5 questões de beleza imprescindíveis aos 40 (ou mais) anos

beleza aos 40

Já falei algumas vezes por aqui e nas minhas redes sociais, no meu Instagram e no meu Facebook, sobre a diferença que é ter a minha idade (40 anos) quando o assunto é beleza. Aos 20 e mesmo aos 30 as questões que eu tinha eram diferentes, e muito mais fáceis de gerir que hoje. Se é inevitável o processo de envelhecimento, também é possível fazer esse caminho da melhor forma possível. Por isso vou explicar-te quais são para mim as 5 questões de beleza imprescindíveis aos 40 (ou mais) anos.

beleza aos 40

1. Perceber que o processo de envelhecimento não é apenas um processo externo, da pele

A nossa face altera-se imenso à medida que vamos envelhecendo, seja na estrutura óssea, seja na quantidade de gordura que temos no rosto (o osso vai sendo reabsorvido e as bolsas de gordura diminuindo de tamanho e por isso a estrutura de suporte à pele vai ficando menos presente). Este processo não é corrigido com cremes, como se consegue perceber, porque os cremes não são eficazes nessas alterações fisiológicas. Uma resposta médica para esta questão são os preenchimentos com ácido hilaurónico, de que já falei aqui e aqui.

beleza aos 40

2. Compreender que tipo de ingredientes fazem sentido para a nossa pele

Se antes qualquer creme servia para tratar a minha pele, hoje em dia valorizo ingredientes estudados e com mostras dadas de eficácia no processo de envelhecimento da pele. No meu caso valorizo a presença de:

Ácidos para melhorar a textura e algumas manchas (glicólico, salicílico, láctico, etc., sendo que o glicólico tem uma estrutura molecular mais pequena e penetra mais fundo na pele, sendo por isso mais eficaz) – uso produtos com ácido glicólico, como por exemplo o meu creme de noite, que foi prescrito em consulta de dermatologia, de que já falei aqui.

Vitamina C numa percentagem elevada, de pelo menos 10%, útil para: iluminar a pele; tratar algumas manchas (atenção a este tema – as manchas não são todas iguais e tratam-se de formas diferentes!); promover a formação de colagénio. Este ingrediente foi-me prescrito em consulta de dermatologia.

Ácido hialurónico com vários pesos moleculares: hidrata mais em profundidade (baixo peso molecular) e mais à superfície (alto peso molecular), dando um aspeto muito hidratado e repulpado à pele.

Vou fazer brevemente em colaboração com especialistas nesta área um artigo sobre ingredientes importantes e como ler rótulos de produtos cosméticos. Interessa-te?

beleza aos 40

3. Não descurar uma consulta de dermatologia uma vez por ano

Quantas vezes preferimos comprar o creme que a amiga usa ou que uma influencer mencionou nas redes sociais em vez de consultarmos um especialista? Todas as peles são diferentes. Recebo imensas perguntas por exemplo sobre manchas e há muitas pessoas que me falam de melasma (manchas acastanhadas e grandes) – que têm de ter acompanhamento dermatológico obrigatório! Há também produtos extremamente eficazes e que são prescritos por dermatologistas. São medicamentos sujeitos a receita médica. Proibidos de se falar na internet por uma questão de legislação e de saúde pública (embora haja quem fale deles, mas não se pode!). Procura um bom dermatologista que tenha como área de aprofundamento técnico a dermatologia estética. Um exemplo? A minha dermatologista.

beleza aos 40

4. Não esperar que os cremes e máscaras façam tudo quando não tratamos convenientemente do nosso corpo e da nossa alimentação

Dormir bem, fazer exercício físico regular (ajuda a oxigenar as células, incluindo as da pele) e uma alimentação rica em vitaminas é tão ou mais importante que ter bons cuidados cosméticos. Porque é que continuamos a comer tantas comidas processadas e poucos frescos?! Somos o que comemos. E a nossa pele aos 40 cada vez reflete mais tudo o que lhe damos. Porque é que ninguém promove estes hábitos saudáveis sem serem os profissionais de saúde? De facto, ninguém ganha dinheiro com isso, verdade? Se dormires mais ou comeres melhor a única beneficiada és tu, e não uma empresa de cosmética. Não existe marketing para hábitos saudáveis. É pena. Mas é esta a razão.

beleza aos 40

5. Escolher fontes credíveis

Cada vez mais vejo pessoas aflitas com as coisas mais banais e seguras na cosmética. Sejam os parabenos, seja o sal (cloreto de sódio), sejam outras questões mal explicadas e que geram medos completamente desnecessários. Boas pesquisas sobre cosméticos podem ser feitas por exemplo no Portal Info Cosméticos, uma iniciativa da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto. Tiramos dúvidas em fóruns e blogs? Posso dizer-te que já vi as maiores barbaridades escritas sobre o tema cabelo, só para dar um pequeno exemplo, questões que contrariam tudo o que se defende pela via médica (e EFICAZ). E essa foi uma das principais razões que me levou a criar o projeto Beautyst. Tratar uma alopécia com champôs, com óleo de côco e outras “mezinhas”? Isso é bom para não resolver o problema e ficar-se cada vez pior. Escolhe as tuas fontes credíveis.

Quantos destes 5 pontos cumpres para fazeres uma boa rotina de pele?

beleza aos 40

Fotografia: Yellow Savages

 

Posts relacionados

O ingrediente anti envelhecimento que não dispenso

Os meus muitos anos de Indústria Farmacêutica centraram a minha atenção nos ingredientes e substâncias ativas dos variadíssimos produtos, desde a cosmética ao medicamento. Por isso é inevitável que um dos ingredi...

Outubro 15, 2019

3 erros que nos envelhecem na maquilhagem

Claramente a partir de uma certa idade temos de ter cuidados mais do que redobrados para que a maquilhagem não nos envelheça. Eu tenho imensos truques e tenho 40 anos! Perguntam-me o que faço e tudo tem uma ciênc...

Outubro 8, 2019

O meu primeiro preenchimento com ácido hialurónico

Apenas mais um dia da minha vida. Mas hoje era o dia em que ia fazer o meu primeiro preenchimento com ácido hialurónico. Ia com medos? Não. Felizmente na minha vida profissional perdi o medo às agulhas pois duran...

Junho 13, 2019

Comenta este post

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

As seguintes regras de RGPD (Regulamento Geral Proteção de Dados) terão de ser lidas e aceites:
Este formulário armazena o teu nome, e-mail e conteúdo para que possamos acompanhar os comentários colocados no site. Para mais informações, consulta a nossa política de proteção de dados, onde obterás mais informações sobre onde, como e por que armazenamos os teus dados.

recebe as novidades beautyst

A
Aceito as condições gerais. Consulta a nossa política de proteção de dados.

My beauty Wishlist