Protetor solar e corpo – tudo o que precisas de saber!

Depois de já ter enviado uma Newsletter específica só sobre proteção solar de rosto, e de ter falado sobre proteção solar de cabelo, aqui, é chegada a hora de abordar o tema protetor solar e corpo, com várias sugestões de produtos que conheço e que me despertaram imenso a atenção, pelos mais variados motivos. Mas antes vamos ver algumas questões fundamentais, uma vez que muitas são as pessoas que continuam a escolher o protetor solar apenas pelo SPF indicado na embalagem. Protetor solar e corpo – o que escolher e como escolher?

SPF é tudo a que precisamos de estar atentas num protetor solar? Não chega!

Antes de deixar sugestões de protetores solares para o copro, vamos desmistificar algumas questões. Em primeiro lugar, o FPS indicado na embalagem diz respeito APENAS à proteção contra a radiação UVB. Então e a radiação UVA, grande responsável pelo envelhecimento da pele? E a radiação Infravermelha e a Luz Visível? Qual o efeito da luz visível e da radiação infravermelha na pele? As luzes visíveis e infravermelhas são responsáveis por 50% do envelhecimento solar. A radiação UVB penetra na nossa pele à superfície e é a razão pela qual nos bronzeamos, também causando diversas queimaduras solares. A radiação UVA, por outro lado, penetra profundamente na nossa pele, danifica as fibras de colagénio e elastina e altera a pigmentação, por isso se queremos manter a pele com um aspeto jovem devemos estar atentas a estas diferentes radiações (e não apenas à radiação UVB identificada pelo SPF!).

A radiação UVA é regular todo o ano, atravessa janelas e nuvens (por isso é que no rosto devemos fazer proteção todo o ano!). No verão a radiação UVB aumenta, por isso é que sentimos o “sol a queimar” (decora desta forma: B de “burning”). Mas deves estar bastante atenta à radiação UVA (decora desta forma: A de “ageing”).

Como identificar o nível de proteção UVA existente num protetor solar?

Quando vemos o símbolo UVA na embalagem dos protetores solares com um círculo à volta (este é o método criado pela Cosmetics Europe) significa que o protetor tem no mínimo 1/3 de proteção UVA em relação à proteção UVB (embora nem sempre seja possível saber se a proteção é mais elevada que 1/3). Por isso um protetor solar SPF 50 tem de ter uma proteção UVA de 16, no mínimo. Nenhum protetor bloqueia completamente a radiação UVA. Mas deves estar atenta para saber quais os produtos com maior proteção UVA.

UVAPPD, PA, Star Rating e Broad Spectrum (UVA), Luz Visível e Radiação Infravermelha

Há várias formas de identificar a proteção UVA num protetor solar (nem todas disponíveis em todos os países, mas é importante saberes quais são). Deves estar atenta a uma ou mais das seguintes nomenclaturas: PPD, PA, Star Rating e Broad Spectrum. Vou explicar uma a uma:

  • PPD – Para saberes qual a proteção UVA de um protetor, podes estar atenta, por exemplo à nomenclatura PPD. PPD significa “Persistent Pigment Darkening”. Este “sistema” é semelhante ao já usado FPS para a proteção UVB, mas neste caso para a proteção UVA. Quanto maior o PPD maior a proteção UVA (se superior a 16 é a proteção UVA mais elevada).
  • PA – Existe também o sistema PA seguido de um ou mais “+”. Já começamos a ver protetores em Portugal com esta indicação na embalagem. PA+ corresponde a uma proteção de 2 a 4 horas contra a radiação UVA (ou a um PPD < 4). PA++ proteção de 4 a 8 horas (equivale ao PPD entre 4 e 8). PA+++ Proteção de mais de 8 horas (equivale a um PPD > 8). PA++++ equivale a um PPD superior a 16. Em todo o caso, não é demais relembrar que os protetores devem ser reaplicados a cada 2 horas.
  • Star Rating – Existe um outro sistema, o Star Rating comum por exemplo no Reino Unido e que tem uma classificação de até 5 estrelas. 1 estrela = proteção UVA mínima/baixa; 2 estrelas = Proteção UVA moderada/média; 3 estrelas = Proteção UVA boa/alta; 4 estrelas = Proteção UVA superior/muito alta; 5 estrelas = Proteção UVA ultra (normalmente disponível em protetores recomendados por dermatologistas).
  • Broad Spectrum – Há outro sistema, que certamente já ouviste falar, o Broad Spectrum, mas é um termo usado de forma bastante genérica e que por norma significa que o protetor protege contra radiação UVA e UVB, no entanto ficamos sem saber qual a proteção concreta UVA. Resumindo, existem várias formas de identificar a proteção UVA de um protetor solar. Algumas destas nomenclaturas já vemos em produtos vendidos em Portugal. Em caso de dúvida devemos questionar a marca (por vezes nem as marcas têm uma resposta imediata).

