Cronograma capilar (CC): recuperação após meses de stress

Cronograma capilar (CC)

#Artigo escrito em parceria com a Lazartigue. Disclaimer: embora este artigo seja uma parceria, ele contém apenas as minhas opiniões sinceras sobre o tema e relato a minha situação atual com o meu cabelo. Todas as parcerias são pensadas por forma a serem informativas e úteis, e acima de tudo, com marcas e produtos com os quais eu me identifico e com os quais tenho uma excelente experiência. Durante 9 meses passei por uma das maiores provas de fogo da minha vida. Arrancar com um projeto totalmente novo, com muito stress associado, mas que acabou por se tornar um grande sucesso. Em simultâneo fui diagnosticada com uma perturbação de ansiedade generalizada, cheguei a trabalhar muitos meses durante 12 a 16 horas por dia, fui-me esquecendo de mim entre tanta coisa para organizar e descurei completamente os cuidados com o meu cabelo. Em simultâneo passei por um deflúvio telógeno agudo derivado do stress e deixei de fazer o meu cronograma capilar (CC). O que aconteceu e como estou a recuperar o meu cabelo depois de tantos meses, com a ajuda das máscaras Lazartigue?

Cronograma capilar (CC), o que é? Quais as máscaras Lazartigue que correspondem a cada fase?

cronograma capilar (CC)

É um método empírico para cuidar do cabelo com o objetivo de obter fios hidratados, alinhados e sem frizz. Um dos aspetos importantes no cronograma capilar consiste em escolher 3 tipos de máscaras de forma a hidratar, nutrir e reconstruir o teu cabelo (3 passos diferentes, logo 3 tipos de máscaras). Saber que ingredientes escolher em cada máscara não é difícil. A presença e concentração de cada ingrediente ajuda a orientar na escolha de cada máscara.

Lazartigue Colour Protect

As máscaras de hidratação têm como efeito imediato conferir maciez e desembaraçar o cabelo. Cabelos opacos e ressequidos precisam destas máscaras (incluindo durante a exposição solar) e o resultado é um cabelo suave, leve e macio. Os ingredientes que deves procurar neste tipo de máscaras são: glicerina, pantenol, aloe vera, extratos vegetais de frutas e plantas, mel, aveia, derivados de açúcar e álcoois gordos. Deves procurar os seguintes termos nos ingredientes do rótulo: “extract” que significa extratos (habitualmente de plantas e frutas – alguns exemplos: melissa officinalis leaf extract, rosemarinus officinalis leaf extract), glycerin, glicol, gliceryl, cetyl alcohol, cetearyl alcohol, panthenol, aloe barbadensis extract, aloe vera. Da Lazartigue a máscara Colour Protect é uma máscara de hidratação.

As máscaras de nutrição são muito queridas dos cabelos secos, crespos, encaracolados e até dos finos e ásperos e o resultado é maior definição dos fios e menos frizz! Cabelos porosos, com excesso de volume e frizz gostam destas máscaras. Os ingredientes a procurar são os óleos (como o de coco, argão, abacate e outros) e também fórmulas ricas em manteigas, como a de carité e de cacau, por exemplo. No rótulo procura por estes termos: oil e butter, como coconut oil, shea butter, olive oil, avocado oil, argania spinosa oil. É fácil de decorar: óleos e manteigas são ótimos ingredientes nas máscaras de nutrição. Da Lazartigue a máscara Nourish-Light (nutrição leve para cabelos secos e finos) ou a Nourish (nutrição mais intensa para cabelo seco e espesso e a minha preferida das duas) são máscaras de nutrição.

Lazartigue Repair

As máscaras de reconstrução têm fórmulas com proteínas e aminoácidos. Os ingredientes que deves encontrar são a queratina, arginina, cisteína, ceramidas, colagénio e aminoácidos. No rótulo deves procurar por estes termos: keratin, hydrolyzed keratin, hydrolyzed collagen protein, creatine, arginine, cysteine, aminoacids, wheat protein, wheat aminoacids, hydrolyzed soy protein, entre outros. É provável que não encontres máscaras com estas designações logo no início da lista de ingredientes, mas se existirem reserva estas máscaras para a etapa de reconstrução, caso contrário o seu uso excessivo pode deixar os cabelos “duros” e com aspecto de palha. Da Lazartigue a máscara Repair é uma máscara de reconstrução.

