Makeup 2022 Beauty Diaries

makeup 2022

Este foi um tema muito pedido, as minhas escolhas de maquilhagem em 2022, ano em que descobri algumas boas novidades. Para mim, na maquilhagem, bem como noutras áreas da minha vida, menos sempre foi mais. Posso dizer que em 2022 retomei vários passos de maquilhagem que tinham ficado “esquecidos” durante a pandemia, em que praticamente só maquilhava a zona ocular. Por isso, foi um ano em que quis sublimar a minha pele, destacar os olhos de forma sóbria e dar brilho aos lábios. Estas são as minhas escolhas de Makeup em 2022.

Beauty Diaries 2022

Os artigos que já publiquei nesta coleção de Beauty Diaries 2022 são os seguintes:

  • Skincare 2022 Beauty Diaries – parte 1, que pode ser consultado aqui
  • Haircare 2022 Beauty Diaries, que pode ser consultado aqui
  • Corpo 2022 Beauty Diaries, que pode ser consultado aqui
  • Skincare 2022 Beauty Diaries – parte 2, que pode ser consultado aqui
Base / produto de cor

Não sei dizer quantas vezes em 2022 usei base, mas certamente se podem contar pelos dedos das mãos! À medida que a pele envelhece a base pode contribuir para se notarem mais as imperfeições como rugas, linhas, poros dilatados, por isso um produto leve, como um creme de cor ou sérum de teint, na minha opinião, fazem mais sentido, mas claro que depende da cobertura que cada pessoa procura (pessoas com manchas ou imperfeições provavelmente preferem uma base). Eu prefiro não tapar a pele, dando-lhe antes um ar fresco, hidratado e glowy.

Este ano conheci a base Eau de Teint da Chanel, a primeira eau de teint da maison, onde é utilizada uma tecnologia microfluida, numa textura hidratante e instantaneamente refrescante. A fórmula é ultra-leve, composta por 75% de água, onde “descansam” microesferas de pigmentos encapsulados (é um fluido lindíssimo de observar através da transparência da embalagem). No momento da aplicação (este produto é vendido com um pincel) fundem-se sobre a pele para um efeito pele natural e uma tez resplandecente. A cobertura é bastante leve e impercetível, e revela a pele com naturalidade. Não é bem uma “base” (mas também não deixa de ser) e funciona muito bem para quem gosta de um aspeto fresco.

Claro que não posso deixar de mencionar o meu querido Sérum Nutri-Bronze da Oskia, um favorito que se mantém desde há anos, e que é em simultâneo um híbrido entre um sérum com propriedades antienvelhecimento e um produto de cor, que deixa a pele com um tom saudável e com glow. É um produto inovador da Oskia, com propriedades antienvelhecimento e cor num só produto (a cobertura é baixa), com bakuchiol, péptidos de leite, pro vitamina B5, vitamina E, ácido hialurónico e MSM. O tom parece escuro mas “desaparece” na pele e talvez só nas peles muito muito claras é que não o aconselho, ou peles que não gostam de glow, pois este sérum oferece exatamente isso! Ele pode ser usado de 3 formas diferentes: 1) como produto de cor em substituição da base; 2) como sérum na rotina da manhã ou 3) misturado no creme hidratante para um efeito mais transparente ainda.

Para quem gosta deste tema, recomendo ainda a leitura deste artigo onde falei de 5 alternativas à base de maquilhagem, alternativas que eu conheço bem e de que gosto bastante!

Glow

Por norma aplico sempre a maquilhagem logo após a rotina de skincare, e nesse momento a minha pele está ultra hidratada (às vezes perguntam-me se usei iluminador, mas não, o glow vem mesmo da hidratação). É raro usar um primer por esse motivo. Mas gosto por vezes de dar um brilho adicional. Um dos produtos de que gosto bastante é o SOS Primer Universal Light 00 da Clarins, um primer hidratante e que dá um brilho subtil.

Em 2022 comprei duas novidades, o fluido iluminador The Impossible Glow da PAI (o meu tom é o mais escuro, com um aspeto bronze, o que mostro no link) e o Les Beiges Fluide Enlumineur, na Cor Sunkissed, da Chanel (edição limitada e neste momento quase impossível de conseguir – também dá para o corpo). Estes dois produtos podem ser usados de três formas: 1) para um brilho subtil, misturar com o creme hidratante; 2) para um glow mais intenso, massajar uma a duas gotas diretamente na pele antes do produto de cor ou misturar no produto de cor, ou 3) utilizar como um iluminador, aplicando suavemente nas maçãs do rosto.

