rebotica, com fucus, guaraná, ruscus, mentol, hera e carnitina, especialmente concebido para produzir um intenso efeito tonificante, drenante e lipolítico, e o Bálsamo Corporal Lifting e Firmeza Vinosculpt da Caudalie. Este cuidado contém extrato de lírio, conhecido pelas propriedades refirmantes e polifenóis de grainhas de uva, antioxidantes e com propriedades tonificantes, ajudando a preservar o colagénio e a manter a firmeza da pele. Com manteiga de karité bio e óleo de grainhas de uva é um creme bastante nutritivo e uma delícia aplicado antes de dormir.

Perfumes

Um tema muito pessoal e tão subjetivo. Posso dizer que é muito difícil eu gostar de um perfume! Muito difícil mesmo! Assim, e sem mais demoras, posso dizer que o perfume que me mantenho a usar há mais tempo, desde que o descobri numa viagem a Milão, é a Eau de Parfum da Chloé, um aroma que uso todo o ano.

Boas descobertas em 2022: a Eau de Parfum Happy da Eisenberg, um dos 3 aromas unissexo lançados pela marca em 2022 e que dá uma sensação de felicidade e energia! Uma fragrância floral “poudré” que transborda de felicidade e é como um dia de sol ou as risadas dos nossos amigos! Um aroma fresco mas simultaneamente com presença e caráter, numa eau de parfum perfeita na transição verão – outono mas que me faz todo o sentido usar todo o ano para um toque de felicidade! Com as notas de cabeça – bergamota e cíclame, notas de coração – frésia, mimosa e jasmim e notas de fundo – sândalo, heliotrópio, almíscares. É delicioso!

No segmento águas frescas, sem dúvida a que usei mais foi a Thé des Vignes da Caudalie, um aroma leve e sensual, excelente para todo o ano (ainda hoje, em pleno Janeiro o usei). Faço notar que a concentração de aroma diminui de intensidade desde o extrait de parfum, a eau de parfum, a eau de toilette, a eau de Cologne e a eau fraîche, sendo esta última uma excelente opção para todo o ano para quem prefere um aroma subtil, como é o caso da água fresca Thé des Vignes.

O lançamento do novo perfume Paradoxe da Prada trouxe-me aquela reação típica e rara: “Que bom, que aroma é este?!”. É um perfume floral que paradoxalmente reconcilia ingredientes icónicos, revelando novas sensações graças à frescura e forma singular de extração do néroli, da sensualidade do ambrofix, uma molécula de âmbar que confere um calor vibrante e da intensidade do almíscar. O frasco triangular icónico, recarregável (!), encapsula a essência da marca Prada.

Last but not the least, adorei conhecer, numa visita à loja Louis Vuitton, o aroma Symphony que faz parte da coleção Les Extraits Murano Art Edition, com um maravilhoso frasco e tampa desenhados pelo arquiteto Frank Gehry em colaboração com o glass master Simone Cenedese, transformação da icónica coleção de aromas e frascos Les Extraits Collection. O frasco de edição limitada apresenta a radiante e envolvente fragrância Symphony do mestre perfumista Jacques Cavallier Belletrud. Symphony é uma imersão sensorial que explora o doce picante das raspas de gengibre fresco num cocktail de toranja, bergamota e laranja. Frutado, aveludado e cintilante oferece uma refrescância desconcertante e sensual. O frasco pode ser personalizado (com iniciais / datas) e é recarregável.

Procedimentos médico estéticos

Por fim não posso deixar de mencionar um procedimento médico estético que fiz em 2022 para a flacidez abdominal (também fiz no rosto e pescoço), com o equipamento Potenza da Cynosure e que MUDOU (sim, mudou mesmo) a flacidez da pele da minha barriga. Fiz 3 sessões com este equipamento na Clínica de Dermatologia Profª Sofia Magina no Porto, com a dermatologista Dra. Júlia Vide (expliquei absolutamente tudo sobre este tratamento e resultados aqui e aqui, pelo que recomendo a leitura e nestes artigos indiquei também os locais em Lisboa onde existe este equipamento). Posso dizer que a pele da minha barriga hoje não é a pele da minha barriga há um ano. A diferença na flacidez foi enorme! O expectável será fazer uma manutenção (sessão) anual.

 

Aqui está a história dos meus cuidados de corpo em 2022, e que traduz a minha já boa experiência de anos anteriores, novidades que adotei como minhas e a manutenção do mais importante para mim: boas noites de sono (mais de 8 horas por noite), exercício (3 vezes por semana) e uma alimentação saudável (plano alimentar definido pela minha nutricionista Rita Andrade).

 

Fotografia: Márcia Soares

 

Disclaimer: Este artigo não é patrocinado. Eu conheço todos os produtos mencionados neste artigo. Este artigo contém alguns links afiliados. Ou seja, se comprares os produtos através dos links que eu disponibilizo (no dia ou até uns dias a seguir), eu ganho um valor sobre essa mesma compra, e o mesmo é utilizado para adquirir novas soluções que quero testar ou fotografar. Os links foram escolhidos com o objetivo de te apresentar opções seguras de compra.

Posts relacionados

Rotina de inverno: as 5 alterações que faço

As temperaturas baixas, o vento, a chuva (e mesmo a neve) são factos que fazem parte do inverno. Mas são agressões externas para o maior órgão do corpo humano: a pele. A pele é a maior proteção que temos contra o...

Fevereiro 2, 2023

Crianças 2022 Beauty Diaries

Muitas pessoas que acompanham o meu trabalho têm filhos e acabo por receber bastantes perguntas sobre os cuidados que os meus filhos utilizam. Em 2022 os meus filhos usaram soluções ótimas, algumas que vêm de ano...

Janeiro 21, 2023

Makeup 2022 Beauty Diaries

Este foi um tema muito pedido, as minhas escolhas de maquilhagem em 2022, ano em que descobri boas novidades. Para mim, na maquilhagem, bem como noutras áreas da minha vida, menos sempre foi mais. Posso dizer que...

Janeiro 18, 2023

Comenta este post

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

As seguintes regras de RGPD (Regulamento Geral Proteção de Dados) terão de ser lidas e aceites:
Este formulário armazena o teu nome, e-mail e conteúdo para que possamos acompanhar os comentários colocados no site. Para mais informações, consulta a nossa política de proteção de dados, onde obterás mais informações sobre onde, como e por que armazenamos os teus dados.

recebe as novidades beautyst

    A
    Aceito as condições gerais. Consulta a nossa política de proteção de dados. Este website está protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e Condições do Serviço do Google são aplicáveis.

    My beauty Wishlist

    Copyright Beautyst . 2023