Creme hidratante – os essenciais e 7 dicas de hidratação

creme hidratante

# Artigo escrito em parceria com a Skinceuticals. Disclaimer: embora este artigo seja uma parceria, ele contém apenas as minhas opiniões sinceras sobre este tema. Todas as parcerias são pensadas por forma a serem informativas e úteis, e acima de tudo, com marcas e produtos com os quais eu me identifico. No Inverno todas precisamos de um cuidado de hidratação extra e o creme hidratante tem um papel preponderante e essencial para manter a pele bonita, melhorando a textura e elasticidade da pele. Não é demais relembrar que nesta altura podemos ainda precisar de um cuidado adicional ao nível da hidratação e pode também fazer a diferença a inclusão de um cuidado com ácido hialurónico, seja em produto cosmético, em suplemento e/ou procedimento médico estético (expliquei tudo sobre este tema aqui). Mas hoje quero mostrar-te 4 opções espetaculares para hidratares e cuidares da tua pele mediante o teu tipo de pele e objetivos.

Essenciais de inverno, creme hidratante e as minhas dicas para ti

Escolher um bom creme hidratante não parece ser uma tarefa fácil para muitas mulheres. Por isso a minha primeira dica vai no sentido de sabermos qual o nosso tipo de pele e quais os nossos objetivos para saber que creme hidratante escolher. A nossa pele é seca? É mista ou oleosa? Precisa de um conforto extra? Precisa de combater sinais de envelhecimento? Esse é o primeiro passo! As minhas  7 dicas de gestos e produtos essenciais de inverno são estas:

1. A nossa pele não é igual 365 dias no ano

Por isso é muito natural que tenhamos de adaptar a rotina de rosto mediante o estado da nossa pele. Uma pele que no inverno pode preferir um cuidado para pele seca, no verão poderá dar-se melhor com um creme para pele mista. Podemos preferir um creme à noite que restaura a barreira hidrolipídica da pele e de manhã usarmos um hidratante mais minimalista. O importante é saber reconhecer as características da pele todo o ano e adaptar a nossa rotina.

2. Usar água quente, sim ou não?

A água quente no inverno parece tentadora no duche, mas não há pior para a nossa pele! Destabiliza a barreira hidrolipídica, deixando a pele mais frágil, desidratada, a repuxar, sem brilho… Água morna é o ideal. Eu termino sempre com um jato de água fresca!

3. Lavar o rosto quantas vezes por dia?

É mesmo indispensável lavar o rosto várias vezes por dia? Este gesto pode destabilizar a barreira cutânea. Há várias formas de fazer a limpeza do rosto sem termos de usar água. Uma loção desmaquilhante, um óleo de limpeza a passar de seguida com uma loção e finalizar com um tónico, por exemplo. A minha pele tolera mal 2 lavagens por dia. Para uma pele seca, lavar demais pode levar a um ressecamento maior (é o que me acontece, basta durante uma semana lavar o rosto 2 x por dia!). Para a pele oleosa pode acontecer o efeito rebote com o aumento da produção de óleo. A minha sugestão é não exagerar e fazer a frequência de limpeza que a nossa pele tolera! Experimentar e ver o que resulta connosco. Testar, testar, testar!

beautyst

4. Sérum de ácido hialurónico – um indispensável!

Usar um sérum de ácido hialurónico antes do nosso hidratante, dia e noite faz maravilhas pelos níveis de hidratação da pele, e isto é válido TAMBÉM para uma pele oleosa. Já deixei várias sugestões por tipo de pele aqui.

5. Melhorar a textura e hidratação da pele?

Como melhorar MESMO a textura e hidratação da pele? Recomendo o seguinte:

  • Dormir mais (essencial para a renovação celular). Beber água! (em vez de um copo de água de vez em quando, ingerir pelo menos 1,5 l de água por dia). Ingerir vitaminas regularmente (2 a 3 peças de fruta e pelo menos 3 a 4 porções de vegetais por dia). Fazer exercício físico regular (importante para oxigenar a pele). Reservar o consumo de álcool para 1 a 2 x por semana. O álcool desidrata imenso a pele! Dicas sobre álcool e pele aqui.
  • Ver com o médico ou farmacêutico o interesse de se fazer um suplemento para a pele. Já falei sobre este tema aqui.
  • Mesoterapia e / ou preenchimento com ácido hialurónico: o primeiro melhora a qualidade e hidratação da pele, já falei sobre este tema aqui, e o preenchimento, para além de repôr volumes perdidos com a idade também dá uma hidratação incomparável à pele. Podes saber mais aqui.
6. Procurar um especialista!

