Pele seca do corpo e pós-férias – que soluções?

Quem não precisa de bons cuidados com a pele seca no pós-férias? Impossível passar ao lado de uma pele um pouco mais desidratada que o habitual, por termos passado longas horas na praia, piscina, expostas ao sol, sal do mar e ao cloro das piscinas. Confesso que cada vez mais chego ao final do verão quase sem qualquer queixa, isto porque sou bastante metódica nos meus cuidados e porque adoro apostar em hidratação, hidratação, hidratação e em excelentes produtos o que é um grande pilar para manter a pele saudável, bonita e com um aspeto fantástico! Decidi abordar hoje os cuidados com a pele seca e cuidados pós-férias para o corpo: como manter o bronzeado por mais tempo, cuidados para uma pele saudável e cuidados específicos com os pés.

Cuidados com a pele seca e pós-férias – como manter o bronzeado?

Há muitas pessoas que gostam de manter um tom bronzeado na pele, tal como eu. Mesmo com muita proteção solar, eu chego ao fim do verão com a pele do corpo bem bronzeada (porque escolho opções para dar um tom bonito à pele), mas confesso que no rosto sou ultra cuidadosa, uso por norma cuidados anti manchas e por isso a pele do rosto está sempre mais branca (boa solução recorrer a bronzers mas irei falar disso noutro artigo).

1. Bronz Impulse da Esthederm

Este é um cuidado de uma das minhas marcas preferidas em termos de proteção solar e que tem esta solução muito interessante! Estamos a falar de um spray que não só prepara a pele para a exposição solar como também intensifica e prolonga o bronzeado! Pode ser usado de 3 formas diferentes: a) antes da exposição solar no corpo e rosto logo após os cuidados de higiene (pode iniciar-se a utilização 2 semanas antes da exposição solar); b) durante a época de exposição solar, aplicando na pele na noite anterior e 20 minutos antes da exposição solar (antes do protetor) e c) após a exposição solar, no período pós-férias, aplicando-se de manhã e à noite na pele logo após os cuidados de higiene para prolongar o bronzeado! A textura é ultra fluida, um líquido que funde muito bem com a pele e com o cheirinho típico dos protetores Esthederm!

Podes encontrar este produto aqui.

2. Cápsulas autobronzeadoras Doriance

Adoro estas cápsulas pois dão um tom caramelo muito bonito. Sim, funcionam mesmo! Em caso de peles com tendência para muitas manchas não aconselho a sua toma durante a exposição solar, mas pode ser usado como cuidado pós-férias para um tom lindo e que se mantém durante mais tempo. Comigo funciona!

Podes encontrar este produto aqui.

3. Autobronzeador em Mousse St. Tropez

Já falei deste cuidado em vídeo, aqui, onde expliquei TUDO sobre a aplicação e os resultados que obtive. Estou a falar da Bronzing Mousse Self Tan da marca St. Tropez. Este é um dos cuidados que adorei descobrir este ano! Confirmam-se todos os pontos a favor da marca St. Tropez no que diz respeito a autobronzeadores! Tom lindo, nada de marcas, nas costas até é a minha filha de 8 anos que me aplica e zero manchas. Aplico com a luva que comprei na mesma altura, e super recomendo a utilização deste autobronzeador com a luva! Tom bronzeado garantido no pós-férias e durante todo o ano!

Podes encontrar este produto aqui a um super preço. E a luva aqui.

Cuidados com a pele seca e pós-férias – corpo sedoso e pele ultra hidratada

Este ano decidi fazer esfoliações mais regulares durante o verão e isso deu enormes frutos, bem como usar um leite hidratante de corpo de que já falei várias vezes nas minhas redes sociais e que vai direto para os favoritos de corpo de 2020 (já explico tudo)! Por isso, no final do verão, a minha pele manteve-se muito saudável, brilhante e suave como sedaaaa! Para isso também ajudou beber água (mantive os 2 litros por dia) e o meu suplemento de ácido hialurónico indicado pela dermatologista, Dra. Marisa André.

1. Esfoliante de corpo Scrub & Peel da Filorga

Já falei deste cuidado no artigo sobre favoritos de Corpo de 2019 e não o consigo largar. Estou a falar de um esfoliante MA-RA-VI-LHO-SO que deixa a pele super suave mas muito confortável. Isto para mim é inédito, pois no final a pele quase que dispensa um cuidado hidratante (não faças isso! É mesmo só para explicar a sensação). Este cuidado faz uma dupla esfoliação: física (com microesferas vulcânicas) e química (complexo peeling a 10% e tratando-se de um produto que não permanece na pele pode ser usado sem problemas mesmo durante o verão). No final o enxaguamento é muito nutritivo, a textura transforma-se mesmo num leite hidratante. Se não conheces, tens de conhecer!

