Portugal arrisca-se a ser, não só, um dos países com mais dificuldades na Europa, mas também um dos que, por teima ou falta de conhecimento, acaba por refletir a tomada de decisões que comprometem a saúde e o bem...
Dezembro 4, 2024
Acompanho o trabalho da Teresa Peixe no perfil Farmacêutica de Família desde que colaborámos num projeto que foi especial para ambas. As suas publicações, focadas em criar literacia em saúde, esclarecem a populaç...
Novembro 12, 2024
Quando penso nos anos 70, 80 e 90, sou imediatamente transportada para uma época de cor, estilos ousados e, claro, cosméticos icónicos que marcaram gerações. Neste artigo, convido-te a embarcar comigo e com o res...
Outubro 17, 2024
Olá Joana!
Este post vem de encontro às minhas necessidades!
Também sofro de alopécia androgenética (já realizei o meu transplante), pelo que a toma de minoxidil acentuou a densidade de pêlo facial.
Entretanto, já fiz algumas sessões de electrólise, mas não consigo recomendar este tratamento no rosto: são demasiados pêlos e o processo tende a ser moroso e, pior ainda, doloroso.
Não avancei para o laser por ter receio do efeito que mencionas, porém, atendendo ao teu relato, pretendo experimentar.
Será que me podes indicar em que clínica do pêlo realizaste as tuas sessões?
Muito obrigada!
Olá Daniela! Viva! Fiz as sessões de depilação a laser sempre na Clínica do Pêlo da Expo Norte. Pode ser uma opção para quem tem pelos escuros. Se for penugem pode nem resultar. Em todo o caso recomendo que vejas com a Clínica, pois aconselham o melhor método e no caso de acharem que pode nem resultar avisam, pelo menos essa tem sido a minha experiência e estou muito satisfeita com o atendimento neste espaço.
Onde tens feito a eletrólise? No local que refiro no artigo? Um beijinho
Olá Joana! Obrigada pela resposta 😊
Reparei agora que o local da Clínica do Pêlo a que recorreste já vem indicado no final do post. Se já lá estava, eu peço desculpa; passou-se completamente ao lado.
Relativamente ao assunto em questão, sempre tive alguns pêlos faciais. Incomodam-me porque tenho uma pele clara e um pêlo escuro. Por esta razão, durante anos, optei por alourar com o típico descolorante de supermercado. Aliás, actualmente, recorro esta técnica.
Há dois anos, numa visita ao endocrinologista, comentei o meu incómodo. Ele falou-me da depilação a laser. Já a minha dermatologista disse que procuro problemas onde eles não existem e desvalorizou a questão.
Em todo o caso, pesquisei sobre o assunto e deparei-me com relatos do tal efeito paradoxal e hesitei. Como referi, sinto algum incómodo, mas não há qualquer inibição: uso o cabelo curtíssimo.
Bem, na minha investigação, acabei por descobrir a eletrólise. Fiz várias sessões, ao longo de 7-8 meses. Não foi no local que mencionas, apesar de conhecer a clínica. A dada altura parei porque já estava farta do processo.
Eu vou agendar uma avaliação na Clínica do Pêlo e depois deixo-te o feedback.
De resto, muito obrigada por esta e por outras publicações. Foi o teu testemunho que me levou até ao Dr. Rui, depois de anos entre dermatologistas/endocrinologistas e, pior ainda, outros tantos pseudo-especialistas. Beijinho!
Que bom que o meu trabalho tem sido tão útil para ti! Recomendo então que vejas com a Clínica se consideram que podes responder bem ao laser. Um grande beijinho!
Olá, Joana. A partir de quantos dias após a 1. sessão começaste a sentir os pêlos a cair?
Fiz a minha primeira sessão (pescoço, patilha e queixo) há 4 dias e ainda não sinto uma grande diferença.
Olá Flávia! Não sei dizer exatamente ao fim de quantos dias, pois os pelos foram cortados com uma tesoura e por isso não os vi a cair exatamente. Mas notei logo diferenças desde a primeira sessão, pois eles não voltaram a crescer. Agora sinto que tenho de voltar a fazer, mas só porque já passou muito tempo desde a última sessão (deviam ser 5 e por causa da pandemia só consegui fazer 4), mas ainda assim a redução no número e comprimento dos pelos foi muito grande, mais de 80-90% de redução. Agora vou fazer a última sessão e depois farei só quando houver necessidade (e se houver necessidade). Um beijinho!