Este foi o ano Météorites da Guerlain, o ano em que usei imenso este produto de culto que queria experimentar há algum tempo e sobre o qual falei aqui. Utilizei-o como “pó solto” embora na verdade sejam pérolas de pó reveladoras de luz e um produto de culto desde 1987. É uma alternativa ao pó solto numa constelação de pérolas de várias cores que revelam brilho e luz em cada tom de pele e que sublimam, com zero efeito empoado. Atenção: não tem propriamente um efeito matificante (para quem procura esse efeito o pó ultra fino da Laura Mercier é um clássico incontornável), dá mais um efeito de glow. Tem como base comum cores corretoras e iluminadoras: rosa para um youth glow, amarelo para anular o aspeto baço da pele e malva para captar a luz. Adicionalmente juntam-se cores complementares que dão intensidade às várias tonalidades de pele e se misturam para uma correção e luminosidade goof proof! O meu tom é o 4 (para pele morena).

No dia a dia tenho sempre na minha carteira o Poudre Belle Mine Naturelle da Chanel (o meu tom é o 30), para eliminar qualquer brilho que surja na zona T e gosto bastante dele on the go pelo facto de incorporar um pincel aplicador na própria embalagem.

Corretor de olheiras

Até encontrar algo que eu sinta que supera o meu querido Full Cover da Makeup Forever, irei manter-me fiel a este ótimo corretor que tapa mesmo as minhas olheiras escuras.

Primer de sombras

2022 foi o ano em que finalmente acertei com o melhor primer de sombras de sempre! O 24-Hour Extend Eye Base da MAC, de que já falei com todo o pormenor aqui. É um primer que mantém as sombras intactas durante TODO o dia, sem esborratar e mantendo os tons EXATAMENTE onde foram aplicados. Recomendo e muito!

Sombras

Algumas novidades por aqui em 2022! Em todo o caso as sombras que mais utilizo no dia a dia são a 456 e a 63 da Inglot, respetivamente um bege iluminado para toda a pálpebra móvel e de que gosto muito por não dar um ar esbranquiçado à pele (o que costuma “fechar” o olhar e efeito de que fujo a sete pés!) e um preto mate ótimo que uso bem rasteirinho à linha das pestanas superiores para intensificar o olhar. Em 2022, num evento, descobri os pigmentos prensados com brilho, também da Inglot, que gosto de aplicar para iluminar o olhar no centro da pálpebra móvel: o tom 703 (brilho bronze) e o 710 (brilho nude), uma fórmula que combina um pigmento puro e pó de diamante que permite uma maquilhagem de olhos radiante. São sombras altamente pigmentadas que garantem um efeito duplo de brilho, ou seja, a cor depende do ângulo da luz.

Não sou a maior fã de paletas de maquilhagem pois acabo por usar apenas algumas cores. Por isso gosto muito das Freedom System da Inglot, que dão para compor mediante as cores que prevemos usar mesmo, sem desperdício.

Em 2022 descobri uma pequena maravilha: Phyto Eye Twist da Sisley, maquilhagem para as pálpebras “tudo em um” muuuuito interessante: sombra, lápis e delineador num único produto, o que é suuuuper prático! Ultrassensoriais, suaves e fundentes e numa textura muito duradoura, estes “lápis” têm apenas um pequeno inconveniente para mim: têm de se aplicar e espalhar rapidamente e, muito importante, tapar de imediato para os “lápis” não secarem. Mas são a coisa mais prática para o dia a dia, para delinear e espalhar na pálpebra muito facilmente com um pincel! As cores que tenho são a cor 2 (um toupeira / bronze), a cor 8 (preto) e a cor 11 (um cobre).

Em 2022 descobri também umas sombras tcha-nan que compõem um look party, daquelas que são puro glitter e que ao aplicar criam um “efeito festa” imediato, as Colorful Special Effect da Sephora (a imagem no site não reproduz aquilo que elas são na realidade). Basta colocar por cima de qualquer maquilhagem e é um glitter lindo (existe em várias cores) sem necessidade de usar um produto fixador previamente. Eu tenho três cores, a cor 7 (um cinza grafite), a cor 8 (um dourado bege, a que uso mais) e a cor 9 (um cobre). Lindas!

Máscara de pestanas

Usei IMENSO a minha incontornável Máscara Protect da linha Topialyse da SVR. É uma máscara de pestanas apropriada para olhos sensíveis e alérgicos, e que embora não waterproof dura todo o dia nos meus olhos sem esborratar. Atenção, waterproof significa à prova de água, mas algumas pessoas que têm a pele oleosa podem achar que mesmo máscaras waterproof não duram o que gostariam, pois a máscara “derrete” devido à oleosidade da pele (e não à água das lágrimas). Falei desta máscara de pestanas aqui. Gosto mesmo muito dela, separa lindamente as pestanas, não faz um único grumo e dura-me todo o dia. O aplicador é que é um ponto mais “sensível” na minha opinião, mas eu limpo-o muito bem no rebordo da embalagem antes de usar. A escova é feita de óleo de rícino ultrafino, previne irritações na pálpebra e na linha das pestanas, é muito macia e flexível.