Podes encontrar este produto aqui.

2. Lait Velouté – Uriage

Um produto que vai direto para os meus favoritos de corpo de 2020, este leite de corpo aveludado dá uma hidratação intensa e um conforto inigualável à pele, deixando-a como veludo (daí o nome) e é bastante nutritivo simultaneamente. Apesar de a marca referir que permite vestir de imediato, isso é verdade sim para algumas peças de roupa e não tão verdade para outras, como sedas e outras peças que facilmente ficam com marcas de creme. No meu caso que visto algodão e linho sobretudo visto-me de imediato sim, mas é importante referir que apesar de ter uma absorção muito boa ele é indicado para quem gosta da sensação de hidratação duradoura. Descobri-o este ano e já comprei, entretanto, 2 embalagens, tal foi a paixão. Tem um perfume muito suave que não me incomoda nada e deixa a pele com um brilho natural (sem partículas de brilho). Também dá perfeitamente para os nossos filhos! Uma outra opção que eu igualmente adoro e semelhante na sensação que deixa na pele, sem perfume e adequado também a pele atópica, é o Baume em Spray Topialyse da SVR de que já falei aqui. Ambos 5 estrelas!

Podes encontrar o Lait Velouté aqui. E o Baume em Spray aqui.

3.  Nutri-Modeling, cuidado refirmante – Filorga

Quem passou o verão a esquecer os cuidados com a zona abdominal? Eu, confesso! Nalgumas coisas senti-me mais preguiçosa, afinal férias são FÉRIAS e para além da maquilhagem há sempre alguns cuidados que ficam para trás (por preguiça, mesmo)! Este é um cuidado 3 em 1 que alisa, refirma e tonifica a pele. Eu uso todo o ano na zona da barriga. Uma das coisas que mais adoro é a sua textura, que se transforma numa espécie de bálsamo ultra nutritivo (“quase óleo”, mas sem sujar) o que facilita a realização de uma massagem bastante vigorosa (tal como faço todas as manhãs após aplicar o creme de corpo – este cuidado não falha!). Um cuidado que nutre intensamente a pele e que atua a nível da flacidez com a massagem vigorosa que deve ser feita. Como esta é a zona mais “crítica” para mim, no corpo, acho muito importante investir num bom creme com esta finalidade e agora no pós-férias com o regresso ao exercício e ao foco alimentar, é o match perfeito!

Podes encontrar este produto aqui.

pele seca4. Hidra-Firming Loção Corporal – Martiderm

Vamos falar agora de um cuidado hidratante para quem pretende um creme para vestir de imediato qualquer peça de roupa? Este cuidado é muito interessante pois contém na sua composição alfahidroxiácidos, que deixam a pele mais lisa, unificando o tom da pele e favorecendo um bronzeado uniforme. Simultaneamente contém silício orgânico que restaura a hidratação e favorece a firmeza da pele. Tem um perfume suave e a textura é um creme ligeiro de cor branca. A sua textura fluida oferece um tato sedoso sem deixar sensação oleosa!

Podes encontrar este produto aqui.

5. Óleo Lavante Xémose – Uriage

Este é dos óleos lavantes que mais gosto, sem perfume e que protege a pele contra o efeito secante da água. Simultaneamente apazigua o prurido, se existir. Faz uma espuma quase inexistente, muito fina que dá um conforto imediato à pele do corpo seca a muito seca (também pode ser usado no rosto). Contém uma elevada concentração em glicerina que deixa um filme protetor não oleoso e a manteiga de karité diminui a sensação de repuxar. Antes de usar pela primeira vez óleos lavantes achava que ia ficar com uma camada gordurosa na pele, mas isso não acontece. É um cuidado que me faz todo o sentido 365 dias por ano e que no verão e no pós-férias dá aquela hidratação extra que tanto gosto!

Podes encontrar este produto aqui (500 ml), aqui (1000 ml) e aqui (em pack, limitado ao stock existente).

