Maquilhagem simples: como não errar com o blush, corretor e sombras

maquilhagem simples

Adoro maquilhagem simples, mas há erros que vejo com alguma frequência, nomeadamente com o blush, o corretor e as sombras de olhos. A partir dos 35 anos existem alterações profundas na pele e a maquilhagem deve acompanhar essas alterações. Para mim uma maquilhagem simples é aquela que funciona que nem uma luva na nossa pele, nos faz parecer mais bonitas, sem parecer que estamos maquilhadas. Já falei aqui em três erros muito comuns na maquilhagem e que nos envelhecem. Quando chegamos aos 35/40 anos é importante fazer uma maquilhagem mais leve e subtil, que realce os nossos pontos fortes, mas que no final seja algo a nosso favor e que não nos deixe o rosto carregado de camadas de produto (o que acentua ainda mais todas as pequenas irregularidades da pele).

1. Maquilhagem simples não combina com: colocar muito blush (e no sítio errado!)

Sim, é verdade que o blush faz maravilhas, mesmo numa pele branca e mortiça! Com o blush é possível termos bom ar, como o que temos na primavera ou verão, mas o ano inteiro! Adoro usar blush e tenho pena que as portuguesas usem tão poucas vezes. É o segredo número 1 para um ar saudável. O problema é que se colocamos muito blush ou o colocamos onde não devemos (no meio da bochecha em vez de mais acima, junto ao osso da face) o efeito final é muito artificial e acrescenta-nos pelo menos mais 5 anos! Experimenta colocar só uma ou duas passagens de blush e mais em cima, perto do local onde se coloca o iluminador, em direção ascendente! A regra dos 2 dedos (mede 2 dedos juntos desde os cantos externos da boca) é essencial. Não deves colocar qualquer cor a menos de 2 dedos da boca e usa cores naturais que realcem a tua pele, como o rosa (fica muito bem em peles de tons frios) e coral (fica muito bem em peles de tons mais quentes). Expliquei a questão dos tons da pele e dos subtons neste mesmo artigo.

maquilhagem

maquilhagem

Dicas sobre blushes

Muitas são as vezes em que uso o bronzer no lugar no blush, isto porque a minha pele tem um subtom amarelo e por isso é o match perfeito! Dá um ar de praia imediato. Blushes que eu adoro e têm uma excelente pigmentação: o Galifornia da Benefit (um coral dourado), os Luminous Blush da Becca (adoro as cores Snapdragon – um coral intenso e Foxglove – um rosa que adoro usar quando coloco um batom rosa choque). Ainda gosto bastante dos Mineralize Blush da MAC (gosto imenso do tom Petal Power), no entanto é muito importante que numa pele que tenha textura ou irregularidades não seja usado este tipo de blush (com algum brilho) pois acentua TODAS as imperfeições. Um blush que complementa muito bem quase todos os tons de pele é o Orgasm da Nars (um tom pêssego com brilho dourado). Curiosamente nota-se pouco no meu tom de pele. Ainda sobre bronzers, uso imenso o Sun Power da MAC (fica especialmente bem em peles morenas pois dá logo um toque de férias!) e o Terracotta Light no tom 04  (há vários tons e este que uso fica melhor numa pele morena como a minha). Truque para a escolha do bronzer: quando referem no nome clair, rosé ou cool são cores mais adequadas a peles de tons frios (peles brancas com veias azuis ou arroxeadas); quando referem warm ou golden ficam melhor a peles de tons mais quentes – peles que bronzeiam e têm um subtom amarelo (com veias esverdeadas).

maquilhagem simples

2. Maquilhagem simples não combina com: escolher um corretor de olheiras qualquer

Bem, esta é mesmo muito difícil de acertar. E isto é especialmente importante para quem tem muitas olheiras. Apesar de tudo as minhas olheiras reduziram imenso com o tratamento que fiz, de que falei aqui e aqui. Já usei quinhentos corretores diferentes, mas finalmente acertei na tal combinação (eficaz, não acumula e realmente tapa – mas a pele tem de estar mega hidratada)! Aos 40 anos já temos rugas e rídulas em volta dos olhos por isso o primeiro passo é ter a zona ocular SUPER BEM hidratada e consigo isso com o layering de 2 cremes de olhos (falei sobre isso neste artigo). Se o corretor não tiver a textura adequada (nem espesso nem demasiado leve que não tape as olheiras) é muito difícil fazer uma cobertura adequada das olheiras sem ficar com linhas! Não é suposto o corretor acumular-se ao longo do dia nas nossas rídulas! Ele tem de durar intacto o dia todo, caso contrário envelhece-nos. Gosto muito destes dois corretores: o corretor laranja da Armani (para atenuar o tom mais arroxeado) e o corretor de olheiras propriamente dito, o Full Cover da Makeup Forever. Em conjunto ambos resultam muito bem nas zonas escuras (MAS, volto a repetir, a pele tem de estar mesmo bem hidratada!).

