Vitamina C para o rosto – como a utilizar?

vitamina C rosto

Depois de ter explicado aqui como fiz a revisão dos meus cuidados de pele, a minha dermatologista, Dra. Marisa André, explicou-me que habitualmente gosta de indicar um cuidado com vitamina C para o rosto, mesmo às suas doentes que já fizeram laser ou peeling para atenuar manchas provocadas pelo sol. A vitamina C é um ingrediente quase indispensável quando se fala de cuidados anti envelhecimento, paralelamente a outros, sobre os quais já falei aqui e aqui. Queres saber mais sobre este ingrediente?

Ampolas de vitamina C para o rosto

A Dra. Marisa explicou-me que costuma indicar às suas doentes a utilização de ampolas com percentagem alta de vitamina C (por exemplo 10-15%) quando se pretende um tom de pele mais bonito e uniforme. A vitamina C ajuda não só a dar mais luminosidade, bem como a uniformizar o tom da pele e a sintetizar o colagénio (cuja presença na pele vai diminuindo com a idade). Explicou-me que a maior parte das mulheres que vão à sua consulta e que fazem vitamina C diariamente dizem que notam diferença e fidelizam-se porque sentem a pele mais bonita. Além disso, referiu, a vitamina C acaba por ter também um efeito preventivo em relação ao aparecimento de mais manchas.

vitamina C rosto

Opções de vitamina C para o rosto

Em relação a opções, a Dra. Marisa André apresentou várias: as ampolas Clique One C da Medinfar, com uma boa relação qualidade preço, as ampolas Photo Age da Martiderm, de que já falei neste artigo (produtos Favoritos de Skincare em 2019) e ainda as ampolas C-Lines da Ioox. Já usei em tempos as ampolas Proteoglicanos também da Martiderm e fiquei impressionada com o resultado – no entanto têm uma percentagem mais baixa de vitamina C: 5%. Mais recentemente foi lançado um sérum com 20% de vitamina C da marca SVR, a Ampoule C, que a marca me ofereceu e prometo falar da minha experiência em breve. O  sérum C E Ferulic da Skinceuticals é um produto que também já tive curiosidade de experimentar e gostei, no entanto o preço é bastante mais elevado e notei uma ligeira oxidação do produto mais para o final da embalagem. A vitamina C em contacto com o ar e quando exposta à luz costuma oxidar, e por isso é muito frequente vermos este tipo de produtos em packaging de vidro escuro ou em ampolas completamente opacas.

vitamina C rosto

Como se aplica a vitamina C no rosto

No meu caso, a Dra. Marisa André recomendou a aplicação da ampola de vitamina C todos os dias com a pele limpa, manhã ou noite (embora faça bastante sentido aplicar de manhã, uma vez que tem um efeito antioxidante). Já experimentei as três marcas indicadas em consulta e até ao momento a minha favorita tem sido a Martiderm: as ampolas Photo Age. As ampolas Clique-One C têm um acabamento com silicone que eu particularmente não adoro, mas torna-se interessante de levar em viagem. Quanto à duração do tratamento, como referiu a Dra. Marisa, posso fazer por períodos ou se eu quiser posso fazer sempre, no entanto pode tornar-se dispendioso, isto dependendo do preço do produto. Confessou que muitas das suas doentes fazem vitamina C tópica o ano todo por terem tão bons resultados.

vitamina C rosto

Um dos produtos que estou com IMENSA curiosidade em experimentar é o best seller da marca Oskia, o Renaissance Brighlight Sérum, com uma composição incrível: glutationa (antioxidante), arbutina (inibe a produção de melanina), vitaminas C e E (antioxidantes), ácido hialurónico (fornece hidratação de longa duração sem deixar a pele oleosa), MSM (com propriedades desintoxicantes e anti-inflamatórias), sodium ascorbyl phosphate (forma estável de vitamina C, antioxidante e reduz a produção de melanina) e vitamina B3 – niacinamida (reduz a perda de água, aumenta o conteúdo lipídico e de ceramidas, estimula a produção de novos fibroblastos e de colagénio, e também inibe a formação de pigmentação). Fiz uma parceria com a Inouie Beauty para este sérum (bem como para todos os da Oskia!) com 15% de desconto direto até dia 17 de Fevereiro com o código BEAUTYST.

