Cystiphane e Ecophane: suplementos que gosto de tomar

Ecophane

#PARCERIA Este artigo foi escrito em parceria com a Bailleul. Disclaimer: Os suplementos alimentares não devem ser utilizados em caso de hipersensibilidade, alergia ou quando estejam descritas interações de outro produto com qualquer um dos constituintes da formulação. Em caso de dúvida consultar o médico ou farmacêutico. Não é novidade nenhuma a grande preocupação que tenho com o meu cabelo. Qualquer pequena ajuda sinto que tem um impacto grande, mas é preciso escolher bem na hora de optar por um suplemento para o cabelo. No meu caso, que tenho alopécia androgenética, torna-se ainda mais complicada de tratar quando há queda de cabelo associada. Este tem sido o ano em que, de longe, a minha queda de cabelo melhorou de forma drástica, com várias estratégias que coloquei em prática (de que quero falar em breve). Fiz uma formação espetacular sobre cabelo com o laboratório Bailleul, laboratório que tem o Ecophane e Cystiphane, suplementos que tenho tomado.

Perguntam-me muitas vezes se há diferença no Ecophane pó e comprimidos e a resposta é sim. O Ecophane pó está indicado na queda moderada a severa (a lata e as saquetas têm exatamente a mesma composição), enquanto o Ecophane comprimidos é indicado na queda ligeira a moderada. Intercalei este ano o Ecophane pó com o Cystiphane (suplemento muito rico em cistina, aminoácido que intervém na formação da queratina). O resultado que senti: cabelo muito mais brilhante, saudável, queda muito amenizada e um crescimento muito grande comparando com a minha norma (crescimento maior quando tomei o Cystiphane). Hoje este artigo é também escrito por todas as leitoras que enviaram as suas perguntas sobre suplementos para cabelo. Sinto que desta forma vão tirar muitas dúvidas e saberem melhor como lidar com este tema. Queres saber quais as perguntas mais colocadas? Hoje começamos com estas:

Ecophane

Existem timings de intervalo para a toma de suplementos para o cabelo?

Não, não existem timings de intervalo definidos para a toma de suplementos alimentares para o cabelo. Os suplementos podem ser utilizados cada vez que houver um enfraquecimento capilar, perda de brilho ou queda de cabelo. Contudo é aconselhável procurar aconselhamento médico quando existe uma necessidade constante de recorrer a estes produtos sem conhecer a causa.

Com que regularidade devemos tomar suplementos para o cabelo?

Não existem normas sobre a regularidade da toma de suplementos alimentares para o cabelo. É importante respeitar a toma todos os dias durante pelo menos três meses para uma maior eficácia. Após esse período, deverá repetir-se a toma apenas quando existir uma nova necessidade de fortalecer o cabelo ou prevenir ou minimizar a queda capilar.  Por exemplo, se existir uma queda de cabelo devido às alterações sazonais aconselha-se a toma duas vezes por ano durante o outono e primavera, se o cabelo estiver enfraquecido pontualmente devido a um alisamento, não haverá necessidade de voltar a tomar.  Contudo é aconselhável procurar aconselhamento médico quando existe uma necessidade constante de recorrer a estes produtos sem conhecer a causa.

Cystiphane

Por quanto tempo devem ser tomados os suplementos para cabelo?

Não existe uma reposta clara a esta reposta pois depende das situações. Existe de facto um período mínimo de 3 meses de toma devido à duração da última fase do ciclo de vida do cabelo (fase de telogénese), que tem aproximadamente esta duração.

Contudo, não existem regras gerais em relação à duração máxima de toma.  Dependendo da necessidade este poderá ser tomado apenas 3 ou 4 meses ou em alguns casos poderá ser prolongado dependendo da causa da queda e da composição do suplemento. Contudo, é importante referir que uma necessidade permanente de toma de suplementos quando não é conhecida uma causa pode ser revelador de uma patologia subjacente sendo assim necessário consultar um dermatologista.

Quais são os suplementos mais eficazes na alopécia androgenética?

