Protetor solar de rosto – basta numa rotina antienvelhecimento?

beautyst

# Artigo escrito em parceria com a Skinceuticals. Disclaimer: embora este artigo seja uma parceria, ele contém apenas as minhas opiniões sinceras sobre este tema. Todas as parcerias são pensadas por forma a serem informativas e úteis, e acima de tudo, com marcas e produtos com os quais eu me identifico. Cada vez mais estamos consciencializadas de que a utilização de um protetor solar de rosto é fundamental para prevenir o envelhecimento da pele. Afinal mais de 90% dos sinais do envelhecimento da pele se devem à exposição solar. Mas grande parte das mulheres faz apenas o protetor solar de rosto na rotina da manhã esquecendo a dupla antioxidante + protetor solar, que permite uma proteção e correção dos sinais do envelhecimento da pele. Então o que se ganha em fazer esta combinação? Qual a última novidade para peles oleosas? E quais as combinações antioxidante + protetor solar por tipo de pele?

Envelhecimento da pele e a importância dos antioxidantes

Sabemos que existem duas questões importantes quando analisamos o envelhecimento da pele:

  • Fatores intrínsecos: 30% do processo de envelhecimento deriva de fatores intrínsecos como consequência da desidratação, genética, alterações hormonais, desaceleração metabólica
  • Fatores extrínsecos: 70% do processo natural de envelhecimento advém de causas externas como poluição, hábitos tabágicos, alimentação e exposição à radiação UV (chamado envelhecimento atmosférico)

Os agressores atmosféricos são para a nossa pele uma ameaça constante, uma vez que induzem a formação de radicais livres que podem danificar estruturas importantes da nossa pele como o DNA, o colagénio e a elastina. Para quem não sabe o que é um radical livre expliquei tudo aqui. De uma forma muito simples, os radicais livres aparecem quando nos expomos a estas agressões externas – são átomos ou moléculas que possuem um eletrão desemparelhado estando permanentemente à procura desse mesmo eletrão em células “boas”.

protetor solar rosto

O que fazem então os antioxidantes? Porque é que o protetor solar de rosto não é suficiente?

Os antioxidantes encerram a cascata de radicais livres, doando moléculas – eletrões – com as quais os radicais livres podem emparelhar novamente. Os antioxidantes além de neutralizarem os radicais livres – a causa número um do envelhecimento da pele – promovem uma pele mais luminosa e uniforme, enquanto minimizam linhas finas.

Como identificar os antioxidantes e ter a certeza de que são eficazes?
  • Vitamina C: é fotoprotetora, estimula a produção de colagénio e é anti-inflamatória
  • Vitamina E: faz sinergia com a vitamina C (quando usadas em conjunto potenciam os seus resultados) e tem ação hidratante
  • Ácido ferúlico: inibe os danos ao nível do DNA e tem uma ação sinérgica com outros antioxidantes
  • Floretina (ou phloretin): atua nos melanócitos (ideal para pele hiperpigmentada / com manchas) e melhora a penetração cutânea dos outros antioxidantes
  • Resveratrol: tem uma ação antioxidante direta e indireta e prolonga o tempo de vida celular (há mais que uma forma de resveratrol e a usada em Skinceuticals tem propriedades antioxidantes)

Mas os antioxidantes são conhecidos por serem instáveis e dependendo da formulação do produto, nem todos penetram de forma adequada na pele. Por isso é muito importante ter a garantia de que um antioxidante vai ser EFICAZ. A Skinceuticals é a uma verdadeira autoridade nesta matéria, uma marca de médicos para médicos, que se inicia pela mão do dermatologista e cientista Dr. Sheldon Pinnel, dermatologista académico e chefe de dermatologia na Universidade de Duke. Estas investigações permitiram concluir que para um antioxidante com vitamina C penetrar na pele e ser eficaz deve cumprir 3 regras, conhecidos como a Patente Antioxidante Duke:

  • A vitamina C deve estar presente sob a forma pura, ou seja ácido L-ascórbico
  • A concentração deve variar entre 10-20%
  • A formulação deve ser feita em pH acídico, inferior a 3.5

beautyst

Dupla proteção: protetor solar de rosto e antioxidante – porquê?

