Crianças 2022 Beauty Diaries

crianças 2022

Muitas pessoas que acompanham o meu trabalho têm filhos e acabo por receber bastantes perguntas sobre os cuidados que os meus filhos utilizam. Pelo facto de ambos terem pele sensível e algumas particularidades, são acompanhados em consulta de dermatologia e pediatria. E em caso de dúvida estes especialistas devem ser consultados. Em 2022 os meus filhos usaram soluções ótimas, algumas que vêm de anos anteriores (e outras não, foram mesmo novidades por aqui!). Por isso e sem mais demoras vou mostrar os cuidados que os meus filhos mais usaram, mais gostaram (também recolhi a opinião deles) e que melhor resultaram com eles. As soluções das crianças em 2022!

Beauty Diaries 2022

Os artigos que já publiquei nesta coleção de Beauty Diaries 2022 são os seguintes:

  • Skincare 2022 Beauty Diaries – parte 1, que pode ser consultado aqui
  • Haircare 2022 Beauty Diaries, que pode ser consultado aqui
  • Corpo 2022 Beauty Diaries, que pode ser consultado aqui
  • Skincare 2022 Beauty Diaries – parte 2, que pode ser consultado aqui
  • Makeup 2022 Beauty Diaries – que pode ser consultado aqui
Sobre os meus filhos

A Luísa tem 10 anos e o Duarte tem 13. A Luísa tem eczema na pele do corpo e pele sensível e o cabelo é oleoso. O Duarte tem pele sensível no rosto, tendência acneica na zona T e cabelo oleoso com tendência para descamação.

Produtos lavantes (corpo e rosto)

Não houve grandes variações neste “departamento” praticamente todo o ano. O produto lavante mais usado pelos meus filhos foi o Óleo Lavante Topialyse da SVR, um óleo lavante relipidante e anti prurido. Este óleo lavante pode substituir todos os outros produtos: gel de banho, (até!) champô, higiene íntima, corpo, rosto, e mesmo removedor de maquilhagem no banho no caso das mães (não arde nos olhos). É um verdadeiro produto multiusos não só para as crianças como para nós, adultos. Este óleo lavante tem um toque luxuoso e é rico em lípidos que nutrem e hidratam a pele, mantendo a barreira cutânea intacta para proteger contra agressores externos (frio, fricção). A textura é mesmo sedosa, tem um aroma muito subtil e proporciona hidratação por 24 horas, conforto imediato e duradouro. Contém 35% de ativos relipidantes e hidratantes: ómegas 3, 6 e 9 e óleo de algodão, que restauram os lípidos e a barreira cutânea; niacinamida, um dos mais conhecidos ingredientes, que suaviza a pele sensível e um açúcar prebiótico que respeita o equilíbrio do microbioma da pele e diminui o prurido.

No rosto, o produto favorito da minha filha é o Gel de Limpeza Toleriane da La Roche-Posay. Ela já o usa há muito tempo e resulta bastante bem na sua pele sensível. É um produto de limpeza apto para peles intolerantes. Um produto de limpeza facial que contém apenas os ingredientes essenciais para limpar de forma suave, sem sabão e sem perfume, com niacinamida, pantenol e água termal, bem como ceramidas. A pele fica hidratada e suave.

O meu filho usa-o também e intercala com outros dois produtos dado que tem a pele oleosa com tendência a acneica na zona T: o Gel Moussant Sebiaclear da SVR, que é um gel de limpeza purificante e desincrustante sem sabão para peles oleosas, que elimina impurezas e excesso de sebo, sem ressecar a pele. Contém gluconolactona que purifica e desobstrui os poros, agentes suaves de limpeza que limpam e purificam, respeitando o equilíbrio da pele sensível e SR Mat (2%) que regula o excesso de sebo. O outro que usa é a Geleia de Limpeza Vinopure da Caudalie, que é uma geleia / gel transparente com uma fórmula vegan, sem sulfatos, sem sabão, sem álcool e sem perfume, indicado para a pele oleosa / acneica. Faz uma ligeira espuma e deixa a pele confortável. Com ácido salicílico, água de uva e glicerina, limpa em profundidade, mas deixa a pele suave e sem traço de desidratação (seria ótimo haver uma embalagem com pump!).

Atenção peles acneicas na adolescência – é muito importante consultarem o dermatologista – o meu filho faz consulta com a dermatologista pediátrica Dra. Carolina Gouveia e já falei sobre este tema aqui.

Hidratantes de corpo

Duas preferências distintas entre os meus dois filhos. A Luísa costuma ter eczema e prurido e um creme hidratante que resulta MESMO na sua pele é o Baume AP+M da La Roche-Posay. Não houve queixas nem prurido desde que o começou a usar. Resulta excecionalmente bem na sua pele. É um bálsamo que espalha e absorve bem, no entanto a marca lançou uma versão mais leve, esta, que temos curiosidade em testar (só não trocámos ainda pois as queixas dela estão todas controladas).

