Brumas hidratantes: as 8 que conheço e como as usar

Uso brumas hidratantes todo o ano. É um gesto que me permite sentir-me de imediato mais fresca (o que adoro sobretudo quando está mais calor). As brumas têm ainda outros benefícios, como hidratar, acalmar ou apaziguar a pele, como um shot de energia, para fixar a maquilhagem ou mesmo para aumentar os níveis de hidratação da pele antes de fazer a rotina de rosto. Na verdade cada uma das 8 brumas hidratantes de que vou falar hoje tem particularidades específicas e vou falar da minha experiência com todas, bem como explicar como devem ser usadas (alguns pormenores nem sempre são bem conhecidos!).

Eau de Beauté da Caudalie

eau de beaute caudalieHá muitas brumas hidratantes mas este é um verdadeiro produto tudo-em-um. Inspirada no elixir da juventude da Rainha da Hungria no século XVII a Eau de Beauté possui uma fórmula única, impregnada de extratos vegetais: extrato de uva que hidrata, óleo essencial de hortelã pimenta que tonifica e refresca, óleo essencial de rosa que ativa a luminosidade, óleo essencial de alecrim purificante, óleo essencial de hortelã apaziguante e calmante e água de flor de laranjeira para uma tez apaziguada e luminosa. O seu aroma não é consensual (ou se adora ou não). Eu adoro e acho extremamente refrescante (e viciante)! O aroma da Eau de Beauté é 100% natural.

Como usar? Agitar e aplicar a uma distância de cerca de 20 cm do rosto, com os olhos fechados, para refrescar e hidratar a pele. Possíveis utilizações: de manhã como um tónico ao despertar, ao longo do dia para dar luminosidade e encerrar os poros, no escritório para um shot de energia (faço tantas vezes, energia garantida!), depois de fazer desporto para refrescar, hidratar e alisar os traços, em viagens de avião para hidratar e “salvar” as peles sensíveis, como fixador de maquilhagem, como uma bruma na almofada antes de ir dormir e para os homens como after-shave! Atenção: uma vez que contém óleos essenciais não deve ser usada por mulheres grávidas nem com exposição solar direta, mas pode ser usada no verão.

Onde encontrar? Em farmácias e parafarmácias ou online, por exemplo aqui (existem 2 formatos: 30 ml para andar connosco para todo o lado e 100 ml para ter em casa ou no escritório)

Composição: Water, Alcohol, Bitter Orange Flower Water, Glycerin, Rosemary Leaf Oil, Potassium Alum, Peppermint Oil, Orange Flower Oil, Commiphora Myrrha Extract, Styrax Benzoin Resin Extract, Melissa Officinalis Leaf Oil (Balm Mint Leaf Oil), Rosa Damascena Flower Oil, Grape Extract, Citral, Citronellol, Farnesol, Geraniol, Limonene, Linalool

Phyto Corrective Essence Mist da Skinceuticals

Phyto Corrective Essence Mist SkinceuticalsUma novidade Skinceuticals, da gama Phyto Corrective da qual sou absolutamente fã, para peles sensíveis ou sensibilizadas. Esta bruma tem uma fórmula leve, com uma aplicação fácil, e uma associação de ingredientes: 5,75% de extratos botânicos (toranja, pepino, tomilho, amora, folha de oliveira e alecrim) para apaziguar e suavizar a pele, 0,2% de ácido hialurónico e 6% de glicerina, para uma ação hidratante da pele. Estudos clínicos demonstram uma redução de 31% na vermelhidão e um aumento de 69% da hidratação no momento da aplicação. A vaporização é muito suave, a bruma é absorvida quase de imediato e deixa a pele hidratada no momento, quase como se tivéssemos aplicado um sérum hidratante. É uma bruma concentrada e apaziguante, que reduz a vermelhidão e dá conforto.

O formato é 50 ml e tem um price point acima da média (como é habitual na marca) no entanto, é para mim, das marcas que mais promete e “entrega”. No entanto sinto que durará bastante uma vez que por exemplo para todo o rosto e pescoço 2 a 3 borrifadelas são suficientes.

Como usar? Agitar antes de usar. Aplicar a bruma em pele limpa e desmaquilhada de manhã e / ou à noite, antes do sérum ou creme hidratante com os olhos e a boca fechados. Pulverizar a uma distância de 15 cm da pele. Pode ainda ser aplicada ao longo do dia para hidratar e apaziguar a pele (mesmo por cima da maquilhagem), ou depois de procedimentos estéticos. Não é necessário secar após aplicar.

