Barriga fit aos 45 anos? As minhas 4 estratégias

Barriga fit

Com 20 anos eu comia 10 vezes mais, fazia 5 vezes menos exercício e não ganhava um grama. Hoje, quase com 45 anos, as coisas mudaram MUITO. Bastam 15 dias sem atenção à alimentação e não fazer exercício que ganho facilmente 1 ou 2 kgs (por norma nesta zona). Manter a barriga fit com esta idade é fácil? Nãoooo! Estas são as 4 estratégias que sigo.

Barriga fit e exercício

Vamos começar pelo óbvio? Ninguém pode querer estar em forma e saudável se não fizer exercício. Faço treino de força 3 vezes por semana – Body Pump – e sempre que possível faço alguns exercícios extra na zona abdominal. Uma barriga fit… (e com esta idade…!) só é possível para mim com uma alimentação saudável e exercício.

barriga fit

Barriga fit e alimentação

O meu plano alimentar definido com a nutricionista Rita Andrade na MindEat foi fulcral para alterar o curso do meu peso e a forma como me sentia comigo mesma. Com 37 / 38 anos vi-me com quase mais 7 kgs do que o meu peso habitual (grande parte acumulado na barriga – conseguimos ver na consulta onde se acumula mais o peso e a gordura corporal). Não é pelo número que marca a balança… simplesmente as minhas calças deixaram de me assentar bem e tinha um pneu a sair por fora das calças, o que me causava mal estar.

Na consulta da Rita aprendi a comer de forma saudável, a conhecer os alimentos que devo privilegiar (e a que horas específicas do dia), que erros estava a fazer e a escolher alimentos de que gosto para que o meu plano não seja um sacrifício ou uma “dieta”. O meu fim de semana é livre e durante a semana sou bastante rigorosa – mas a verdade é que é um prazer comer bem! O acompanhamento regular em consulta é essencial para perceber as variações e fazermos adaptações sempre que necessário. Uma barriga fit foi um dos objetivos que definimos em consulta. Atualmente tenho o peso que sempre tive até aos 37 / 38 anos e é assim que me sinto bem.

barriga fit

Barriga fit e tratamentos

Costuma haver alguma confusão de conceitos quando se fala em tratamentos corporais. Por mais que o exercício e a alimentação tenham o seu papel, a realidade é que com esta idade é muito provável que muitas de nós tenhamos 1 (ou mais) de 3 queixas: gordura localizada (que não cede à alimentação + exercício), perda de firmeza e perda de tónus muscular. Estes são os tratamento que faço:

  1. Para a gordura localizada tenho feito 1 sessão por ano com o equipamento SculpSure da Cynosure na Clínica MindEat em Lisboa. Uma só sessão no meu caso é capaz de eliminar quase 3 kgs de gordura localizada. Já falei sobre este tratamento e mostrei os meus resultados aqui e aqui.
  2. Quanto à perda de firmeza já falei do tratamento que fiz com Potenza (e os meus resultados) aqui e aqui – fiz o tratamento inicial na Clínica de Dermatologia Profª Sofia Magina no Porto (3 sessões) e mais recentemente uma sessão de manutenção (aconselhável uma vez por ano) na Clínica Forjaz das Amoreiras em Lisboa.
  3. Este ano testei o equipamento EmBody na Clínica MindEat para a definição muscular. Fiz 12 sessões sempre em complemento ao exercício físico e ao plano alimentar e fiquei bastante impressionada com os resultados na zona abdominal.

No pós-férias vou experimentar, a convite da marca, o protocolo personalizado Bodyshock (10 sessões) com a Mesoestetic. Prometo falar em breve.

barriga fit

Barriga fit e cremes?

Um creme não trata flacidez estabelecida nem elimina gordura localizada e seguramente jamais irá substituir a prática de exercício e uma alimentação saudável. MAS… gosto de usar alguns cuidados em complemento ao meu estilo de vida. Aplico diariamente o Crème Absolue Minceur-Fermeté e o Morpho Fitness Sérum, ambos da Esthederm, com uma boa massagem – já falei sobre estas duas soluções em pormenor (e como usar) aqui. Uso o Concentrado Adelgaçante Vinosculpt no duche (expliquei como aqui) e o Bálsamo de Corpo Efeito Lifting e Firmeza ou o Queima Gorduras Efeito Frio da Mi Rebotica à noite antes de ir dormir.

Para aumentar a eficácia destes cuidados faço uma esfoliação a todo o corpo uma vez por semana e uma esfoliação apenas na zona abdominal mais uma vez. O esfoliante que uso é o incontornável Vinosculpt Gommage Crushed Cabernet.

 

Estas são as minhas 4 estratégias que sigo para uma barriga fit!

E desse lado, alguma destas estratégias (ou outras diferentes)?

 

Fotografia: Márcia Soares

Posts relacionados

Atoderm 2-in-1 oil: gotas de pele macia e massagens relaxantes!

Há uns tempos falei sobre o novíssimo Atoderm 2-in-1 oil da Bioderma, no artigo sobre 10 soluções de corpo sem as quais não consigo viver. O que há a saber sobre este magnífico óleo corporal, o segredo para uma p...

Abril 16, 2024

Os 10 melhores alimentos antienvelhecimento

Sou acompanhada há vários anos pela nutricionista Rita Andrade e neste artigo convidei-a a desvendar os segredos de uma boa alimentação e a mostrar-nos quais os 10 melhores alimentos antienvelhecimento, os verdad...

Fevereiro 27, 2024

Rinomodelação: 12 questões respondidas pela medicina estética

A rinomodelação é um procedimento que pode melhorar a aparência do nariz e fi-la, muito recentemente, com a Dra. Mafalda Cleto na Skinboutique. Neste artigo a Dra. Mafalda esclarece todos os cuidados a ter com es...

Fevereiro 22, 2024

Comenta este post

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

As seguintes regras de RGPD (Regulamento Geral Proteção de Dados) terão de ser lidas e aceites:
Este formulário armazena o teu nome, e-mail e conteúdo para que possamos acompanhar os comentários colocados no site. Para mais informações, consulta a nossa política de proteção de dados, onde obterás mais informações sobre onde, como e por que armazenamos os teus dados.

recebe as novidades beautyst

    A

    Aceito as condições gerais. Consulta a nossa política de proteção de dados. Este website está protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e Condições do Serviço do Google são aplicáveis.

    My beauty Wishlist

    Copyright Beautyst . 2024