Quais são os ingredientes cosméticos tendência?

ingredientes cosmeticos

Não é novidade nenhuma que escolho os meus produtos de beleza pelos ingredientes que têm. Apesar de ter algumas marcas favoritas, a verdade é que elas são favoritas pela composição e isso sempre me despertou imenso interesse! Abordei recentemente neste artigo quais os ingredientes chave nos cosméticos, e pedi novamente a colaboração da Ann e da Mariana, ambas farmacêuticas apaixonadas pela área da beleza, para nos explicarem um pouco mais sobre este tema. Quais são os ingredientes cosméticos tendência?

Há pouco tempo falei sobre o ácido glicólico, um dos meus ingredientes favoritos de sempre e que incorporo nos meus cuidados de pele, sem falhar! É um dos ingredientes fundamentais para uma pele saudável, rejuvenescida e luminosa, que devemos ter em consideração na nossa rotina de beleza diária. É um ingrediente com várias décadas de utilização e muito eficaz. Contudo, o mundo da cosmética cada vez mais tem vindo a apresentar ingredientes promissores que podem fazer toda a diferença na manutenção de uma pele saudável e luminosa e no combate do envelhecimento cutâneo. Quais são?

ingredientes cosmeticos

Probióticos e Prebióticos

Os probióticos são um dos mais recentes ingredientes no mundo da cosmética. São conhecidos por serem as “boas” bactérias e permitem que a flora bacteriana da pele se mantenha equilibrada e protegida contra os danos causados pela poluição e stress do dia-a-dia, que levam ao envelhecimento e inflamação da pele. O balanço na flora bacteriana da nossa pele é essencial para manter uma pele saudável, e quando este é afetado podem surgir diversos problemas de pele, como o acne, pele sensível e vermelhidões.

Usar probióticos na cosmética não é uma tarefa fácil, uma vez que existem diversos fatores que podem afetar a sua eficácia. Um deles prende-se com o facto de cada pessoa e cada zona do corpo ter a sua flora bacteriana própria, como se fosse uma impressão digital.

Por uma questão de conservação e eficácia os produtos cosméticos com probióticos não são formulados com bactérias vivas, mas sim com lisados bacterianos, que ao entrar em contacto com a nossa pele reforçam a barreira cutânea, melhoram os níveis de hidratação da pele, diminuem os fatores adversos que causam sensibilidade e vermelhidões, e ajudam a manter o equilíbrio do pH da pele. Para que estes lisados bacterianos possam trabalhar, eles necessitam de comida, que são os prebióticos. Os prebióticos são hidratos de carbono, normalmente açúcares derivados de plantas, que dão energia aos probióticos para estes desempenharem a sua função.

Desta forma, todos os produtos cosméticos com probióticos devem incluir prebióticos na sua composição, para garantir a sua eficácia.

ingredientes cosmeticos

Péptidos

Há muito que se fala de péptidos como ingrediente cosmético promissor e a investigação científica dos últimos anos veio reforçar o seu estatuto de ingrediente essencial no combate ao envelhecimento cutâneo. Os péptidos são fragmentos de proteínas, que são os tijolos da nossa pele. Sem os péptidos a nossa pele perde firmeza e elasticidade, aumentam as rugas e linhas de expressão e leva ainda a alterações da textura da nossa pele.

Apesar de os péptidos serem um ingrediente cosmético promissor, eles não substituem nenhum procedimento estético (como muitas vezes vemos em publicidade de produtos cosméticos). Para além disso, os péptidos necessitam que outros ingredientes cosméticos (antioxidantes, ingredientes hidratantes e calmantes) estejam presentes na fórmula para alcançarem os efeitos desejados.

Resumindo, os péptidos são um óptimo ingrediente para acrescentarmos na nossa rotina de beleza, mas sempre com a atenção de que eles necessitam de ingredientes “amigos” para vermos os resultados de uma pele mais firme, elástica e suavizada. Outro dos ingredientes cosméticos tendência.

ingredientes cosmeticos

Bakuchiol

Podemos dizer que o bakuchiol, dentro dos ingredientes cosméticos tendência, é “O” ingrediente de 2019 e não poderíamos deixar de falar dele. É um ingrediente encontrado nas sementes e folhas da Psoralea corylifolia que tem demonstrado ser eficaz no combate ao envelhecimento cutâneo.

