Rotina pele oleosa / acneica Skinceuticals e 3 dicas importantes

blemish age defense

# Artigo escrito em parceria com a Skinceuticals. Disclaimer: embora este artigo seja uma parceria, ele contém apenas as minhas opiniões sinceras sobre este tema. Todas as parcerias são pensadas por forma a serem informativas e úteis, e acima de tudo, com marcas e produtos com os quais eu me identifico. Para quem me conhece já há algum tempo sabe como sou fã das propostas Skinceuticals. É muito frequente receber mensagens de seguidoras minhas que ao passar a usar um ou dois produtos Skinceuticals referem que finalmente vêem resultados na sua pele. E eu confirmo. É uma das minha marcas favoritas de cuidados de rosto, com respostas muito eficazes e com resultados que efetivamente se vêem. Hoje vou mostrar 3 dicas importantes a ter nas peles oleosas / acneicas e 2 opções de rotina para pele oleosa / acneica mediante os objetivos a atingir.

beautyst

Rotina pele oleosa / acneica – 3 dicas importantes
  • Antes de mais se existem queixas relacionadas com acne é fundamental a visita ao dermatologista. Consultar um dermatologista pode evitar que as formas mais iniciais da acne se transformem em lesões inflamatórias que podem levar à formação de cicatrizes. Ao não atuar nos fatores que ponteciam a acne pode fazer com que esta se torne crónica.
  • Em segundo lugar, a limpeza da pele. Este passo é importantíssimo, e com limpeza refiro-me a uma limpeza suave e adequada, 2 x por dia, e que não tem de ser nem agressiva nem demasiado adstringente. A pele não deve ficar com a sensação “bancada de cozinha”. É importante não destabilizar a barreira cutânea da pele. Ao fazer limpezas demasiado adstringentes, frequentes ou agressivas a barreira cutânea da pele enfraquece deixando-a mais suscetível a inflamação, desidratação e maior suscetibilidade aos agressores externos, piorando o quadro da pele oleosa / acneica.
  • Por último não podemos esquecer que mesmo peles oleosas / acneicas podem ter outros “problemas” como manchas, sinais de desidratação, linhas e rugas. Por isso é importante que a rotina de rosto tenha isso em conta, não havendo só uma solução para todas as peles oleosas / acneicas e para todo o ano. Mais à frente mostro 2 opções de rotina para pele oleosa / acneica, com as soluções Skinceuticals.
campos store
Acne no adolescente e acne na idade adulta: qual a diferença?
  • A acne é uma doença de pele muito frequente, que atinge cerca de 80% dos jovens. Muitos adolescentes são ainda “orientados” por conselhos nem sempre adequados ou de pessoas não especializadas na área. A acne no adolescente caracteriza-se sobretudo por borbulhas vermelhas / com pus e por pontos negros não só no rosto, sobretudo na zona T (testa, nariz e queixo) como por vezes também na zona do decote e costas. Nalgumas situações, se não for efetuado um tratamento adequado, prescrito pelo dermatologista, poderão ocorrer cicatrizes permanentes. A acne nesta idade está relacionada, sobretudo, com variações hormonais.
  • No adulto a acne tardia concentra-se mais no queixo e malar, ao contrário do que acontece na adolescência. Pode estar relacionada com algumas hormonas, como o cortisol, que são libertadas em maior quantidade em períodos de stress, durante o período menstrual, em que a produção de sebo aumenta, e com a utilização de produtos inadequados (comedogénicos) que poderão piorar o quadro de acne.
Rotina para pele oleosa / acneica com sinais de desidratação
a) Rotina da manhã

rotina pele oleosa

1. Limpeza com o Blemish + Age Cleanser e o Tónico Blemish + Age

Um gel de limpeza de contém ácido glicólico, ácido salicílico e lipohidroxiácidos e que fará uma renovação da pele sem destabilizar a barreira cutânea. O tónico é uma solução purificante com lipohidroxiácidos que desobstrui os poros e remove as células mortas à superfície da pele.

  • Mais informações sobre o Blemish + Age Cleanser aqui e sobre o Tónico Blemish + Age aqui.

2. Antioxidante Silymarin CF

Este deve ser o 1º passo da rotina da manhã depois da limpeza. É um passo fundamental para prevenir os sinais de envelhecimento da pele e atua também como um “escudo” protetor em relação às agressões externas funcionando ainda como uma proteção extra contra os danos solares. Silymarin CF é um sérum de vitamina C pura para pele oleosa e com tendência acneica, que contém 15% de ácido L-ascórbico (vitamina C pura), 0,5% de silimarina, 0,5% de ácido ferúlico e 0,5% de ácido salicílico para prevenir a oxidação lipídica que pode gerar a formação de radicais livres e promover o aparecimento de imperfeições cutâneas. A fórmula não contém óleo. Este antioxidante demonstrou clinicamente reduzir a oxidação dos lípidos em até 76%, reduzir a oleosidade, melhorar a textura, a luminosidade e as rídulas.

