Shedding e minoxidil: o que é este efeito e o que fazer?

shedding

Penso que não passa um dia em que não receba uma mensagem sobre o temido efeito shedding causado pelo minoxidil quando se começa a fazer tratamento medicamentoso para a alopécia / falta de cabelo / perda de densidade capilar. Este efeito, que se traduz inicialmente por uma maior queda de cabelo após iniciar o tratamento, é comummente percecionado e um erro habitual é parar o tratamento medicamentoso e… “deitar tudo por água abaixo”. Neste artigo o dermatologista Dr. Rui Oliveira Soares, do Centro de Dermatologia de Lisboa, explica o que é o efeito shedding, por que acontece e o que fazer quando a queda de cabelo parece não ceder.

Mas antes… a minha experiência

Posso dizer que desde muito nova (talvez desde os 20 anos) utilizo minoxidil para a minha alopécia androgenética, tema de que falei aqui com bastante pormenor. Um erro para qualquer pessoa, seja mulher ou homem, é pensar que um transplante capilar resolve a perda de densidade ou a falta de cabelo. Um transplante ou microtranplante (falei sobre os dois microtransplantes que fiz aqui e aqui) não são mais que soluções para povoar de cabelo zonas mais despidas, mas não revertem a alopécia e a mesma terá sempre tendência para evoluir. Por isso, claro que o tratamento de primeira linha é o tratamento medicamentoso que deve ser feito antes, durante e após o transplante e sempre (trata-se de uma doença e sem tratamento irá regredir). Um sinal de alerta deverá ser quando um profissional falar em transplante capilar e abandono da terapêutica medicamentosa (isso é má prática clínica!). Aconselho a leitura deste artigo sobre transplante capilar.

Para além do minoxidil tópico uso também o minoxidil oral desde há uns anos e regularmente faço ajustes na dosagem (uma vez por ano reavalio em consulta e é frequente alterar o tratamento para ir ajustando o mesmo em caso de perda de eficácia ou mais queixas). Deixo uma nota importante pois é assustadora a quantidade de mensagens que recebo sobre o tema: minoxidil é um medicamento sujeito a receita médica e não pode ser adquirido ou mandado manipular sem receita! A situação clínica deve ser avaliada em consulta de dermatologia. Pode não ser sequer o tratamento adequado ao caso clínico em concreto.

Pessoalmente nunca senti grandes alterações na queda de cabelo devidas à instituição do minoxidil (tópico ou oral, ou mesmo nos aumentos de dosagem que faço com alguma regularidade). Mas sei que é uma queixa comum. Por este motivo o dermatologista Dr. Rui Oliveira Soares responde de seguida às 5 perguntas frequentes sobre shedding.

shedding

Efeito shedding provocado pelo minoxidil – o que é?

Dr. Rui Oliveira Soares: É um aumento transitório do número de cabelos que nos caem (deflúvio telógeno) após iniciar tratamento oral ou em loção com minoxidil. No caso da medicação oral, é habitualmente dose-dependente (maiores doses provocarão maior queda).

Por que acontece o efeito shedding?

O minoxidil é um mitogénico direto para as células do folículo. Isto significa que aumenta muito a taxa de divisão das células que estão constantemente a dividir-se (cada uma em duas) a todo o momento, em algumas zonas do folículo capilar. Esta maior divisão leva, no longo prazo, ao efeito pretendido: engrossamento dos fios de cabelo e menos queda devido ao ciclo capilar se tornar mais longo (cada fio levará mais tempo até entrar na fase de cair, renovado depois pelo que o substitui). No entanto, este mesmo efeito de maior divisão celular leva, no imediato, a que os fios presentes em cada folículo que já estavam em fase de cair sejam “empurrados” mais rapidamente dos mesmos. Isto provoca uma queda de cabelo que é paradoxal já que corresponde a uma melhoria da atividade folicular.

Quanto tempo dura o efeito shedding?

O habitual é prolongar-se cerca de dois meses, mas existe variação de pessoa para pessoa.

O que se deve fazer se houver o efeito shedding?

O essencial é que o médico explique ao paciente que este acontecimento corresponde a algo benéfico que já está a suceder no folículo mas cujo resultado clínico apenas se observará a partir do 3º ou 4º mês.

Parar o tratamento medicamentoso por causa do efeito shedding é um erro?

Certamente, já que interrompemos algo de positivo que já estava a ocorrer embora só tivesse resultado clínico palpável alguns meses mais tarde. Alguns pacientes também têm a conceção errada de que a queda leva no futuro a falta de cabelo (alopécia) o que está errado. Posso até dizer que na minha prática clínica a intensidade desta queda inicial é bem preditiva do bom resultado que virá após o 3º mês.

Dr. Rui Oliveira Soares, dermatologista

shedding

 

Parar o tratamento medicamentoso com minoxidil por causa do efeito shedding é um erro e neste artigo foram explicados os motivos. Sei que muitas pessoas que descobrem que têm alopécia através do meu trabalho ficam chocadas com o diagnóstico e apreensivas, mas o que costumo dizer sempre é que é um privilégio termos um diagnóstico e um plano de tratamento com resultados efetivos (algumas pessoas levam anos a chegar aqui ou nunca chegam a descobrir o que se passa com o seu cabelo e não passam das mezinhas, ampolas de cabeleireiro e champôs… não sabendo que nunca irão resolver o seu problema de falta de densidade dessa forma…).

 

Fotografia: Yellow Savages

Posts relacionados

Go XXL Ciment Jean Louis David: densidade e volume garantidos!

Recentemente estive no salão Jean Louis David para fazer um brushing e decidi experimentar um produto que me foi recomendado por uma das profissionais, em vez da tradicional mousse (para dar volume): o Go XXL Cim...

Abril 9, 2024

“Revele o seu melhor cabelo”: o guia sobre queda de cabelo

Estava a preparar esta surpresa há vários meses! A queda de cabelo é um problema que afeta milhões de pessoas em todo o mundo mas também uma área onde a desinformação é abundante. Por muito tempo fui vítima da fa...

Março 17, 2024

Le Spray Fixant e Le Spray Volume da Sisley: volume no máximo!

Desde há uns meses que passei a usar SEMPRE que uso o secador, o Le Spray Volume da Hair Rituel by Sisley nas raízes do cabelo e estou totalmente obcecada por ele. Agora é complementado pelo novo Le Spray Fixant ...

Março 14, 2024

Comenta este post

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

As seguintes regras de RGPD (Regulamento Geral Proteção de Dados) terão de ser lidas e aceites:
Este formulário armazena o teu nome, e-mail e conteúdo para que possamos acompanhar os comentários colocados no site. Para mais informações, consulta a nossa política de proteção de dados, onde obterás mais informações sobre onde, como e por que armazenamos os teus dados.

recebe as novidades beautyst

    A

    Aceito as condições gerais. Consulta a nossa política de proteção de dados. Este website está protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e Condições do Serviço do Google são aplicáveis.

    My beauty Wishlist

    Copyright Beautyst . 2024