Cuidados com a pele seca e pós-férias – pés bonitos, hidratados e sem peles

Se há parte do meu corpo que sofre mais no verão, são os pés, porque tenho muita dificuldade em reaplicar o protetor solar na praia (por causa da areia, quem nunca?) e estes truques ajudam muito!

pés1. Pedra pomes

Um truque muito básico é usar uma pedra pomes nos calcanhares e zonas das plantas do pés que ficam mais espessas. Durante o ano eu uso a pedra pomes no duche 1 x por semana (para quem perguntou este truque é bem básico para pés impecáveis todo o ano), mas nesta altura tenho de fazer mais vezes, 2 a 3 vezes por semana, todo o verão e no pós-férias também! Zero calcanhares com pele morta e esbranquiçada. Remédio santo e super acessível! Atenção: após cada utilização colocar a secar e regularmente trocar a pedra pomes.

Podes encontrar pedra pomes em drogarias e supermercados.

2. Esfoliante de pés – Body Shop

Raros são os produtos que uso desta marca, mas o esfoliante de pés eu amo! Com um grão muito adaptado à pele seca e mais espessa dos pés, é dos esfoliantes para pés que mais gosto, e sempre que acaba volto a comprar. Dura bastante tempo, pois este tipo de esfoliação específica nos pés faço sobretudo no verão (no resto do ano o esfoliante de corpo dá conta do recado). Resultado: pés uuuuultra suaves que a seguir só precisam de um bom hidratante!

Podes encontrar este produto nas lojas Body Shop.

3. Xerial 30 creme de pés – SVR

Um cuidado com 30% de ureia indicado para pés muito secos, sem perfume e que espalha muito bem, sem deixar quaisquer resíduos (a textura é incrível, para um creme com uma percentagem tão elevada de ureia), hidrata por 24 h e previne o aparecimento de calosidades. Pode ser aplicado diariamente em todo o pé a seguir ao duche ou antes de ir dormir (é assim que prefiro usar os cuidados específicos para pés)! A ureia reduz o aspeto seco, hidrata de forma duradoura e previne a formação de calos. Por outro lado, a vitamina B5 e a alantoína, protegem e aliviam de imediato. Resultado: pés de seda.

Podes encontrar este produto aqui. Atenção que há também um creme com o mesmo nome “Xerial 30” que não refere “pés” na embalagem e se destina à pele do corpo seca e também para a queratose pilar.

 

Irei abordar os cuidados de rosto e de cabelo pós-férias noutros artigos, com todo o pormenor! Estas são as soluções para cuidados com a pele seca do corpo para este período pós-férias que vão fazer MESMO toda a diferença! Depois diz-me se não tenho razão?

Fotografia: Márcia Soares

Montagens: Beautyst

Disclaimer: Este artigo não é patrocinado. Este artigo tem alguns links afiliados. Ou seja, se comprares os produtos através dos links que eu disponibilizo (no dia ou até uns dias a seguir), eu ganho um valor sobre essa mesma compra, e o mesmo é utilizado para adquirir outros produtos para testar e fazer reviews para este projeto. Os links foram escolhidos com o objetivo de te apresentar opções seguras de compra a excelentes preços. Todos os produtos mencionados neste artigo eu utilizo. 

Posts relacionados

Gordura visceral – resultados do meu tratamento

Já falei sobre a gordura localizada na zona da barriga que me incomodava – gordura visceral na zona abdominal que acabava por não ceder à alimentação, dieta, exercício físico. Apesar de sempre ter sido magra, est...

Julho 28, 2020

Sumos naturais que adoro fazer – 10 receitas

Sumos naturais ao pequeno almoço? Sim, todos os dias! É a minha forma de incorporar fruta e vegetais logo pela manhã, e uma maneira super prática de fazer um pequeno almoço saudável e que simultaneamente ajuda a ...

Julho 23, 2020

O meu peso ideal – como cheguei aos 50 kgs de sempre?

Antes de mais eu tenho de referir que o peso ideal deve ser definido por cada pessoa, de forma saudável e equilibrada e em conjunto com um profissional de saúde, como o médico assistente ou um nutricionista. O me...

Julho 21, 2020

Comenta este post

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

As seguintes regras de RGPD (Regulamento Geral Proteção de Dados) terão de ser lidas e aceites:
Este formulário armazena o teu nome, e-mail e conteúdo para que possamos acompanhar os comentários colocados no site. Para mais informações, consulta a nossa política de proteção de dados, onde obterás mais informações sobre onde, como e por que armazenamos os teus dados.

recebe as novidades beautyst

A
Aceito as condições gerais. Consulta a nossa política de proteção de dados. This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

My beauty Wishlist