5 alternativas à base de maquilhagem

base de maquilhagem

Quando começou a pandemia houve de imediato uma enorme alteração na minha rotina de maquilhagem. Se eu já gostava de um acabamento natural e luminoso, a verdade é que com a utilização de máscara passou a ser muito pouco prático usar base de maquilhagem. A minha preferência sempre foi para bases luminosas e com pouca cobertura. Não gosto de “esconder” a minha pele, mas antes dar-lhe um pequeno final touch! Compreendo no entanto que algumas peles procurem mais cobertura, pelo que estas soluções não serão aquilo que fará sentido.

Na verdade adorei não usar base de maquilhagem ao longo de toda a pandemia e percebi que o objetivo da uniformização e luminosidade da pele já estava a conseguir com os meus cuidados de skincare que se foram aperfeiçoando com isso em vista! Neste momento posso dizer que prefiro outras alternativas à base de maquilhagem, com menos (ou quase nenhuma) cobertura, com ação “tratamento” e que dão aquele glow e tom saudável! Hoje mostro 5 alternativas à base de maquilhagem que conheço bem e de que gosto muito!

1. CC Water da Erborian

cc water erborian base de maquilhagemUma excelente surpresa! Comprei este verão pois a marca Erborian é uma referência em aperfeiçoadores da tez e de facto fiquei maravilhada com a textura e resultado na pele. Já conheço bem o BB e o CC “normais” mas confesso que este CC Water me pareceu bastante superior por 2 motivos: ultra fácil de espalhar com uma textura translúcida, fresca e hidratante e porque o acabamento é ultra natural, quase invisível. É a “nossa pele” com um ligeiro toque de cor e hidratação! É enriquecido com centelha asiática e ácido hialurónico, sublima a pele graças aos pigmentos encapsulados (em contacto com a pele adaptam-se ao nosso tom), ao mesmo tempo que suaviza e hidrata. O CC Water é um produto perfeito para as entusiastas de cuidados e maquilhagem ultra ligeiros. A pele fica linda, hidratada com um aspeto fresco, luminoso e dewy. Zero silicone e com um aroma ultra ligeiro. Perfeito!

Há 3 tons: Clair, Doré e Caramel (não se encontram em todos os pontos de venda. O meu tom é o Doré).

Onde comprar? Em perfumarias e online, por exemplo aqui (tom Doré)

2. Oxygen-Glow CC Cream da Filorga

Oxygen-Glow CC Cream Filorga base de maquilhagemUma novidade recente, o Oxygen-Glow CC Cream da Filorga, pode mesmo substituir o hidratante, o protetor solar e o produto de cor (com pouca cobertura) em peles com fototipo de 2 a 5! Ou seja, um 3 em 1! Hello rotina rápida pela manhã! Se for aplicado com pincel fornece mais “cobertura” no entanto deixo a nota de que se trata mesmo de uma alternativa à base de maquilhagem, mais natural e com efeito aperfeiçoador da pele. Com um SPF de 30 (e PA+++ o que indica uma boa proteção UVA) tem uma ação iluminadora e aperfeiçoadora da pele graças aos fatores potenciadores super-skin (potenciador de oxigenação + ácido hialurónico + L-enzima). Contém um complexo inspirado na carboxiterapia (utilizada em medicina estética) para uma luminosidade natural imediata e duradoura e pigmentos microencapsulados que, em contacto com a pele, se transformam para corrigir, uniformizar e realçar todos os tons de pele. Protege contra raios UV, luz azul e poluição. Conta com o aroma habitual da marca.

Eu prefiro aplicar com os dedos e gosto bastante do resultado: muito natural e luminoso!

Onde comprar? Em farmácias e parafarmácias, ou online, por exemplo aqui

3. Sérum Nutri-Bronze da Oskia

nutri bronze oskia base de maquilhagemImpossível não falar de um all time favorite, este sérum da Oskia. É um sérum de tratamento com cor e glow e que deixa a pele muito, muito bonita (não tapa mas dá um efeito tchanan subtil) e é muito fácil e rápido de aplicar. Pode ser usado como base de maquilhagem e ainda como sérum (na rotina da manhã) ou misturado no hidratante (na rotina da manhã – quando misturado fica mais subtil, inclusive o tom).

Não tem a cobertura de uma base, mas é um verdadeiro cuidado de skincare, com bakuchiol (uma alternativa ao retinol que potencia a síntese de colagénio, melhora a firmeza e elasticidade da pele), péptidos de leite (com propriedades refirmantes e tonificantes, que estimulam a produção de colagénio e de ácido hialurónico), pró vitamina B5 (que suaviza a pele), vitamina E antioxidante, ácido hialurónico (que hidrata intensamente e repulpa a pele) e MSM (a forma mais biodisponível do enxofre mineral, que desintoxica e tem propriedades anti-inflamatórias, acalmando a pele). Um dos meus favoritos de “maquilhagem” de 2021 e de que falei aqui. Sem perfume na composição.

