Criança – os produtos favoritos de 2020

produtos favoritos de criança

Disclaimer importante: recomendo a ida ao dermatologista ou pediatra para avaliar questões específicas de pele e cabelo da criança. Este artigo não tem como objetivo substituir uma consulta médica e transmite apenas as minhas opiniões pessoais sobre os produtos descritos. Primeira vez que falo sobre produtos para criança, e logo com um artigo sobre produtos favoritos de 2020! A razão pela qual decidi fazer este artigo é porque recebo inúmeros pedidos de sugestões de produtos para criança, desde champôs, produtos para corpo e rosto, produtos desembaraçantes e tantos outros. Por isso reuni aqueles que para mim fizeram a diferença em 2020, sendo que muitos deles os meus filhos já usam há vários anos! Estes são os nossos favoritos de criança de 2020!

Produtos favoritos de criança e regras destes artigos

Sem nenhuma ordem específica, vou mostrar os produtos favoritos que os meus filhos usaram em 2020! Não é demais recordar que estes artigos sobre produtos favoritos não são parcerias, vou mostrar os produtos que efetivamente eles usaram mais e que adorámos. Nesta série de produtos favoritos de 2020, ficam assim completos os seguintes temas:  favoritos de cabelo de 2020 aqui, favoritos de skincare de 2020 aqui, favoritos de corpo de 2020 aqui e favoritos de maquilhagem aqui.

1. Creme lavante da linha Uriage Bebé

uriage creme lavante criancaOk, os meus filhos já não são bebés… A Luísa tem 8 e o Duarte tem 11, mas sim, desde bebés usam a linha Uriage Bebé (adoramos este creme lavante, o creme hidratante corporal, a água perfumada, …) e em 2020 este foi o creme lavante habitual! Continuo a recordar-me deste maravilhoso cheirinho desde que eram bebés (que ótima memória)! Como se têm dado sempre bem, continuam a usar. Este creme lavante tem um perfume suave (tão bom!) e é um cuidado de limpeza 2 em 1, limpando e nutrindo a pele, deixando-a suave e hidratada. A base lavante não tem sabão e o pH é fisiológico. Contém 1/3 de leite nutritivo, preservando o filme hidrolipídico, respeitando o equilíbrio da pele e evitando o efeito secante da água calcária.

Como usar: como um gel de duche. Em bebés usavam este cuidado em todo o rosto, corpo e cabelo. Onde encontrar: por exemplo aqui.

2. Champô Kerium Suavidade Extrema da La Roche Posay

kerium criancaChampô favorito cá em casa e até eu uso (sobretudo na altura da praia) porque ele deixa o cabelo muito suave e hidratado! Este é um champô que alivia o couro cabeludo, com uma ação apaziguante e calmante de longa duração. Está adequado para uso frequente (aliás os meus filhos lavam o cabelo diariamente, por vários motivos, não só porque quando chegam da escola vêm a cheirar a transpiração e a “escola”, como têm o cabelo oleoso). A textura em gel, com um cheirinho delicioso, confere suavidade, leveza e brilho. É um champô ideal para couro cabeludo sensível, pode ser usado por toda a família (criança e adulto). Este é um champô que a minha filha adora usar! Compro sempre o tamanho maior que compensa muito pelo preço.

Como usar: como champô de uso frequente ou sempre que se quiser. Confirmar com a marca a partir de que idade pode ser usado em criança. Onde encontrar: por exemplo aqui.

3. PhytoApaisant champô de cuidado suavizante da Phyto

phyto apaisantO meu filho tem uma pele ULTRA sensível! Basta um banho mais quente, basta vir da natação, basta estar mais frio, basta estar doente. Sim, tudo isto se repercute de imediato na sua pele! E o couro cabeludo não é diferente. Sensível também. Este é o champô que ele tem mais usado este ano com ótimos resultados. Neste champô encontramos extrato de beldroega, anti-irritante e anti-inflamatório, que protege e acalma o couro cabeludo, bem como extração de tília e de passiflora que acalma o couro cabeludo irritado e sensibilizado, ao restabelecer a função barreira. Toda a linha é muito interessante, incluindo este cuidado para usar sempre que se sente o couro cabeludo mais irritado ou com prurido (para usar a qualquer momento do dia).

Como usar: como um champô de frequência ou com a frequência desejada. Esta linha pode ser usada a partir dos 3 anos. Onde encontrar: por exemplo aqui.