Os suplementos mais eficazes na alopécia androgenética são suplementos que contenham uma fórmula completa com aminoácidos e vitaminas essenciais para o crescimento do cabelo. Deverão conter também na sua fórmula ingredientes tais como o zinco ou a Serenoa repens reconhecidos por uma ação inibidora da 5 alfa-redutase, uma enzima profundamente implicada na queda capilar desta origem. Contudo, é importante referir que os suplementos alimentares utilizados individualmente não poderão tratar a alopécia androgenética, mas, são muitas vezes utilizados como complemento de algumas terapêuticas medicamentosas como o minoxidil e/ou finasterida. Sendo assim, todas as situações de alopécia androgenética devem ser diagnosticadas pelo dermatologista e o tratamento deve ser adaptado a cada pessoa, de acordo com o grau de severidade.

Cystiphane

Ecophane

Os suplementos para cabelo podem ser tomados sempre ou só por períodos determinados?

Dependendo da composição do suplemento é possível a toma prolongada dos suplementos em casos específicos e por recomendação médica. Isto porque fora do âmbito de patologias que requerem um aporte prolongado de ingredientes específicos, a toma de suplementos durante 3 ou 4 meses costuma ser suficiente.

Suplementos para a queda durante a amamentação. Sim ou não?

Sim mas às vezes não, tudo depende do contexto. É efetivamente comum fazer-se a toma de suplementos alimentares contra a queda de cabelo pós-parto durante a amamentação. Contudo, a situação deve ser avaliada por um profissional de saúde (farmacêutico ou médico) isto porque alguns suplementos podem conter ingredientes que passam para o leite e que não são indicados para o bebé.

A queda de cabelo pós-parto é uma situação comum e autolimitada. O que acontece é que durante a gravidez, devido às variações hormonais, há um grande aumento de cabelos em fase de crescimento e poucos em fase de queda (muitas mulheres notam que o seu cabelo fica mais denso e brilhante durante a gravidez). Depois do bebé nascer, aproximadamente 3 a 4 meses a seguir ao parto, devido a alterações hormonais, muitos cabelos que não caíram durante a gravidez vão cair, esta situação é normal, e irá resolver-se com o tempo.

Devemos tomar suplementos na mudança da estação?

Sim, quando existe uma queda de cabelo durante essa época podemos recorrer a suplementos para diminuir ou prevenir a queda. A queda capilar durante as mudanças de estações é muito comum atingindo uma grande parte da população. Esta queda ocorre devido a agressões que o couro cabeludo sofre durante o inverno (frio, utilização de água quente para lavar o cabelo, utilização de gorros, etc.) e o verão (raios UV, banhos repetidos no mar e piscinas, etc.).  Podemos, portanto, prevenir ou diminuir esta queda tomando de forma antecipada aminoácidos, vitaminas e minerais para fortalecer o cabelo. O ideal será iniciar a toma destes nutrientes sob a forma de suplementos alimentares antes do início da queda nestas duas alturas do ano.

Cystiphane

Estas foram algumas das questões colocadas – haverá uma segunda parte de perguntas e respostas que irei publicar na próxima semana. Sinto que te pode ajudar a tomar boas decisões no momento de escolheres um suplemento para o cabelo (e também a perceber se realmente necessitas de o tomar ou de ver esta questão com o dermatologista).

Recentemente a Bailleul lançou a apresentação Ecophane pó em saquetas, que eu sinto ser muito prática, por exemplo em deslocações. Tem exatamente a mesma composição que o pó na apresentação em lata mas vem em saquetas. Na maior parte dos locais de venda o preço ou é igual ou semelhante à apresentação em lata. Quanto ao Cystiphane, este foi o primeiro ano em que tomei o suplemento e fiquei muito impressionada. O Cystiphane tem a maior quantidade de cistina em suplementos para cabelo, e nota-se um crescimento brutal do cabelo, para além de ajudar na “resistência”. Eu senti mesmo no toque do cabelo.

O que gostavas de saber mais sobre suplementos para cabelo? Este artigo foi útil para ti?

Fotografia: Márcia Soares

Ecophane pó e comprimidos podem ser tomados por homens e mulheres, pessoas com + de 12 anos, diabéticos, hipertensos, no pós-parto. Os comprimidos não devem ser tomados por pessoas com problemas de tiroide uma vez que contêm espirulina. Doentes celíacos não devem tomar Ecophane.

