Fibras capilares de queratina: 10 dúvidas frequentes

fibras capilares k max

Um tema sobre o qual ainda não me tinha debruçado são as fibras capilares. Efetivamente as fibras capilares são desconhecidas pela maioria das pessoas, mas podem ser bastante úteis. Têm várias utilidades e sei que este é um tema que poderá despertar bastante interesse às pessoas que acompanham o meu trabalho. Por isso hoje decidi explicar para que servem e o que são as fibras capilares, mais concretamente as da marca K Max, que foram as que experimentei e gentilmente oferecidas pela marca após o meu contacto.

fibras capilares

Fibras capilares – o que são?

As fibras capilares são um produto densificador com efeito “maquilhagem” que cobre instantaneamente áreas sem cabelo / pouco cabelo ou sem pelos em segundos. No caso das fibras capilares K Max, pela composição e comparando com outras fibras existentes no mercado, foram as que me pareceram mais interessantes, únicas dermatologicamente testadas com 99,9% de queratina e 0,1% de silício orgânico. Existem fibras vegetais no mercado que podem ser constituídas de algodão ou de outros ingredientes, o que, após a aplicação, podem formar aglomerados no cabelo, um efeito cosmético pouco desejado.

Estas fibras capilares são mesmo muito finas.

Para que servem as fibras capilares?

Parecem uma sombra de maquilhagem finíssima, para disfarçar a falta de densidade capilar ou pelos de forma discreta, no entanto são constituídas em 99,9% por queratina, dando simultaneamente um efeito densificador imediato.

Onde se podem aplicar estas fibras? Apenas no cabelo?

As fibras capilares K Max podem ser aplicadas no cabelo (couro cabeludo) mas também em áreas com menos densidade de pelos, por exemplo na barba e mesmo nas sobrancelhas. Mas a marca tem uma solução específica precisamente para a barba, sobrancelhas e pequenas áreas que vou mostrar mais à frente.

fibras capilares

Como aplicar as fibras capilares?

É bastante simples. Antes de utilizar, agitar bem o frasco para misturar as microfibras. O cabelo tem que estar completamente seco. Caso se faça um brushing as fibras devem ser aplicadas apenas no final e não antes. Uma pequena quantidade é suficiente para garantir um resultado cosmético bom. A embalagem deve ser usada a cerca de 10 cm de distância por cima da cabeça, e depois basta dar pequenos toques na embalagem com a ajuda do dedo e espalhar as fibras uniformemente por toda a zona que se pretende disfarçar. O aplicador evita desperdícios e permite uma dispersão uniforme. Se se realizar um brushing ou se se pentear de forma vigorosa após a aplicação das fibras estas podem desvanecer, pelo que se pode voltar a aplicar o produto de seguida.

Se acharmos que existe excesso de produto basta abanar o cabelo ou passar uma escova para retirar o excesso de produto aplicado.

No caso das sobrancelhas, também utilizei este produto com um pincel de maquilhagem (fixei posteriormente com o o 24-HR Brow Setter da Benefit). Mas a marca tem um produto mais apropriado para sobrancelhas, barba e pequenas zonas, que é este.

fibras capilares

As fibras capilares são resistentes à chuva, vento, transpiração?

Sim, são resistentes. A marca tem ainda um spray de fixação que proporciona uma fixação extra das fibras ao cabelo, para que, por exemplo, se possa ir à praia, à piscina, fazer atividades físicas, etc.

fibras capilares

O spray de fixação deve ser usado?

Não é obrigatório, no entanto permite uma maior fixação das fibras capilares, tal como referi na questão acima e para as situações descritas – o acabamento no fim é seco. Não fiquei fã do aroma, confesso… e preferi usar as fibras sem o spray. Mas compreendo a sua finalidade.

Existem várias cores?

Sim, 9 cores diferentes, para combinar com a cor do cabelo / pelos de quem vai utilizar. A cor das fibras provém da cor natural da queratina, não se trata de cor artificial. É possível conhecer as cores disponíveis aqui. Há várias tonalidades de castanho, loiro, grisalho e mesmo branco.

As fibras capilares K Max danificam o cabelo?

Não. Estas fibras não danificam o cabelo. Claro que é importante uma boa higiene do couro cabeludo. O cabelo deve ser lavado com a frequência habitual e as fibras não devem ser usadas para “mascarar” a oleosidade ou sujidade do cabelo.

Como remover as fibras capilares?

As fibras são removidas quando se lava o cabelo com champô. No caso de se usar na barba ou sobrancelhas pode usar-se um gel de limpeza / desmaquilhante.

As fibras capilares mancham a roupa?

Não mancham a roupa, mesmo que algo caia sobre elas. Quando uso no cabelo é na zona frontal e a fronha da almofada não fica suja. A marca tem ainda um pente que não é para evitar que as fibras caiam sobre a roupa, mas para aplicar na linha frontal do couro cabeludo no caso de haver muita perda de densidade capilar nessa zona, para desenhar uma linha natural de crescimento do cabelo e não uma linha reta (porque teria um aspeto artificial).

Se existir perda de densidade capilar na zona frontal (queixa frequente em mulheres, que pode ser acompanhada ou não de perda de densidade nas sobrancelhas), recomendo a leitura deste artigo sobre alopécia fibrosante frontal.

Onde comprar estas fibras?

Estas fibras podem ser adquiridas aqui. A marca disponibiliza ainda vários acessórios.

 

As fibras capilares são uma solução simples e rápida para disfarçar zonas com pouco cabelo ou poucos pelos. Não é um tratamento. Trata-se de uma solução muito semelhante à maquilhagem com efeito densificador imediato. Não é demais relembrar que se existe falta de cabelo ou falta de pelos deve ser feita consulta de cabelo com o médico dermatologista.

Já conhecias esta solução?

 

Fotografia: Márcia Soares

Posts relacionados

Protetor térmico: Sérum d’Exception, a novidade da Lazartigue!

Sou incapaz de secar o meu cabelo sem um protetor térmico. Antes de mais é muito importante referir que os fios de cabelo são compostos por 3 camadas, do exterior para o interior: a cutícula, o córtex e a medula....

Novembro 24, 2022

Cosmética capilar, pela Dra. Filipa Osório, dermatologista

Recentemente, no 8º Curso de Cirurgia e Cosmética Dermatológica (Coimbra, 2022) a dermatologista Dra. Filipa Osório abordou uma temática que certamente terá interesse para quem segue este projeto: Cosmética capil...

Novembro 22, 2022

Densidade capilar e Crescina: 10 dicas de utilização

Quando comecei a fazer o tratamento Crescina no início deste ano estava longe de saber que iria gostar tanto desta solução para estimular o crescimento de novos fios de cabelo. Tive uma excelente experiência, com...

Novembro 5, 2022

Comenta este post

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

As seguintes regras de RGPD (Regulamento Geral Proteção de Dados) terão de ser lidas e aceites:
Este formulário armazena o teu nome, e-mail e conteúdo para que possamos acompanhar os comentários colocados no site. Para mais informações, consulta a nossa política de proteção de dados, onde obterás mais informações sobre onde, como e por que armazenamos os teus dados.

recebe as novidades beautyst

    A
    Aceito as condições gerais. Consulta a nossa política de proteção de dados. Este website está protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e Condições do Serviço do Google são aplicáveis.

    My beauty Wishlist

    Copyright Beautyst . 2023