Como renovar a pele no verão? O que faço?

renovar a pele

Este é um tema sobre o qual me pedem para falar várias vezes. Muitas pessoas que utilizam um renovador celular todo o ano, como por exemplo um produto com retinol ou ácido glicólico, por vezes chegam ao verão e não sabem o que fazer, quando parar, parar o quê e que cuidados devem ter. Hoje vou mostrar a minha experiência quando chega o verão e deixar também algumas sugestões. Uma nota muito importante: peles com rosácea, melasma ou acne (entre outras condições) devem pedir aconselhamento médico uma vez que se tratam de doenças de pele que carecem de acompanhamento. Como renovar a pele no verão? Esta é a minha experiência.

O que é renovar a pele?

Já falei sobre renovadores celulares aqui e aqui. A nossa pele renova-se a uma “velocidade” de cerca de 28 dias, mas à medida que os anos passam esse período de 28 dias é alargado, razão pela qual a nossa pele parece menos lisa, uniforme, luminosa e apresenta mais textura / grão. Eu não dispenso um renovador celular todo o ano, incluindo no verão (com as devidas precauções). Há vários ingredientes que podemos encontrar nos produtos renovadores celulares, como o retinol (e derivados), o ácido glicólico, o ácido salicílico, o ácido láctico entre outros. Talvez estes sejam os mais conhecidos. Utilizar um renovador celular (deve usar-se sempre à noite, como primeiro passo depois da limpeza) trará benefícios à pele: mais lisa, mais luminosa e com melhor textura. Adicionalmente este tipo de produtos podem aumentar a síntese de colagénio da pele, e ajudam a obter um tom de pele mais uniforme.

Que renovadores celulares uso durante o ano?

Há imensas opções no mercado e eu não uso todas! A minha pele não é um campo de experiências! Durante vários anos utilizei a linha SkinActive da Neostrata, de que já falei aqui, e cujo creme de noite é simultaneamente um renovador celular e um hidratante, com vários ácidos esfoliantes.

Hoje em dia uso um renovador celular “potente” 3 vezes por semana. Gosto muito do Sérum Alta Potência R da Neostrata (muita atenção pois não é de todo adequado a inúmeras peles – ele contém um derivado do retinol e ácido glicólico numa percentagem muito elevada, cerca de 20%, o que muitas peles NÃO toleram). Já falei dele aqui, no artigo sobre favoritos de skincare de 2019.

Se pretendo uma boa renovação mas mais “suave” que este sérum (mas ainda bastante “potente”) uso o Glycolic 10 Renew Overnight da Skinceuticals (já falei dele aqui). Uma opção com retinol bastante interessante e de que também gosto muito é o sérum Retinol Skin-Renewing Daily Micro-Dose da Kiehl’s, solução sobre a qual falei com todo o pormenor (e como utilizar) aqui.

Nos restantes dias utilizo um renovador que possa ser intercalado com estes, como o Retexturing Activator da Skinceuticals (sérum renovador que pode ser usado todo o ano, mesmo com exposição solar direta, que faz uma esfoliação química e hidrata em simultâneo com ácido hialurónico) ou o Sérum Jeunesse da Gallinée (costumava haver na Inouïe Beauty mas acredito que o encontraremos em breve noutro ponto de venda). Se a minha pele estiver mais sensível ou se quiser apostar mais na hidratação, deixo de lado o sérum da Neostrata. Prefiro, por exemplo, o Glycolic 10 Renew Overnight ou o Retexturing Activator e nas restantes noites um sérum de ácido hialurónico (gosto muito deste, deste e deste, entre outros) ou um óleo facial (adoro este da Caudalie) seguido de um hidratante com ação reparadora (gosto muito deste, deste e deste).

renovar a pele

E no verão? Como renovo a pele?

Chegada ao verão, e com indicação médica eu paro o retinol apenas quando começo a fazer exposição solar direta. Mas esta é a recomendação para a minha pele. Por exemplo, em Junho estive uns dias de férias e fiz exposição solar. Durante esses dias eu parei o retinol (sérum da Neostrata) e como renovador celular fiz o Glycolic 10 Renew Overnight 3 noites por semana e o Retexturing Activator nas restantes noites, seguido de um sérum hidratante e creme hidratante.

Renovar a pele no verão: dicas adicionais

Algumas dicas Beautyst!

  1. Procurar o dermatologista quando há doenças de pele (acne, melasma, rosácea, sensibilidade…). É fundamental para saber se pode ser usado um renovador celular (e qual) de forma a não agravar as doenças já existentes e a não fotossensibilizar a pele.
  2. Não fazer experiências com retinol no verão! Eu fiz uma vez há uns anos e o resultado foi desastroso: fiquei cheia de manchas (como nunca tive) e aprendi a lição. Desde aí que uso um produto em sérum ou creme com ácido glicólico, no máximo 3 noites por semana e aposto muito na hidratação da pele. Também já fiz o oposto, ou seja não usar qualquer renovador no verão (com receio das manchas) e a minha pele ficou com muita textura e pouco suave. No meu caso o ideal é mesmo este “esquema” mas cada pele é diferente e não há como comparar os resultados em pessoas diferentes.
  3. Mesmo no verão eu continuo a fazer uma esfoliação facial por semana (estou a gostar muito deste esfoliante que conheci mais recentemente e acho este bastante interessante, numa versão luxuosa em bálsamo, que esfolia com grãos mais finos e hidrata simultaneamente), sempre seguida de uma máscara de hidratação.
  4. No corpo, e uma vez que tenho queratose pilar (de que já falei aqui), eu utilizo renovadores específicos nas zonas com queratose: o Kerapil da Noreva ou a Loção Forte da Neostrata. Continuo a utilizar ambos no verão, mas sempre à noite (Neostrata nunca mais que 3 noites por semana e Kerapil nas restantes noites – muito embora seja um pouco quando me lembro, pois no verão a minha queratose melhora muito com a exposição solar e acabo por me “esquecer” de os usar). Uma alternativa para todo o corpo e que pode ser usada manhã e/ou noite, é o Lipikar Lait Urea 5+ da La Roche-Posay, mesmo no verão. Não convém esquecer que usando renovadores celulares no corpo quando há exposição solar direta, tal como no rosto, a aplicação (e reaplicação) do protetor solar deve ser “religiosa”. Sobre protetores solares, eu não dispenso os protetores da Esthederm durante o tempo de exposição solar direta. Já falei deles imensas vezes, pois protegem de todo o tipo de radiação (UVA, UVB, Infravermelha e Luz Visível) e com soluções para todos os gostos e tipos de pele (falei em várias opções aqui).
Renovar a pele no verão – o que altero mais?

