As manchas no meu rosto (segundo a dermatologista)

As manchas no meu rosto

Deve ser uma das coisas mais evidentes que senti com a idade. Umas pequenas manchas no rosto, que no início eu achava serem umas sardas, mas que numa consulta de dermatologia percebi serem resultado “da idade e da exposição solar”. Comecei então a olhar para essas “sardas” com outros olhos e a pensar que está ali uma marca deixada pelo tempo na minha cara. É verdade que quando era mais nova fiz alguma exposição solar sem proteção. Lembras-te que púnhamos cremes, óleos e outros produtos sem FPS, antes de haver o cuidado que existe hoje com o sol?. Uma das melhores coisas que aconteceu comigo em termos de exposição solar, foi ter passado praticamente a década toda dos 30 anos sem fazer praia. Fiz alguma, mas a horas decentes, por ter tido 2 filhos! Hoje em dia tento disfarçar essas manchas com maquilhagem. Perguntei à Dra. Marisa André o que é possível fazer em relação a elas e talvez pensar a sério num tratamento.

As manchas no meu rosto

P: Tenho manchas no rosto que apareceram com a idade e não gosto nada de as ver. Posso eliminá-las ou reduzi-las com cremes ou tratamentos? E se sim, quais?

R: As manchas na pele traduzem um envelhecimento extrínseco da pele que se deve, na grande maioria, à exposição solar. Como tal, um fator fundamental é a proteção solar que passa não só pela aplicação diária (durante TODO o ano) de um fotoprotetor SPF50 como também pela utilização da sombra (i.e. uso de chapéu).

A aplicação de um creme com uma percentagem elevada de vitamina C também contribui para o aclaramento das manchas e para a prevenção do aparecimento de novas. O tratamento das “manchas do sol” poderá ser feito com aplicação de cremes despigmentantes (prescritos por dermatologista). Podem ser realizados peelings químicos e/ou LASERs que permitem eliminar o pigmento indesejado.

Dra. Marisa André, dermatologista

As manchas no meu rosto

Gostei muito do facto de a Dra. Marisa ter referido “cremes despigmentantes prescritos por dermatologista”. Porquê? Sei que há muitas pessoas que decidem usar despigmentantes e substâncias como ácidos e outras sem saberem que efeito é que isso terá na sua pele. Uma das próximas coisas que preciso de pedir à Dra. Marisa é ver o que posso fazer em relação às minhas manchas.

 

Tens manchas no rosto? Usas algum cuidado específico ou fazes tratamento para as atenuar?

Fotografia: Yellow Savages

Posts relacionados

Dupla fotoproteção nos solares gama branca Esthederm?

Os protetores solares da gama branca Esthederm são adaptados à pele sensível, intolerante, hiper-reativa e/ou hiperpigmentada. Uso há anos o Photo Reverse sem cor na altura da praia para prevenir e atenuar as man...

Junho 29, 2024

12 protetores solares imperdíveis e as novidades mais quentes!

Tenho de começar por dizer que o protetor solar é, sem dúvida, o meu produto cosmético favorito e o produto antienvelhecimento número 1. 80% dos sinais de envelhecimento da pele são devidos à exposição solar todo...

Junho 8, 2024

Espuma Micro-Peeling Vinoperfect: pele nova em 30 segundos!

A gama Vinoperfect da Caudalie é uma referência no segmento antimanchas e luminosidade. A estrela desta gama é o maravilhoso Sérum Vinoperfect, o mais vendido dentro deste segmento nas farmácias europeias. Esta g...

Maio 14, 2024

7 comentários

  1. Rita Valério diz:

    Sim, também tenho manchas na pele. Tenho alguns cuidados, infelizmente recentes, há dois anos que ponho religiosamente protetor solar SPF50, e noto basta te diferença no verão depois de fazer praia, pois fico com a pele mais uniforme em termos de bronzeado e com muito menos manchas, nomeadamente na zona do buço. O meu creme do dia é à base de vitamina C. No entanto, depois do verão passar quero voltar ao dermatologista para fazer um tratamento mais específico. Posso não eliminar totalmente, mas quero “disfarçá-las”.

  2. Rita Valério diz:

    Sim, tenho manchas e sim tenho alguns cuidados, mas infelizmente são recentes.
    Há cerca de dois anos que coloco todos os dias, religiosamente, protetor solar SPF 50, e notei uma grande diferença. O meu creme do dia também contém vitamina C. Quando o verão passar, quero voltar ao dermatogista para fazer um tratamento mais específico, sei que dificilmente as vou eliminar, mas quero disfarçar e minimizar as manchas que tenho, para que não aumentem.

    1. Joana Alvares diz:

      Olá Rita! Fazes muito bem em colocar FPS todos os dias. Eu também o faço, e adquiri o hábito de ir reaplicando o FPS, através de uma bruma, pois a proteção que colocamos de manhã não será suficiente para todo o dia (não esquecer que a radiação UVA atravessa nuvens e janelas). A vitamina C em percentagem elevada (10-15%) é bastante eficaz na redução de manchas, e dá luminosidade à pele. Mas há mais tratamentos, sobretudo para aquelas manchas mesmo persistentes e que nos incomodam. Nada como avaliar em consulta de dermatologia. 😉 Beijinhos!

  3. MSSFG diz:

    Que creme, com vitamina C, recomenda?

    1. Joana Alvares diz:

      Olá Marcela! Tens vários cremes com vitamina C. Por norma prefiro séruns ou ampolas, pois têm uma concentração mais elevada em vitamina C. Já escrevi um artigo sobre este tema aqui no site. Basta pesquisares por “vitamina C” na lupa do canto superior direito na homepage (aqui em beautyst.pt) e encontras várias opções de produtos que eu recomendo. Um beijinho! Joana

  4. Paula diz:

    Eu tenho manchas usei o serum da Claudalie e neste momento comprei também o creme de noite . Melhorou mas ainda tenho algumas .

    1. Joana Alvares diz:

      Caso tenhas dúvidas relativamente às manchas, podes e deves mostrar ao dermatologista. Há vários tratamentos disponíveis por prescrição, incluindo manipulados. Um beijinho! Joana

Comenta este post

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

As seguintes regras de RGPD (Regulamento Geral Proteção de Dados) terão de ser lidas e aceites:
Este formulário armazena o teu nome, e-mail e conteúdo para que possamos acompanhar os comentários colocados no site. Para mais informações, consulta a nossa política de proteção de dados, onde obterás mais informações sobre onde, como e por que armazenamos os teus dados.

recebe as novidades beautyst

    A

    Aceito as condições gerais. Consulta a nossa política de proteção de dados. Este website está protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e Condições do Serviço do Google são aplicáveis.

    My beauty Wishlist

    Copyright Beautyst . 2024