Onde comprar? Aqui (à data da publicação deste artigo, não disponível – a marca está a prever reposição de stock em breve)

4. Bronz Repair Sunkissed da Esthederm

bronz repair sunkissed esthedermUma excelente alternativa à base de maquilhagem, é este protetor solar com cor da Esthederm que dá um tom dourado à pele, com proteção contra todos os tipos de radiação (UVA, UVB, Infravermelha e Luz Visível). Também um dos meus favoritos de “maquilhagem” de 2021! A pele fica com um aspeto fresco, hidratado e com o plus da proteção. É um creme para rosto com proteção solar, com ação antirrugas e refirmante. Preserva a qualidade da pele e a juventude, enquanto suaviza as rugas. Também pode substituir o nosso creme de dia durante o período de exposição solar. A textura é cremosa, com um tom dourado lindo e universal, que se adapta a todos os tons de pele, com o cheirinho (a férias) icónico da marca!

Há 2 proteções diferentes: sol moderado e sol forte (2 ou 3 sóis na embalagem).

Onde comprar? Em farmácias ou parafarmácias, ou online, por exemplo aqui

5. Mesoprotech Melan 130 Pigment Control da Mesoestetic

Mesoprotech Melan 130 Pigment Control MesoesteticEspetacular este protetor com cor da Mesoestetic, o Mesoprotech Melan 130 Pigment Control para peles hiperpigmentadas que a marca me enviou este ano. Protege contra todos os tipos de radiação (UVA, UVB, Infravermelha e Luz Visível), com uma proteção muito elevada e tem um tom, na minha opinião, universal (a imagem que a marca usa para divulgar engana um pouco pois o tom não é tão claro – ele adapta-se muito bem a inúmeros tons de pele incluindo o meu). A pele fica aperfeiçoada, sem o efeito “base” mas com um aspeto fresco! Muito fluido e cosmeticamente irrepreensível. Tem um aroma suave.

Onde comprar? Em clínicas / institutos com a marca Mesoestetic, ou online, por exemplo aqui

Nota sobre protetores com cor em substituição da base de maquilhagem: raramente consigo colocar a quantidade “certa” de um protetor solar com cor por isso uso sempre por cima do protetor solar sem cor. Quem abdica “desse pormenor” (que não deixa de ser importante) pode usar apenas este tipo de produto mas terá de ter em vista que a proteção solar pode ser deficiente caso não se aplique uma quantidade de 2 mg/cm2 de pele (corresponde a cerca de 1 colher de café de produto apenas para o rosto).

Estou de olho em: na Les Beiges Eau de Teint da Chanel, que ainda não tive oportunidade de testar. Parece uma boa alternativa à base de maquilhagem, neste caso com uma percentagem elevada de água, uma fórmula leve com microsferas de pigmentos encapsulados e que “promete” um aspeto pele nua, ar saudável, natural e luminoso! Vou experimentar!

Estas são as 5 alternativas à base de maquilhagem que conheço bem e que traduzem, para mim, uma nova forma de me maquilhar, com o extra da proteção ou do cuidado de pele, com um acabamento luminoso, hidratante e excelente para quem prefere um efeito natural com pouca cobertura!

 

Fotografia: Márcia Soares

Montagens: Beautyst

Posts relacionados

MAC: o primer de sombras que finalmente me conquistou

Sou fã das soluções da MAC há muitos anos. A MAC oferece maquilhagem profissional com soluções que funcionam para todos os gostos! Além disso a experiência que sempre tive em loja foi verdadeiramente única, onde ...

Novembro 10, 2022

Guerlain Météorites: a alternativa ao pó solto que não largo!

Sou fã de várias soluções da Guerlain e a minha maior experiência é sem dúvida com o famoso Terracotta, pó bronzeador que uso há muitos anos, atualmente na versão Light, com declinações de tons do sol e dourados....

Outubro 25, 2022

Verniz nude: os tons que uso (e porquê)

Decidi escrever este artigo pois cada vez recebo mais perguntas sobre as cores de verniz que uso. De facto há muito tempo que uso tons neutros e sempre que vou fazer a manicure opto por um verniz nude! Umas vezes...

Outubro 11, 2022

Comenta este post

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

As seguintes regras de RGPD (Regulamento Geral Proteção de Dados) terão de ser lidas e aceites:
Este formulário armazena o teu nome, e-mail e conteúdo para que possamos acompanhar os comentários colocados no site. Para mais informações, consulta a nossa política de proteção de dados, onde obterás mais informações sobre onde, como e por que armazenamos os teus dados.

recebe as novidades beautyst

    A
    Aceito as condições gerais. Consulta a nossa política de proteção de dados. Este website está protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e Condições do Serviço do Google são aplicáveis.

    My beauty Wishlist

    Copyright Beautyst . 2022