No verão, com exposição solar direta, não utilizo a Foreo. De qualquer forma durante o resto do ano uso apenas uma vez por semana. Deixo aqui para consulta o artigo sobre a Foreo com a opinião médica de duas dermatologistas.

Mantenho a utilização de um tónico renovador (apenas à noite) com ácido láctico, como este, ou com ácido glicólico como este (essência que uso como tónico) ou este. Uma boa surpresa recente foi este tónico da Kiehl’s que simultaneamente renova e hidrata, é maravilhoso. Este tipo de produtos ajuda a dar mais luminosidade e suavidade à pele. A minha pele tolera em associação com séruns ou cremes renovadores celulares, mas se a sentir sensível prefiro um tónico hidratante e apaziguante (gosto muuuuuito deste, mas o que conta é a resposta individual – aqui não há propriamente “regras”). Renovar a pele no verão é possível de várias formas.

No verão, sempre antes do duche (depois da praia / piscina) passo um leite desmaquilhante no rosto para limpar o protetor solar (que foi reaplicado várias vezes). Depois no duche lavo o rosto com um produto suave. Assim consigo manter a textura da pele suave e eliminar completamente o protetor solar.

Algumas opções de renovadores celulares que fazem sentido na minha pele no verão

a) Opções em tónico / essência

renovar a pele1. Essência glicólica Vinoperfect da Caudalie (pode ser usada todas as noites – não usar de manhã com exposição solar direta). Encontra-se em farmácias e parafarmácias ou online, por exemplo aqui.

2. Tónico de ácido láctico da Pestle & Mortar (usar de acordo com a resposta da pele, sempre à noite). Encontra-se aqui.

3. Tónico de ácido glicólico da Pestle & Mortar (usar de acordo com a resposta da pele, sempre à noite). Encontra-se aqui.

4. Daily Refining Milk Peel Toner da Kiehl’s (pode ser usado todas as noites – não usar de manhã com exposição solar direta). Encontra-se nas lojas Kiehl’s ou online, aqui.

 

b) Opções em sérum / creme

renovar a pele1. Glycolic 10 Renew Overnight da Skinceuticals (até um máximo de 3 noites por semana, mas pode ser menos, mediante a resposta da pele. Em peles oleosas é suficiente, em peles normais a secas deve ser seguido de um sérum hidratante e/ou creme hidratante). Nota: deve ser agitado antes de usar, conforme referido na embalagem. Encontra-se em farmácias selecionadas e em parafarmácias, ou online, por exemplo aqui.

2. Sérum Jeunesse da Gallinée (pode ser usado todas as noites como sérum antes do hidratante).

3. Retexturing Activator da Skinceuticals (pode ser usado todas as noites como sérum antes do hidratante). Encontra-se em farmácias selecionadas e em parafarmácias, ou online, por exemplo aqui.

4. Creme de noite glicólico Vinoperfect da Caudalie (pode ser usado todas as noites). Encontra-se em farmácias e parafarmácias ou online, por exemplo aqui.

 

E tu, costumas renovar a pele no verão? De que forma?

Fotografia: Márcia Soares

Montagens: Beautyst

Posts relacionados

Caudalie Vinosource: as 5 receitas que faço em casa!

Receitas? Sim! Não é uma aula de culinária, mas um dos motivos pelo qual a marca Caudalie me apaixona tanto, é também a possibilidade de fazermos algumas “receitas” misturando produtos da marca para soluções perf...

Julho 26, 2022

Solares Esthederm (que uso há 4 anos): porquê todo o hype?

Há quatro anos que uso os solares Esthederm no verão, na altura da praia. Porque é que eu escolho os solares Esthederm há 4 anos? Vou-te contar uma curiosidade. Há umas semanas estive em Lagos. Não estava à esper...

Maio 27, 2022

Caudalie Vinoperfect: before and after e 5 dicas no verão

Estive recentemente em Gidy, no Laboratório da Caudalie, perto de Paris, para conhecer melhor o sérum Vinoperfect da Caudalie, sérum que conheço muito bem e uso para uma pele mais luminosa e sem manchas e que tem...

Maio 19, 2022

Comenta este post

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

As seguintes regras de RGPD (Regulamento Geral Proteção de Dados) terão de ser lidas e aceites:
Este formulário armazena o teu nome, e-mail e conteúdo para que possamos acompanhar os comentários colocados no site. Para mais informações, consulta a nossa política de proteção de dados, onde obterás mais informações sobre onde, como e por que armazenamos os teus dados.

recebe as novidades beautyst

    A
    Aceito as condições gerais. Consulta a nossa política de proteção de dados. Este website está protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e Condições do Serviço do Google são aplicáveis.

    My beauty Wishlist

    Copyright Beautyst . 2022