Cabelo, gravidez e pós-parto (segundo o dermatologista)

Cabelo, gravidez e pós-parto

A gravidez foi das melhores alturas da vida no que diz respeito ao meu cabelo. Foi das melhores alturas da vida por todos os motivos! Não caiu um fio nas minhas duas gravidezes! Fiquei com muito mais cabelo, apesar de não poder utilizar medicamentos para a queda que faço de forma regular. 6 meses antes de engravidar da Luísa tive de parar a finasterida. O minoxidil parei durante a gravidez. No entanto tive uma queda de cabelo pós-parto tremenda que foi acompanhada pelo Dr. Rui Oliveira Soares. Ele ajudou-me a superar a mesma da melhor forma. Disse, por exemplo, que se usasse minoxidil no pós-parto, podia desencadear ainda mais queda! Mas porque sinto que existem muitas dúvidas sobre cabelo e gravidez, pedi ao meu dermatologista para nos esclarecer.

Cabelo, gravidez e pós-parto

P: O que acontece ao cabelo durante a gravidez e no pós-parto? A queda de cabelo no pós-parto pode ser tratada?

R: Cada cabelo tem, dentro da pele, uma fábrica celular que lhe dá origem, chamada folículo piloso. Neste último, as células dividem-se continuamente durante um período que no couro cabeludo corresponde a 3 a 5 anos. A essa fase, que corresponde a um crescimento contínuo do cabelo, chama-se anagen. Após esse tempo, o folículo faz uma pausa de cerca de 3 meses – catagen – durante a qual a parte mais profunda do folículo desaparece. No fim desta fase o cabelo (haste pilar) perde aderência ao folículo e cai – telogen. Na realidade, quando um cabelo cai já se reiniciou a intensa divisão celular para sintetizar o cabelo que o substituirá. Enquanto a parte mais superficial do folículo existe sempre, a parte mais profunda só existe durante a fase de anagen.

Cabelo, gravidez e pós-parto

Estímulos hormonais durante a gravidez e cabelo

Durante a gravidez os estímulos hormonais determinam paragem do ciclo capilar em anagen. Não entrando cabelo em telogen, praticamente não cai cabelo. Daí que a grande maioria de mulheres afirmem que a gravidez foi o período da vida em que lhes caiu menos cabelo.

Com o estímulo do parto, todos os cabelos que deveriam ter entrado em telogen nos últimos 9 meses entram nessa fase ao mesmo tempo. Daí que passados 3 meses ocorra uma queda massiva (deflúvio telogen) que é fisiológica – leia-se normal – e na maioria dos casos não necessita de qualquer tratamento.

Carências de oligoelementos

No entanto, em casos pontuais em que se detetem carências de oligoelementos, estes podem e devem ser repostos. Embora o pós-parto não deva influenciar outros problemas do cabelo é frequente a alopécia androgenética na mulher tornar-se-lhe pela primeira vez evidente após o deflúvio pós-parto. A exposição a antigénios fetais durante a troca de fluidos entre mãe e feto durante o parto pode, em casos raros, acelerar uma doença auto-imune, como é o caso da alopécia areata.

Rui Oliveira Soares (dermatologista)

Cabelo, gravidez e pós-parto

O Dr. Rui acompanha o meu cabelo desde o pós-parto do meu filho Duarte. Nessa altura fiquei com muito menos cabelo que o habitual, mas com o tratamento que fiz a situação reverteu-se completamente e fiquei com mais cabelo ainda, conforme contei aqui.

Quais as tuas experiências com o cabelo durante a gravidez e pós-parto?

Fotografia: Yellow Savages

Posts relacionados

Color Wow Dream Coat, “milagre” anti frizz: afinal funciona ou não?

Não poderia ter escolhido melhor tema no pós férias que um produto sobre o qual ouvia falar há já algum tempo (mas com reviews tão opostas!) e por isso decidi debruçar-me sobre o mesmo: o Color Wow Dream Coat, um...

Outubro 1, 2024

SU da Davines, a SUUUPER linha capilar after sun!

Esta é uma das perguntas que provavelmente mais recebo nesta altura do ano: “Uma boa linha capilar after sun?” e a realidade é que até aqui eu sinto que ainda não tinha encontrado “A” gama capilar para uso no ver...

Julho 17, 2024

Terapia com laser/luz de baixa potência na alopécia androgenética

A alopécia androgenética pode afetar 80% dos homens e 40% das mulheres. Uma vez que o tema da terapia do laser / luz de baixa potência tem vindo a aparecer cada vez mais sobre a forma de produtos intermináveis qu...