Relativamente à proteção contra Luz Visível e radiação Infravermelha, está, em princípio, indicada na embalagem ou cartonagem (Infravermelha identificada por exemplo com “IR” – de Infrared – sendo que a radiação Infravermelha A é a que tem um efeito mais pronunciado na pele e por norma aparece identificada com “IR-A”). Quanto à Luz Visível pode vir identificada de várias formas, e cada vez há mais protetores com este tipo de proteção. Uma das designações que podes encontrar na embalagem do protetor é “HEVL” (High Energy Visible Light).

Quantidade eficaz de protetor solar

Em relação ao corpo, a quantidade que deves pensar é num copo de shot cheio de protetor solar (depende da superfície da pele, obviamente, é uma quantidade indicativa).

Uma dica para fazer a aplicação correta em termos de quantidade, é ir aplicando em camadas, é mais fácil do que espalhar esta quantidade indicativa de uma vez só. O protetor solar deve ser reaplicado a cada 2 horas e/ou depois de nadar ou se transpirares.

Tipos de filtros solares num protetor solar

Existem 2 tipos de filtros solares: orgânicos e minerais. Já deves ter ouvido falar de filtros químicos e físicos. Embora esta não seja a designação mais correta, filtros químicos referem-se a filtros orgânicos e filtros físicos referem-se a filtros minerais. Há protetores que têm 100% de filtros minerais. Outros que têm filtros orgânicos. Também existem protetores com ambos os tipos de filtros.

Os filtros orgânicos são filtros que contêm átomos de carbono (exemplo oxibenzona e avobenzona). Os filtros minerais são filtros que não contêm átomos de carbono. Exemplos: óxido de zinco e dióxido de titânio.

As peles mais sensíveis ou propensas a acne podem não dar-se tão bem com filtros orgânicos (químicos), e por isso muitas vezes nessas situações são recomendados filtros físicos, mas este tipo de protetor (mineral) pode ter uma galénica menos interessante, podendo deixar uma camada branca, mais opaca e/ou pastosa. No entanto cada vez mais as galénicas têm melhorado, com produtos cosmeticamente cada vez mais interessantes!

Protetor solar de corpo – as minhas sugestões em Leite

protetor solar corpo leite1. Sunissime Leite protetor Energizante Antienvelhecimento Global – Lierac

Tenho usado muito os protetores Lierac no verão. Usava a linha anterior, a Sunific, que foi substituída por esta. Estamos perante um leite fresco e fundente, que não deixa qualquer resíduo branco, com um delicioso perfume ensolarado. Protege contra todos os tipos de radiação: UVA, UVB, Infravermelha e Luz Visível. A textura é muito agradável, deixa a pela hidratada e confortável, sem toque pegajoso! Podes encontrar este produto aqui.

2. Adaptasun Lait Soleil Fort – Esthederm

Referência em proteção solar, não posso deixar de mencionar a marca Esthederm. Este leite não só contém uma proteção contra todo o espetro de radiação (UVA, UVB, Infravermelha e Luz Visível) como estimula os mecanismos naturais de autodefesa da pele, protegendo-a dos efeitos negativos da radiação, do stress oxidativo, dos danos no DNA e da inflamação. A linha Adapatsun Esthederm otimiza, estimula e prolonga o nosso bronzeado (que é o nosso filtro natural da pele). Tem um rácio UVA/UVB superior ao recomendado pelas normas europeias. É importante referir que os solares Esthederm têm uma forma diferente de mostrar a proteção. Assim a indicação de 2 sóis na embalagem equivale a 93% de UVB filtrado e 3 sóis na embalagem equivale a 96% de UVB filtrado. Todos os solares Esthederm têm ainda a patente Eau Cellulaire, inspirada na água da pele, que garante uma afinidade e tolerância perfeita com a pele. Podes encontrar este produto aqui.

