Pele desidratada no contorno ocular? Os meus 3 truques

pele desidratada

Que coloque o dedo no ar quem já teve ou tem queixas de desidratação no contorno ocular. Ainda para mais com o tempo frio, esta é uma queixa muito frequente (não só no contorno mas em todo o rosto, tema sobre o qual já falei aqui). A desidratação pode acontecer por inúmeros fatores e o resultado final é um contorno ocular enrugado, com linhas, secura ou até desconforto. Hoje revelo os meus 3 truques para evitar uma pele desidratada no contorno ocular.

Pele desidratada no contorno ocular?

Antes de avançar para os meus 3 truques, é importante referir que o contorno ocular é uma zona muito particular, com necessidades próprias. Pode haver queixas que têm de ser vistas em consulta de dermatologia, por exemplo no caso de descamação / alergia das pálpebras (falei sobre o tema aqui). Adicionalmente no inverno, com o frio, o uso de ares condicionados e aquecedores e o aumento da temperatura da água no duche, a barreira cutânea pode desestabilizar e a pele ressentir-se.

Dicas simples a colocar em prática para evitar uma pele desidratada
  1. Atenção à temperatura da água. Tomar duches longos e usar água (muito) quente irá desidratar a pele e fragilizar a barreira cutânea. Duches curtos e água tépida são sempre preferíveis
  2. A hidratação pode e deve começar logo na limpeza da pele. Procurar produtos que limpam, mas que hidratam em simultâneo é um plus 
  3. Usar antes do creme hidratante um sérum específico para o contorno ocular que potencie a hidratação
Artigos que poderão interessar

O tema é contorno ocular? Estes 5 artigos poderão interessar:

  • Mostrei aqui 20 cremes para o contorno ocular (por objetivo)
  • Mostrei aqui tratamentos e produtos cosméticos para olheiras de todos os tipos, um artigo com a colaboração da médica estética Dra. Mafalda Cleto
  • Mostrei aqui 3 soluções específicas para o contorno ocular alérgico
  • Mostrei aqui o cuidado aclarador para o contorno ocular que uso nas olheiras desde que foi lançado
  • Mostrei aqui o procedimento que faço habitualmente para um olhar mais fresco e repousado (reminder para agendar!), com a dermatologista Dra. Marisa André
Pele desidratada no contorno ocular? Os meus 3 truques

Estes são os meu 3 truques: rotina do contorno ocular em camadas (úteis!), utilização de um cuidado extra hidratante em momentos chave do ano (ou todo o ano) e a utilização de máscaras específicas.

1. Rotina do contorno ocular em camadas (úteis!)

A minha rotina de rosto é feita em camadas. Boas (e eficazes!). O mesmo se passa no contorno ocular. De manhã uso sempre, como primeiro passo, o meu querido AOX Eye Gel, antioxidante específico para a zona ocular (com todos os benefícios importantes que derivam da utilização de um antioxidante – expliquei tudo sobre o tema aqui). De seguida aplico o Cuidado Aclarador Vinoperfect (muito eficaz nas minhas olheiras, embora não tenha propriedades antienvelhecimento ou muito hidratantes, e sobre o qual já falei aqui). Após alguns minutos aplico então o creme para esta zona e privilegio sempre um que seja MUITO hidratante. Gosto de vários, mas um que me roubou o coração, há já vários anos, é o Recover, sobre o qual já falei com todo o pormenor aqui. Ultra hidratante, constitui uma excelente base para aplicação posterior de maquilhagem e é muito completo.

aox eye gel

Cuidado Aclarador Vinoperfect Caudalie

À noite, a rotina ocular começa com o Cuidado Aclarador Vinoperfect (mais eficaz quando aplicado como primeiro passo), de seguida a minha querida Ampoule Relax (um concentrado que regenera e descansa o olhar e muito hidratante – mostrei aqui) e só então (passados alguns minutos) o creme para o contorno ocular. Um creme de que gosto imenso para a rotina da noite e ULTRAAAA nutritivo (não posso mesmo deixar de referir!) é o Creamy Eye Treatment with Avocado. Existe algo mais nutritivo? Eu não conheço (pequena nota para este último, basta um grão de arroz de produto!, aquecer muito bem entre os dedos e só depois aplicar).