Cystiphane pode ser tomado por celíacos, diabéticos e hipertensos. Não está aconselhado em mulheres grávidas e puérperas ou em crianças.

Disclaimer: embora este artigo seja uma parceria, ele contém apenas as minhas opiniões sinceras sobre estes suplementos e este tema. Os suplementos Ecophane e Cystiphane sempre foram pagos por mim. Este ano a Bailleul ofereceu-me o Ecophane pó para eu tomar no Outono e na Primavera. As parcerias neste projeto são importantes para que o mesmo tenha viabilidade financeira, o que não significa que qualquer marca ou produto tenha visibilidade no projeto Beautyst, antes pelo contrário, tal como referido aqui. Todas as parcerias são pensadas por forma a serem informativas e úteis, e acima de tudo, com marcas e produtos com os quais eu me identifico e com os quais eu tenho uma excelente experiência.

Posts relacionados

“Revele o seu melhor cabelo”: o guia sobre queda de cabelo

Estava a preparar esta surpresa há vários meses! A queda de cabelo é um problema que afeta milhões de pessoas em todo o mundo mas também uma área onde a desinformação é abundante. Por muito tempo fui vítima da fa...

Março 17, 2024

Le Spray Fixant e Le Spray Volume da Sisley: volume no máximo!

Desde há uns meses que passei a usar SEMPRE que uso o secador, o Le Spray Volume da Hair Rituel by Sisley nas raízes do cabelo e estou totalmente obcecada por ele. Agora é complementado pelo novo Le Spray Fixant ...

Março 14, 2024

Cica-Calm: desvendar os segredos da serenidade capilar

Não podia ter chegado em melhor hora! A minha filha passou as últimas semanas com bastante comichão e desconforto no couro cabeludo. Quando conhecemos o Champô e o Cica-Calm Gel, as últimas novidades da Lazartigu...

Fevereiro 29, 2024

36 comentários

  1. Sara Vito dos Santos diz:

    Adoro ler todos os artigos e este também foi muito elucidativo. Faço há mais de dez anos suplementação, por iniciativa própria, para minimizar a queda sazonal. Depois, habituei-me a ver os fios mais encorpados, com mais brilho e um maior controlo da queda e, agora, faço sempre duas vezes por ano. Não tinha era perceção real da fórmula, logo comprava por aconselhamento farmacêutico, sem nunca haver uma explicação exata pela compra de este ou aquele. Atualmente, graças à Joana, sinto-me completamente a par daquilo que, de facto, importa num suplemento, nomeadamente, os seus ingredientes. Obrigada 👌♥️.

    1. Joana Alvares diz:

      Obrigada Sara! Qualquer questão deves ver a suplementação com o dermatologista. Pode até nem ser necessário fazeres. Um beijinho, Joana

  2. Carla diz:

    Boa tarde Joana, os meus parabéns pelos artigos ótimos que tem publicado.
    Gostaria de colocar uma dúvida – entre o Ecophane pó e o Cystiphane, qual é o mais indicado para o crescimento de novos cabelos?
    Não sei se entendi mal, mas fiquei com a ideia de que o Cystiphane ajuda no crescimento do comprimento, é isso?

    Muito obrigada

    1. Joana Alvares diz:

      Olá Carla! O Cystiphane para além de ser um suplemento para a queda de cabelo, ajuda também em situações de afinamento dos fios (o que acontece por exemplo na alopécia androgenética), uma vez que contém uma dose elevada de cistina. Um beijinho!

  3. Ana diz:

    Boa tarde,
    Estes suplementos atuam em todos os pelos do corpo? Notou os restantes pelos também a ficarem mais fortes?
    Tenho alopecia androgenética, faço minoxidil, mas noto que no último mês piorou.
    Obrigada.