3. Anthelios Invisible Spray – La Roche Posay

Um spray invisível para corpo (dá também para o rosto), é adaptado a uma pele sensível, não deixa marcas brancas e protege contra a radiação UVA, UVB e Infravermelha A, bem como protege contra a poluição através da sua ação antioxidante. Tem uma proteção muito elevada UVA, identificada na embalagem com o “PA++++”. É muito resistente à água, à transpiração e à areia, a textura é não oleosa e aqui está uma excelente solução para toda a família, mesmo para as crianças! É uma boa opção também para quem costuma fazer alergias solares. Podes encontrar este produto aqui.

Protetor solar de corpo – as minhas sugestões em Bruma

protetor solar corpo bruma1. Adaptasun Bruma – Esthederm

Bruma com proteção contra todo o espetro de radiação (UVA, UVB, Infravermelha e Luz Visível), promove um bronzeado rápido, uniforme e duradouro. Estimula a melanogénese e previne o envelhecimento. A aplicação pode ser feita em multiposição e em pele molhada. Tem um cheirinho característico dos solares Esthederm (que eu gosto tanto)! A textura é invisível e espalha muito bem! Podes encontrar este produto aqui.

2. Bruma Photoderm Max – Bioderma

Referência em proteção solar, a marca Bioderma oferece esta opção de uma bruma com um efeito refrescante imediato, que não é necessário espalhar. Pode ser aplicada em pele molhada e a embalagem oferece um spray contínuo, podendo ser usada em várias posições. Oferece uma proteção UVA e UVB muito alta. Protege ainda contra os efeitos nocivos dos raios UV e radicais livre, graças aos ingredientes antioxidantes. No entanto não encontrei informação sobre a proteção contra Infravermelhos e Luz Visível. É não comedogénico e muito resistente à água. Uma linha que gosto muito de usar na altura do verão. Pode ser usada no rosto e corpo (no rosto deve ser aplicada primeiro para a mão, e só depois espalhar). Adaptada a uma pele sensível. Podes encontrar este produto aqui.

3. Bruma Tropical Coconut – Coola

Uma sugestão diferente, de uma marca que oferece não só solares de corpo como de rosto, esta bruma com cheirinho a coco, é completamente transparente, oferece proteção contra radiação UVA e UVB, com SPF 30. Espalha muito bem e fica invisível na pele e as amantes do cheiro tropical vão adorar, pois o cheirinho perdura na pele. Esta marca, nascida na Califórnia em 2007, apresenta uma linha de protetores solares com uma base de ingredientes naturais e orgânicos. As formas baseiam-se na filosofia Farm to Face, que garante a utilização de ingredientes naturais e orgânicos frescos e potentes. Contém um complexo rico em antioxidantes que ajudam a aumentar a proteção natural da pele. Contém 70% de ingredientes orgânicos. Contém álcool na composição. Existe ainda com outros aromas naturais e fatores de proteção. Podes encontrar este produto aqui. Podes ver outras brumas Coola aqui.

Protetor solar de corpo – as minhas sugestões em Óleo

protetor solar corpo oleo1. UV Bronze Óleo Solar SPF 30 – Filorga

Um óleo com proteção antienvelhecimento, dá nutrição e firmeza à pele. Contém um complexo intensificador da melanina que acelera o bronzeado natural e dá à pele um tom dourado e sublime (sem autobronzeadores DHA). Associa filtros UV e um poderoso antioxidante para proteger a pele do envelhecimento cutâneo. Combina um duo de óleos e ácido hialurónico para a hidratar, nutrir e tonificar intensamente. Podes encontrar este produto aqui.

2. L’Huile Solaire – Esthederm

Este produto pode ser usado quer na pele quer no cabelo (atenção, se não gostas de óleos solares no cabelo é preferível um leite em spray e dei algumas opções neste artigo). Este é um óleo seco sedoso, com sistema filtrante contra todos os tipos de radiação. Neste óleo encontramos uma proteção UVA igual à proteção UVB. Para além de hidratar, estimula o bronzeado, previne o envelhecimento precoce e a desidratação. Não contém álcool ou silicones. O cheirinho dos solares Esthederm é “aquele cheirinho” que todas vamos querer no verão! Está indicado para uma pele com tolerância ao sol e que bronzeia rapidamente (e que raramente sofre queimaduras solares). Podes encontrar este produto aqui.