Já o hidratante de corpo favorito do meu filho é o Baume em Spray Topialyse da SVR, que temos sempre em casa há vários anos. É um spray (0% de gás propulsor) com uma embalagem que se pode usar até à última gota (zero desperdício) e que dá uma hidratação inigualável à pele, com 40% de fase emoliente (óleo de camelina, óleo de côco e manteiga de babaçu) que relipida e reestrutura a barreira cutânea, deixando um efeito nutritivo na pele. Uma pele seca e com tendência atópica tem indicação para este produto. Contém ainda niacinamida que suaviza e restaura a barreira cutânea e um açúcar prebiótico. Tem uma tecnologia inovadora bag on valve, que permite uma aplicação a 360 graus com o máximo aproveitamento da embalagem. Está indicado em bebés, crianças e adultos, para a pele do rosto e corpo, mesmo a sensível.

Ambos estes produtos são não perfumados.

Cuidados de rosto

Vou já começar pelo cuidado que fez a maior diferença na pele do rosto do meu filho! Uma ÓTIMA descoberta, já mais para o final de 2022, com o lançamento recente da Ampola AZ da SVR, um sérum, numa fórmula altamente concentrada, que age em todos os níveis do processo de inflamação da acne. Tem uma textura leitosa e leve, rapidamente absorvida. O meu filho usa na zona T antes do creme hidratante. A pele do meu filho melhorou IMENSO, as borbulhas e imperfeições da pele desapareceram e a pele está tão diferente. Os pontos negros reduziram drasticamente. Foi um pequeno grande milagre! O “segredo” da Ampola AZ é a composição: 15% de ácido azelaico, 4,5% de ingredientes reconhecidos pela sua eficácia nos cuidados dermatológicos: ácido salicílico que suaviza e purifica a pele, zinco que limita a proliferação bacteriana e regula o excesso de sebo e niacinamida, que hidrata, acalma e equilibra a barreira cutânea e 14,5% de agentes hidratantes e reequilibrantes.

Na zona T o meu filho Duarte utiliza o Fluido Matificante Aperfeiçoador Vinopure da Caudalie, que funciona lindamente, controla a oleosidade mas fornece hidratação (ele gosta particularmente desse aspeto, odeia toque seco, quer mesmo hidratação na pele). Na zona das bochechas, a pele é muito diferente da zona T e o produto mais usado em 2022 foi o excelente Creme Hidratante Pediátrico da D’Aveia. Tem uma ação emoliente, hidratante e calmante para a pele atópica, seca e/ou desidratada do bebé e da criança. Contém aveia coloidal e milho, que permite reforçar o filme hidrolipídico da pele, devido à ação hidratante e emoliente. Confere ainda uma ação suavizante e reepitelizante graças ao bisabolol, alantoína e substâncias antioxidantes.

A minha filha adorou usar em 2022 o Centella Calming Barrier Cream da Barr, um hidratante perfeito para peles secas e sensíveis / intolerantes. Parece espesso, mas transforma-se na pele. Dá imenso conforto, sendo o produto estrela da Barr. É muito nutritivo, mas simultaneamente ligeiro o suficiente para uma utilização diária. Contém 64% de centelha asiática para acalmar e reparar a pele, 1% de pantenol (vitamina B5) que impede a perda de água e favorece o processo de regeneração da pele, 1% esqualano que protege e 1% de óleo de jojoba que nutre em profundidade. A pele fica muito hidratada, apaziguada e com a barreira cutânea reparada.

crianças 2022

Desodorizantes

Outra pergunta muito frequente que recebo! Que desodorizantes usam os meus filhos. O meu filho usa o Antitranspirante 48 H da Vichy. Teve de mudar quando o cheiro e a transpiração deixaram de ficar controlados com o anterior desodorizante que usava. Este tem resultado muito bem com ele! Na escola, após a educação física e o duche, volta a aplicar. Este antitranspirante é bastante eficaz e tem um aroma muito agradável. Sobre o tema excesso de transpiração, a dermatologista Dra. Filipa Ventura explicou tudo neste artigo.

A minha filha não usa desodorizante todos os dias. Ela praticamente não transpira nem tem qualquer odor. De vez em quando utiliza este Keops.

Champôs e cuidados de cabelo

Começo pela minha filha, que adorou usar em 2022 este Champô de Cebola da Mi Rebotica, com aroma a cereja (não cheira a cebola!). Encontramo-lo em embalagens de 50, 250 e 500 ml. É um champô de uso frequente, para cabelo normal/oleoso. Deixa o cabelo perfeitamente limpo e solto. No entanto tenho de dizer que ela adorou usar o Cleansing Oil Champô Anti oleosidade da Shu Uemura, o seu favorito, quando lhe perguntei (champô da mãe que decidiu levar para o seu WC!). Em 2022 variou sobretudo entre estes dois champôs que intercalou com o Hexaphane Frequência que temos sempre em casa.

