Vitamina C para o rosto – como a utilizar?

vitamina C rosto

Depois de ter explicado aqui como fiz a revisão dos meus cuidados de pele, a minha dermatologista, Dra. Marisa André, explicou-me que habitualmente gosta de indicar um cuidado com vitamina C para o rosto, mesmo às suas doentes que já fizeram laser ou peeling para atenuar manchas provocadas pelo sol. A vitamina C é um ingrediente quase indispensável quando se fala de cuidados anti envelhecimento, paralelamente a outros, sobre os quais já falei aqui e aqui. Queres saber mais sobre este ingrediente?

Vitamina C para o rosto

A Dra. Marisa explicou-me que costuma indicar às suas doentes a utilização de produtos com percentagem alta de vitamina C (10-15%) para um tom de pele mais luminoso e uniforme. A vitamina C ajuda não só a dar mais luminosidade, bem como a uniformizar o tom da pele e a sintetizar o colagénio (cuja presença na pele vai diminuindo com a idade). Explicou-me que a maior parte das mulheres que vão à sua consulta e que fazem vitamina C diariamente dizem que notam diferença e fidelizam-se porque sentem a pele mais bonita. Além disso, referiu, a vitamina C acaba por ter também um efeito preventivo em relação ao aparecimento de mais manchas.

vitamina C rosto

Opções de vitamina C para o rosto

Em relação a opções, a Dra. Marisa André apresentou várias: as ampolas Clique One C da Medinfar, com uma boa relação qualidade preço, as ampolas Photo Age da Martiderm, de que já falei neste artigo (produtos Favoritos de Skincare em 2019) e ainda as ampolas C-Lines da Ioox. Já usei em tempos as ampolas Proteoglicanos também da Martiderm e gostei do resultado – no entanto têm uma percentagem mais baixa de vitamina C: 5%. O famosíssimo sérum C E Ferulic da Skinceuticals é uma opção que já usei e gostei bastante, após ter visto a indicação deste produto por parte de vários dermatologistas. Apesar de ser em sérum, a marca garante a estabilidade da vitamina C até 12 meses após a abertura do frasco. A Skinceuticals é a marca por excelência em antioxidantes, com inúmeros estudos de estabilidade e eficácia e apresenta ainda outra opção, o Sérum 10, com 10% de vitamina C e que é uma excelente opção para pele oleosa. A vitamina C em contacto com o ar e quando exposta à luz costuma oxidar, e por isso é muito frequente vermos este tipo de produtos em packaging de vidro escuro ou em ampolas completamente opacas. Por outro lado é mesmo muito difícil estabilizar a vitamina C em produtos cosméticos por isso devemos procurar o mais possível ampolas ou séruns de marcas que consigam garantir a estabilidade da mesma.

vitamina C rosto

Como se aplica a vitamina C no rosto

No meu caso, a Dra. Marisa André recomendou a aplicação da ampola de vitamina C todos os dias com a pele limpa, uma vez por dia, manhã ou noite (embora faça bastante sentido aplicar de manhã, uma vez que tem um efeito antioxidante). Já experimentei as três marcas de ampolas indicadas em consulta e até ao momento a minha favorita tem sido a Martiderm: as ampolas Photo Age (não recomendo para pele oleosa). As ampolas Clique-One C têm um acabamento com silicone que eu particularmente não adoro, mas torna-se interessante de levar em viagem e podem ser usadas por pele oleosa. Quanto à duração do tratamento, como referiu a Dra. Marisa, posso fazer por períodos ou se eu quiser posso fazer sempre, no entanto pode tornar-se dispendioso, isto dependendo do preço do produto. Referiu que muitas das suas doentes fazem vitamina C tópica o ano todo por terem tão bons resultados. A vitamina C pode ser usada todo o ano.

vitamina C rosto

Um dos produtos que também já usei é um dos best sellers da marca Oskia, o Renaissance Brighlight Sérum, com glutationa (antioxidante), arbutina (inibe a produção de melanina), vitaminas C e E (antioxidantes), ácido hialurónico, MSM (com propriedades desintoxicantes e anti-inflamatórias), sodium ascorbyl phosphate (forma estável de vitamina C, antioxidante e reduz a produção de melanina) e vitamina B3 – niacinamida. Para além deste sérum, existe ainda uma opção da Pestle & Mortar que me parece interessante, o Vitamin C 2 Phase Sérum, um sérum bifásico com fase oleosa e fase aquosa (menos indicado para peles muito oleosas) com 16% de vitamina C.

E tu, costumas utilizar vitamina C em percentagem elevada na tua pele? Que experiência tens?

Fotografia: Yellow Savages

Disclaimer: Este artigo não é patrocinado. Eu utilizo ou já utilizei todos os produtos mencionados neste artigo. Este artigo contém alguns links afiliados. Ou seja, se comprares os produtos através dos links que eu disponibilizo (no dia ou até uns dias a seguir), eu ganho um valor sobre essa mesma compra, e o mesmo é utilizado para financiar este projeto. Os links foram escolhidos com o objetivo de te apresentar opções seguras de compra a excelentes preços.