O protetor solar de rosto, por si só, apenas tem a capacidade de proteger a pele de 55% dos radicais livres1. O envelhecimento extrínseco da pele resulta de quê, então?

  • RADIAÇÃO UVA / UVB2 Os raios UVA (estáveis todo o ano) induzem radicais livres que causam descoloração e quebra do suporte estrutural da pele, enquanto os raios UVB danificam diretamente a pele, causando queimaduras solares.
  • LUZ VISÍVEL A exposição à luz visível vem de muitas fontes, incluindo luz solar, iluminação interna, televisões, dispositivos móveis e computadores. A exposição à luz visível gera radicais livres que podem levar ao envelhecimento prematuro e à descoloração da pele.
  • RADIAÇÃO IV-A2 A radiação Infravermelha (IV) é o tipo de luz que não pode ser vista com os olhos, mas pode ser sentida como calor na pele. A radiação IV-A estimula a geração de radicais livres.
  • POLUIÇÃO
  • OZONO3 O ozono ao nível do solo também conhecido como “o mau ozono” é criado quando a luz solar reage com produtos químicos encontrados nos gases de escape dos automóveis e poluentes industriais que contêm metais pesados, gases nocivos e material particulado. O ozono no nível do solo esgota os níveis de antioxidantes da pele, causando-lhe mais danos.

1. Haywood, R. et al (2006), J. Invest Dermatol 121:862-868; 2. Skin Photoaging and the Role of Antioxidants in Its Prevention. R. Pandel, b. Pojask, A.Godic, R. Dahmane. ISRN Dermatology Volume 2013, Artile ID 930164; 3. Environmental Protection Agency and World Health Organization

Quando utilizados em conjunto, os antioxidantes e os protetores solares de amplo espectro Skinceuticals fornecem proteção abrangente contra os sinais de envelhecimento visível causados ​​por agressores atmosféricos. Assim, a rotina ideal para uma proteção completa deve ser composta por:

  1. Um antioxidante que previne a formação de radicais livres, impedindo a degradação de estruturas importantes como o DNA, colagénio e elastina +
  2. Um protetor solar de rosto que nos protege contra os efeitos da radiação solar

protetor solar rosto

O novo protetor solar de rosto para pele oleosa: Oil Shield UV Defense Sunscreen

O último lançamento Skinceuticals , que vem complementar o antioxidante específico para pele oleosa, o Silymarin CF, de que já falei aqui, contém um filtro duplo com proteção de largo espectro, para pele mista, oleosa e/ou acneica, num creme que absorve o excesso de oleosidade na pele, com um acabamento toque seco! Suaviza a textura da pele e minimiza o aparecimento de poros. A textura é incrível, ao tocar na pele é como um creme hidratante que se transforma, deixando um toque completamente seco! Posso comprovar! Este novo protetor solar contém:

  • 1,5% de filtro mineral
  • 23% de filtros químicos
  • Sílica – que absorve o excesso de sebo para um acabamento mate

oil shield

protetor solar rosto

protetor solar rosto

 

Combinações antioxidante + protetor solar de rosto consoante o tipo de pele

Como resumo deixo aqui aquela que será a combinação ideal do antioxidante + protetor solar de rosto por tipo de pele:

1. Pele oleosa, que dupla antioxidante + protetor solar deve ser usada?

A dupla antioxidante + protetor solar de rosto para pele oleosa é:

Para uma pele oleosa que gosta de pouco passos e não necessita de hidratação adicional, pode fazer esta rotina simples. Primeiro passo em pele limpa é sempre o antioxidante e o último passo, antes da maquilhagem, é sempre o protetor solar.

