Sobrancelhas – enfraquecimento e tratamento

sobrancelhas tratamento

O tema sobrancelhas é definitivamente muito importante, pois as mesmas têm um papel fundamental no equilíbrio do nosso rosto. Cada vez mais têm assumido um papel primordial, esquecendo a sua existência quase diminuta em termos de cuidados nas últimas décadas. Atualmente há um conjunto enorme de escolhas de produtos para as sobrancelhas, desde a coloração, produtos para dar um aspeto de maior densidade (produtos de maquilhagem) e também produtos de fortalecimento das mesmas. Também há inúmeras técnicas de maquilhagem semi permanente, desde a dermopigmentação, de que já falei aqui, e o microblading. Atualmente há outras técnicas também como as feathered brows, um conjunto de estratégias para umas sobrancelhas mais fartas e que já é bastante popular nos Estados Unidos por exemplo, e a laminação de sobrancelhas que consiste na aplicação de um composto de colagénio, proteínas de seda, óleos essenciais e minerais, mas que eu nunca experimentei (embora curiosa).

Mas e se as sobrancelhas são fracas? Pedi ao especialista em cabelo, Dr. Rui Oliveira Soares, para nos explicar porque é que as sobrancelhas podem enfraquecer e que tratamentos existem.

sobrancelhas tratamento

P: Por que é que as sobrancelhas enfraquecem e como podemos tratar?

R: A sobrancelha mais pobre pode ter como principais origens:

  • Rácica e/ou constitucional: a variabilidade humana é grande na espessura dos pelos da sobrancelha. Devemos, por isso, perante sobrancelhas de pelo fino de forma simétrica, indagar se esta mesma característica é comum na família do pai ou da mãe.
  • Traumática: é frequente as senhoras tirarem com pinça pelo da sobrancelha que consideram excessivo. Esse trauma repetido pode levar a dano irreversível do folículo. Existe também uma situação chamada tricotilomania na qual o(a) próprio(a), confessando ou não, tem uma pulsão que o(a) leva a arrancar pelo e pode afetar a sobrancelha.
  • Pode existir atingimento por uma doença da pele que afeta os folículos: a mais frequente a provocar perda irreversível da sobrancelha é a alopécia fibrosante frontal, na qual esta perda de sobrancelha se acompanha de recuo progressivo da linha de implantação frontal do cabelo.
  • Fenómeno de auto-imunidade (imunidade dirigida contra estruturas do próprio) em contexto de doença – chama-se alopécia areata, pode envolver a sobrancelha e pode surgir de forma isolada ou associada a outras doenças auto-imunes.

O tratamento, no caso de existir doença da pele responsável, é o tratamento dessa doença. O engrossamento de fios existentes na sobrancelha pode obter-se por aplicação de solução contendo prostaglandinas (latanoprosta). O minoxidil (tópico ou oral) em casos selecionados pode ajudar.

Rui Oliveira Soares (dermatologista)

Sobrancelhas fracas – tratamento e a minha experiência até hoje

As minhas sobrancelhas perderam alguma densidade com o passar dos anos, e atualmente uma das minhas sobrancelhas tem menos pelos que a outra. Já fiz alguns tratamentos tópicos para as sobrancelhas, nomeadamente com o produto M2Brows, no entanto, e apesar de ser um produto caro, no meu caso teve um efeito contrário, que nem a marca nem eu mesma sabemos explicar. Decidi usar porque tinha tido uma excelente experiência com o produto para pestanas da mesma marca, o M2Lashes. Também cheguei a aplicar minoxidil nas sobrancelhas, mas no meu caso fiz uma ligeira reação local, e tive de parar a sua utilização (o mesmo não me acontece com o tratamento de minoxidil tópico no cabelo). Experimentei ainda o óleo de rícino, mas não vi qualquer melhoria, mesmo aplicando todos os dias durante várias semanas.

sobrancelhas tratamento

Tratamento para as sobrancelhas atual

Atualmente tenho estado a fazer o tratamento com latanoprosta prescrito pelo Dr. Rui Oliveira Soares. A latanoprosta é um medicamento e como tal NÃO DEVE SER USADO SEM PRESCRIÇÃO MÉDICA. O Dr. Rui recomendou que eu fizesse a aplicação de uma gota de latanoprosta 2 x dia em cada sobrancelha, e assim tenho feito, e sinto as sobrancelhas já mais densas. Vou continuar o tratamento durante vários meses e avaliar posteriormente em consulta. Para já sinto-me confiante e menos “envergonhada” com a falta de pelos e o seu enfraquecimento. É também importante gerir expectativas neste tipo de tratamentos, uma vez que a eficácia não é igual para todas as pessoas.

Existem produtos de venda livre para fortalecer as sobrancelhas, como é o exemplo do Optim-Eyes Lashes and Brows da Filorga, no entanto ainda não utilizei (embora já o tenha comigo – oferta da marca) e quero testar. Outro produto muito conceituado é o Revitabrow Advanced Eyebrow Conditioner, da Revitalash, que me tem despertado interesse mas que nunca usei também, e que existe à venda, por exemplo, no Net-A-Porter.

Transplante de sobrancelhas

Para quem procura um transplante de sobrancelhas, é possível fazer-se sim. Uma das médicas especializada nesta área é a Dra. Flávia Barsali, uma médica a quem recorri para saber mais sobre o transplante de sobrancelhas, depois de o Dr. Rui Oliveira Soares a ter aconselhado. Neste procedimento são transplantados cabelos para a zona das sobrancelhas e que posteriormente vão ficando com as características de pelo de sobrancelha. São retirados folículos com cabelos da zona posterior da cabeça, depois separados cabelo a cabelo e posteriormente transplantados para a zona das sobrancelhas com imensa precisão, mimetizando a inclinação natural da sobrancelha. A Dra. Flávia Barsali é uma médica muito reconhecida na área do cabelo em Portugal, participando em congressos médicos desta área com a sua experiência e casos clínicos. Podes ver alguns exemplos de transplante de sobrancelhas aqui.

sobrancelhas transplante

E as tuas sobrancelhas? Precisam de ficar mais fortes?

Fotografia: Márcia Soares

 

Posts relacionados

Preenchimento com ácido hialurónico – a minha review

Fazer um preenchimento com ácido hialurónico não é algo que tenha decidido de ânimo leve. Percebi que com a idade há profundas alterações ao nível do rosto, nomeadamente a perda de volume facial, que acontece "à ...

Março 10, 2020

Maquilhagem simples: como não errar com o blush, corretor e sombras

Adoro maquilhagem simples, mas há erros que vejo com alguma frequência, nomeadamente com o blush, o corretor e as sombras de olhos. A partir dos 35 anos existem alterações profundas na pele e a maquilhagem deve a...

Janeiro 21, 2020

O que muda na pele aos 40 anos?

Há mudanças na pele aos 40 anos. Não é mito (sei porque sinto na primeira pessoa!). Quando tinha 20 anos e ouvia as mulheres de 40 a explicarem as alterações no corpo e na pele eu não compreendia . Mas... percebi...

Novembro 12, 2019

Comenta este post

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

As seguintes regras de RGPD (Regulamento Geral Proteção de Dados) terão de ser lidas e aceites:
Este formulário armazena o teu nome, e-mail e conteúdo para que possamos acompanhar os comentários colocados no site. Para mais informações, consulta a nossa política de proteção de dados, onde obterás mais informações sobre onde, como e por que armazenamos os teus dados.

recebe as novidades beautyst

A
Aceito as condições gerais. Consulta a nossa política de proteção de dados.

My beauty Wishlist