Queda de cabelo – causas (segundo o dermatologista)

Desde que tenho uma doença de cabelo que sou muito atenta a toda a comunicação sobre este tema. Durante vários anos participei em grupos de discussão nas redes sociais, com este tema como pano de fundo. Infelizmente vi muitas pessoas que não têm conhecimento algum sobre o assunto darem conselhos a outras que têm problemas e/ou queda de cabelo que deve ser tratada convenientemente. Um champô anti queda não trata a queda de cabelo! É mesmo necessário estarmos atentas e saber quando devemos procurar tratamento e ajuda de um especialista em cabelo. O meu dermatologista, Dr. Rui Oliveira Soares, meu médico há 10 anos, especializou-se na área do cabelo e é atualmente um dos maiores experts na área em Portugal. É atualmente Secretário Geral do Grupo de Tricologia da Sociedade Portuguesa de Dermatologia. Por isso pedi-lhe para nos explicar as causas de queda de cabelo e como a devemos tratar.

Queda de cabelo

P: Estou a perder imenso cabelo. Como sei se é normal ou se preciso de fazer um tratamento?

R: Perder cabelo, dentro de determinados limites, é normal. A perda do cabelo normal corresponde à renovação do produto final nas fábricas que originam cada cabelo: os folículos. Temos habitualmente 10% destes com um cabelo em fase de cair (telogénese). Se em vez de 10% tivermos 20% notaremos uma queda exagerada de cabelo.

Como o número de cabelos que cai aumenta em determinadas alturas do ano de forma fisiológica (verão e outono) devemos preocupar-nos apenas se o cabelo que cai é em muito mais quantidade que o habitual para nós nessa época do ano.

Fatores desencadeantes

O aumento da queda pode dever-se a fatores desencadeantes como o parto, doença, cirurgia, paragem de uma pílula, dieta ou medicamentos. Pode também dever-se a doença (alopécia areata, por exemplo) ou ainda ser a forma inaugural da calvície comum (alopécia androgenética) já que os folículos mais finos próprios desta condição têm ciclos mais curtos. Esta apresentação da calvície comum com mais queda de cabelo é comum sobretudo na mulher.

O meu conselho será: se cai mais cabelo, mas acontece sempre na mesma altura do ano e de forma repetida, não se deve preocupar. Se cai mais do que o habitual para a mesma altura do ano, deve ir ao médico, se possível a um dermatologista, para este determinar se a queda está associada a doença e carece de tratamento.

Rui Oliveira Soares (Dermatologista)

Queda de cabelo

De facto cada uma de nós tem a noção do que é normal ou não para si. Como tenho uma alopécia androgenética e demorei a chegar ao diagnóstico (outros tempos, outros médicos, não havia internet e ninguém valorizava este assunto), hoje em dia sei que quanto mais cedo chegarmos ao dermatologista maior a hipótese de recuperarmos o nosso cabelo. Já dei por mim a falar com várias pessoas e a explicar-lhes isto. Pessoas que percebo que têm uma doença de cabelo e vão tentando resolver o assunto com champôs, ampolas e produtos comprados no cabeleireiro. Porque acham que é uma simples queda. Há uma percentagem elevada de mulheres com uma queda que merece tratamento médico e alopécias (há vários tipos). Se este artigo for suficiente para eu fazer com que pelo menos 1 mulher tome a iniciativa de ir cuidar deste problema, fico mesmo, mesmo muito feliz.

Eu conheço à minha volta muitas mulheres com problemas no seu cabelo. Amigas próximas, familiares, pessoas com quem me cruzo todos os dias. E tu, conheces alguém que precise de um aconselhamento profissional?

Fotografia: Yellow Savages

 

Posts relacionados

Terapia com laser/luz de baixa potência na alopécia androgenética

A alopécia androgenética pode afetar 80% dos homens e 40% das mulheres. Uma vez que o tema da terapia do laser / luz de baixa potência tem vindo a aparecer cada vez mais sobre a forma de produtos intermináveis qu...

Julho 9, 2024

Solar Protect: a nova água solar para cabelo e couro cabeludo!

A Solar Protect da Lazartigue é a nova água solar protetora do cabelo e couro cabeludo que irá fazer as delícias de quem não prescinde dos bons dias de praia e dos longos banhos de mar e piscina. Mas, o que acont...

Junho 18, 2024

Como conquistar a tão desejada “alopecian beauty”?

O cabelo com alopécia androgenética (perda de densidade capilar / calvície) enfrenta inúmeras dificuldades. Por todos estes motivos hoje partilho os meus 6 truques para lidar com a minha alopécia e como conquista...

Maio 28, 2024

Comenta este post

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

As seguintes regras de RGPD (Regulamento Geral Proteção de Dados) terão de ser lidas e aceites:
Este formulário armazena o teu nome, e-mail e conteúdo para que possamos acompanhar os comentários colocados no site. Para mais informações, consulta a nossa política de proteção de dados, onde obterás mais informações sobre onde, como e por que armazenamos os teus dados.

recebe as novidades beautyst

    A

    Aceito as condições gerais. Consulta a nossa política de proteção de dados. Este website está protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e Condições do Serviço do Google são aplicáveis.

    My beauty Wishlist

    Copyright Beautyst . 2024