O que muda na pele aos 40 anos?

pele aos 40

Há mudanças na pele aos 40 anos. Não é mito (sei porque sinto na primeira pessoa!). Quando tinha 20 anos e ouvia as mulheres de 40 a explicarem as alterações no corpo e na pele eu não compreendia. Mas… percebi pelos 37 / 38 anos. Alterações drásticas. As primeiras na flacidez da pele, mas também no peso e na gordura localizada e uma grande dificuldade em manter a pele no seu melhor. Tudo isto porque há alterações que acontecem, algumas das quais já falei aqui e aqui. O que muda na pele aos 40 anos? A Ann e a Mariana, ambas farmacêuticas, mostram-nos 4 coisas que acontecem à nossa pele aos 40 anos e 8 ideias para colocares já em prática! Mesmo a propósito da celebração dos 6 meses deste projeto e da celebração que é chegar aos 40!

pele aos 40

O processo de envelhecimento

Os anos vão passando por nós, sentimos que mudamos tanto a nível emocional como físico, e é no nosso corpo que o tempo vai deixando as suas marcas. Possuir um estilo de vida saudável ajuda o nosso corpo e a nossa mente a viverem bem. Contudo, sabemos que não há nada que pare o tempo e o processo de envelhecimento ocorre a todos os níveis no nosso corpo, nomeadamente na nossa pele.

O envelhecimento da pele pode ocorrer a dois níveis: intrínseco e extrínseco. O processo de envelhecimento da pele intrínseco depende da nossa genética (algo que não podemos alterar) e da nossa idade. Já o envelhecimento da pele extrínseco é provocado por fatores ambientais a que estamos sujeitos, nomeadamente a exposição ao sol, a poluição, o tabaco, o álcool e uma má alimentação. O envelhecimento da pele é algo lento e progressivo, que leva a alterações visíveis na nossa pele.

pele aos 40

 

Mas afinal, o que muda na nossa pele aos 40 anos? 4 pontos a ter em conta:
  1. É nesta idade que o nosso sistema linfático, responsável por eliminar as toxinas do nosso corpo, dá sinais de abrandamento, levando ao aparecimento de papos no contorno dos olhos, inchaço nas maçãs do rosto e flacidez no corpo.
  2. A partir dos 40 anos a nossa pele demonstra uma redução de produção natural de sebo, o que faz com que a pele se torne mais seca e mais reativa a fatores ambientais (poluição, mudanças de temperatura, fumo, …).
  3. É a meio dos 40 que as mulheres começam a sofrer sinais de alterações hormonais devido à aproximação da menopausa. Na pré-menopausa os níveis de estrogénios diminuem e isto faz com que a pele comece a dar sinais mais visíveis de perda de firmeza e volume, devido à diminuição da produção de colagénio. A diminuição dos níveis de estrogénios também leva à perda de luminosidade e ao aparecimento de alterações na pele do pescoço e do decote da mulher.
  4. À medida que vamos envelhecendo o processo de renovação da pele diminui e isso faz com que os sinais de envelhecimento tais como rugas, manchas e tez irregular se tornem mais visíveis e vincados.

Hoje em dia sabe-se que adotar hábitos saudáveis e uma rotina adequada ao nosso tipo de pele ajudam, e muito, a retardar o envelhecimento natural da pele. Por isso, se tens 40 anos e ainda tens preguiça de remover a maquilhagem antes de dormir, não usas protetor solar diariamente e só usas um creme hidratante diário, então é tempo de mudar.

pele aos 40

O que podes fazer para tratar da tua pele aos 40 anos? 8 ideias para colocares já em prática!
  1. Adota um estilo de vida saudável: dormir bem, praticar regularmente exercício físico, hábitos alimentares saudáveis (diminuir o consumo de açúcar e sal) e evitar o consumo de tabaco e bebidas alcoólicas;
  2. Bebe muita água diariamente;
  3. Usa diariamente protetor solar com filtros UVA e UVB elevados (mesmo no Inverno);
  4. Realiza uma rotina de beleza adequada ao teu tipo de pele, tanto de manhã como à noite;
  5. Remove a maquilhagem todos os dias e sem exceções;
  6. Não te esqueças de aplicar creme na zona do pescoço e decote;
  7. Escolhe cosméticos com ingredientes que promovam a renovação da pele;
  8. Usa diariamente produtos de corpo refirmantes e hidratantes.

A prevenção é essencial no combate ao envelhecimento da pele. Quando temos 40 anos é importante que toda a nossa rotina de beleza seja essencialmente focada no combate aos sinais do tempo e da idade, para uma pele saudável, luminosa e rejuvenescida. Porque se é para envelhecer, que seja da melhor forma! 😉

Ann Almeida e Mariana Lopes, farmacêuticas

Hoje em dia coloco todos estas sugestões em prática, e acredita que é algo que tem feito toda a diferença! Andei a “derrapar” durante 2 ou 3 anos, com algumas questões que tive de aprender. Reeducar o meu corpo e a minha pele fez-me passar por um processo de aprendizagem e perceber a que alterações estou sujeita. E tu, o que fazes para cuidar de ti aos 40 anos?

Fotografia: Yellow Savages

Posts relacionados

O ingrediente anti envelhecimento que não dispenso

Os meus muitos anos de Indústria Farmacêutica centraram a minha atenção nos ingredientes e substâncias ativas dos variadíssimos produtos, desde a cosmética ao medicamento. Por isso é inevitável que um dos ingredi...

Outubro 15, 2019

3 erros que nos envelhecem na maquilhagem

Claramente a partir de uma certa idade temos de ter cuidados mais do que redobrados para que a maquilhagem não nos envelheça. Eu tenho imensos truques e tenho 40 anos! Perguntam-me o que faço e tudo tem uma ciênc...

Outubro 8, 2019

5 questões de beleza imprescindíveis aos 40 (ou mais) anos

Já falei algumas vezes por aqui e nas minhas redes sociais, Instagram e Facebook, sobre a diferença que é ter a minha idade, 40 anos, quando o assunto é beleza. Aos 20 e mesmo aos 30 as questões que eu tinha eram...

Julho 23, 2019

Comenta este post

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

As seguintes regras de RGPD (Regulamento Geral Proteção de Dados) terão de ser lidas e aceites:
Este formulário armazena o teu nome, e-mail e conteúdo para que possamos acompanhar os comentários colocados no site. Para mais informações, consulta a nossa política de proteção de dados, onde obterás mais informações sobre onde, como e por que armazenamos os teus dados.

recebe as novidades beautyst

A
Aceito as condições gerais. Consulta a nossa política de proteção de dados.

My beauty Wishlist