  • Já expliquei tudo sobre antioxidantes aqui e sobre este recente lançamento aqui.
  • Mais informação sobre o Silymarin CF aqui.

3. Hidratação oil free com o Sérum Phyto Corrective

O Sérum Phyto Corretive é dos meus séruns favoritos, e sim, para todos os tipos de pele. É um sérum que confere hidratação sem pesar, oil free, e adequado mesmo em peles oleosas / acneicas desidratadas (com falta de água). É muito leve, a textura é mesmo das mais leves que já usei neste tipo de séruns e bastam 3 gotas imediatamente antes do protetor solar para que a pele recupere a hidratação, fique apaziguada e suavizada, com linhas esbatidas. É ainda um sérum calmante o que é importante em peles que podem apresentar inflamação como as peles acneicas.

  • Já mostrei as 4 opções de sérum de hidratação Skinceuticals (por tipo de pele e objetivos) aqui.
  • Mais informações sobre o Sérum Phyto Corrective aqui.

4. Protetor solar Oil Shield UV Defense

Sim, pode ficar assim completa esta rotina da manhã com o protetor solar Oil Shield! Usar o sérum Phyto Corrective é o essencial para garantir hidratação em peles oleosas, selando a mesma com o protetor solar que também tem capacidade hidratante, embora deixando a pele perfeitamente mate e sem oleosidade. O acabamento é um creme com toque seco, deixa a pele muito confortável, sem repuxar e sem oleosidade.

  • Já falei neste artigo sobre a importância de associarmos sempre um antioxidante ao protetor solar na rotina da manhã.
  • Mais informações sobre o Oil Shield UV Defense aqui.
b) Rotina da noite

rotina pele oleosa

1. Limpeza

A limpeza pode ser feita com os mesmos produtos. Para quem prefere uma espuma de limpeza (em vez de um cleanser) também pode ser usada a Soothing Cleanser que se adequa muito bem a peles sensíveis.

  • Mais informações sobre a espuma Soothing Cleanser aqui.

2. Renovador celular

De seguida e em pele limpa para fazer renovação celular o Sérum Blemish + Age Defense – um sérum ideal para pele oleosa que procura um cuidado antienvelhecimento. É um cuidado específico e não comedogénico para cuidar das imperfeições e sinais da idade. Contém uma nova combinação de ácidos, com ácido dioico e uma formulação ótima de alfa e beta hidroxiácidos, para prevenir imperfeições, minimizar marcas e reduzir o aspeto de rídulas e rugas. Pode ser usado todas as noites.

  • Já falei sobre o que são renovadores celulares e a sua importância numa rotina antienvelhecimento aqui.
  • Mais informações sobre o Sérum Blemish + Age Defense aqui.

3. Hidratação

Em peles oleosas que procuram um cuidado hidratante na rotina da noite, o Daily Moisture é o hidratante indicado, um creme redutor de poros para peles normais a oleosas, bastará uma pequena quantidade em todo o rosto imediatamente após a aplicação do sérum anterior.

  • Já falei sobre as várias propostas de creme de hidratação Skinceuticals aqui.
  • Mais informações sobre o Daily Moisture aqui.
Rotina para pele oleosa / acneica com manchas e sinais de idade
a) Rotina da manhã

rotina pele oleosa

1. Limpeza com o Blemish + Age Cleanser e o Tónico Blemish + Age

2. Antioxidante Silymarin CF ou Phloretin CF Gel

Mediante a pele, se tiver manchas de hiperpigmentação poderá fazer mais sentido o Phloretin CF Gel. É um sérum em gel que oferece o mesmo espetro de proteção ambiental e a mesma correção que o Phloretin CF Sérum mas numa textura em gel, acelerando a renovação celular e diminuindo a tez baça e a hiperpigmentação. Contém 10% de vitamina C pura, 2% phloretin, um antioxidante que atua na hiperpigmentação, e 0,5% de ácido ferúlico que maximiza a ação da vitamina C.

  • Mais informações sobre o Phloretin CF Gel aqui.