O que sucedeu ao meu cabelo enquanto não fiz cronograma capilar (CC)?

Durante muitos meses não tive cabeça para colocar este método que uso há anos. O resultado? O meu cabelo ficou com um aspecto seco, opaco, ressequido, duro, sem vida. Não o reconheci! Ainda por cima mudei de casa, tive metade das minhas coisas em caixas durante semanas, mal sabia onde tinha o quê e fiz máscara mesmo muito raramente. Felizmente… voltei a fazer o cronograma capilar (CC) há cerca de 2 meses e o meu cabelo tem recuperado aquela VIDA de que eu tanto sentia falta! Da Lazartigue uso 3 máscaras para fazer o cronograma capilar: a Colour Protect para hidratar, a Nourish para nutrir e a Repair para reconstruir.

Como fazer o cronograma capilar (CC)?

cronograma capilar (CC)

Vou explicar-te agora como deves usar estes 3 tipos de máscara no teu cabelo. Aqui não faz sentido sermos paranóicas com a ordem das máscaras. A ordem basicamente ajuda a termos um “fio condutor” e a utilizar ingredientes diferentes no nosso cabelo. Cabelos com química (cor ou alisamento) podem ter necessidades diferentes de um cabelo virgem. Um cabelo virgem que não usa fontes de calor está muito menos danificado. O cronograma capilar (CC) vai devolver maciez, suavidade e brilho aos fios. Mas não é um milagre! Cabelos muito danificados podem precisar mesmo é de um bom corte e muitos cuidados. Sobre cosmética capilar recomendo que leias este artigo pela dermatologista Dra. Filipa Osório, onde a mesma também aborda o tema cronograma capilar.

No cronograma capilar (CC) podes fazer máscara 2 ou 3 vezes por semana. Eu opto por fazer 3 vezes e gosto dos resultados no meu cabelo. Mas 2 vezes é igualmente uma boa periodicidade. Vou mostrar-te abaixo os esquemas para fazer máscaras 2 e 3 x por semana. Cada letra corresponde a uma fase: H (fazer máscara de hidratação), N (fazer máscara de nutrição) e R (fazer máscara de reconstrução). Nota: o cronograma capilar é uma forma de cuidar do cabelo, não são só as 4 semanas, é um método para se fazer sempre ou sempre que se quiser.

Cabelos virgens, sem cor nem química: cronograma capilar (CC) para cabelos saudáveis

Se tiveres os cabelos virgens (sem cor nem química) e não usares fontes de calor, fazes o CC para cabelos saudáveis. O esquema é: 1ª semana: H / H / N; 2ª semana: H / N / H; 3ª semana: H / H / N; 4ª semana: H / N / R (acaba e voltas ao esquema da 1ª semana e assim sucessivamente). Para quem quer fazer apenas 2 vezes por semana, o esquema é: 1ª semana: H / H ou N ; 2ª semana: H / N; 3ª semana: H / N; 4ª semana: H / R (acaba e voltas ao esquema da 1ª semana e assim sucessivamente)

Cabelos virgens mas que usam fontes de calor: cronograma capilar (CC) para para cabelos danificados

Se tiveres os cabelos sem cor nem química mas usares fontes de calor, fazes o CC para cabelos danificados. O esquema é este: 1ª semana: H / N / H; 2ª semana: H / H / N; 3ª semana: H / N / H; 4ª semana: H / N / R (acaba e voltas ao esquema da 1ª semana e assim sucessivamente). Para quem quer fazer apenas 2 vezes por semana, o esquema é: 1ª semana: H / N ; 2ª semana: H / N; 3ª semana: H / N; 4ª semana: H / R (acaba e voltas ao esquema da 1ª semana e assim sucessivamente)

Cabelos com cor ou química que usam ou não fontes de calor: cronograma capilar (CC) para cabelos muito danificados

Se tiveres os cabelos com cor ou química (quer uses ou não fontes de calor), fazes o CC para cabelos muito danificados. O esquema é: 1ª semana: H / N / R; 2ª semana: N / H / N; 3ª semana: H / N / R; 4ª semana: H / H / N (acaba e voltas ao esquema da 1ª semana e assim sucessivamente). Para quem quer fazer apenas 2 vezes por semana, o esquema é: 1ª semana: H / N ; 2ª semana: H ou N / R; 3ª semana: H / N; 4ª semana: H ou N / R (acaba e voltas ao esquema da 1ª semana e assim sucessivamente)

E o que mudei no tratamento do meu cabelo após tantos meses de puro stress?

