Como cuido do meu cabelo no verão?

cabelo verão

Cabelo e verão? Serão inimigos? Ou os cuidados certos poderão ter um impacto importante no resultado dos nossos fios de cabelo no final das férias? O meu cabelo mantém-se saudável e hidratado, sem necessidade de hidratações, tratamentos ou cortes no fim das férias. Adoro praia! Mas em cada verão que começa tenho mixed feelings. Se por um lado praia e mar sabem-me tão bem por outro lado cada vez faço menos tempo diário e menos dias de exposição solar. Mas como cuido do meu cabelo no verão?

Lavagem do meu cabelo no verão

Muitas pessoas me perguntam que produtos gosto de usar no verão mas são raros os que uso que são especificamente para o tempo de praia. Bons produtos e, neste caso, bons champôs, que deixem os fios hidratados e suaves são o que costumo manter mesmo nesta altura. Posso dizer também que não me costuma faltar o Bain Après-Soleil da Kérastase (que partilho com a minha filha), no entanto um dos seis champôs de que falei aqui vai comigo sempre de férias. Dou preferência a champôs sem sulfatos (expliquei o porquê nesse mesmo artigo) e faço lavagens diárias (tal como já faço no resto do ano) mas neste caso a lavagem do cabelo passa para o final da tarde ou início da noite, que é quando chegamos da praia.

Este ano descobri o Bálsamo Lavante de Nutrição Extrema 2 em 1 da Lazartigue que me irá acompanhar certamente! É um champô muito diferente dos comuns champôs, ideal para as adeptas do low poo e que faz uma lavagem sem espuma, ultra hidratante e muito pouco detergente, ideal para cabelos secos ou espessos, que resulta muito bem em alternância com o champô habitual para quem faz muitas lavagens (uso nos dias em que faço 2 lavagens diárias, quando vou ao ginásio).

A Caudalie lançou muito recentemente este champô sem sulfatos com o icónico aroma Thé des Vignes, pelo que acabei de o comprar (para testar já este verão)! A marca refere que “a base de lavagem suave vegetal é ideal para uma utilização frequente ou após um alisamento profissional” o que vem mesmo a calhar pois ainda esta semana fiz o meu alisamento (já falei sobre o alisamento que faço aqui).

Cabelo e verão pedem condicionador em todas as lavagens

Não é só no verão… o condicionador é obrigatório em todas as lavagens se pretendemos fios com menos frizz e mais alinhados. O condicionador que mais uso é o Condicionador Fortificante Genesis da Kérastase, não pela alegação fortificante (não me faz muito sentido) mas porque é extremamente hidratante, dos melhores que já usei a este nível. Outras opções de que gosto muito? O Condicionador Repair da Lazartigue (obrigatório conhecer!) que funciona como um “penso” para o cabelo e o deixa incrivelmente reparado. Tem queratina vegetal e por este motivo por norma não uso mais que uma a duas vezes por semana. O Condicionador Olaplex é obrigatório e vai sempre comigo na mala de férias.

Cabelo e verão também pedem máscaras…

Quem me acompanha há mais tempo sabe que não dispenso a Máscara Phytojoba da Phyto, da qual já falei aqui. Uma máscara que hidrata em profundidade e é um must have no meu duche todo o ano. Pode ser usada como cuidado expresso (2 minutos) ou como cuidado intensivo (5 minutos) e deixa o cabelo maravilhosamente hidratado e macio. Adequada a comprimentos ressequidos efetivamente cumpre o que promete!

Para nutrição dos fios (no mínimo uma vez por semana) gosto muito da Máscara Nourish da Lazartigue, que parece uma manteiga capilar e nutre intensamente! Uma versão low cost que uso há anos é a máscara Óleo de Abacate e Manteiga de Karité da Ultra Suave.

Para reparar tenho sempre no verão e após o verão a Máscara Repair da Lazartigue que uso uma vez por semana. Faço 3 máscaras capilares por semana e costumo seguir o método do cronograma capilar de que já falei aqui e aqui.

Chapéu e protetor para o cabelo no verão

Estou sempre de chapéu na praia. Por dois motivos: ajuda a proteger os fios e o couro cabeludo (em anos que não usei ficava com o couro cabeludo vermelho e a descamar) e porque é uma proteção extra para o rosto (uso sempre chapéu de aba ou um boné se estiver muito vento). Em relação ao protetor, de todos os que já usei e testei ao longo de tantos anos (falei de inúmeras opções de proteção solar para cabelos neste artigo e com recomendação médica) o meu favorito é o Fluido de Verão Protetor Solar KPF50 da René Furterer. Hidrata de forma imediata e deixa o cabelo mesmo transformado após a exposição solar. Tem um acabamento natural efeito molhado mas não oleoso. Protege e hidrata (mesmo!) os cabelos sensibilizados pelo sol. A fórmula é leve e combina óleo de sésamo com um filtro UV KPF 50+. Tem um aroma maravilhoso e é adequado para todos os tipos de cabelo (mesmo pintados). Previne a desidratação do cabelo, tornando-o super macio!

