Ingredientes chave nos cosméticos

ingredientes produtos

O mundo da cosmética tem disponível uma grande quantidade de informação, sempre marcada de novidades, tendências, truques e dicas sobre os melhores cuidados de pele. Contudo, tanta informação pode dificultar o momento de escolher os cosméticos e os seus ingredientes mais adequados para as necessidades do nosso tipo de pele. Antes de perceber alguma coisa sobre composição de produtos deixava-me “tentar” pelas marcas, pelo marketing, pelas campanhas bonitas, fotografias de peles maravilhosas e pensava que nunca iria conseguir ter aquele aspeto. Entretanto tive a sorte de trabalhar nesta área e perceber que o que interessa é o que está dentro dos produtos: os ingredientes! A partir daí tornou-se muito mais fácil escolher. Então quais são os ingredientes chave nos cosméticos? Pedi à Dra. Ann Almeida e à Dra. Mariana Lopes, ambas farmacêuticas com um gosto especial pela área cosmética para nos explicarem quais os ingredientes chave nos produtos de beleza.

ingredientes produtos

O que devo saber antes de escolher um cosmético?

Antes de escolher um cosmético, devemos ter em consideração: 1. qual o nosso tipo de pele – oleosa, mista, seca, sensível ou com alguma patologia. De seguida, devemos pensar: 2. o que mais nos preocupa – as manchas, as rugas, a flacidez, uma tez irregular, imperfeições, desidratação ou luminosidade?

Estes dois pontos são o primeiro passo para começarmos a escolher os ingredientes dos cosméticos que nos vão ajudar a responder às nossas necessidades e preocupações.

ingredientes produtos

Existem inúmeros ingredientes utilizados na cosmética, quais o que devemos ter em consideração para melhorar a nossa pele?

Apesar de todos os dias sermos bombardeadas com diferentes informações, a cosmética é uma ciência e existem ingredientes cuja eficácia está cientificamente comprovada. Assim, vamos falar sobre aqueles que já deram provas e que são os fundamentais para combater rugas, firmeza, manchas e outros problemas e preocupações da pele.

ingredientes produtos

Alfa-Hidroxiácidos (AHAs)

Existem diferentes alfa-hidroxiácidos em produtos cosméticos, dos quais se destaca o ácido glicólico. Contudo, também existem os ácidos láctico, málico, tartárico e cítrico.

Os principais estudos clínicos evidenciam a eficácia dos AHAs nos cosméticos no combate do envelhecimento, das manchas, da tez irregular e dos poros dilatados. Os AHAs possuem uma ação suavizante e melhoram o aspeto da pele, pois provocam uma ligeira descamação superficial, uma ação hidratante, dado aumentarem a retenção da água na pele, e ainda combatem a perda de firmeza ao estimular a produção de fibroblastos. Contudo, os AHAs não são recomendados durante a gravidez ou a amamentação e em peles mais sensíveis.

Beta-Hidroxiácidos (BHAs)

O BHA mais conhecido e utilizado é o ácido salicílico, que ajuda a melhorar a textura da pele e manchas provocadas pelo sol. Este ingrediente é bastante utilizado nas preparações para o combate da acne e pontos negros, pois possui uma ação antibacteriana e anti-inflamatória.

ingredientes produtos

Retinol

O retinol é um derivado da Vitamina A, podendo ser representado num cosmético sob diferentes formas (acetato, palmitato,…). Uma vez aplicadas na pele, estas moléculas vão libertando lentamente o retinol, permitindo a sua atuação no combate das rugas, da perda de firmeza, das manchas, da acne e na melhoria da textura da pele. Apesar de ser um dos mais poderosos ingredientes na prevenção e combate dos sinais do tempo e da idade, o retinol não possui uma ação hidratante, podendo até exacerbar a secura da pele. O retinol também aumenta a sensibilização da pele ao sol, sendo obrigatório o uso do protetor solar e um cuidado redobrado na exposição direta ao sol.

