Perucas – próteses capilares – e tratamentos por Cláudia Piloto

perucas claudia piloto

Quem não conhece o trabalho da Cláudia Piloto? Filha de Lúcia Piloto, trabalhou durante anos nos cabeleireiros da família. Há já vários anos tem o seu próprio projeto e espaço, onde faz o acompanhamento de mulheres que passam pela difícil perda de cabelo derivada da quimioterapia. Produz perucas – próteses capilares – de uma forma única, e também recebe mulheres com alopécia, de uma forma muito intimista, com o toque das suas mãos, a sua simpatia, proximidade. Tenho estado a experimentar um tratamento para o couro cabeludo e para a saúde capilar no seu espaço. Queres saber o que faz a Cláudia Piloto no seu projeto Believe in Yourself?

perucas claudia piloto

perucas claudia piloto

perucas claudia piloto

Alopécia, quimioterapia, perucas – sentirmo-nos em casa com os nossos problemas

Foi quase “magia”. Eu queria muito conhecer a Cláudia e o seu trabalho, e a Cláudia um dia contactou-me e convidou-me logo para uma conversa. Passados uns dias estava à sua frente, no seu espaço, para falar sobre a minha doença de cabelo e para experimentar o tratamento que faz às suas clientes e que vou explicar melhor daqui a pouco.

Em primeiro lugar, é de louvar que exista uma pessoa, especialista na área do cabelo, que faça este acompanhamento a situações difíceis, como quem tem uma alopécia, ou quem tenha perdido o seu cabelo por causa da quimioterapia. Com a Cláudia sentimo-nos em casa. É uma confidente, uma amiga que entende TUDO o que se passa connosco, mulheres, que tanto nos desgastamos com este tema. Expliquei à Cláudia toda a minha história, em que idade apareceu a minha alopécia, o tratamento medicamentoso que estou a fazer e todo o impacto desta doença na minha vida. Nada de novo para a Cláudia. Esta é a sua vida.

perucas claudia piloto

perucas claudia piloto

Perucas – próteses capilares feitas de cabelo natural e 100% personalizadas

A Cláudia faz um trabalho incrível onde constrói de raiz perucas – próteses capilares – feitas de cabelo natural e com o objetivo de mimetizar a 100% o cabelo que a mulher tinha antes de se submeter à quimioterapia. A Cláudia esculpe as perucas como uma verdadeira artista, mas aqui a peça de arte não é uma escultura, é também um elemento a 3 dimensões, mas o cabelo de uma mulher! Até me arrepio ao escrever sobre isto. A forma como descreve o seu trabalho transmite um amor enorme pelo que faz, a realização que sente ao colocar-se lado a lado das suas clientes. A Cláudia pinta, corta, esculpe, ilumina o cabelo destas perucas que se enquadram completamente em cada mulher. Não são um acessório. No final são iguais ao cabelo que a mulher sempre teve. E que importância tem isso para uma mulher? TO-DA.

Durante esta situação de pandemia, a Cláudia está a produzir as perucas em casa, uma vez que todas as lojas de próteses capilares estão fechadas. Podem ver o trabalho e os contactos no seu site. Habitualmente a Cláudia trabalha em Lisboa e desloca-se também várias vezes ao Porto. O valor das próteses capilares varia entre 750 € e 1.650 €, depende de vários fatores, explicados caso a caso.

perucas claudia piloto

Um tratamento capilar diferente

A Cláudia convidou-me a experimentar um tratamento único, à base de algas. O objetivo: fazer uma limpeza profunda e que tem uma atividade anti-inflamatória. No caso oncológico este tratamento também proporciona um grande alívio de dor. Promove a regeneração e limpeza dos folículos, bem como uma maior irrigação sanguínea. Também controla a parte seborreica, promovendo menos queda de cabelo. Nos casos oncológicos é feito um acompanhamento ao longo do tratamento de quimioterapia, para que o cabelo nasça saudável e não quimicamente transformado (baço e frisado). Nos casos oncológicos a Cláudia sugere marcar uma primeira consulta antes de se iniciar a quimioterapia para fazer o estudo de perfil, para a execução de prótese capilar e início deste tratamento. O valor deste tratamento tem em conta uma análise personalizada. Dependerá da duração do mesmo e da avaliação caso a caso.

perucas claudia piloto

perucas claudia piloto

perucas claudia piloto

Como é feito este tratamento ao cabelo?

