As 3 coisas piores que podemos fazer ao cabelo (segundo o dermatologista)

As 3 coisas piores que podemos fazer ao cabelo

Leio vezes e vezes sem conta a pergunta “Quais são as piores coisas que podemos fazer ao cabelo” e “O que contribui para a queda?”. Porque o que se diz na internet a maior parte das vezes não tem qualquer evidência, decidi fazer a pergunta ao meu dermatologista, o Dr. Rui Oliveira Soares, que como sabem já me acompanha há muitos anos e é um dos grandes especialistas em cabelo em Portugal.

P: Quais são as coisas piores que posso fazer ao meu cabelo e que influenciam a queda do mesmo?
Estilo de vida

R: Sabemos hoje que fumar determina maior aporte sanguíneo ao folículo e reduz a taxa de divisão celular no mesmo, contribuindo à queda e à perda de folículos. O excesso de peso também determina um efeito negativo sobre o folículo por via hormonal (síndroma de resistência à insulina). O exercício, por via da redução do stress, de manter o peso ideal e contribuir à homeostasia hormonal, tem efeito benéfico sobre a preservação do cabelo. Finalmente, a alimentação variada torna mais improvável a perda de cabelo carencial por défices de proteínas, ferro, zinco, selénio, etc. Neste caso, o pior que posso fazer é fumar, ser sedentário, viver em constante stress e alimentar-me mal.

As 3 coisas piores que podemos fazer ao cabelo

Agressões

Toda a agressão química ou física, sobretudo se repetida é de evitar. Não se deve pintar ou descolorar mais que uma vez por mês (sobretudo com tintas permanentes, que são mais agressivas). Evitar tranças sob tração (mais frequentemente usadas no cabelo crespo). Evitar tratamentos de tração frequente e tratamentos químicos agressivos. Proibido secar a alta temperatura com o cabelo muito molhado (“fervemos” o cabelo). Não devemos expor ao sol de forma excessiva.

Medicamentos

Muitos medicamentos aumentam a queda de cabelo. A queda pode ser previsível (quimioterapia com medicamentos citoestáticos, que reduzem a taxa de divisão das células no folículo) ou imprevisível (múltiplos medicamentos têm como efeito adverso pouco frequente a queda de cabelo). Dos de uso frequente vale a pena referir a isotretinoína (usado para acne), os anti-depressivos (Portugal é líder em utilização per capita), os anti-hipertensores e os androgénios (por vezes associados à prática de musculação).

As 3 coisas piores que podemos fazer ao cabelo

Rui Oliveira Soares (Dermatologista)

Fiquei bastante elucidada com esta explicação, e havia algumas coisas que não tinha ideia, como o tabaco, a falta de exercício e alguns dos medicamentos mencionados. Confesso que um dos benefícios que passei a associar à prática de exercício é precisamente a gestão do stress que ajuda à preservação do cabelo.

Que coisas sentes que influenciam o aumento de queda do teu cabelo?

Fotografia: Yellow Savages

Posts relacionados

Transplante capilar: saber para além do óbvio

Existem ainda muitos mitos associados ao transplante capilar. Por este motivo, convidei a Dra. Filipa Osório, dermatologista que faz consulta de cabelo e transplante capilar na Clínica de Dermatologia Prof. Sofia...

Fevereiro 17, 2024

Biotina 5000 µg: cabelo e unhas podem beneficiar da suplementação?

A biotina (conhecida como a "vitamina da beleza do cabelo") contribui para a manutenção de uma pele e cabelo normais. Mais recentemente temos vindo a ouvir falar do uso de biotina 5000 µg (existem várias marcas n...

Janeiro 25, 2024

11 soluções de beleza para cabelo sem as quais não consigo viver

É muito difícil para mim eleger apenas meia dúzia de soluções para cabelo porque sou uma verdadeira apaixonada por tudo o que me faça sentir BEM mas também porque se trata da minha área de trabalho e por esse mot...

Janeiro 10, 2024

4 comentários

  1. Cristina diz:

    Meu médico mandou a isotretinoina para parar minha queda de cabelo , e aquí diz que e todo o contrario , naó sei que fazer

    1. Joana Alvares diz:

      Cristina, deves seguir a recomendação do teu médico. Cada caso é um caso. Se não estiveres satisfeita com o acompanhamento médico que tens podes e deves procurar uma segunda opinião. No entanto, a medicina não dá uma resposta igual para todas as pessoas. Um grande beijinho. Qualquer outra questão diz pf, como te posso ser útil.

  2. Inalda diz:

    Amei as Dicas ganhou uma seguidora, amo dar Dicas sobre cabelos também conhecimento nunca é de mais.

    1. Joana Alvares diz:

      Que bom! Um grande beijinho! Joana

Comenta este post

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

As seguintes regras de RGPD (Regulamento Geral Proteção de Dados) terão de ser lidas e aceites:
Este formulário armazena o teu nome, e-mail e conteúdo para que possamos acompanhar os comentários colocados no site. Para mais informações, consulta a nossa política de proteção de dados, onde obterás mais informações sobre onde, como e por que armazenamos os teus dados.

recebe as novidades beautyst

    A

    Aceito as condições gerais. Consulta a nossa política de proteção de dados. Este website está protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e Condições do Serviço do Google são aplicáveis.

    My beauty Wishlist

    Copyright Beautyst . 2024