3. Hidratação e correção dos sinais da idade com o sérum H.A. Intensifier

É muito mais que um sérum de ácido hilaurónico, é uma fórmula multibenéfica com uma elevada concentração de ácido hialurónico de vários pesos moleculares, Proxylane (uma molécula patenteada antienvelhecimento) e extrato de arroz roxo, melhorando a firmeza, elasticidade, hidratação, linhas e rugas. Os níveis de ácido hialurónico da pele aumentam em 30%, as rugas e linhas são atenuadas, a textura sérum-gel cria uma tela suave sobre a pele.

  • Mais informações sobre o H. A. Intensifier aqui.

4. Protetor solar Oil Shield UV Defense

b) Rotina da noite

rotina pele oleosa1. Limpeza

A limpeza pode ser feita com os mesmos produtos ou com a espuma Soothing Cleanser (excelente para peles sensíveis).

2. Renovador celular

De seguida e em pele limpa usar um cuidado renovador celular desta forma:

Glycolic 10 Renew Overnight ou Retinol 0.3 (este só de Outubro a Março) no máximo 3 noites por semana (em noites intercaladas – introduzir de forma lenta na rotina, primeiro 1x por semana, depois 2x e aumentar para 3x apenas se a pele tolerar) – ambos são renovadores celulares potentes, deixando a pele renovada, com menos marcas, e manchas de hiperpigmentação atenuadas. O Glycolic 10 Renew Overnight dispensa a colocação de creme de seguida em peles oleosas / acneicas. É um creme com 10% de ácido glicólico livre, ácido fítico e um complexo apaziguante. Estimula a renovação celular para uma luminosidade renovada e um grão de pele afinado e comprovou uma melhoria de 36% na luminosidade da pele. Agitar antes de usar.

Já o Retinol 0.3 é um cuidado antienvelhecimento por excelência, que contém 0,3% de retinol puro. Após a sua aplicação deve ser sempre usado um cuidado hidratante. É um cuidado de noite de elevada potência, estimulando a regeneração celular e a síntese de colagénio para diminuir a aparência de linhas, rugas e manchas. Preserva a melhor estabilidade do retinol e minimiza a irritação comumente associada ao uso de retinol.

Blemish + Age Defense Sérum nas restantes noites

  • Mais informações sobre o Glycolic 10 Renew Overnight aqui, sobre o Retinol 0.3 aqui e sobre o Blemish + Age Defense Sérum aqui.

3. Hidratação

Com o sérum H.A. Intensifier e/ou o creme hidratante Daily Moisture. Podem ser usados os dois na mesma rotina, primeiro o H.A. Intensifier e depois o Daily Moisture se a pele estiver bastante desidratada / com sinais de envelhecimento como rugas, linhas, perda de firmeza. Caso contrário o Daily Moisture será suficiente.

 

Estes são apenas dois exemplos para um rotina de pele oleosa / acneica Skinceuticals com os excelentes cuidados da marca. É possível fazer outras combinações de produtos e intercalar estas propostas de diversas maneiras, mas são dois exemplos de como fazer uma rotina eficaz para este tipo de peles! Já usas ou conheces alguma destas soluções Skinceuticals?

 

Fotografia: Márcia Soares

Posts relacionados

8 erros de skincare provocados pelas redes sociais

As redes sociais podem ser mais ou menos importantes para a nossa saúde, mas devem, acima de tudo, ser responsáveis. Depois de trabalhar no projeto Beautyst há 3 anos e outros 15 anos na Indústria Farmacêutica, o...

Novembro 16, 2021

Tudo sobre hiperpigmentação e manchas: o que fazer?

O período pós férias costuma ser sinónimo de regresso às rotinas e no que diz respeito a cuidados após o verão a análise de que o nosso rosto se tornou mais “manchado”, com hiperpigmentação. Mas a hiperpigmentaçã...

Outubro 1, 2021

Caudalie Vinopure: novidade para pele oleosa / com tendência acneica

A mais recente novidade da Caudalie é uma solução natural para a pele com tendência acneica: Caudalie Vinopure. A acne é uma doença de pele que afeta uma grande percentagem da população, provocando lesões na pele...

Setembro 21, 2021

Comenta este post

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

As seguintes regras de RGPD (Regulamento Geral Proteção de Dados) terão de ser lidas e aceites:
Este formulário armazena o teu nome, e-mail e conteúdo para que possamos acompanhar os comentários colocados no site. Para mais informações, consulta a nossa política de proteção de dados, onde obterás mais informações sobre onde, como e por que armazenamos os teus dados.

recebe as novidades beautyst

    A
    Aceito as condições gerais. Consulta a nossa política de proteção de dados. Este website está protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e Condições do Serviço do Google são aplicáveis.

    My beauty Wishlist