Suplementos que gosto de tomar: Ecophane e Cystiphane

Ecophane

#PARCERIA Este artigo foi escrito em parceria com a Bailleul. Não é novidade nenhuma a grande preocupação que tenho com o meu cabelo. Qualquer pequena ajuda sinto que tem um impacto grande, mas é preciso escolher bem na hora de optar por um suplemento para o cabelo. No meu caso, que tenho alopécia androgenética, torna-se ainda mais complicada de tratar quando há queda de cabelo associada. Este tem sido o ano em que, de longe, a minha queda de cabelo melhorou de forma drástica, com várias estratégias que coloquei em prática (de que quero falar em breve). Fiz uma formação espetacular sobre cabelo com o laboratório Bailleul, laboratório que tem o Ecophane, suplemento que tenho tomado 2 vezes por ano.

Perguntam-me muitas vezes se há diferença no Ecophane pó e comprimidos e a resposta é sim. O Ecophane pó está indicado na queda moderada a severa (a lata e as saquetas têm exatamente a mesma composição), enquanto o Ecophane comprimidos é indicado na queda ligeira a moderada. Intercalei este ano o Ecophane pó com o Cystiphane (suplemento muito rico em cistina, aminoácido que intervém na formação da queratina). O resultado que senti: cabelo muito mais brilhante, saudável, queda muito amenizada e um crescimento muito grande comparando com a minha norma. Hoje este artigo é também escrito por todas as leitoras que enviaram as suas perguntas sobre suplementos para cabelo. Sinto que desta forma vão tirar muitas dúvidas e saberem melhor como lidar com este tema. Queres saber quais as perguntas mais colocadas? Hoje começamos com estas:

Ecophane

Existem timings de intervalo para a toma de suplementos para o cabelo?

Não, não existem timings de intervalo definidos para a toma de suplementos alimentares para o cabelo. Os suplementos podem ser utilizados cada vez que houver um enfraquecimento capilar, perda de brilho ou queda de cabelo. Contudo é aconselhável procurar aconselhamento médico quando existe uma necessidade constante de recorrer a estes produtos sem conhecer a causa.

Com que regularidade devemos tomar suplementos para o cabelo?

Não existem normas sobre a regularidade da toma de suplementos alimentares para o cabelo. É importante respeitar a toma todos os dias durante pelo menos três meses para uma maior eficácia. Após esse período, deverá repetir-se a toma apenas quando existir uma nova necessidade de fortalecer o cabelo ou prevenir ou minimizar a queda capilar.  Por exemplo, se existir uma queda de cabelo devido às alterações sazonais aconselha-se a toma duas vezes por ano durante o outono e primavera, se o cabelo estiver enfraquecido pontualmente devido a um alisamento, não haverá necessidade de voltar a tomar.  Contudo é aconselhável procurar aconselhamento médico quando existe uma necessidade constante de recorrer a estes produtos sem conhecer a causa.

Ecophane

Por quanto tempo devem ser tomados os suplementos para cabelo?

Não existe uma reposta clara a esta reposta pois depende das situações. Existe de facto um período mínimo de 3 meses de toma devido à duração da última fase do ciclo de vida do cabelo (fase de telogénese), que tem aproximadamente esta duração.

Contudo, não existem regras gerais em relação à duração máxima de toma.  Dependendo da necessidade este poderá ser tomado apenas 3 ou 4 meses ou em alguns casos poderá ser prolongado dependendo da causa da queda e da composição do suplemento. Contudo, é importante referir que uma necessidade permanente de toma de suplementos quando não é conhecida uma causa pode ser revelador de uma patologia subjacente sendo assim necessário consultar um dermatologista.

Quais são os suplementos mais eficazes na alopécia androgenética?

Os suplementos mais eficazes na alopécia androgenética são suplementos que contenham uma fórmula completa com aminoácidos e vitaminas essenciais para o crescimento do cabelo. Deverão conter também na sua fórmula ingredientes tais como o zinco ou a Serenoa repens reconhecidos por uma ação inibidora da 5 alfa-redutase, uma enzima profundamente implicada na queda capilar desta origem. Contudo, é importante referir que os suplementos alimentares utilizados individualmente não poderão tratar a alopécia androgenética, mas, são muitas vezes utilizados como complemento de algumas terapêuticas medicamentosas como o minoxidil e/ou finasterida. Sendo assim, todas as situações de alopécia androgenética devem ser diagnosticadas pelo dermatologista e o tratamento deve ser adaptado a cada pessoa, de acordo com o grau de severidade.

Cystiphane

Ecophane

Os suplementos para cabelo podem ser tomados sempre ou só por períodos determinados?

Dependendo da composição do suplemento é possível a toma prolongada dos suplementos em casos específicos e por recomendação médica. Isto porque fora do âmbito de patologias que requerem um aporte prolongado de ingredientes específicos, a toma de suplementos durante 3 ou 4 meses costuma ser suficiente.

Suplementos para a queda durante a amamentação. Sim ou não?

Sim mas às vezes não, tudo depende do contexto. É efetivamente comum fazer-se a toma de suplementos alimentares contra a queda de cabelo pós-parto durante a amamentação. Contudo, a situação deve ser avaliada por um profissional de saúde (farmacêutico ou médico) isto porque alguns suplementos podem conter ingredientes que passam para o leite e que não são indicados para o bebé.

A queda de cabelo pós-parto é uma situação comum e autolimitada. O que acontece é que durante a gravidez, devido às variações hormonais, há um grande aumento de cabelos em fase de crescimento e poucos em fase de queda (muitas mulheres notam que o seu cabelo fica mais denso e brilhante durante a gravidez). Depois do bebé nascer, aproximadamente 3 a 4 meses a seguir ao parto, devido a alterações hormonais, muitos cabelos que não caíram durante a gravidez vão cair, esta situação é normal, e irá resolver-se com o tempo.