  • Onde encontrar? Por exemplo aqui (Silymarin CF) e aqui (Oil Shield UV Defense Sunscreen)

oil shield

 

2. Pele com manchas, que dupla antioxidante + protetor solar  deve ser usada?
  • Phloretin CF como antioxidante (em sérum para pele normal, seca e mista ou em gel para pele oleosa) +
  • Advanced Brightening UV Defense Sunscreen (este protetor é o que uso e funciona muito bem em peles secas, normais e mistas)
  • Onde encontrar? Por exemplo aqui (Phloretin CF sérum), aqui (Phloretin CF gel) e aqui (Advanced Brightening UV Defense Sunscreen)

protetor solar rosto

 

3. Pele sensível, que dupla antioxidante + protetor solar deve ser usada?
  • Sérum 10 como antioxidante +
  • Sheer Mineral UV Defense (em peles claras e médias resulta muito bem, se forem mais morenas basta aplicar a maquilhagem por cima. A textura é uuuuultra fluida, no entanto exatamente por ser mineral, se a pele for morena ou muito morena pode perceber-se o tom do protetor se não se usar maquilhagem)
  • ou o Mineral Radiance UV Defense (também 100% mineral e tem cor, uniformizando o tom da pele – em peles morenas / muito morenas pode ficar claro, aconselho testar)
  • Onde encontrar? Por exemplo aqui (Sérum 10), aqui (Sheer Mineral UV Defense) e aqui (Mineral Radiance UV Defense)

protetor solar rosto

 

4. Pele normal a seca, com linhas e perda de firmeza, que dupla antioxidante + protetor solar deve ser usada?
  • C E Ferulic como antioxidante (já falei dele no artigo sobre favoritos de pele de 2020 aqui) +
  • Ultra Facial UV Defense (um protetor solar que ainda hidrata a pele, ideal para uma pele normal a seca: pode ser aplicado por cima do hidratante ou em substituição deste!)
  • Onde encontrar? Por exemplo aqui (C E Ferulic) e aqui (Ultra Facial UV Defense)

protetor solar rosto

 

5. Zona ocular, que dupla antioxidante + protetor solar  deve ser usada?
  • AOX Eye Gel como antioxidante (já falei dele no artigo sobre favoritos de pele de 2020 aqui) +
  • Mineral Eye UV Defense (protetor 100% mineral, sem migração, com cor e acabamento blur que constitui uma boa base de maquilhagem para a zona ocular)
  • Onde encontrar? Por exemplo aqui (AOX Eye Gel) e aqui (Mineral Eye UV Defense)

Já fazes a dupla proteção antioxidante + protetor solar?

 

Fotografia: Márcia Soares

Disclaimer: Este artigo contém links afiliados. Ou seja, se comprares os produtos através dos links que eu disponibilizo (no dia ou até uns dias a seguir), eu ganho um valor sobre essa mesma compra, e o mesmo é utilizado para adquirir outros produtos para testar e fazer reviews para este projeto. Os links foram escolhidos com o objetivo de te apresentar opções seguras de compra. Eu utilizo vários dos produtos mencionados neste artigo na minha rotina de rosto habitual.

Posts relacionados

DermaGlow, rejuvenescer em 3 sessões, é possível?

Os protocolos em dermatologia estão a tornar-se cada vez mais eficazes para dar resposta às queixas de pele mais frequentes, combinando tecnologia de ponta e os equipamentos mais avançados para resultados naturai...

Junho 15, 2024

Foreo Luna 3 e o método infalível para uma pele radiante

Há uns anos fiz um artigo bastante completo sobre a minha experiência com a Foreo e com a opinião de dermatologistas. Na verdade, procuro mexer o mínimo possível na minha pele, e a Foreo realiza uma esfoliação fí...

Maio 21, 2024

High Collagen 2.0, o novo suplemento de colagénio: o que muda?

Quando envelhecemos, a nossa pele passa por algumas mudanças inesperadas. O colagénio, que é como o "cimento" que mantém a nossa pele firme e suave, começa a diminuir em quantidade e qualidade. Isso significa que...

Março 10, 2024

Comenta este post

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

As seguintes regras de RGPD (Regulamento Geral Proteção de Dados) terão de ser lidas e aceites:
Este formulário armazena o teu nome, e-mail e conteúdo para que possamos acompanhar os comentários colocados no site. Para mais informações, consulta a nossa política de proteção de dados, onde obterás mais informações sobre onde, como e por que armazenamos os teus dados.

recebe as novidades beautyst

    A

    Aceito as condições gerais. Consulta a nossa política de proteção de dados. Este website está protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e Condições do Serviço do Google são aplicáveis.

    My beauty Wishlist

    Copyright Beautyst . 2024