Mesoterapia – melhorar a qualidade da pele com NCTF

mesoterapia

Disclaimer: O meu objetivo não é incentivar ao recurso a este procedimento, mas sim informar sobre a experiência que tive com o mesmo. Todos os procedimentos médico estéticos devem ser analisados com o médico segundo as características individuais de cada pessoa. O produto usado neste tratamento foi-me oferecido, no entanto todos os pontos de vista abordados neste artigo correspondem totalmente à minha experiência e opiniões pessoais, não sendo enviesadas pela oferta do mesmo. Andava há imenso tempo com vontade de experimentar a mesoterapia no rosto com o famoso NCTF 135 HA da Fillmed com o objetivo de melhorar a qualidade e hidratação da pele (apesar de eu sentir que a minha pele está muito bem a esse nível tinha curiosidade em perceber o efeito da mesoterapia). Aproveitei o último tratamento para as olheiras com o mesmo NCTF 135 HA, para rentabilizar o conteúdo do produto remanescente, uma vez que isso é possível. Já tínhamos usado o remanescente em tempos para as rugas do pescoço, com bons resultados, por isso desta vez experimentei a mesoterapia. Esta é a minha experiência com apenas 1 sessão.

mesoterapia

mesoterapia

Mesoterapia – o que é?

Neste caso consiste em fazer penetrar um produto na pele com a ajuda de um dispositivo por forma a melhorar a qualidade da pele. Utilizei o famoso NCTF 135 HA, um complexo polirrevitalizante antienvelhecimento que hidrata a derme e fornece ingredientes necessários para a sua melhoria, o mesmo NCTF que uso habitualmente no tratamento para as olheiras, de que já falei aqui e aqui. O NCTF contém ácido hialurónico e 59 ingredientes revitalizantes da pele – vitaminas, aminoácidos, coenzimas, ácidos nucleicos, princípios ativadores do rejuvenescimento, corrigindo os sinais do envelhecimento. Quanto a resultados, já vou falar sobre a minha experiência. A marca comunica, com base em estudos de eficácia, um aumento de 144% na luminosidade da pele1 (em 88% dos casos), um aumento de 132% na hidratação1 (em 83% dos casos), um aumento de 52% na homogeneidade da pele2, 59% de redução da aparência dos poros2 e uma redução de 33% das rugas2 (em 67% dos casos). Estes resultados foram comprovados pelos estudos que indico nas referências no final deste artigo.

mesoterapia

Mesoterapia – qual a forma de aplicação?

Para a aplicação do NCTF podem ser usados vários dispositivos. No meu caso a Dra. Marisa André utilizou para primeira vez uma pen que não me provocou qualquer dor – fez apenas umas “cócegas”, e na segunda vez (e provavelmente nas restantes) irá utilizar o dermaroller da Fillmed. As várias formas de aplicação são: agulha de 30 e 32G, derma pen/caneta, pistola de mesoterapia e o dermaroller que a Fillmed também tem no seu portefólio, o Meso-Needling. Este roller tem microagulhas de 1mm e um sistema de inserção especial das 600 microagulhas em 10 discos que giram independentemente para se minimizarem lesões. Conseguem-se 360 micropunturas por cm2 de pele. As micropunturas por si só já induzem a síntese de colagénio pois obrigam a pele a reparar-se.

mesoterapia

mesoterapia

A mesoterapia é para quem?

O NCTF 135 HA pode ser usado em qualquer idade, e em qualquer tipo de pele com o objetivo de corrigir visivelmente os sinais de envelhecimento. Mulheres e homens que procuram um aspeto menos cansado e uma pele com aparência mais saudável podem ser bons candidatos. Deixo a ressalva que qualquer procedimento médico estético deve ser discutido com o médico tendo em conta a história clínica de cada pessoa. Durante o tratamento o NCTF 135 HA é administrado em ambiente clínico por um médico com formação e experiência em técnicas de injeção em multipuntura.

A minha experiência com a mesoterapia

O tratamento foi muito rápido, cerca de 20 minutos, em que utilizámos a quantidade suficiente para todo o rosto (sim, é possível com um único “vial” – frasco – de NCTF tratar olheiras e fazer mesoterapia no rosto todo). Não senti dor, tal como já referi, com a pen que a Dra. Marisa André optou por usar nesta primeira vez. Enquanto a enfermeira Tânia ia colocando diretamente o produto em cada zona do rosto, posteriormente a Dra. Marisa passava a pen por cima, fazendo microinjeções repetidas na pele. Foi muito tranquilo, fiquei com o rosto ligeiramente rosado mas nada mais.