4. Loção Hidratante Corporal da D’Aveia

d'aveia hidratante criancaExcelente surpresa! Da marca portuguesa D’Aveia este incrível hidratante corporal passou a ser um favorito cá em casa! Deixa a pele perfeitamente hidratada sem deixar resíduo. Cheira a “papinha” de aveia, tem um tom bege que desaparece na pele e deixa-a bem hidratada. Resulta muuuuito bem mesmo na queratose pilar específica da minha filha, tem suavizado a pele sem necessidade de um cuidado adicional (tanto no corpo como no rosto a seguir ao banho). O principal ingrediente é a aveia que tem propriedades hidratantes, emolientes, protetoras, suavizantes e calmantes. O amido de milho reforça a ação hidratante e protetora. O filme hidrolipídico e a barreira cutânea são reforçados com a presença dos lípidos, esteróis vegetais e o ácido linoleico. As ceramidas estimulam ainda a coesão entre as células evitando a perda de água. A alantoína e o ácido 18-beta-glicirretínico têm uma ação suavizante e calmante e estimulam a regeneração da pele.

Como usar: como hidratante de corpo (também pode ser usado no rosto) desde os primeiros dias de vida do bebé e também no adulto. Onde encontrar: por exemplo aqui.

5. Baume en Spray Topialyse da SVR

baume topialyse criancaO cuidado de corpo favorito do meu filho, e o que ele está sempre a pedir para comprar! Este é um cuidado de que já falei várias vezes. É um spray (0% de gás propulsor) com uma embalagem que se pode usar até à última gota (zero desperdício) e que dá uma hidratação inigualável à pele, com 40% de fase emoliente (óleo de camelina, óleo de côco e manteiga de babaçu) que relipida e reestrutura a barreira cutânea, deixando um efeito maravilhoso na pele. Não absorve no exato segundo, absorve passado uns breves instantes e uma pele seca (e também com tendência atópica) tem indicação para este produto (adoro usar também como pós-solar em toda a família e no inverno, quando a pele tem tendência a secar um pouco mais – é um produto para usar 365 dias do ano). Contém ainda niacinamida que suaviza e restaura a barreira cutânea, um açúcar prebiótico que repõe o microbioma e tem uma tecnologia inovadora bag on valve, que permite uma aplicação a 360 graus com o máximo aproveitamento da embalagem. Sem perfume.

Nota: No rosto, dos poucos cuidados que o meu filho tolera (já usou literalmente TUDO) são o leite Xémose (leite de corpo e rosto – deixei de ver à venda) ou o novo Bálsamo Xémose, ambos da Uriage.

Como usar: como hidratante para a pele do rosto e corpo, mesmo a sensível, em crianças (desde o nascimento) e adultos. Onde encontrar: por exemplo aqui.

6. Creme Emoliente Xerodiane AP da Noreva

xerodiane norevaUm dos cremes que eu, enquanto mãe, mais gostei de aplicar na pele deles. Trata-se de um creme rico que hidrata e repara intensamente a pele enquanto dá uma sensação de conforto imediato. Adicionalmente repara e regenera as irritações cutâneas. Hidrata quase como um bálsamo, mas é fácil de espalhar e de absorver (achei o bálsamo da marca um pouco mais difícil na absorção). Equilibra a microflora cutânea, fortifica a mesma e diminui a irritação e prurido. Pode ser usado por toda a família, mesmo bebés. Este creme é indicado para pele seca ou muito seca, pele atópica e pele sensível. Sem perfume, tem uma elevada tolerância.

Como usar: como hidratante para a pele do rosto e corpo, mesmo a sensível, em crianças (desde o nascimento) e adultos. Onde encontrar: por exemplo aqui.

7. Condicionador Ultra Suave Leite de Côco e Macadâmia e Delicadeza de Aveia

ultra suaveA minha filha usa 2 ou 3 condicionadores habitualmente, e este de leite de côco e macadâmia é aquele que pede sempre para usar, provavelmente pelo cheirinho, que ela adora. É um condicionador em creme espesso, deixa os comprimentos bem hidratados, com um tempo de pose mínimo. Outra alternativa de que gosta muito é o condicionador Ultra Suave Delicadeza de Aveia, em creme um pouco menos espesso e que deixa um toque hidratante irresistível. Ambos com cheirinhos maravilhosos e o resultado é ótimo (também uso de vez em quando, e são uma ótima relação qualidade preço).

Como usar: Depois de lavar o cabelo com champô, escorrer o máximo de água possível dos comprimentos e aplicar o condicionador da altura das orelhas até às pontas. Deixar atuar 1 a 2 minutos e enxaguar com água morna. Onde encontrar: em supermercados.

8. Spray desembaraçante Gotas de Brilho da Johnson’s

johnson's sprayDesde pequenina que coloco no cabelo da minha filha um produto para ajudar a desembaraçar, já depois de finalizado o banho e antes de pentear o cabelo. Este tem sido um dos que usa mais e considero um produto quase obrigatório para criança! É enriquecido com óleo de argão e proteínas de seda, deixa o cabelo tão suave como a seda, macio e com um aspeto saudável. Testado por pediatras e dermatologistas. Este produto tem a designação de spray condicionador (sem passar por água), no entanto não sinto que substitua o condicionador de cabelo a enxaguar com água. Usamos como produto desembaraçante e é extremamente eficaz a esse nível permitindo um pentear tranquilo e sem queixas!