Boa noite a todas,
Comecei a fazer depilação a lazer na clinica do pêlo em Coimbra há uns anos atrás. No meu caso tinha pelos na zona por baixo do queixo e alguns nas maçãs do rosto.
Ja nao sei precisar quantas sessões fiz, mas foi por mais de um ano, cumprindo os espaçamentos indicados.
Posso dizer que os meus pêlos não desapareceram, em vez disso, ficaram muito mais grossos, pretos, e em surgiram pêlos onde anteriormente nao tinha..
Nao aconselho este tipo de depilação na zona do rosto a ninguém!
Por outro lado, em zonas como as virilhas, também fiz (somente 5 sessões) e os pêlos desapareceram.
Espero ser útil com este comentário.
Beijinhos
Lígia, obrigada pelo teu comentário. Os pelos inicialmente eram escuros? Grossos? Ou penugem? A depilação no rosto foi realizada apenas na zona dos pelos ou em todo o rosto? Falaste com a clínica no final das várias sessões? Fizeste as sessões indicadas? As sessões foram feitas por mais de um ano? Por norma, nestes casos são indicadas 5 sessões espaçadas cerca de 1 mês. A experiência que tenho é totalmente a oposta. Após 5 sessões eu fiquei sem pelos. Poderei ter de fazer uma sessão de manutenção de x em x meses. Isso foi-me informado na clínica. Aliás, na última sessão que fiz já bastante desfasada em tempo das 4 sessões anteriores (devido à pandemia) eu tinha apenas alguns pelos, muito mais finos que inicialmente. Eles desapareceram completamente e há vários meses que não tenho quaisquer pelos ou penugem nas zonas onde fiz a depilação a laser. Deves contactar a Clínica e tentar perceber o que se passou. Fiz depilação também em todo o corpo (5 sessões em cada zona) e nunca mais tive pelos (fiz há 12 anos). Um beijinho, Joana
Boa noite, Lígia
A mim aconteceu-me exatamente o mesmo. Fiz sete sessões na cara (maçãs do rosto e queixo) na Clínica do Pêlo e os pelos estão mais escuros e grossos, notando-se ainda mais do que na primeira sessão. Na cara, não aconselho laser sem acompanhamento dermatológico. Eu tenho consulta marcada para avaliar os estragos e ver se é reversível. Em termos de autoestima tem sido arrasador.
O que fizeste, Lígia, depois disso? Como resolveste o problema dos pelos faciais se não é indiscrição?
Beijinhos
Ana, obrigada pela tua partilha. As sessões que fizeste foram espaçadas quanto tempo? Usaram o método de arrefecimento que referi no artigo? Falaste com a clínica? Um beijinho, Joana
olá,
tambem experimentei laser no rosto e nao aconselho. O que aconteceu foi que estimulou o crescimento de pelo à volta das zonas tratadas, e sim, ele ficou ainda mais visível. Fiz várias sessões espaçadas e cumpri o protocolo, porem no meu caso, piorou a situaçao.
vou experimentar eletrolise agora.
marta
Olá Marta, onde fizeste a depilação a laser? Foi feito de acordo com o protocolo que indico aqui neste artigo? Eu nunca mais tive pelos no rosto. Fiz as 5 sessões e fiquei mesmo livre de pelos. Um beijinho, Joana
Boa tarde,
Ao ler o seu artigo vi que não teve o efeito contrário ao desejado, como acontece em algumas mulheres. A minha pergunta é, como é que a clínica do pelo fez o arrefecimento nas áreas à volta da cara que não iam ser depiladas. Queria fazer a depilação na cara, mas já vi que o efeito contrário pode acontecer e deixa-me muito reticente com o tratamento.
Obrigada pelo seu tempo
Olá Inês, o arrefecimento é feito com o mesmo equipamento que faz a depilação, o arrefecimento é feito na zona diretamente e imediatamente à volta. Estou muito satisfeita pois nunca mais tive pelos nas zonas afetadas. Um beijinho!