Nos dias seguintes comecei a sentir a pele mais hidratada, com menor vermelhidão (a minha pele por vezes tem algumas zonas rosadas) e globalmente mais bonita, com mais luz e textura melhorada. Devo referir que eu gosto muito da minha pele naturalmente e senti melhorias. Acredito que peles com mais “queixas” possam sentir ainda mais o efeito da mesoterapia. Na verdade eu não tenho rugas, a minha pele já é luminosa e hidratada. Mas sim, ainda consegui sentir uma melhor qualidade da pele o que gostei imenso! O protocolo de rejuvenescimento recomenda 5 sessões (tal como o protocolo das olheiras). As primeiras 3 sessões são espaçadas 15 dias, depois a 4ª sessão é feita 1 mês após a anterior e a última sessão 1 mês após a 4ª. A 1ª sessão é de iniciação, as 3 seguintes de reparação e a última de estabilização.

mesoterapia

Gostei muito dos resultados desta primeira sessão e estou com bastantes expectativas em relação às próximas! Quanto ao protocolo das olheiras, é incrível como com apenas 1 sessão senti de imediato a zona ocular muito mais hidratada. Irei fazer este protocolo das olheiras em simultâneo com o protocolo da mesoterapia! E tu, já fizeste mesoterapia de rosto alguma vez?

 

Fotografia: Márcia Soares

Estudos de eficácia: 1) Estudo dos efeitos das injeções intradérmicas repetidas de NCTF 135 HA nas consequências do envelhecimento cutâneo do rosto, 2011. Estudo aberto, multicêntrico e prospetivo conduzido em 20 a 25 centros. 40 pacientes incluídos (idade média 51,5 anos), 3 dos quais abandonaram o estudo. 3 sessões com 15 dias de intervalo e 2 sessões com 30 dias de intervalo. 2) Avaliação clínica da eficácia antienvelhecimento da mesoterapia com NCTF 135 HA em voluntários saudáveis, 2014. Estudo aberto, de centro único e prospetivo. 20 pacientes incluídos (idade média 49,25 anos), 2 dos quais abandonaram o estudo. 3 sessões com 15 dias de intervalo e 2 sessões com 30 dias de intervalo.

Disclaimer: NCTF 135 HA é um dispositivo médico regulamentado e com marcação CE exigida por lei. Ler cuidadosamente as instruções do produto. Pedir aconselhamento ao médico. Se ocorrer alguma reação adversa deve informar-se o médico. Efeitos indesejáveis: vermelhidão ou inflamação localizada ligeira, edema ligeiro e pequenos hematomas, sangramento mínimo no local de injeção, dor temporária no local de injeção.

Posts relacionados

Gravidez, alterações e cuidados com a pele e cabelo

Um dos temas mais pedidos para abordar nesta plataforma foi a gravidez, as alterações que acontecem e os cuidados com a pele e cabelo. Durante as minhas duas gravidezes segui os cuidados indicados pelos meus médi...

Novembro 17, 2020

Tudo sobre a acne com a dermatologista Dra. Marisa André

Um dos temas mais pedidos de SEMPRE para abordar aqui no site Beautyst é o tema acne. Isto acontece porque muitas das pessoas que lêem os meus conteúdos têm esta doença (na idade adulta) bem como os seus filhos. ...

Outubro 15, 2020

Envelhecimento – o benefício dos renovadores celulares

Todos os dias recebo perguntas sobre qual o melhor produto para o rosto, e é muito frequente haver questões relacionadas com os sinais de envelhecimento, como perda de firmeza, textura, manchas, rugas e falta de ...

Setembro 24, 2020

Comenta este post

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

As seguintes regras de RGPD (Regulamento Geral Proteção de Dados) terão de ser lidas e aceites:
Este formulário armazena o teu nome, e-mail e conteúdo para que possamos acompanhar os comentários colocados no site. Para mais informações, consulta a nossa política de proteção de dados, onde obterás mais informações sobre onde, como e por que armazenamos os teus dados.

recebe as novidades beautyst

    A
    Aceito as condições gerais. Consulta a nossa política de proteção de dados. Este website está protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e Condições do Serviço do Google são aplicáveis.

    My beauty Wishlist