O meu filho tem alguma tendência para descamação pelo que mantém o assunto controlado com os Champôs Clear 1 e 2 da Lazartigue (1 usado na fase de ataque e o 2 na fase de manutenção, até 3 vezes por semana) e intercala com o champô Hexaphane Frequência que funciona excecionalmente bem como champô de frequência em cabelos com tendência para caspa e com oleosidade. Ambos lavam o cabelo todos os dias. Transpiram na escola, e o banho é sagrado para eliminar maus cheiros, oleosidade e manter o cabelo saudável.

A minha filha tem usado o Spray Desembaraçador Naturia da René Furterer que lhe comprei depois da boa experiência que tive com o champô da mesma linha. Pode ser aplicado em cabelo húmido ou seco (é um leave in, não se passa por água). Com água floral de lavanda bio, um ingrediente calmante, relaxante e suave que respeita totalmente o cabelo, óleo de rícino bio, altamente procurado, aporta suavidade, hidratação e brilho. Basta agitar e aplicar no cabelo (2 a 3 pulverizações no cabelo dela são suficientes). Pode ser usado por toda a família a partir dos 3 anos, facilitando o pentear.

Quanto a cuidados extra, a minha filha usa por vezes condicionador mas não é sempre, uma vez que utiliza o cuidado de que falei anteriormente todos os dias após a lavagem. Acaba por usar um dos meus condicionadores ou máscaras, estas faz mais pontualmente (usa máscaras com maior frequência no verão devido aos banhos de mar).

Ambos usam de vez em quando um esfoliante ou cuidado peeling no couro cabeludo. Quer queiramos quer não as crianças nem sempre fazem uma lavagem eficaz. O cuidado que mais usam com esta finalidade é o esfoliante Exfoliate da Lazartigue, que se aplica em cabelo seco antes da lavagem, risca por risca, massaja-se, enxagua-se, passando de seguida para a lavagem do cabelo com champô.

Perfumes

Fiel desde bebé, a minha filha continua a usar este cheirinho Uriage Bebé, embora em 2022 tenhamos notado uma diferença olfativa (o aroma mudou?). Em todo o caso mantém-se o seu favorito e é o que usa todos os dias antes de ir para a escola. É uma água delicadamente perfumada, sem álcool e enriquecida com o complexo água termal de Uriage + edelweiss biológico, uma água perfumada que respeita a pele delicada de todos os bebés e crianças.

O meu filho passou a usar os aromas CK da Calvin Klein: o CK One, mais fresco e o CK Be, ambos unissexo. Tem 13 anos e “perfumes de bebé” já não são para ele. O CK One é um perfume cítrico aromático. Já o CK Be é uma fragrância mais revigorante. Ele prefere o CK One para o tempo mais quente e o CK Be para o tempo mais frio, mas não é uma regra.

 

Finalizados ficam assim os Beauty Diaries de 2022! Uma coleção de 6 artigos, em que falei de skincare (em dois capítulos), haircare, corpo, maquilhagem e finalmente crianças e os cuidados mais usados em 2022!

 

Fotografia: Márcia Soares

Posts relacionados

Rotina de inverno: as 5 alterações que faço

As temperaturas baixas, o vento, a chuva (e mesmo a neve) são factos que fazem parte do inverno. Mas são agressões externas para o maior órgão do corpo humano: a pele. A pele é a maior proteção que temos contra o...

Fevereiro 2, 2023

Makeup 2022 Beauty Diaries

Este foi um tema muito pedido, as minhas escolhas de maquilhagem em 2022, ano em que descobri boas novidades. Para mim, na maquilhagem, bem como noutras áreas da minha vida, menos sempre foi mais. Posso dizer que...

Janeiro 18, 2023

Skincare 2022 Beauty Diaries – Parte 2

Skincare em 2022 teve muitos desafios, sobre os quais já falei na primeira parte destes Skincare 2022 Beauty Diaries. Na primeira parte falei sobre a limpeza da pele, tónicos, antioxidantes, despigmentantes, séru...

Janeiro 10, 2023

Comenta este post

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

As seguintes regras de RGPD (Regulamento Geral Proteção de Dados) terão de ser lidas e aceites:
Este formulário armazena o teu nome, e-mail e conteúdo para que possamos acompanhar os comentários colocados no site. Para mais informações, consulta a nossa política de proteção de dados, onde obterás mais informações sobre onde, como e por que armazenamos os teus dados.

recebe as novidades beautyst

    A
    Aceito as condições gerais. Consulta a nossa política de proteção de dados. Este website está protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e Condições do Serviço do Google são aplicáveis.

    My beauty Wishlist

    Copyright Beautyst . 2023