Parece incrível, mas continua a haver muitas pessoas que preferem passar a vida a “testar” produtos do que fazer um aconselhamento ou consulta de dermatologia (se existirem patologias associadas, como acne, rosácea, melasma, hipersensibilidade a consulta é fundamental)! A minha sugestão? Procurar um dermatologista que aprofunde conhecimento na área da dermatologia estética, como por exemplo a Dra. Marisa André em Lisboa ou a Dra. Filipa Ventura no Porto. Para aconselhamento simples de skincare quero iniciar em breve as minhas consultorias, mas estou com imenso trabalho e não estou neste momento a conseguir encaixar na minha agenda – mas quero tratar ASAP!

Sugestões de creme hidratante por tipo de pele e preocupação

A Skinceuticals é uma marca medicalizada e com inúmeras provas dadas ao nível da eficácia dos seus produtos. Não é segredo nenhum que sou fã desta marca, e por vários motivos. Mas a principal? Os resultados na minha pele. Um creme hidratante é um cuidado que deve fazer parte de qualquer rotina de pele e estas são 4 propostas que recomendo mediante o tipo de pele e a preocupação.

1. Pele mista a oleosa? A reposta: creme hidratante com textura leve e minimizador de poros

daily moisture

daily moisture

O Daily Moisture é um creme hidratante apropriado para pele normal, pele mista, pele oleosa e pele desidratada que contém: extrato de algas marinhas, extrato de raíz de burnet, canela e gengibre (para reduzir o tamanho dos poros), ácido hialurónico e vitamina B5. Hidrata muito bem a pele normal a oleosa, minimiza poros dilatados e deixa-a suave e lisa, sem resíduos de oleosidade. Sem perfume, adequado para todas as peles mesmo as mais sensíveis! Como usar: uma ou duas vezes por dia, no rosto, pescoço e decote e evitar o contorno ocular (excelente opção para peles mistas na altura do calor!)

Fun fact: tem um brilho muito subtil, lindo, que desaparece ao tocar na pele, hidrata mesmo sem deixar camada gordurosa!

Onde encontrar: Por exemplo aqui. Sabe mais aqui.

2. Pele normal, seca ou sensível? A resposta: creme hidratante de textura confortável e que restaura a pele

emollience

emollience

Estou a usar o Emollience há algum tempo e quando preciso de um hidratante eficaz e minimalista recorro a este inúmeras vezes. Quando a pele está mais sensível, foi submetida a procedimento estético ou precisa de um cuidado eficaz o Emollience é uma resposta muito completa. Ele está indicado para hidratar e nutrir a pele normal, seca e sensível, sendo uma excelente base de maquilhagem, pois deixa a pele ultra suave. Este creme hidratante contém extrato de algas marinhas, óleo de noz de macadâmia, óleo de rosa mosqueta, óleo de sementes de manga, óleo de sementes de uva, ácido hialurónico e vitamina B5. Sem perfume, qualquer pele normal a seca pode usar, mesmo a mais sensível! Como usar: uma ou duas vezes por dia, no rosto, pescoço e decote e evitar o contorno ocular (a minha pele gosta de usar de manhã e/ou à noite).

Fun fact: as algas marinhas do Brasil conferem vitaminas, aminoácidos e minerais essenciais à pele!

Onde encontrar: Por exemplo aqui. Sabe mais aqui.

3. Sinais de envelhecimento? A resposta: creme hidratante que atua nas rugas, firmeza e textura

age interrupter

age interrupter

O A.G.E Interrupter é um best seller da Skiceuticals e um cuidado premium! É um creme antienvelhecimento por excelência que atua nas rugas, perda de firmeza e melhora a textura da pele. Contém 30% de Pro-Xylane, uma molécula patenteada antienvelhecimento usada em vários cuidados de rosto, mas aqui com a máxima percentagem que podemos encontrar num produto cosmético! Este creme hidratante repõe ainda a hidratação e nutrientes para melhorar a elasticidade da pele. Qualquer pele com sinais de envelhecimento pode usar, recomendo mais para uma pele normal, mista ou seca. Não contém perfume. Como usar: uma ou duas vezes por dia, no rosto, pescoço e decote e evitar o contorno ocular (a minha pele gosta de usar de manhã e/ou à noite).

age interrupter

age interrupter

Fun fact: para uma pele visivelmente mais preenchida pode ser combinado com o sérum de ácido hialurónico antienvelhecimento H A Intensifier!