E tu, costumas utilizar vitamina C em percentagem elevada na tua pele? Que experiência tens?

Fotografia: Yellow Savages

Disclaimer: Este artigo não é patrocinado. Eu utilizo ou já utilizei todos os produtos mencionados neste artigo. Este artigo contém alguns links afiliados. Ou seja, se comprares os produtos através dos links que eu disponibilizo (no dia ou até uns dias a seguir), eu ganho um valor sobre essa mesma compra, e o mesmo é utilizado para financiar este projeto. Os links foram escolhidos com o objetivo de te apresentar opções seguras de compra a excelentes preços.

Posts relacionados

Rolo de massagem para o rosto: sim ou não?

Recentemente fiquei interessada em descobrir todo o hype em torno do rolo de massagem para o rosto. Tenho um rolo destes há algum tempo que comprei pela piada do objeto em si sem saber se faria sentido. Hoje em d...

Maio 12, 2020

Cuidados com a pele – como dormir mais e melhor?

Decidi escrever nesta época de quarentena sobre um conjunto de erros, pois muitas são as perguntas que me fazem sobre cuidados com a pele. Mas estamos a lidar com o assunto de forma errada. Queremos soluções para...

Abril 21, 2020

Foreo – a minha opinião depois de 2 meses de experiência

Antes de mais preciso de referir que sempre fui muito cética relativamente ao uso do dispositivo de limpeza facial Foreo. Por vários motivos, sendo um dos principais porque não sou a favor de uma esfoliação físic...

Março 24, 2020

2 comentários

  1. Ana Pinto diz:

    Joana, uso vitamina C diariamente (vit C serum e gel da Sesderma) e notei uma diferença enorme na pele. Eu trabalho em ambiente de ar condicionado que seca muito a pele e desde que uso ( 3 meses) noto resultados fantásticos. pele mais luminosa e com os poros fechado. Recentemente comecei a usar de manhã o serum K Vit + vit C olhos e gosto do resultado um olhar mais aberto e luminoso. A noite uso Serum K vit + angioses da sesderma para um efeito mais profundo nos papos e olheiras.
    Tenho curiosidade em usar o C E ferrulac da skinceuticals e foi muito útil a tua dica que oxida para o fim. Já usei o ah intensifier da skinceuticals e amei o resultado na nossa pele é maravilhoso e como ter uma nova pele.
    Martiderm é a próxima marca que vou experimentar nomeadamente o GF vital um creme com efeito mate e toque de pó translúcido 🥰
    Obrigado Joana pelas tuas partilhas tão enriquecedoras.

    1. Joana Alvares diz:

      Olá Ana, muito obrigada pela tua partilha! Também ando curiosa com o sérum K vit. 😉 Sim, sem dúvida que os produtos Skinceuticals são incríveis. O sérum de ácido hialurónico deixa a pele mesmo repulpada e bem hidratada, é impressionante. Adorei o C E Ferulic, no entanto por essa ligeira oxidação do produto mais para o final fiquei com algumas pequenas reticências. Um grande beijinho e obrigada pelas tuas palavras de incentivo! Joana

Comenta este post

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

As seguintes regras de RGPD (Regulamento Geral Proteção de Dados) terão de ser lidas e aceites:
Este formulário armazena o teu nome, e-mail e conteúdo para que possamos acompanhar os comentários colocados no site. Para mais informações, consulta a nossa política de proteção de dados, onde obterás mais informações sobre onde, como e por que armazenamos os teus dados.

recebe as novidades beautyst

A
Aceito as condições gerais. Consulta a nossa política de proteção de dados. This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

My beauty Wishlist