Em 2022 descobri uma máscara de pestanas que é puro sucesso, a Lash Clash da YSL, a última inovação de Yves Saint Laurent, uma máscara de volume extremo de pestanas. A marca refere que oferece +200% de volume (com 5 passagens – confirmo – uuuultra volume), até 24 horas de duração (isso não consegui testar – caramba, eu gosto de dormir! – mas comigo aguenta impecável o dia todo) e um acabamento couture preto intenso (confirmo). Tem uma fórmula inovadora com cera de óleo à base de água e pigmentos ultra-pretos que não esbatem. A fórmula é densa mas cremosa, permite bastante impacto a cada aplicação e camada após camada. É mesmo MUITO boa!

Batons / lábios

Para quem já percebeu eu sou fã principalmente de brilhos labiais (de que já falei aqui). Lábios com brilho! Em 2022 ainda consegui encontrar o Guerlain Rouge G 20 – 001 Top Coat (só encontrei este site que aparentemente o tem, mas não tenho qualquer feedback sobre o mesmo), um brilho muito bonito que se pode usar sozinho ou por cima de um batom de cor. É um bálsamo com brilho, da coleção Stunning Gems inspirada na alta joalharia, de 2020, com um acabamento luminoso. Esta coleção de batons tem um packaging premium e personalizável – a tampa do batom compra-se à parte, e inclui um espelho (muito prático para retoques). Eu adorei manter-me fiel à embalagem e ao minimalismo e optei pela capa original.

Tenho de dar a mão à palmatória, pois primeiro não amei, mas depois passou a paixão pura: falo do Dior Addict Lip Glow, o primeiro bálsamo labial Dior formulado com 97% de ingredientes de origem natural que reaviva subtilmente a cor natural dos lábios. A marca refere que oferece um brilho personalizado durante 6 horas (não consigo avaliar, pois não passo 6 horas sem tocar nos lábios ou sem comer) e que hidrata os lábios por 24 horas (é efetivamente extremamente hidratante). É um produto multiuso que pode ser usado sozinho como protetor labial ou como primer sob o batom. Eu tenho dois tons – o 000 Universal Clear e o 001 um rosa delicado – que nos meus lábios têm um efeito muito semelhante – um brilho “quase” gloss, ultra hidratante, que reaviva a cor dos lábios.

Falando em bálsamos labiais hidratantes, uma excelente descoberta de 2022 foi o Cuidado de Lábios Vinotherapist da Caudalie. Trata-se de um bálsamo hidratante sem cor, o mais cremoso que conheço até ao momento, muito fácil de espalhar, mesmo com tempo frio (que delíciaaaaaa a espalhar!) e do qual fiquei absolutamente fã! Com óleo de grainhas de uva nutritivo e polifenóis de uva antioxidantes, protege e hidrata os lábios secos. A textura funde-se instantaneamente nos lábios deixando-os hidratados e sem efeito gorduroso. O aroma é leve, a laranja levemente baunilhada. Delicious!

Quanto a cores nos lábios, raramente uso. Quando uso cor habitualmente opto pelos Tatouage Couture Liquid Matte Stain da YSL e as cores de que gosto são os corais e rosas vivos! O efeito é mate mas sem aquele aspeto “mate – lábios ressequidos – cheios de linhas”. Os lábios ficam lindos, cheios de cor! Os tons que mais gosto de ver na minha pele são o rosa vivo, cor 3 e o coral, cor 17 (quando uso cor nos lábios complemento apenas com umas sombras neutras, máscara de pestanas e um pouco de blush, keep it simple!). O aplicador é ótimo, permite desenhar perfeitamente o contorno dos lábios. A cor é ultra duradoura, e, apesar de a marca referir que não sai com os alimentos, a realidade é que desvanece um pouco dependendo do que se come mas basta um pequeno retoque e fica perfeito!

Sobrancelhas

Uma boa descoberta de 2022 foi o Goof Proof Brow Pencil da Benefit! É um lápis que preenche de imediato quaisquer falhas nas sobrancelhas. Não é um lápis de precisão mas antes um lápis com ação preenchimento, goof proof, ou seja, mesmo para as mãos mais desajeitadas. Numa ponta encontramos o lápis, macio e biselado, e do outro uma escova que permite atenuar e pentear as sobrancelhas. Gostei muito de conhecer! As minhas sobrancelhas são castanhas muito escuras, por isso o tom que uso é o 4.