Onde encontrar: Por exemplo aqui. Sabe mais aqui.

4. Barreira cutânea fragilizada e pele envelhecida? A resposta: creme hidratante para repôr lípidos e restaurar a pele

triple lipid restore

triple lipid restore

A barreira cutânea é indispensável para manter a pele saudável. Nesta barreira podemos contar com ceramidas, colesterol, ácidos gordos, entre outros componentes, que por algum motivo, como agressões externas, e à medida que envelhecemos, se tornam mais escassos. É também por isso que uma pele que envelhece parece mais seca, menos luzidia, perde densidade e a textura fica comprometida. Quando conheci o Triple Lipid Restore 2:4:2 e mesmo antes de o usar, já estava tão curiosa que pensei: “quando é que este creme toca na minha pele?”! Um creme hidratante e nutritivo, ideal para pele seca, fina e fragilizada, com perda de densidade, falta de luminosidade e textura rugosa. Esta é uma solução premium, best seller, com uma inovadora e sem precedentes concentração de lípidos: 2% de ceramidas puras, 4% de colesterol natural e 2% de ácidos gordos, este creme hidratante contém a primeira proporção de colesterol dominante – a única proporção comprovada para estimular a reposição de lípidos, proteção de barreira e reparação da pele envelhecida. Não contém perfume. Como usar: uma ou duas vezes por dia, no rosto, pescoço e decote e evitar o contorno ocular (a minha pele gosta de usar à noite).

creme hidratante

triple lipid restore

Fun fact: Espetacular como cuidado hidratante após o uso de alfahidroxiácidos, com o ácido glicólico, ou retinol. Tenho usado este creme todas as noites neste período pós tratamentos estéticos. A diferença na pele é bem notória!

Onde encontrar: Por exemplo aqui. Sabe mais aqui.

 

Estas são as 4 opções de creme hidratante para a nossa pele da marca Skinceuticals, da qual sou fã assumida! A pele fica genuinamente transformada, hidratada, bonita, saudável! A minha sugestão? Combina com o sérum de ácido hialurónico da tua eleição para uma pele visivelmente transformada em apenas alguns dias!

creme hidratante

creme hidratante

 

Fotografia: Márcia Soares

Disclaimer: Este artigo tem alguns links afiliados. Ou seja, se comprares os produtos através dos links que eu disponibilizo (no dia ou até uns dias a seguir), eu ganho um valor sobre essa mesma compra, e o mesmo é utilizado para adquirir outros produtos para testar e fazer reviews para este projeto. Os links foram escolhidos com o objetivo de te apresentar opções seguras de compra. Eu utilizo os produtos mencionados neste artigo, com exceção do Daily Moisture, que é mais indicado para a minha pele na altura do verão.

Posts relacionados

Silimarina e o novo antioxidante Silymarin CF para pele oleosa

Depois de já ter falado inúmeras vezes sobre os benefícios dos antioxidantes numa rotina de rosto antienvelhecimento, desta vez o centro das atenções é a pele oleosa e/ou com tendência acneica e a silimarina (em ...

Março 25, 2021

Tratamentos de rosto em casa: os “devices” Sarah Chapman

Recebo imensas perguntas sobre tratamentos de rosto! Como fazer uma limpeza de pele, o que é o microneedling, como eliminar pontos negros e fazer massagem facial e hoje vou falar de uma marca que é uma autêntica ...

Março 16, 2021

Manchas castanhas na pele – antes e depois do Three for Me

O tratamento Three for Me está indicado não só para manchas castanhas na pele, como também para rugas, linhas de expressão, lesões vasculares (como pequenos derrames), bem como para marcas ou cicatrizes de acne, ...

Março 4, 2021

Comenta este post

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

As seguintes regras de RGPD (Regulamento Geral Proteção de Dados) terão de ser lidas e aceites:
Este formulário armazena o teu nome, e-mail e conteúdo para que possamos acompanhar os comentários colocados no site. Para mais informações, consulta a nossa política de proteção de dados, onde obterás mais informações sobre onde, como e por que armazenamos os teus dados.

recebe as novidades beautyst

    A
    Aceito as condições gerais. Consulta a nossa política de proteção de dados. Este website está protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e Condições do Serviço do Google são aplicáveis.

    My beauty Wishlist