3. Óleo seco Bariésun SPF 30 – Uriage

Um óleo que também pode ser usado na pele e no cabelo, apto para pele sensível, com toque seco e acetinado. Contém uma proteção solar elevada contra os raios UVA e UVB, os radicais livres e evita a secura da pele. Tem uma textura muito agradável e não oleosa, suaviza a pele e ilumina o bronzeado. Contém vitamina E e vitamina C estabilizada, é hipoalergénico e não comedogénico, com uma perfeita tolerância pela pele. Podes encontrar este produto aqui. Também disponível com proteção 50, aqui.

Protetor solar de corpo – as minhas sugestões em Água Solar

protetor solar corpo agua solar1. Água Solar SPF 50 – SVR

Uma novidade da SVR, eis uma nova apresentação super leve! A primeira água solar corporal biodegradável, que protege contra todos os tipos de radiação (UVA, UVB, Infravermelhos e Luz Visível) para além de proteger a pele contra os danos oxidativos provocados pelos raios solares. Este spray bifásico oferece uma aplicação express, extremamente sensorial, extra fluida e nada colante, invisível e delicadamente perfumada. A embalagem é 100% reciclável e contém 25% de plástico reciclado. Resiste à água, à transpiração e à fricção. Uma textura nova e muito agradável. Podes encontrar este produto aqui.

2. Água Solar Capital Soleil SPF 50 – Vichy

Uma água solar bifásica que faz parte de um conjunto de várias águas solares da marca (com características diferentes: existe uma bronzeadora, uma hidratante e uma antioxidante e também proteção SPF 30). Contém ácido hialurónico e água vulcânica Vichy rica em minerais, e ainda vitamina E. A ação é hidratante e a aplicação fresca. É um produto adaptado a pele sensível, hipoalergénico, resistente à água e à transpiração, e que apresenta uma experiência única em termos sensoriais! Podes encontrar este produto aqui.

 

Ficam aqui as minhas sugestões de produtos preferidos para o corpo e adaptados a peles sensíveis como a minha, bem como todas as questões a que deves estar atenta no momento de escolher o protetor solar. Quais são os teus solares favoritos de corpo?

Fotografia: Márcia Soares

Montagens: Beautyst

Disclaimer: Este artigo não é patrocinado. Este artigo tem links afiliados. Ou seja, se comprares os produtos através dos links que eu disponibilizo (no dia ou até uns dias a seguir), eu ganho um valor sobre essa mesma compra, e o mesmo é utilizado para financiar este projeto. Os links foram escolhidos com o objetivo de te apresentar opções seguras de compra. Encontras também nesta altura do ano a campanha Well’s “O Sol Voltou a Brilhar” com desconto imediato de 30% em solares (online) ou de 60% na 2ª unidade (desconto aplicado no produto de menor valor, campanha em lojas físicas) até 19 de Julho.

Posts relacionados

Gravidez, alterações e cuidados com a pele e cabelo

Um dos temas mais pedidos para abordar nesta plataforma foi a gravidez, as alterações que acontecem e os cuidados com a pele e cabelo. Durante as minhas duas gravidezes segui os cuidados indicados pelos meus médi...

Novembro 17, 2020

Tudo sobre a acne com a dermatologista Dra. Marisa André

Um dos temas mais pedidos de SEMPRE para abordar aqui no site Beautyst é o tema acne. Isto acontece porque muitas das pessoas que lêem os meus conteúdos têm esta doença (na idade adulta) bem como os seus filhos. ...

Outubro 15, 2020

Envelhecimento – o benefício dos renovadores celulares

Todos os dias recebo perguntas sobre qual o melhor produto para o rosto, e é muito frequente haver questões relacionadas com os sinais de envelhecimento, como perda de firmeza, textura, manchas, rugas e falta de ...

Setembro 24, 2020

Comenta este post

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

As seguintes regras de RGPD (Regulamento Geral Proteção de Dados) terão de ser lidas e aceites:
Este formulário armazena o teu nome, e-mail e conteúdo para que possamos acompanhar os comentários colocados no site. Para mais informações, consulta a nossa política de proteção de dados, onde obterás mais informações sobre onde, como e por que armazenamos os teus dados.

recebe as novidades beautyst

    A
    Aceito as condições gerais. Consulta a nossa política de proteção de dados. Este website está protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e Condições do Serviço do Google são aplicáveis.

    My beauty Wishlist