Cabelo – porquê falar abertamente sobre ele?

Porquê falar de cabelo por aqui

Há 25 anos atrás, quando percebi que tinha uma queda de cabelo muito acentuada, tal como te falei aqui, não havia internet, nem informação. Não se falava de queda de cabelo, nem de minoxidil, nem de finasterida, nem de ampolas anti-queda, nem de champô anti-queda e este assunto parecia não merecer a atenção de ninguém. Não havia propriamente especialistas em cabelo no nosso país. Eram dermatologistas e ponto.

Porquê falar de cabelo por aqui?

Cabelo – o primeiro diagnóstico

O primeiro dermatologista a que fui era um reconhecido diretor de serviço de um hospital e diagnosticou-me nessa altura, tinha eu uns 20 anos, uma alopécia androgenética. Uma doença que me faz ter menos cabelo que uma mulher saudável, e que se não for tratada diariamente pode mesmo derivar numa calvície. Eu fiquei para morrer! Pensei: “Porque é que isto tinha de me acontecer?”! Nessa altura quase não havia opções de tratamento e as que havia eram “para sempre”. A sério? Para sempre? O panorama só piorou depois dessa consulta. Houve uma fase da minha vida em que eu pensava em cabelo o dia todo. Tinha tão pouca auto-estima que me recolhi e introverti. Sentia vergonha de mim mesma. Ainda por cima era muito nova e nessa altura não devia ter este tipo de preocupações.

Cabelo e o poder da informação certa

Hoje eu conheço esta doença de trás para a frente. Faz parte de mim. Mas sei tratá-la. Sei as suas fases! Sei que tenho cabelo porque sou super disciplinada no tratamento médico e sou bem acompanhada.

Por isso, e por, 25 anos depois, continuar a sentir uma tremenda falta de informação sobre este tema em Portugal, decidi propor ao médico que me acompanha há quase 10 anos, o Dr. Rui Oliveira Soares, dermatologista e provavelmente o maior especialista de cabelo no nosso país, falarmos em conjunto sobre cabelo. Aqui, em Beautyst.pt!

Porquê falar de cabelo por aqui

Continua a existir muita contra-informação, sobretudo nas redes sociais onde se dizem muitos disparates. Há mesmo muitos profissionais (até médicos) que não sabem tratar este problema. Ou porque não são dermatologistas, ou porque não têm a experiência necessária. Espero sinceramente que este projeto possa ajudar todas as mulheres, de todas as idades, que, como eu, se preocupam com a sua aparência e que desejam saber mais sobre este tema.

Conheces alguém, uma amiga, uma familiar, que se queixa de ter muita queda ou cabelo enfraquecido? Já pensaste que pode ser algo mais do que apenas uma queda sazonal?

Fotografia: Yellow Savages

Posts relacionados

Transplante capilar: saber para além do óbvio

Existem ainda muitos mitos associados ao transplante capilar. Por este motivo, convidei a Dra. Filipa Osório, dermatologista que faz consulta de cabelo e transplante capilar na Clínica de Dermatologia Prof. Sofia...

Fevereiro 17, 2024

Biotina 5000 µg: cabelo e unhas podem beneficiar da suplementação?

A biotina (conhecida como a "vitamina da beleza do cabelo") contribui para a manutenção de uma pele e cabelo normais. Mais recentemente temos vindo a ouvir falar do uso de biotina 5000 µg (existem várias marcas n...

Janeiro 25, 2024

11 soluções de beleza para cabelo sem as quais não consigo viver

É muito difícil para mim eleger apenas meia dúzia de soluções para cabelo porque sou uma verdadeira apaixonada por tudo o que me faça sentir BEM mas também porque se trata da minha área de trabalho e por esse mot...

Janeiro 10, 2024

Comenta este post

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

As seguintes regras de RGPD (Regulamento Geral Proteção de Dados) terão de ser lidas e aceites:
Este formulário armazena o teu nome, e-mail e conteúdo para que possamos acompanhar os comentários colocados no site. Para mais informações, consulta a nossa política de proteção de dados, onde obterás mais informações sobre onde, como e por que armazenamos os teus dados.

recebe as novidades beautyst

    A

    Aceito as condições gerais. Consulta a nossa política de proteção de dados. Este website está protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e Condições do Serviço do Google são aplicáveis.

    My beauty Wishlist

    Copyright Beautyst . 2024