Fiz consulta de dermatologia, que já deveria ter feito há mais tempo. De facto e com a observação e exame de tricoscopia descobrimos não só que passei por um deflúvio telógeno agudo, fruto de tanto stress, e que a alopécia ganhou terreno por força da idade. Por isso mudei a terapêutica toda.

Normalmente, temos cerca de 5-10% dos cabelos em fase final do ciclo, que dura 3 a 4 meses, e finda a qual o cabelo cai (empurrado pelo novo cabelo que surge no mesmo folículo). O cansaço, a preocupação e a ansiedade acima do habitual podem acelerar a entrada em fase de queda de muitos mais folículos, o que pode determinar, meses depois, 20 a 30% dos folículos em fase de queda, em vez dos 5-10% habituais.

Apenas por uma questão de partilha acho importante mostrar que um tratamento não deve ser igual para sempre. A alopécia androgenética (falta de densidade capilar) tem a sua evolução e por isso há que fazer ajustes sempre que necessário. Cada caso é um caso e aquilo que é o mais indicado para mim pode não ser o mais indicado para outra pessoa. Além disso cada pessoa responde ao tratamento de forma diferente. Passei da terapêutica minoxidil tópico e oral (o oral em manipulado) + espironolactona + finasterida + dutasterida para o dobro da dose de espironolactona e um manipulado de minoxidil com flutamida, mantendo o minoxidil tópico. O dermatologista diz que em 4 meses notarei diferenças e em 6 meses fazemos a consulta de seguimento.

 

Recuperar o meu cabelo tem sido TÃO IMPORTANTE para a minha autoestima. O stress, doenças como a Covid, falta de cuidados, excesso de ferramentas de calor, lavagens desadequadas, falta de hidratação e nutrição podem aniquilar fios bonitos e com aspeto saudável. Felizmente recuperei o rumo e conto com a Lazartigue neste processo, marca que também me foi referida em consulta.

 

Fotografia: Andreia Fonseca

Posts relacionados

Lambdapil: 3 aliados para reforço capilar com nova imagem

Como me colocam muitas questões sobre o suplemento que tomo, o Lambdapil 5 α Plus da ISDIN, e também sobre a diferença em relação aos outros suplementos capilares da marca, e a propósito da mudança de imagem sei ...

Julho 2, 2025

As minhas estratégias para estimular o crescimento de novo cabelo

Decidi escrever este artigo depois de muitas perguntas nas redes sociais sobre o que estou a fazer para ter tanto cabelo a nascer. Vou relatar este como um caso meramente pessoal. Existem muitas razões para ter q...

Março 13, 2025

Best of Haircare 2024 (os clássicos e as novidades)

Cheguei a um dos meus temas favoritos neste conjunto de artigos Best of 2024 (os clássicos e as novidades): os cuidados com o cabelo. 2024 foi um ano de excelentes descobertas, MESMO! Houve produtos que considere...

Janeiro 14, 2025

Comenta este post

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

As seguintes regras de RGPD (Regulamento Geral Proteção de Dados) terão de ser lidas e aceites:
Este formulário armazena o teu nome, e-mail e conteúdo para que possamos acompanhar os comentários colocados no site. Para mais informações, consulta a nossa política de proteção de dados, onde obterás mais informações sobre onde, como e por que armazenamos os teus dados.

recebe as novidades beautyst

    A

    Aceito as condições gerais. Consulta a nossa política de proteção de dados. Este website está protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e Condições do Serviço do Google são aplicáveis.

    My beauty Wishlist

    Copyright Beautyst . 2025