Lavar o cabelo: 10 perguntas e as respostas do dermatologista

lavar o cabelo

Recebo com muita frequência perguntas sobre como lavar o cabelo. A lavagem do cabelo deve acima de tudo garantir a higiene do couro cabeludo. Sobre este tema já mostrei aqui no site como fazer uma lavagem correta. Para complementar hoje trago um conjunto de 10 perguntas sobre a lavagem do cabelo com as respostas do dermatologista Dr. Rui Oliveira Soares.

Mas antes… 4 artigos que poderão interessar

Ainda sobre a lavagem de cabelo, tenho alguns artigos já publicados aqui no site que poderão interessar:

  • Como lavar o cabelo de forma correta, aqui.
  • Que champô recomenda o dermatologista, aqui.
  • Caspa, champôs e tratamento, aqui.
  • Champôs sem sulfatos, sim ou não (e 6 sugestões), aqui.
Lavar o cabelo – 10 perguntas e respostas

1. Lavar o cabelo todos os dias faz mal? De uma forma geral não faz mal. Mas quanto mais frágil e seco é o cabelo, menos deve ser lavado. A lavagem diária deve privilegiar o couro cabeludo e não tanto a parte distal do cabelo (comprimentos).

2. Devo lavar o cabelo se o sentir sujo / oleoso ou devo espaçar as lavagens o mais possível? Cada pessoa precisará de uma frequência de lavagem diferente e pode lavar o cabelo com a frequência que goste e que melhor lhe sirva. Dependerá sobretudo da oleosidade do cabelo / couro cabeludo, mas também de outras condições intrínsecas, como a descamação do couro cabeludo, e de condições extrínsecas, como a poluição, humidade, etc. Se estiver oleoso deve ser lavado.

3. Lavar mais frequentemente o cabelo torna-o mais oleoso? Não. Nunca se provou que a glândula sebácea reaja à maior ou menor oleosidade já existente.

4. Devo passar o champô uma vez ou duas vezes em cada lavagem? De uma forma geral uma única passagem, desde que deixando atuar uns minutos no couro cabeludo seguido de massagem suave com a polpa dos dedos, é suficiente.

5. Um champô pode ter alguma influência na queda de cabelo? Habitualmente não. Os ditos “champôs anti-queda” atuam por efeito cosmético no cabelo existente. No entanto, um champô que corrija um estado inflamatório existente (dermatite seborreica, por exemplo) pode, no médio prazo, reduzir a queda.

6. Existem champôs de “tratamento”? Ou seja, é possível tratar algumas condições de cabelo / couro cabeludo com um champô? Claro. É frequente usarmos um champô para ajudar a tratar uma condição específica – psoríase, dermatite seborreica, etc.

7. Existe uma temperatura de água ideal para lavar o cabelo? Não. A ideal é a que nos seja confortável. Mas temperaturas muito elevadas podem agredir o cabelo (além de nos poder provocar queimaduras).

8. É verdade que adormecer com o cabelo molhado faz mal? Não, excepto o desconforto que representa.

9. Deve secar-se sempre o cabelo com secador depois de o lavar? Não é obrigatório. Para muita gente, sobretudo quem usa cabelo curto, a secagem com toalha é suficiente. Mas a secagem com secador pode ajudar a moldar o cabelo e ser cosmeticamente favorável.

10. Um champô seco é uma boa solução para espaçar lavagens? Um champô seco corresponde basicamente a não lavar. É apenas um disfarçar da oleosidade. Resulta sobretudo do mito de que a lavagem frequente é prejudicial.

Dr. Rui Oliveira Soares, dermatologista

lavar o cabelo

Ainda sobre o tema da lavagem do cabelo e de outros mitos enraizados, recomendo a visualização deste Live que fiz com os dermatologistas Dr. Rui Oliveira Soares e Dra. Filipa Ventura intitulado “Mitos sobre Cabelo”.

Espero que tanto este artigo como o Live ajudem a desmistificar estas ideias enraizadas!

Fotografia: Márcia Soares

Posts relacionados

Protetor térmico: Sérum d’Exception, a novidade da Lazartigue!

Sou incapaz de secar o meu cabelo sem um protetor térmico. Antes de mais é muito importante referir que os fios de cabelo são compostos por 3 camadas, do exterior para o interior: a cutícula, o córtex e a medula....

Novembro 24, 2022

Cosmética capilar, pela Dra. Filipa Osório, dermatologista

Recentemente, no 8º Curso de Cirurgia e Cosmética Dermatológica (Coimbra, 2022) a dermatologista Dra. Filipa Osório abordou uma temática que certamente terá interesse para quem segue este projeto: Cosmética capil...

Novembro 22, 2022

Densidade capilar e Crescina: 10 dicas de utilização

Quando comecei a fazer o tratamento Crescina no início deste ano estava longe de saber que iria gostar tanto desta solução para estimular o crescimento de novos fios de cabelo. Tive uma excelente experiência, com...

Novembro 5, 2022

2 comentários

  1. Sofia diz:

    Adorei o post Joana! Hoje em dia dizem que se deve espaçar a lavagem do cabelo mas eu sinto que, como tenho o cabelo oleoso, me sabe melhor lavar todos os dias ou dia sim dia não. Fico feliz de saber que estou a fazer o que é melhor para mim ☺️ Beijinhos e bom fim-de-semana

    1. Joana Alvares diz:

      Olá Sofia, sim, as lavagens frequentes são desejadas sobretudo se o cabelo for oleoso. Eu lavo todos os dias exatamente por esse motivo, com a indicação do meu dermatologista. Um grande beijinho! Joana

Comenta este post

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

As seguintes regras de RGPD (Regulamento Geral Proteção de Dados) terão de ser lidas e aceites:
Este formulário armazena o teu nome, e-mail e conteúdo para que possamos acompanhar os comentários colocados no site. Para mais informações, consulta a nossa política de proteção de dados, onde obterás mais informações sobre onde, como e por que armazenamos os teus dados.

recebe as novidades beautyst

    A
    Aceito as condições gerais. Consulta a nossa política de proteção de dados. Este website está protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e Condições do Serviço do Google são aplicáveis.

    My beauty Wishlist

    Copyright Beautyst . 2022