Antioxidantes

Na cosmética podemos citar a vitamina C, vitamina E (alfa tocoferol), Ginkgo Biloba, Ácido Ferúlico, extratos de uva e chá verde, entre outros. Eles protegem-nos contra a ação da poluição, stress do dia-a-dia, pois interrompem o processo de oxidação das células da pele que levam ao aparecimento de flacidez, rugas e perda de luminosidade.

Vitamina C

Falar de vitamina C é falar de ácido ascórbico, a sua forma mais pura, ainda que o possamos encontrar noutra formas. A vitamina C é reconhecida no combate de rugas, flacidez, perda de luminosidade e manchas pois possui uma ação antioxidante, estimula a síntese de colagénio e ainda atua como despigmentante. A evolução da cosmética tem vindo a criar sistemas mais estáveis que contenham vitamina C pura, de forma a obter cosméticos mais tolerados pela pele e ainda mais eficazes.

Vitamina B3

A vitamina B3, mais conhecida por niacinamida, é um ingrediente que ajuda a melhorar a textura da pele, nomeadamente os poros dilatados, normaliza a produção de sebo na pele, diminui os estados inflamatórios e vermelhidão e ainda combate o aparecimento de rugas e manchas provocadas pelo sol.

ingredientes produtos

Ácido hialurónico

Estudos demonstram que este ingrediente é a chave para manter a pele jovem e saudável. Esta substância encontra-se naturalmente na nossa pele, mas à medida que vamos envelhecendo também vamos diminuindo os níveis de concentração deste ácido. O ácido hialurónico possui uma ação hidratante, pois retém água na nossa pele, mantendo-a mais lisa e firme e ainda combate as rugas e linhas de expressão, devido à sua ação de preenchimento.

E a eficácia?

É importante referir que a eficácia de todos estes ingredientes depende exclusivamente da sua concentração e estabilidade nas formulações dos cosméticos. Muitos deles podemos usar de forma combinada na nossa rotina de beleza, salve algumas exceções. Nunca devemos esquecer que a prevenção é o melhor tratamento que podemos dar à nossa pele, por isso escolhe o teu cosmético com um ingrediente chave! 🙂

Ann Almeida e Mariana Lopes (farmacêuticas)

No meu caso valorizo a utilização de alfa-hidroxiácidos, nomeadamente o ácido glicólico (e também o láctico), a utilização de vitamina C, do retinol (ou outras formas de retinol) e do ácido hialurónico. Há inúmeras apresentações e produtos disponíveis no mercado. Pode ser confuso escolher, mas vamos falar disso também em breve, tal como novas tendências de ingredientes na área da beleza. Já usas estes ingredientes? Ou outros? Quais valorizas?

Fotografia: Yellow Savages

Posts relacionados

Como ler o rótulo de um produto cosmético?

Escolhes os produtos cosméticos que utilizas olhando para o rótulo? Não? Então está na altura de saberes como ler o rótulo de um produto cosmético. Tenho o hábito de escolher sempre da primeira forma. Vendo os in...

Setembro 19, 2019

Suplementos para um tom de pele bonito

A minha pele é bastante morena, mas eu gosto de dar um reforço extra. Em primeiro lugar porque há suplementos que ajudam a dar uma cor mais bonita à pele (mais dourada e ajudam a autobronzear), e em segundo porqu...

Julho 30, 2019

Como fazer uma revisão de cuidados de pele?

Já conseguiste perceber por aqui que sou adepta de um aconselhamento médico, e dos bons! Para fazer uma revisão de cuidados de pele (devias fazer no mínimo 1 consulta anual, embora eu faça mais!) fui ter com a Dr...

Julho 18, 2019

Comenta este post

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

As seguintes regras de RGPD (Regulamento Geral Proteção de Dados) terão de ser lidas e aceites:
Este formulário armazena o teu nome, e-mail e conteúdo para que possamos acompanhar os comentários colocados no site. Para mais informações, consulta a nossa política de proteção de dados, onde obterás mais informações sobre onde, como e por que armazenamos os teus dados.

recebe as novidades beautyst

A
Aceito as condições gerais. Consulta a nossa política de proteção de dados.

My beauty Wishlist