Posts relacionados

12 protetores solares imperdíveis e as novidades mais quentes!

Tenho de começar por dizer que o protetor solar é, sem dúvida, o meu produto cosmético favorito e o produto antienvelhecimento número 1. 80% dos sinais de envelhecimento da pele são devidos à exposição solar todo...

Junho 8, 2024

Espuma Micro-Peeling Vinoperfect: pele nova em 30 segundos!

A gama Vinoperfect da Caudalie é uma referência no segmento antimanchas e luminosidade. A estrela desta gama é o maravilhoso Sérum Vinoperfect, o mais vendido dentro deste segmento nas farmácias europeias. Esta g...

Maio 14, 2024

Cica Daily Uriage: pós procedimento ou uso diário (sem perfume)

Que boa novidade da Uriage que me chegou a casa há já algumas semanas! A novidade da gama Cica Daily encantou-me, uma gama com 3 produtos hidratantes e reparadores de cuidado diário ou pós procedimento, sem perfu...

Abril 29, 2024

6 comentários

  1. Ana Pinto diz:

    Joana, uso vitamina C diariamente (vit C serum e gel da Sesderma) e notei uma diferença enorme na pele. Eu trabalho em ambiente de ar condicionado que seca muito a pele e desde que uso ( 3 meses) noto resultados fantásticos. pele mais luminosa e com os poros fechado. Recentemente comecei a usar de manhã o serum K Vit + vit C olhos e gosto do resultado um olhar mais aberto e luminoso. A noite uso Serum K vit + angioses da sesderma para um efeito mais profundo nos papos e olheiras.
    Tenho curiosidade em usar o C E ferrulac da skinceuticals e foi muito útil a tua dica que oxida para o fim. Já usei o ah intensifier da skinceuticals e amei o resultado na nossa pele é maravilhoso e como ter uma nova pele.
    Martiderm é a próxima marca que vou experimentar nomeadamente o GF vital um creme com efeito mate e toque de pó translúcido 🥰
    Obrigado Joana pelas tuas partilhas tão enriquecedoras.

    1. Joana Alvares diz:

      Olá Ana, muito obrigada pela tua partilha! Também ando curiosa com o sérum K vit. 😉 Sim, sem dúvida que os produtos Skinceuticals são incríveis. O sérum de ácido hialurónico deixa a pele mesmo repulpada e bem hidratada, é impressionante. Adorei o C E Ferulic, no entanto por essa ligeira oxidação do produto mais para o final fiquei com algumas pequenas reticências. Um grande beijinho e obrigada pelas tuas palavras de incentivo! Joana

  2. Liliana diz:

    Tenho pele oleosa, posso usar qualquer produtos dos que referiu com vitamina C?

    1. Joana Alvares diz:

      Olá Liliana! Nesse caso pode fazer sentido ou as ampolas de vitamina C, as Clique One C (têm acabamento com silicone, não sei se gostas), ou por exemplo o Sérum 10 da Skinceuticals. Um beijinho! Joana

  3. Mariana diz:

    Olá Joana,
    Estou indecisa entre as ampolas CliqueOne e o sérum C da SVR com 20% de vit. C que está na Beauty Wishlist. Gostava, se possível, de pedir a sua opinião sobre estes dois produtos com preços idênticos.
    Tenho algumas manchas de acne e estou a fazer um tratamento com ácido glicólico da SESDERMA (ACGLICOLIC CLASSIC FORTE) + ACNIOVER Renovador da Martiderm, recomendado pela minha dermatologista. Noto diferenças consideráveis na minha pele com o passar do tempo, no entanto, estou a terminar os cremes e continuo com manchas. Por este motivo, pretendo adicionar vitamina C à minha rotina e procuro um produto que concilie qualidade/preço.
    Este blogue, recomendado por uma familiar, é a minha primeira fonte pesquisa para cuidados de pele e para quando quero fazer uma escolha cuidada sem investir dinheiro em produtos desnecessários. Obrigada 🙂

    1. Joana Alvares diz:

      Olá Mariana! Se a pele é oleosa podes dar-te bem com as ampolas Clique One C, mas aqui, tal como em todos os produtos cosméticos, nada como testar e ver o que a pele gosta mais. Um beijinho! Joana

Comenta este post

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

As seguintes regras de RGPD (Regulamento Geral Proteção de Dados) terão de ser lidas e aceites:
Este formulário armazena o teu nome, e-mail e conteúdo para que possamos acompanhar os comentários colocados no site. Para mais informações, consulta a nossa política de proteção de dados, onde obterás mais informações sobre onde, como e por que armazenamos os teus dados.

recebe as novidades beautyst

    A

    Aceito as condições gerais. Consulta a nossa política de proteção de dados. Este website está protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e Condições do Serviço do Google são aplicáveis.

    My beauty Wishlist

    Copyright Beautyst . 2024