Julho 9, 2024

6 comentários

  1. Diana diz:

    Olá Joana! Descobri o site há pouco tempo e estou a adorar muito obrigada pela partilha!
    Também sempre tive cabelo fraco já tentei muita coisa mas já percebi que preciso de ajuda msm específica e até já marquei consulta com o Dr Rui Soares!
    Já agora aproveito para perguntar uma coisa… estou com 4 meses de pós parto da minha 1a filha e a queda está assustadora… comecei a usar minoxidil tópico (já usava antes da gravidez) mas vi aqui que no pós parto pode até piorar a queda?! Só tenho consulta daqui a 2 semanas então não sei se pare ou continue até la…

    1. Joana Alvares diz:

      Olá Diana! Bem-vinda! 🙂 Deves perguntar ao médico. O Dr. Rui Oliveira Soares, na altura do meu pós parto, desaconselhou a utilização de minoxidil. Não deves fazer auto medicação sem consultar um médico (o minoxidil, mesmo o tópico, é medicamento). Um beijinho, Joana

  2. Liliana diz:

    Olá Joana!

    Que maravilha o seu site! Super informativo e sempre com cuidado de recomendar ajuda médica, parabéns!

    Tem 1 ano que fui diagnosticada com alopécia androgenética, passei logo a fazer o minoxidil manipulado. tópico e oral, comecei com 0,5mg e depois para 1g. Notei foi o crescimento de imensos pelos, na cara sobretudo, mas também nas mãos! Li algures no seu blog que aconteceu também consigo, nas patilhas. Verdade que melhorou imenso o aspeto do meu cabelo.

    No entanto, desde Maio que deixei o tratamento, descobri que estava grávida e parei imediatamente. Acontece que sofri um aborto retido (Julho) e fiquei sempre a pensar se o minoxidil não terá influenciado…não consegui voltar a fazer o tratamento. Quero muito voltar a tentar e ainda ninguém me conseguiu tranquilizar em relação ao minoxidil e o seu efeito aquando uma gravidez. A minha médica já me disse que podia fazer o tópico, que não tinha problema nenhum, mas não me traz paz de espírito.
    Li que fez também e só parou quando descobriu a gravidez? não teve qualquer problema?

    A verdade é que estou com imensa queda e já noto a diferença de novo na coroa, o cabelo está péssimo nessa zona e noto já falha. Curiosamente à frente não noto nada de especial e não me incomoda nada.

    Obrigada por partilhar a sua história e informação importante.

    1. Joana Alvares diz:

      Olá Liliana! Viva! Que excelente feedback, muito obrigada! Sobre a paragem de medicação relacionada com a gravidez, recomendo que leias este artigo onde se aborda esta questão: https://www.beautyst.pt/cabelo/tratamento-medicamentoso-e-alopecia-20-questoes
      Eu parei o minoxidil oral quando o dermatologista me disse, ou seja, quando soube que estava grávida. O meu dermatologista assegurou-me que não haveria qualquer implicação relacionada com o minoxidil e uma possível gravidez. Um grande beijinho!

  3. Ana Pereira diz:

    Olá Joana
    Obrigada por esta partilha.
    Tenho apenas uma dúvida.
    Também sou seguida pelo Dr. Rui e agora que estou grávida foi-me aconselhado por ele a parar a medicação que estava a fazer (Finasterida e Minoxidil).
    Apenas tomo as vitaminas típicas da gravidez.
    Queria apenas saber quando voltou a ter consulta com o Dr. no pós parto? Qual o tempo ideal para voltar ao consultório e ele poder “intervir” com medicação ou alternativas?
    Tenho essa dúvida por saber quão sensível é o pós parto principalmente no que respeita à amamentação e à queda de cabelo pós parto….sei que tudo tem influência
    Obrigadaaaaa 🙏

    1. Joana Alvares diz:

      Olá Ana, eu voltei à consulta assim que deixei de amamentar, o que foi bastante cedo no meu pós-parto. Um grande beijinho! Joana

Comenta este post

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

As seguintes regras de RGPD (Regulamento Geral Proteção de Dados) terão de ser lidas e aceites:
Este formulário armazena o teu nome, e-mail e conteúdo para que possamos acompanhar os comentários colocados no site. Para mais informações, consulta a nossa política de proteção de dados, onde obterás mais informações sobre onde, como e por que armazenamos os teus dados.

recebe as novidades beautyst

    A

    Aceito as condições gerais. Consulta a nossa política de proteção de dados. Este website está protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e Condições do Serviço do Google são aplicáveis.

    My beauty Wishlist

    Copyright Beautyst . 2024