    1. Joana Alvares diz:

      Olá Ana! Não, estes suplementos não atuam nos pelos do corpo. Se estás a fazer minoxidil esse é um efeito secundário que pode acontecer sim. Eu tive um ligeiro aumento dos pelos faciais, no entanto fiz um tratamento a laser que foi bastante eficaz e do qual vou falar ainda esta semana, aqui no site! Um beijinho, Joana

  4. Posso tomar de manhã o Ecophane pó e Cystiphane comprimidos ao jantar?

    1. Joana Alvares diz:

      Ana, não deves tomar estes dois suplementos em simultâneo. Ou um ou outro. E qualquer dúvida deve ser tirada com o médico ou farmacêutico. Um beijinho! Joana

  5. Ana Lopes diz:

    Fiquei com uma dúvida, intercalar foi um mês Ecophane e outro Cystiphane ao qual deu um tratamento pelo período de meio ano, correto?

    1. Joana Alvares diz:

      Olá Ana, um tratamento com um mesmo suplemento deve ser feito pelo período de 3 meses. Não intercalo dessa forma, mas sim fazendo os 3 meses com cada um. Um beijinho!

  6. Ana Lopes diz:

    Muito obrigada pelo esclarecimento.
    Vou fazer o tratamento dessa forma. Bjinhos

    1. Joana Alvares diz:

      Um beijinho!

  7. Alice Ferreira diz:

    Boa tarde,
    Gosto muito das suas dicas e da força que dá!
    A minha médica receitou-me os comprimidos da Ecophane mas na farmácia disseram que o pó era melhor e que o resultado era visto mais rápido!
    Como já tomou esse suplemento pergunto se lhe deu alguns efeitos secundários como aumento de peso…. Isto porque agora estou na dúvida se deveria ter comprado os comprimidos.
    Obrigada e beijinhos

    1. Joana Alvares diz:

      Olá Alice, eu não notei qualquer diferença no peso (eu faço exercício regular e sigo o plano alimentar definido pela minha nutricionista). De facto o pó é indicado na queda moderada a severa enquanto os comprimidos na queda ligeira a moderada. Um beijinho! Joana

  8. Alice Ferreira diz:

    Obrigada pela informação Joana.
    Infelizmente a minha queda é acentuada e por isso optei por o Ecophane em pó. Mas como por vezes existem suplementos que engordam por isso a minha pergunta.
    Mas também por ler os seus comentários tenho consulta marcada com a Dra. Filipa Ventura já para julho.🙏

    Beijinhos
    Alice Ferreira

    1. Joana Alvares diz:

      Que bom Alice! Fazes muito bem em ver a questão com a Dra. Filipa. Um beijinho!

  9. Alice Ferreira diz:

    Muito obrigada Joana.
    Beijinhos

    1. Joana Alvares diz:

      Beijinhos! 🙂

  10. Boa tarde costumo tomar o ecophane pó.
    O Cystiphane é idêntico ao ecophane pó ou comprimidos?

    1. Joana Alvares diz:

      Olá Susete! Têm composições diferentes. O Cystiphane está mais indicado na queda de cabelo quando associada a uma alopécia androgenética, o Ecophane pó na queda moderada a severa (e o Ecophane comprimidos na queda ligeira a moderada). Um beijinho

  11. Tatiana Pérez diz:

    Bom dia Joana,
    Obrigada pela sua ajuda, queria perguntar.lhe se já tomou ou conhece os comprimidos viviscal, caso a resposta seja positiva gostava que me desse um feedback dos mesmos.

    Beijinhos 😘🤍

    1. Joana Alvares diz:

      Olá Tatiana, viva! Já tomei durante muito tempo e não só não senti melhorias nenhumas como gastei imenso dinheiro sem qualquer resultado visível, infelizmente. Um beijinho, Joana

  12. Juliana Pereira diz:

    Olá Joana! Gostaria de lhe pedir um conselho. Tenho alopecia androgenetica e tambem patologias na tiroide. Deixei o minoxidil em Julho deste ano e desde ha 1 mes para ca tenho tido uma queda de cabelo muito preocupante. Sabe de algo que possa fazer para ajudar nesta fase? Como foi a sua experiencia? Obrigada

    1. Joana Alvares diz:

      Olá Juliana! Todas estas decisões têm obrigatoriamente de ser vistas com o dermatologista que acompanha o teu caso. Paraste o minoxidil por indicação do médico? Um beijinho

  13. Marta diz:

    Boa noite gostaria de saber se o cystiphane so se pode tomar para quem tem alopecia androgenetica ? Ou qualquer pessoa com queda de cabelo pode tomar ?