Este ano também vou usar a nova Água Solar Hidra-Protetora Adaptasun de que falei aqui, e que protege em simultâneo pele e cabelo!

Um dos protetores que ainda não testei (mas que tenho muuuita curiosidade em usar) é o Fluido Protetor de Cabelo Hair Rituel by Sisley, este com price point bastante mais elevado. Posso dizer que rigorosamente TODOS os produtos da marca são deliciosos e oferecem uma experiência sensorial única…!

Cuidados adicionais

Pelo facto de fazer a lavagem do cabelo ao final do dia em vez de fazer no início do dia (pelo menos nos dias em que vamos à praia) alguns cuidados que costumo ter habitualmente ficam mais difíceis de colocar em prática, no entanto tento fazer a aplicação do Olaplex 3 uma vez por semana num dia em que lave o cabelo de manhã (uma vez que é aplicado em cabelo apenas molhado – mas não me faz sentido aplicar em cabelo molhado com sal do mar) e tento também fazer a aplicação de óleos outro dia por semana (Complexe 5 no couro cabeludo e o Óleo Nutritivo Lazartigue ou o Óleo Karité Nutri nos comprimentos, para uma nutrição adicional). Na área dos “reconstrutores” de fios (à semelhança do Olaplex 3) estou com muita curiosidade em experimentar a Máscara K18 e também o Tratamento Intensivo Acidic Bonding da Redken.

No verão é mesmo muito raro secar o cabelo com secador. Deixo secar ao natural e aplico o Oil Reflections Light da Wella + Potion 9 da Sebastian para manter o cabelo hidratado e alinhado (e tãoooo suave). Falei sobre este truque aqui (pois tem algumas especificidades!).

É também no verão que começa a minha queda sazonal por isso dou sempre um boost com um suplemento para minimizar os efeitos da mesma. Estou a fazer o Lambdapil 5 α Plus da ISDIN, sobre o qual já falei aqui, pois tem também ingredientes específicos já estudados com eficácia no afinamento dos fios / alopécia androgenética. Vou também reiniciar este verão o meu tratamento Crescina 1.300 (já falei sobre este tema aqui e aqui).

 

O verão é para desfrutar, com amigos, praia… mas isso não significa terminar as férias com cabelos ressequidos. O meu cabelo mantém-se saudável e hidratado, sem necessidade de hidratações, tratamentos ou cortes!

Por aí também há truques?

 

Fotografia: Márcia Soares

 

Posts relacionados

Solar Protect: a nova água solar para cabelo e couro cabeludo!

A Solar Protect da Lazartigue é a nova água solar protetora do cabelo e couro cabeludo que irá fazer as delícias de quem não prescinde dos bons dias de praia e dos longos banhos de mar e piscina. Mas, o que acont...

Junho 18, 2024

Como conquistar a tão desejada “alopecian beauty”?

O cabelo com alopécia androgenética (perda de densidade capilar / calvície) enfrenta inúmeras dificuldades. Por todos estes motivos hoje partilho os meus 6 truques para lidar com a minha alopécia e como conquista...

Maio 28, 2024

Go XXL Ciment Jean Louis David: densidade e volume garantidos!

Recentemente estive no salão Jean Louis David para fazer um brushing e decidi experimentar um produto que me foi recomendado por uma das profissionais, em vez da tradicional mousse (para dar volume): o Go XXL Cim...

Abril 9, 2024

Comenta este post

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

As seguintes regras de RGPD (Regulamento Geral Proteção de Dados) terão de ser lidas e aceites:
Este formulário armazena o teu nome, e-mail e conteúdo para que possamos acompanhar os comentários colocados no site. Para mais informações, consulta a nossa política de proteção de dados, onde obterás mais informações sobre onde, como e por que armazenamos os teus dados.

recebe as novidades beautyst

    A

    Aceito as condições gerais. Consulta a nossa política de proteção de dados. Este website está protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e Condições do Serviço do Google são aplicáveis.

    My beauty Wishlist

    Copyright Beautyst . 2024