Onde encontrar? Em farmácias selecionadas (para saber quais basta ver aqui) ou parafarmácias ou online, por exemplo aqui

Composição: Aqua/​Water, Glycerin, Propylene Glycol, Butylene Glycol, Potassium Phosphate, Polysorbate 80, Phenoxyethanol, Sodium Chloride, Hexylene Glycol, Dipotassium Phosphate, Polyglyceryl-4 Caprate, Sodium Hyaluronate, Peumus Boldus Leaf Extract, Disodium EDTA, Olea Europaea Leaf Extract/​Olive Leaf Extract, Myrtrimonium Bromide, Benzophenone-4, Rosmarinus Officinalis Leaf Extract/​Rosemary Leaf Extract, Parfum/​Fragrance, Xanthan Gum, Citrus Grandis Fruit Extract, Grapefruit Fruit Extract, Sodium Benzoate, Cucumis Sativus Fruit Extract/​Cucumber Fruit Extract, Thymus Vulgaris Flower/​Leaf Extract – Thyme Flower/​Leaf Extract, Lactic Acid, Benzyl Benzoate, Potassium Sorbate, Benzyl Alcohol, Alpha-Isomethyl Ionone, Morus Alba Root Extract, Linalool

Eau Cellulaire da Esthederm

Eau CellulaireUm must! Uso absolutamente todos os dias na minha rotina de skincare, há anos, sempre após o duche (não deixo a água do duche secar no rosto, seco-a imediatamente e pulverizo de imediato a Eau Cellulaire – deixo atuar enquanto coloco o desodorizante e cuidado de corpo, faço penetrar com as mãos e prossigo para a rotina de pele). Já falei dela aqui, no artigo sobre favoritos de skincare de 2020. Esta é uma água que mimetiza a água intracelular da pele. Ela contém ácido hialurónico de baixo peso molecular que promove a hidratação da pele, carnosina com elevado poder antioxidante, hipotaurina que estimula o metabolismo e a produção de energia pelas células da pele, ácido cítrico, naturalmente presente na pele, que irá ajustar o pH e sais minerais: potássio, sódio, cálcio e magnésio. Pode ser usada por todas as peles, mesmo as ultra sensíveis. Sem fragrância e com uma pulverização ultra fina, é daquelas brumas que se sente de imediato que hidrata a pele. Das minhas brumas hidratantes favoritas, que faz parte da minha rotina diária.

Como usar? Pulverizar na pele antes da rotina hidratante, fazendo leves pressões para ajudar na penetração. A marca comunica que este gesto faz aumentar quase em 20% os níveis de hidratação da pele quando aplicada antes dos cuidados hidratantes (séruns e/ou cremes). Pode ser usada a qualquer momento do dia para hidratar a pele ou também para fixar a maquilhagem. Não necessita de se secar após a aplicação. Outros usos que lhe dou: depois de uma esfoliação física e antes de colocar uma máscara hidratante para potenciar o efeito da máscara.

Onde encontrar? Em farmácias selecionadas ou parafarmácias ou online, por exemplo aqui (formato 100 ml)

Composição: Aqua/Water/Eau, Propanediol, Sodium Citrate, Sodium Chloride, Hydrolyzed Hyaluronic Acid, Citric Acid, Aminoethanesulfinic Acid, Carnosine, Potassium Chloride, Sodium Bicarbonate, Disodium Phosphate, Magnesium Sulfate, Potassium Phosphate, Calcium Chloride

Água de Uva bio da Caudalie

Água de uva Caudalie

Só descobri este ano a Água de Uva bio da Caudalie e que boa surpresa! Para quem adora a marca e procura produtos não perfumados (a marca tem alguns, como toda a linha Vinergetic, o novo protetor solar de rosto para o dia a dia ou a Água de Uva bio, entre outros) esta é uma opção simples e eficaz para o dia a dia, formulada para as peles mais sensíveis, que apazigua e hidrata a pele. A Água de Uva bio é proveniente da água da chuva filtrada pelas raízes das videiras, naturalmente rica em minerais e oligoelementos. É extraída de uvas bio, com polifenóis antioxidantes e polissacarídeos com propriedades hidratantes. Antioxidante e prebiótica, combate os radicais livres e reforça o microbioma cutâneo. A marca comunica uma redução de 61% na sensibilidade cutânea, um aumento de 127% na hidratação da pele e uma redução de 56% de radicais livres. Uma descoberta recente no segmento das brumas hidratantes!