Dica: antes de lavar o cabelo, pentear o mesmo para ser mais fácil lavar, e ao lavar não remexer no cabelo, basta lavar suavemente sem fazer um ninho e fica muito MAIS FÁCIL pentear cabelos – dica válida para as mães também!

Como usar: em cabelo já lavado e enxuto, pulverizar nos comprimentos para ajudar a pentear! Onde encontrar: em supermercados.

9. Água Perfumada Uriage Bebé e Colónia Picu Baby

perfume criancaComo não adorar a Água Perfumada da linha Uriage Bebé? Os meus filhos usam desde bebés, e neste momento a minha filha continua a usar. É daqueles cuidados que lhes coloco sempre antes de irem para a escola, pulverizando o ar sobre as cabeças deles e por cima da roupa sem tocar na pele. Já o meu filho gosta muito da Colónia Picu Baby e embora use por vezes também a água perfumada da Uriage, já está a começar a querer assaltar os perfumes do pai (ahahaha! – temos de arranjar uma alternativa suave para a idade dele). Ambos estes cheirinhos são ótimos para usar desde pequeninos. A Colónia Picu Baby é um habitual de tantas famílias, dando até para nós, mães, com um cheiro super fresquinho e costumo comprar o tamanho grande!

Como usar: pulverizo no ar sobre as cabeças deles e sobre a roupa. Onde encontrar: a Água Perfumada da Uriage por exemplo aqui e a Colónia Picu Baby na Well’s, link aqui.

10. Desodorizante Keops da Roc

desodorizante criancaQuando percebi que estava na altura de o meu filho começar a usar um desodorizante, pedi recomendação a uma dermatologista que me indicou este, em roll-on. Desde essa altura, há uns anos, tem usado este desodorizante todas as manhãs. Pode ser usado por todos os tipos de pele, mesmo as mais sensíveis, não contém álcool ou perfume. Costumo comprar em packs de dois. Se o cheiro da transpiração for muito intenso deixo a sugestão de se pedir ao pediatra / dermatologista para indicar um cuidado específico nesse sentido.

Como usar: nas axilas, como desodorizante. Onde encontrar: por exemplo aqui.

 

Estes foram os produtos mais usados e favoritos em 2020 para criança! Fica prometido um tour completo pelos produtos que os meus filhos usam (ele e ela)! Qualquer dúvida basta deixar comentário a este artigo para eu responder!

Que produtos de criança são os favoritos por aí?

Fotografia: Márcia Soares

Montagens: Beautyst

Disclaimer: Este artigo não é uma parceria. Este artigo tem alguns links afiliados. Ou seja, se comprares os produtos através dos links que eu disponibilizo (no dia ou até uns dias a seguir), eu ganho um valor sobre essa mesma compra, e o mesmo é utilizado para adquirir outros produtos para testar e fazer reviews para este projeto. Os links foram escolhidos com o objetivo de te apresentar opções seguras de compra. Os meus filhos usam os produtos mencionados neste artigo.

Posts relacionados

Álcool gel nacional e o meu favorito? Entrevista à Pokitt

Em plena pandemia é incrível como nascem projetos nacionais tão relevantes para o nosso dia a dia! Quando a Cláudia Tomás me falou na sua marca portuguesa de álcool gel POKiTT a primeira coisa em que pensei foi: ...

Abril 6, 2021

Sustentabilidade e o exemplo da La Roche-Posay

O tema sustentabilidade está na ordem do dia. E na área da beleza não é exceção! Cada vez mais as marcas têm como preocupação a sustentabilidade, não só na forma como os seus produtos são embalados (o packaging) ...

Abril 1, 2021

Compressas ou discos desmaquilhantes: o que é melhor?

Sempre que falo sobre o tema compressas ou discos desmaquilhantes surgem imensas perguntas, e hoje decidi esclarecer a razão pela qual as compressas fazem parte da minha rotina de rosto há alguns anos. Vou também...

Fevereiro 16, 2021

Comenta este post

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

As seguintes regras de RGPD (Regulamento Geral Proteção de Dados) terão de ser lidas e aceites:
Este formulário armazena o teu nome, e-mail e conteúdo para que possamos acompanhar os comentários colocados no site. Para mais informações, consulta a nossa política de proteção de dados, onde obterás mais informações sobre onde, como e por que armazenamos os teus dados.

recebe as novidades beautyst

    A
    Aceito as condições gerais. Consulta a nossa política de proteção de dados. Este website está protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e Condições do Serviço do Google são aplicáveis.

    My beauty Wishlist