Olá a todas
Estou convicta de que o laser não atua de igual forma em todas as pessoas! Fiz laser Diodo pernas, virilhas, axilas e braços há uns anos atrás (não sei contabilizar o número de sessões) e posso dizer que nas virilhas e axilas foi onde menos atuou, quando teroricamente é onde melhor devia ter atuado (pelo grosso e escuro em pele clara). Optei por fazer o laser Alexandrite na clínica do pelo nas zonas da virilha e axila, resultou melhor que o Díodo mas não posso dizer que foi ‘definitivo’. Fiz também nas mãos na clínica do pelo e não resultou tão bem ou praticamente nada. Agora voltei ao Diodo para fazer uma manutenção geral e falei com a técnica acerca dos meus pelos faciais (é algo que sempre me incomodou mas sempre tive receio de mexer e ficar pior) e expliquei o meu receio, mas ela disse que teria resultados, não teria que temer. Fiz 2 sessões. A primeira+/-, a segunda fiquei pior, alastrou mais, quando fui para fazer a terceira, era outra pessoa e falei da situação e eis que ela me diz “não aconselho a fazer facial exatamente por isto, porque pode alastrar e é arriscado também para nós” 🤦 e não fez a terceira sessão e acha que o melhor/mais seguro é a descoloração porque no laser não conseguem garantir resultados.
Muito resumidamente, conheço pessoas que fizeram laser 4-6 sessões e ficaram ótimas, outras necessitaram de 10 e mais, numas resulta a 99% e outras nem tanto. Umas pessoas sofrem muito, outras nem tanto… Estou convicta que cada pelo, cada pele, cada organismo, cada pessoa é diferente e reage de forma diferente e deveria haver um maior estudo nos pacientes antes de serem submetidos ao laser “massificado”.
Grata pela partilha e Sucesso 🍀
Olá Sílvia, obrigada pela partilha. O resultado dependerá sempre dos pelos (mais claros ou mais escuros, mais grossos ou mais finos), das zonas do corpo, do laser utilizado e da prática da clínica (e mesmo da técnica, tal como o teu testemunho indica). Quanto ao número de sessões, fizeste só duas? No corpo fiz 5 sessões e nunca mais tive pelos. No rosto também fiquei sem pelos. Um beijinho, Joana
Olá Joana. Costumavas rapar os pelos entre sessões?
Olá Paula! Não. Apenas cortávamos rente com uma tesourinha antes de cada sessão. Um beijinho! Joana
E nos braços? Rapava certo? Não é possível tesoura neles todos 😅
No corpo sim, rapava. Um beijinho, Joana
Depois de deixar acima o meu testemunho, venho deixar um novo (mais esperançoso) para quem sofre estes estragos, por parte de quem opera com lasers sem saber e que, no fim de contas, impactam a nossa vida durante muito tempo. E atenção que a minha experiência com a Clínica do Pelo (no Norte) tinha sido muito boa quando fiz laser nas pernas. Na cara, já não foi assim. Em Oeiras, fiz as sessões com o intervalo correto, mas sempre me raparam o pelo da cara.
Mas quero deixar aqui, a outras meninas (porque sei que o desespero nos leva a procurar respostas por todo o lado e valorizamos quem passa/passou pelo mesmo), que a Terry System me salvou a cara e me devolveu a auto-estima. E isso não tem preço. Demora, é mais dispendioso, mas é eficaz; e estamos entregues a quem sabe o que está a fazer. Por isso, não percam a esperança.
O barato sai mesmo caro. Não se esqueçam de reclamar, sempre. Ainda que não dê em nada, estas clínicas e a falta de competência não merecem ficar impunes.
Olá Ana, obrigada pelo teu testemunho. Falei da minha experiência com a Clínica do Pelo na Expo, foram muito profissionais, com todo o cuidado e após as sessões que fiz nunca mais voltei a ter mais pelos no rosto. Um beijinho, Joana
Olá.
Eu estou fazendo meu tratamento na Espaço Laser (eles usam alexandrite) e infelizmente estou passando pelo efeito paradoxal.
Mas eles cismam que a técnica deles não está produzindo esse efeito em mim.
Então vou numa dermatologista daqui uns dias e pedir que ela me indique o que fazer.
Mas estou pensando seriamente em não terminar meu tratamento com eles.
Não conheço esse espaço. É importante avaliar sim. Um beijinho, Joana