Devemos tomar suplementos na mudança da estação?

Sim, quando existe uma queda de cabelo durante essa época podemos recorrer a suplementos para diminuir ou prevenir a queda. A queda capilar durante as mudanças de estações é muito comum atingindo uma grande parte da população. Esta queda ocorre devido a agressões que o couro cabeludo sofre durante o inverno (frio, utilização de água quente para lavar o cabelo, utilização de gorros, etc.) e o verão (raios UV, banhos repetidos no mar e piscinas, etc.).  Podemos, portanto, prevenir ou diminuir esta queda tomando de forma antecipada aminoácidos, vitaminas e minerais para fortalecer o cabelo. O ideal será iniciar a toma destes nutrientes sob a forma de suplementos alimentares antes do início da queda nestas duas alturas do ano.

Ecophane

Estas foram algumas das questões colocadas – haverá uma segunda parte de perguntas e respostas que irei publicar na próxima semana. Sinto que te pode ajudar a tomar boas decisões no momento de escolheres um suplemento para o cabelo (e também a perceber se realmente necessitas de o tomar ou de ver esta questão com o dermatologista).

Recentemente a Bailleul lançou a apresentação Ecophane pó em saquetas, que eu sinto ser muito prática, por exemplo em deslocações. Tem exatamente a mesma composição que o pó na apresentação em lata mas vem em saquetas. Na maior parte dos locais de venda o preço ou é igual ou semelhante à apresentação em lata. Quanto ao Cystiphane, este foi o primeiro ano em que tomei o suplemento e fiquei muito impressionada. Tem a maior quantidade de cistina em suplementos para cabelo, e nota-se um crescimento brutal do cabelo, para além de ajudar na “resistência”. Eu senti mesmo no toque do cabelo.

O que gostavas de saber mais sobre suplementos para cabelo? Este artigo foi útil para ti?

Fotografia: Márcia Soares

Ecophane pó e comprimidos podem ser tomados por homens e mulheres, pessoas com + de 12 anos, diabéticos, hipertensos, no pós-parto. Os comprimidos não devem ser tomados por pessoas com problemas de tiroide uma vez que contêm espirulina. Doentes celíacos não devem tomar Ecophane.

Cystiphane pode ser tomado por celíacos, diabéticos e hipertensos. Não está aconselhado em mulheres grávidas e puérperas ou em crianças.

Disclaimer: embora este artigo seja uma parceria, ele contém apenas as minhas opiniões sinceras sobre estes suplementos e este tema. Os suplementos Ecophane e Cystiphane sempre foram pagos por mim. Este ano a Bailleul ofereceu-me o Ecophane pó para eu tomar no Outono e na Primavera. As parcerias neste projeto são importantes para que o mesmo tenha viabilidade financeira, o que não significa que qualquer marca ou produto tenha visibilidade no projeto Beautyst, antes pelo contrário, tal como referido aqui. Todas as parcerias são pensadas por forma a serem informativas e úteis, e acima de tudo, com marcas e produtos com os quais eu me identifico e com os quais eu tenho uma excelente experiência.

Posts relacionados

Dr. Rui Oliveira Soares – Webinar sobre cabelo

Os temas sobre cabelo têm gerado sempre imensas questões aqui no site e nas minhas redes sociais. Por isso, em colaboração com o Dr. Rui Oliveira Soares, dermatologista e Secretário Geral do Grupo de Tricologia d...

Maio 19, 2020

10 estratégias no tratamento da queda de cabelo

Este é um tema que é razão de queixa de muitas mulheres! Mas é preciso compreender que a queda de cabelo é normal! 10% do nosso cabelo está em fase de queda (fase de telogénese) pelo que o que não é normal é não ...

Abril 15, 2020

Perucas – próteses capilares – e tratamentos por Cláudia Piloto

Quem não conhece o trabalho da Cláudia Piloto? Filha de Lúcia Piloto, trabalhou durante anos nos cabeleireiros da família. Há já vários anos tem o seu próprio projeto e espaço, onde faz o acompanhamento de mulher...

Abril 7, 2020

2 comentários

  1. Sara Vito dos Santos diz:

    Adoro ler todos os artigos e este também foi muito elucidativo. Faço há mais de dez anos suplementação, por iniciativa própria, para minimizar a queda sazonal. Depois, habituei-me a ver os fios mais encorpados, com mais brilho e um maior controlo da queda e, agora, faço sempre duas vezes por ano. Não tinha era perceção real da fórmula, logo comprava por aconselhamento farmacêutico, sem nunca haver uma explicação exata pela compra de este ou aquele. Atualmente, graças à Joana, sinto-me completamente a par daquilo que, de facto, importa num suplemento, nomeadamente, os seus ingredientes. Obrigada 👌♥️.

    1. Joana Alvares diz:

      Obrigada Sara! Qualquer questão deves ver a suplementação com o dermatologista. Pode até nem ser necessário fazeres. Um beijinho, Joana

Comenta este post

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

As seguintes regras de RGPD (Regulamento Geral Proteção de Dados) terão de ser lidas e aceites:
Este formulário armazena o teu nome, e-mail e conteúdo para que possamos acompanhar os comentários colocados no site. Para mais informações, consulta a nossa política de proteção de dados, onde obterás mais informações sobre onde, como e por que armazenamos os teus dados.

recebe as novidades beautyst

A
Aceito as condições gerais. Consulta a nossa política de proteção de dados. This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

My beauty Wishlist