    1. Joana Alvares diz:

      Olá Marta, qualquer pessoa com queda de cabelo pode tomar, tendo ou não alopécia androgenética. Para mais informações deve ser consultado o médico ou farmacêutico. Um beijinho! Joana

  14. Marta Moreira diz:

    Olá 👋 Sabe alguma informação ou tem algum Feedback sobre o suplemento hairlox? Que me pode dizer …gosto muito dos seus conteúdos muito esclarecedores obrigada mais uma vez

    1. Joana Alvares diz:

      Olá Marta, viva! Não consigo dar feedback, infelizmente. Nunca utilizei. Um grande beijinho! Joana

  15. Sónia Soares diz:

    Olá., Eu tomo medicação para dor crónica que me provoca queda imensa de cabelo .
    Estou a fazer minoxidil por indicação do dermatologista e a minha pergunta é, qual destes suplementos é o mais indicado para o meu tipo de queda provocada por medicação. Obrigada

    1. Joana Alvares diz:

      Olá Sónia! Nesta situação específica que descreves deves falar com o teu dermatologista e/ou com médico que te acompanha na questão da dor crónica. Um grande beijinho, Joana

  16. carla.polido diz:

    Ola gostaria de saber se o ecophane em pó faz aumentar o crescimento do pelo no corpo. Fiz depilação a laser e gostaria de tomar ecophane mas tenhoesta duvida pode me ajudar nesta questão. Obrigado

    1. Joana Alvares diz:

      Olá Carla, não é suposto e a marca refere que não. Um beijinho, Joana

  17. Luísa diz:

    Olá,
    Estou com uma queda de cabelo severa desde há uns meses e no início de dezembro fui a uma dermatologista que me indicou fazer o Cystiphane em champô e em loção para o couro cabeludo apenas, sem as cápsulas. Não senti grande melhoria, a não ser, nas últimas semanas, uma ligeira menor queda. Continuo com o cabelo muito ‘ralo’.
    Há cerca de 3 semanas resolvi começar por minha iniciativa o Ecophane em pó e o champô para queda de cabelo da mesma gama (entretanto o da Cystiphane acabou). Mantenho, no entanto, a loção para couro cabeludo da Cystiphane. Há algum inconveniente?
    Estou novamente muito preocupada porque esta semana o cabelo começou a cair mais drasticamente outra vez… não sei se tem a ver com stress ou com o quê. Estou muito assustada porque a cair a este ritmo vou ficar sem cabelo e sem capacidade de o repôr…
    Agradeço a sua opinião…

  18. Maria Miguel diz:

    Olá Joana!
    Há alguma alternativa que recomendes por experiência ao ecophane? Sou intolerante ao glúten, e o ecophane contém proteína hidrolisada de trigo, mas queria mesmo tomar algum suplemento do género (faço isdin 5 alfa a cada 6 meses, mas queria algo para complementar). Obrigada!

    1. Joana Alvares diz:

      Olá Maria Miguel. Deves pedir aconselhamento médico ou numa farmácia. Eu tenho ótima experiência com o Lambdapil 5 α Plus da Isdin. No meu caso em particular faço o ano todo, depois de ter discutido em consulta com o meu médico. De facto, não contém glúten (nem açúcar ou lactose). Mas deves questionar um profissional de saúde. Um grande beijinho, Joana

Comenta este post

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

As seguintes regras de RGPD (Regulamento Geral Proteção de Dados) terão de ser lidas e aceites:
Este formulário armazena o teu nome, e-mail e conteúdo para que possamos acompanhar os comentários colocados no site. Para mais informações, consulta a nossa política de proteção de dados, onde obterás mais informações sobre onde, como e por que armazenamos os teus dados.

recebe as novidades beautyst

    A

    Aceito as condições gerais. Consulta a nossa política de proteção de dados. Este website está protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e Condições do Serviço do Google são aplicáveis.

    My beauty Wishlist

    Copyright Beautyst . 2024