relax svr

2. Extra de hidratação para a pele desidratada do contorno ocular

Em caso de frio ou desidratação pontual uma opção é aplicar apenas um sérum ultra hidratante imediatamente antes do creme para o contorno ocular. Para quem só usa creme este passo poderá fazer uma diferença grande. É possível usar algumas soluções com este objetivo: um sérum de ácido hialurónico que se possa usar também no contorno ocular (alguns exemplos: a Ampola B3, H.A. Intensifier, Pure Hyaluronic Serum e HA Densimatrix), o incrível Hydro-Plumping Re-Texturizing Serum Concentrate que é um pequeno truque que uso religiosamente no inverno (em zonas do rosto específicas ou em todo o rosto se estiver a desidratar, incluindo contorno ocular, pois pode ser usado nessa zona) ou um sérum específico para o contorno ocular para mais hidratação (este para mim é uma referência).

Ampola B3 SVR

pestle and mortar

3. Máscaras para o contorno ocular

Cada vez mais vemos opções para esta zona em concreto e ainda bem! Duas sugestões de que gosto MUITO particularmente: a Máscara-Creme Hidratante Vinosource-Hydra, uma máscara de rosto que pode ser usada também no contorno ocular (incluindo nas pálpebras). A pele fica mais preenchida, suave e hidratada. Esta máscara contém água de uva bio, centelha asiática bio apaziguadora e polifenóis antioxidantes e é incrivelmente hidratante.

Uma opção high end e fabulosa é a Masque Contour des Yeux da Sisley. Um tubo de 30 ml dura uma verdadeira eternidade! É uma máscara específica para o contorno ocular que repousa, alisa e rejuvenesce o olhar de imediato. Adicionalmente hidrata IMENSO! Tem uma textura muito original, em gel-patch (um gel ULTRA nutritivo e espesso) e uma associação inédita de ativos vegetais (ginkgo biloba, arnica, castanheiro-da-índia, tília), vitaminas (pro-vitamina B5 e acetato de vitamina E) e oligoelementos (malaquite e clorela). Mesmo depois de retirada, deixa um filme muito hidratante que se mantém após a aplicação.

Pele desidratada contorno ocular Sisley Masque Contour des Yeux

Pele desidratada contorno ocular Sisley Masque Contour des Yeux

Qualquer uma destas máscaras atua em apenas 10 minutos e pode ser retirada muito gentilmente com uma compressa suave embebida em água termal. Eu aplico apenas uma vez por semana mas ambas podem ser usadas 2 vezes por semana.

 

Voilà, 3 truques simples (e mais algumas dicas) para afastar a pele desidratada do contorno ocular.

 

Fotografia: Márcia Soares

Posts relacionados

Vinocrush da Caudalie, o novo creme com cor! Is it a crush?

Não é segredo que prefiro alternativas à base de maquilhagem porque gosto de um acabamento muito natural na minha pele, sem efeito máscara e com pouca cobertura. A Caudalie acaba de lançar a gama Vinocrush consti...

Fevereiro 14, 2024

Baume Palpebral: o novo cuidado da pele e pálpebras irritadas

A gama Palpebral é uma gama icónica para as pálpebras alérgicas e sensíveis e agora junta-se esta novidade que tive a oportunidade (eu e a minha família) de testar em primeira mão. O que é o novo Baume Palpebral ...

Janeiro 30, 2024

Mudar a qualidade e aparência da pele na Clínica Derma 360

Os produtos cosméticos certos têm um papel importante mas os procedimentos médico estéticos, sempre feitos por médico experiente e de forma ética, podem acabar com aquelas queixas frequentes (e que resistem aos c...

Dezembro 10, 2023

Comenta este post

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

As seguintes regras de RGPD (Regulamento Geral Proteção de Dados) terão de ser lidas e aceites:
Este formulário armazena o teu nome, e-mail e conteúdo para que possamos acompanhar os comentários colocados no site. Para mais informações, consulta a nossa política de proteção de dados, onde obterás mais informações sobre onde, como e por que armazenamos os teus dados.

recebe as novidades beautyst

    A

    Aceito as condições gerais. Consulta a nossa política de proteção de dados. Este website está protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e Condições do Serviço do Google são aplicáveis.

    My beauty Wishlist

    Copyright Beautyst . 2024