O bakuchiol é mais conhecido por ser a alternativa natural ao retinol sem os efeitos secundários associados. Vários estudos demonstraram que o bakuchiol, apesar de não atuar da mesma forma que o retinol, leva a efeitos semelhantes na pele, como diminuição de rugas, melhoria da elasticidade e textura. Para que se atinjam estes efeitos o bakuchiol deve estar presente numa concentração entre 0,5 e 2%.

Ann Almeida e Mariana Lopes (farmacêuticas)

Estes são ingredientes promissores e podem ser complementos eficazes a uma rotina de pele adequada.  Curiosa para saber o que o futuro da cosmética nos reserva! Algumas sugestões de produtos com estes ingredientes:

Probióticos e prebióticos

1) Cell Repair Night Oil – Aurelia, 2) Advanced Night Repair – Estée Lauder, 3) Black Tea Kombucha Essence – Fresh, 4) Sérum Jeunesse – Gallinée

probioticos

Péptidos

1) Expression Gel Contorno de Olhos – Martiderm, 2) Sérum Hepta-Peptide – The Inkey List, 3) “Buffet” – The Ordinary, 4) Hydrate – Pestle & Mortar, 5) Liquid Gold Firming Eye Cream – Alpha-H

peptidosBakuchiol

1) Bakuchiol – Herbivore, 2) Bakuchiol Reface Pads – Indeed, 3) Cica-Filler (sérum cura para 1 mês) – Lierac, 4) Bakuchiol hidratante – The Inkey List, 5) Sérum Super 16 – Oskia

bakuchiol

Fotografia: Yellow Savages

Montagens: Beautyst

Disclaimer: Este artigo não é patrocinado. Alguns produtos mencionados neste artigo eu já utilizo. Outros são sugestões de produtos contendo os ingredientes descritos, mas que eu ainda não experimentei. Este artigo tem alguns links afiliados. Ou seja, se comprares os produtos através dos links que eu disponibilizo (no dia ou até uns dias a seguir), eu ganho um valor sobre essa mesma compra, e o mesmo é utilizado para financiar este projeto. Os links foram escolhidos com o objetivo de te apresentar opções seguras de compra a excelentes preços. 

 

Posts relacionados

Urticária colinérgica – alergia ao calor e stress. O que fazer?

Depois de um ano muito difícil com vários sintomas de urticária colinérgica, finalmente consegui resolver o que me incomodava tanto, após uma conversa com a dermatologista Dra. Ana Sofia Borges. Porque este é um ...

Setembro 10, 2023

Final de verão sem manchas: as 6 estratégias que segui

O tema manchas é um tema bastante "especial" para mim. Isto porque é um dos objetivos, quando penso na minha pele. Há vários tipos de manchas e este artigo não tenciona dar quaisquer tipo de conselhos (para isso ...

Setembro 7, 2023

Óleo Detox Vinergetic C+: o segredo (bem guardado) Caudalie!

Nunca imaginei que iria escrever este artigo sobre o Óleo de Noite Détox da linha Vinergetic C+ da Caudalie. Porquê? Quando esta linha foi lançada e a marca mo enviou para teste eu achei o aroma forte e senti que...

Julho 20, 2023

Comenta este post

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

As seguintes regras de RGPD (Regulamento Geral Proteção de Dados) terão de ser lidas e aceites:
Este formulário armazena o teu nome, e-mail e conteúdo para que possamos acompanhar os comentários colocados no site. Para mais informações, consulta a nossa política de proteção de dados, onde obterás mais informações sobre onde, como e por que armazenamos os teus dados.

recebe as novidades beautyst

    A

    Aceito as condições gerais. Consulta a nossa política de proteção de dados. Este website está protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e Condições do Serviço do Google são aplicáveis.

    My beauty Wishlist

    Copyright Beautyst . 2023