agua de uva caudalie

Como usar? Em qualquer momento do dia, vaporizar sobre o rosto. Não é necessário secar após a pulverização, a pele absorve-a de imediato. Pode ainda ser usada ao acordar, como tónico depois da limpeza da pele, quando está calor ou depois de praticar desporto, para refrescar a pele. Também gosto de usar na praia / piscina para refrescar e hidratar. Pode guardar-se no frigorífico para uma aplicação mais fresca! Tem sido uma boa surpresa para pulverizar o rosto (e corpo!) durante a noite se sinto calor (não aguento dormir de ar condicionado ligado).

Onde encontrar? Em farmácias e parafarmácias ou online, por exemplo aqui (existem 2 formatos: 75 ml e 200 ml)

Composição: Vitis Vinifera (Grape) Fruit Water, Vitis Vinifera (Grape) Juice, Nitrogen

Balance Fine Misting Facial Spritz da Pestle & Mortar

balanace fine misting facial spritz pestle and mortarUma bruma facial fina que refresca, acalma e tonifica a pele em qualquer momento, da Pestle & Mortar, marca da qual sou fã. Com glicerina, magnésio irlandês de águas profundas, aminoácidos e extratos de plantas proporciona hidratação e equilibra a pele. É uma bruma que não “desaparece” na pele, antes deixando uma fina “película” de hidratação. Pode ser particularmente interessante para quem sente a pele seca ou muito seca, desidratada e/ou a repuxar.

Como usar? Pode ser usada como tónico, depois da limpeza ou por cima da maquilhagem para repor a hidratação (ou simplesmente para relaxar!). Depois de pulverizar a pele fica mais hidratada, como que acalmada e luminosa.

Onde encontrar? Aqui (80 ml)

Composição: Aqua, Glycerin, Sea Water Extract, Gentiana Lutea (Gentian) Root Extract, Rhodiola Rosea Root Extract, Silybum Marianum (Milk Thistle) Extract, Citrus Tangerina (Tangerine) Extract, Aspalathus Linearis (Red Bush Tea) Leaf Extract, Aloe Barbadensis Leaf Juice Powder, Ascorbic Acid, Leucine, Valine, Tyrosine, Arginine, Lysine, Cysteine, Sodium Benzoate, Potassium Sorbate, Sodium Hydroxide,Polysorbate-20,Sodium Lactate, Phenoxyethanol

Águas termais

As água termais podem ser também brumas hidratantes e variam na composição, que depende das características do solo e da profundidade a que se situam. Têm origem em nascentes de água, são ricas em oligoelementos, microbiologicamente puras e podem ter características terapêuticas, algumas delas clinicamente comprovadas. Dependendo da marca da água termal devem ou não ser gentilmente secas depois da aplicação e após atuarem cerca de 2-3 minutos – deixo essa indicação abaixo, em cada uma das águas no parágrafo “Como usar”. Não existem praticamente estudos comparativos entre as várias águas termais e algumas conclusões são feitas diretamente pelas marcas pelo que não tenho qualquer intenção de dizer que uma água termal é superior a outra uma vez que os dados disponíveis não são suficientes para fazer esse tipo de comparação.

Água Termal da Avène

brumas hidratantes agua termal aveneBacteriologicamente pura, é pouco mineralizada, com uma ampla variedade de aniões, catiões e oligoelementos, rica em silício (agente suavizante da pele) e com uma razão cálcio / magnésio = 2, o que é único e justifica a sua ação favorável em processos de cicatrização. A baixa concentração em minerais da Água Termal da Avène pode ser uma das razões pela qual é muito bem tolerada.

Alguns estudos demonstram a sua eficácia na dermatite atópica, bem como na redução de radicais livres e na diminuição da inflamação da pele. Demonstrou clinicamente apaziguar a pele, suavizar e acalmar a pele, reduzir a sensibilidade, reduzir a vermelhidão e a sensação de prurido. Pode ser usada por todos os tipos de pele, mesmo pelas peles sensíveis e irritadas.

Como usar? Sem agitar, pulverizar uma fina camada sobre o rosto com os olhos fechados (ou sobre a pele do corpo irritada). Deixar atuar por 2 a 3 minutos. O mais provável é ser absorvida neste período de tempo.