Em 2022 testei um produto fixador de sobrancelhas que acho até bastante interessante, mas que pela forma como se aplica acabei por não usar tanto. Falo do Brow Freeze da Anastasia Beverly Hills. É de facto um gel, quase uma pomada, transparente que fixa MESMO as sobrancelhas, mas que não vem acompanhado de pincel. Depois de aplicar, o pincel (qualquer um que usemos) deve ser limpo (caso contrário acumula resíduo) e por isso achei pouco prático para o dia a dia, embora seja um produto extremamente competente e que faz também o efeito lamination caso gostemos.

Para fixar as minhas sobrancelhas em 2022 usei um bom velho amigo, o 24-Hr Brow Setter da Benefit (eu tenho o tamanho de viagem porque dura imenso), que penteia e fixa. Pequeno reminder para mim: as minhas sobrancelhas são efetivamente muito rebeldes e tenho de me lembrar de usar mais produto a cada aplicação, mas como sou tão “mão leve” sei que este menino não está a fazer tudo o que poderia fazer, mas por minha culpa!

Ainda no tema sobrancelhas:

  • recomendo a leitura deste artigo para quem tem falhas nas mesmas e
  • recomendo a leitura deste artigo onde falei sobre a minha experiência com o sérum Nanobrow (para fortalecer as sobrancelhas)
Lápis de olhos

Diria que este capítulo não é propriamente sobre um lápis em concreto, mas sobre uma técnica que adorei replicar em 2022! Passo a explicar: linhas grossas de lápis na pálpebra móvel são um big no a não ser que seja propositado (por algum motivo que eu desconheço). Um traço grosso na pálpebra encurta a dimensão da mesma e pode inclusive dar um aspeto mais pequeno aos olhos. Pequena dica que funciona muito bem para quem não se importa de se aventurar na linha de água: passar o lápis mas só na linha de água superior para uma maior definição do olhar! Faço isto com qualquer lápis mas resulta especialmente bem se for waterproof (a Makeup Forever tem este ótimo). Habitualmente uso lápis preto ou castanho. Atenção olhos sensíveis ou alérgicos: não recomendo que o façam sem consultar o médico.

Blushes

Não é segredo nenhum. Uso o Bronz Light Terracotta da Guerlain como blush pois adoro o tom bronze que deixa na pele (o meu tom é o 5 mas não recomendo em peles claras). Quanto a blushes com cor, gosto bastante do old fashioned Orgasm da Nars (o nome deriva do tom rosado blush na pele após um orgasmo!) e tenho a versão em pó na cor Orgasm Irisé mas estou muito inclinada para adquirir a versão líquida. Única ressalva que deixo é que a versão em pó é um pouco irisada pelo que peles com textura, rugas, poros abertos, etc., devem evitar este tipo de blushes, preferindo os blushes em creme e sem brilho ou sem efeito irisado.

 

Esta é a minha viagem de makeup em 2022, um ano em que descobri excelentes soluções mas em que também me mantive MUITO fiel a tudo o que sinto que funciona bem comigo. A minha preferência na maquilhagem é sublimar a pele e destacar os olhos. Por vezes faço uma pequena variação e destaco os lábios mas acima de tudo gosto que a maquilhagem “não se veja”, e seja uma forma de enfatizar os meus traços.

 

Fotografia: Márcia Soares

Posts relacionados

Reparador Labial ISDIN: que surpresa!

Mostrei na minha última Beauty Wishlist alguns cuidados de lábios de que gosto bastante. Para além da notória hidratação, um ponto importante para mim é a boa espalhabilidade deste tipo de produtos, uma vez que n...

Maio 9, 2023

Ange des Vignes, a primeira eau de parfum Caudalie!

A Caudalie lança a sua primeira eau de parfum e eu não podia estar mais entusiasmada pois Ange des Vignes é um aroma doce, envolvente e frutado! A que cheira Ange des Vignes?

Maio 2, 2023

Dior Backstage Glow Face Palette: visual deusa dourada

Recentemente fiz um aconselhamento incrível de skincare e maquilhagem com a Dior, no balcão do El Corte Inglés, onde pude contactar de perto e conhecer várias das excelentes soluções da marca. Neste dia para além...

Abril 25, 2023

Comenta este post

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

As seguintes regras de RGPD (Regulamento Geral Proteção de Dados) terão de ser lidas e aceites:
Este formulário armazena o teu nome, e-mail e conteúdo para que possamos acompanhar os comentários colocados no site. Para mais informações, consulta a nossa política de proteção de dados, onde obterás mais informações sobre onde, como e por que armazenamos os teus dados.

recebe as novidades beautyst

    A

    Aceito as condições gerais. Consulta a nossa política de proteção de dados. Este website está protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e Condições do Serviço do Google são aplicáveis.

    My beauty Wishlist

    Copyright Beautyst . 2023