A Cláudia faz uma mistura com um pó com um cheiro “profundo” a mar, transformando-o num creme de cor toupeira e posteriormente aplicando risca por risca em todo o couro cabelo, deixando de fora os comprimentos. Após a aplicação, a Cláudia coloca com muita suavidade um tecido por cima dos meus olhos, enquanto recebo uma massagem na cadeira onde estou sentada. A Cláudia vai movimentando o meu couro cabeludo e a sua voz e os movimentos que faz são uma terapia para mim. Nunca me senti tão bem em ter alguém a mexer no meu cabelo. O tempo de pose é cerca de 15 a 20 minutos e no fim a Cláudia retira muito bem todo o produto com água.

perucas claudia piloto

perucas claudia piloto

perucas claudia piloto

perucas claudia piloto

perucas claudia piloto

perucas claudia piloto

perucas claudia piloto

Não é preciso usar mais nada, nem champô, nem condicionador, nada. O cabelo fica com um toque “fortificado”, as raízes levantadas e “espessas”. Coloca-me apenas um produto nos comprimentos para fazer a secagem e no fim o meu cabelo parece outro, literalmente. A Cláudia explica-me que não devo lavar o cabelo no dia seguinte, mas apenas no outro. Eu explico-lhe que o meu cabelo é muito oleoso e que não vai aguentar, mas ela descansa-me. E é verdade, o meu cabelo não precisou de lavagem nenhuma no dia a seguir. Manteve-se impecável, o que para mim é uma autêntica novidade. Este tratamento é feito uma vez por semana no primeiro mês, e depois de 15 dias em 15 dias.

perucas claudia piloto

perucas claudia piloto

perucas claudia piloto

perucas claudia piloto

perucas claudia piloto

perucas claudia piloto

Cláudia Piloto – a terapeuta do cabelo

Estive com a Cláudia 2 vezes apenas. E senti uma profunda paz. Este tratamento é uma verdadeira terapia, deixa o couro cabeludo limpo, saudável e tonificado, raízes higienizadas, oleosidade controlada. Um tratamento interrompido por razões de força maior, e que acredito poder ser retomado em breve!

Já conhecias este projeto inovador da Cláudia Piloto?

perucas claudia piloto

perucas claudia piloto

Fotografia: Márcia Soares

Disclaimer: O tratamento foi-me oferecido pela Cláudia Piloto. Este artigo não é patrocinado. Eu mantenho o meu tratamento habitual para a alopécia androgenética prescrito pelo Dr. Rui Oliveira Soares.

Posts relacionados

Transplante capilar: saber para além do óbvio

Existem ainda muitos mitos associados ao transplante capilar. Por este motivo, convidei a Dra. Filipa Osório, dermatologista que faz consulta de cabelo e transplante capilar na Clínica de Dermatologia Prof. Sofia...

Fevereiro 17, 2024

Biotina 5000 µg: cabelo e unhas podem beneficiar da suplementação?

A biotina (conhecida como a "vitamina da beleza do cabelo") contribui para a manutenção de uma pele e cabelo normais. Mais recentemente temos vindo a ouvir falar do uso de biotina 5000 µg (existem várias marcas n...

Janeiro 25, 2024

11 soluções de beleza para cabelo sem as quais não consigo viver

É muito difícil para mim eleger apenas meia dúzia de soluções para cabelo porque sou uma verdadeira apaixonada por tudo o que me faça sentir BEM mas também porque se trata da minha área de trabalho e por esse mot...

Janeiro 10, 2024

2 comentários

  1. Liliana diz:

    Olá Joana!
    Encontrei este artigo ao pesquisar acerca de próteses capilares, e fiquei muito contente por saber que existe um espaço onde uma profissional se dedica de “ alma e coração “ a devolver a auto -estima e alegria a mulheres que perderam ou perdem o cabelo por tratamentos ou no meu caso por causa da alopecia androgentica e o líquen plano pilar. ( sim! Não me chegava uma coisa só 🙃 enfim! ) Obrigada por trazeres até nós: conhecimento , confiança , e uma perspectiva mais positiva.
    Tenho pena que o espaço da Claudia Piloto esteja só em Lisboa ( sou de Braga) mas espero que um dia quando realmente for necessário usar prótese , tenha condições de ir ao espaço dela ( embora não saiba quanta manutenção as próteses requerem e se sequer é viável ter uma prótese cuja manutenção seria tão longe 🤭😅) .

    Muito obrigada pelo teu trabalho e por diariamente nos “ inspirares “ a cuidar de nós 😊

    1. Joana Alvares diz:

      Fico muito feliz com as tuas palavras, Liliana! Sê bem-vinda! Um grande beijinho, Joana

Comenta este post

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

As seguintes regras de RGPD (Regulamento Geral Proteção de Dados) terão de ser lidas e aceites:
Este formulário armazena o teu nome, e-mail e conteúdo para que possamos acompanhar os comentários colocados no site. Para mais informações, consulta a nossa política de proteção de dados, onde obterás mais informações sobre onde, como e por que armazenamos os teus dados.

recebe as novidades beautyst

    A

    Aceito as condições gerais. Consulta a nossa política de proteção de dados. Este website está protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e Condições do Serviço do Google são aplicáveis.

    My beauty Wishlist

    Copyright Beautyst . 2024