Onde encontrar? Em farmácias e parafarmácias ou online, por exemplo aqui (existem 3 formatos: 50 ml ideal para ter na carteira, 150 ml e 300 ml)

Composição: Aqua.

Água Termal de La Roche-Posay

brumas hidratantes agua termal la roche posay

Dentro das águas termais é talvez a que tenho mais vezes em casa. Gosto particularmente da pulverização muito fina e que costuma manter-se assim até ao final da embalagem. Esta água é reconhecida pelo seu teor em selénio, essencial para o metabolismo celular e para a ação antioxidante. É uma bruma ultrafina que permite que as micro-gotículas penetrem de forma imediata na pele. Possui propriedades prebióticas naturais.

Como usar? Vaporizar o rosto a uma distância mínima de 20 cm da pele para pulverização tipo nuvem. Deixar penetrar durante dois ou três minutos e retirar o excesso com um disco desmaquilhante ou compressa, com toques delicados. Pode ser conservada no frigorífico para um efeito mais fresco. Também a utilizo vaporizada em compressas para limpar o excesso de máscaras hidratantes de rosto após o tempo de pose (em vez de usar água da torneira).

Onde encontrar? Em farmácias e parafarmácias ou online, por exemplo aqui (existem 2 formatos: 150 ml e 300 ml)

Composição: Aqua.

Água Termal da Uriage

brumas hidratantes agua termal uriageUma água que ao aplicar se sente ser “diferente” com o seu característico sabor salgado (sinto logo nos lábios ao pulverizar). Uma água isotónica que age como um soro fisiológico, em osmose com as células da pele, com conteúdo em sulfatos, cloreto, sódio, bicarbonato, cálcio, magnésio, potássio e silício, bastante mineralizada (11g/L). Pode ser usada em pele irritada, nas dermatoses, no eczema, vermelhidão, na dermatose palpebral, no eritema solar e após procedimentos, bem como em situações do dia a dia.

Como usar? Pulverizar as vezes que for necessário na pele do rosto (com os olhos fechados) ou corpo. Deixar atuar. Não necessita de se retirar o excesso. Pode ser usada para hidratar a pele, fixar a maquilhagem, após o barbear ou depilação, durante ou após a exposição solar e depois de fazer exercício físico.

Onde comprar: em farmácias e parafarmácias ou online, por exemplo aqui (existem 3 formatos: 50 ml, 150 ml e 300 ml)

Composição: Aqua.

 

Estas são as 8 brumas hidratantes com as quais tenho experiência! Aqui fica um breve resumo sobre cada uma, as principais características, como usar e onde as podemos encontrar. Espero que seja muito útil sobretudo nesta altura de maior calor!

Também usas brumas hidratantes? Se sim, quais?

Fotografia: Márcia Soares

Montagens: Beautyst

Posts relacionados

MAC: o primer de sombras que finalmente me conquistou

Sou fã das soluções da MAC há muitos anos. A MAC oferece maquilhagem profissional com soluções que funcionam para todos os gostos! Além disso a experiência que sempre tive em loja foi verdadeiramente única, onde ...

Novembro 10, 2022

Guerlain Météorites: a alternativa ao pó solto que não largo!

Sou fã de várias soluções da Guerlain e a minha maior experiência é sem dúvida com o famoso Terracotta, pó bronzeador que uso há muitos anos, atualmente na versão Light, com declinações de tons do sol e dourados....

Outubro 25, 2022

Verniz nude: os tons que uso (e porquê)

Decidi escrever este artigo pois cada vez recebo mais perguntas sobre as cores de verniz que uso. De facto há muito tempo que uso tons neutros e sempre que vou fazer a manicure opto por um verniz nude! Umas vezes...

Outubro 11, 2022

Comenta este post

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

As seguintes regras de RGPD (Regulamento Geral Proteção de Dados) terão de ser lidas e aceites:
Este formulário armazena o teu nome, e-mail e conteúdo para que possamos acompanhar os comentários colocados no site. Para mais informações, consulta a nossa política de proteção de dados, onde obterás mais informações sobre onde, como e por que armazenamos os teus dados.

recebe as novidades beautyst

    A
    Aceito as condições gerais. Consulta a nossa política de proteção de dados. Este website está protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e Condições do Serviço do Google são aplicáveis.

    My beauty Wishlist

    Copyright Beautyst . 2022