A aplicação do corretor

Não conheço melhor forma de aplicar o corretor do que com o dedo anelar. Há que aplicar e dar leves pancadinhas com o produto, sempre com o anelar, que é o dedo que faz menos pressão e marca menos. Pincéis podem deixar riscos, e a esponja, quer queiramos quer não acaba por fazer desperdiçar algum produto – e na minha opinião não fica melhor do que colocando da forma que expliquei. Além de ser menos higiénico usar esponjas (a não ser que sejam lavadas a cada utilização!). Não coloco pó na zona ocular, nem aconselho que o façam, exceto se se tratar de um pó alta definição, caso contrário irá marcar mais todos os sinais de envelhecimento (linhas, rugas, textura, imperfeições).

maquilhagem simples

3. Maquilhagem simples não combina com: sombras metalizadas se temos alguns sinais de idade

Sim, eu sei, eu adorava que isto não fosse verdade. O problema das sombras metalizadas (tal como todas as texturas metalizadas) é que acentuam TU-DO. Se já começas a ter a pele da pálpebra um pouco descaída ou com pequenas rugas, as sombras metalizadas são um big no no! Nesta zona do teu rosto deves privilegiar as sombras mate, ou usar o truque de aplicar uma com um pouco de brilho por baixo de uma mate. O nosso olhar fica muito mais jovem e sem marcas da idade! As cores de sombras que normalmente nos acrescentam anos em cima são os azuis brilhantes, os verdes e roxos vivos. Por norma não uso nenhuma destas cores. Sou bastante clássica e amo os tons naturais que sinto serem efetivamente embelezadores, como os castanhos, toupeira, beges e até os malva ou acobreados. Gosto de complementar pontualmente com preto (atenção, a usar com imeeeenso cuidado! – o preto envelhece/carrega e muito) e o cinza prata (uma vez mais, sem brilho). Adoro as paletas feitas à medida da Inglot – as Freedom – permitem-nos escolher os tons que efetivamente vamos usar sem desperdício de dinheiro. Fujo por norma das cores irisadas e brilhantes desde os meus 30 anos.

maquilhagem simples

maquilhagem simples

E tu, que “pecados” andas a cometer na tua maquilhagem?

Fotografia: Yellow Savages

Disclaimer: Este post não é patrocinado. Os produtos que menciono são mesmo utilizados por mim numa base regular. 

Posts relacionados

Hidratação – como mudar MESMO a textura da pele?

Este é um artigo que eu já queria escrever há IMENSO tempo, porque dei de caras com uma fotografia minha que mostra claramente uma enorme falta de hidratação no rosto – o que se percebe na textura, nas linhas e b...

Maio 5, 2020

Preenchimento com ácido hialurónico – a minha review

Fazer um preenchimento com ácido hialurónico não é algo que tenha decidido de ânimo leve. Percebi que com a idade há profundas alterações ao nível do rosto, nomeadamente a perda de volume facial, que acontece "à ...

Março 10, 2020

Sobrancelhas – enfraquecimento e tratamento

O tema sobrancelhas é definitivamente muito importante, pois as mesmas têm um papel fundamental no equilíbrio do nosso rosto. Cada vez mais têm assumido um papel primordial, esquecendo a sua existência quase dimi...

Março 5, 2020

Comenta este post

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

As seguintes regras de RGPD (Regulamento Geral Proteção de Dados) terão de ser lidas e aceites:
Este formulário armazena o teu nome, e-mail e conteúdo para que possamos acompanhar os comentários colocados no site. Para mais informações, consulta a nossa política de proteção de dados, onde obterás mais informações sobre onde, como e por que armazenamos os teus dados.

recebe as novidades beautyst

A
Aceito as condições gerais. Consulta a nossa política de proteção de dados. This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

My beauty Wishlist