Biotina 5000 µg: cabelo e unhas podem beneficiar da suplementação?

biotina 5000

A biotina (conhecida como a “vitamina da beleza do cabelo”) contribui para a manutenção de uma pele e cabelo normais. O uso de biotina 5000 µg (existem várias marcas no mercado) tem sido associado à melhoria do estado do cabelo e unhas. Mas terá realmente interesse? Existem dados científicos que provem uma relação causa efeito entre a toma de biotina 5000 µg e os resultados alegados? Para responder a esta questão convidei o dermatologista Dr. Rui Oliveira Soares, referência na área do cabelo, a dar a sua opinião clínica.

O que é a biotina?

A biotina, também conhecida como vitamina B7 ou vitamina B8, é uma vitamina essencial que atua na formação da pele, unhas e cabelo e que intervém no nosso organismo de variadas formas: contribui para o normal metabolismo produtor de energia, para o normal funcionamento do sistema nervoso, para o normal metabolismo dos macronutrientes e para a manutenção de um cabelo, pele e mucosas normais. Para obter a dose suficiente de biotina (um adulto precisa de 30 µg por dia) é possível fazê-lo através da alimentação. Os alimentos ricos em biotina incluem: farelo de arroz: 66 µg / 100g; sementes de girassol: 66 µg / 100g; lentilhas: 40 µg / 100g; amendoim: 37 µg / 100g; nozes: 37 µg / 100g; cevada: 31 µg / 100g; ervilha: 30 µg / 100g; cenoura: 25 µg / 100g; aveia: 24 µg / 100g.

Qual a eficácia da suplementação com biotina 5000 µg?

Dr. Rui Oliveira Soares: Não existem trabalhos científicos que demonstrem de forma clara a utilidade de suplementar biotina em indivíduos saudáveis. As situações clínicas que parecem beneficiar dessa suplementação são a Síndrome de Unha Frágil (queixa comum e que é multifatorial, caracterizada por aumento da fragilidade das lâminas ungueais – afeta quase 20% da população geral, sendo mais comum em mulheres), e a Síndrome de Cabelo Impenteável, muito rara e de causa genética (é uma alteração capilar, caracterizada por cabelos arrepiados, difíceis de pentear, hipotricose leve ou intensa, até atriquia). Estas seriam as indicações clínicas, além dos casos em que está documentado um défice congénito ou adquirido de biotina, o que não é frequente.

Isto não significa que um ou outro indivíduo saudável não possa percepcionar melhoria com esta suplementação. Também não parece haver inconveniente para a saúde na suplementação em indivíduos saudáveis e pode ser tomado conjuntamente com outros suplementos.

Revisão do uso de biotina na queda de cabelo – A Review of the Use of Biotin for Hair Loss

abstract seguinte reúne toda a literatura que existe sobre o assunto e conclui o que acima expliquei.

Patel DP, Swink SM, Castelo-Soccio L. A Review of the Use of Biotin for Hair Loss. Skin Appendage Disord. 2017 Aug;3(3):166-169

A biotina ganhou popularidade comercial pelos seus alegados benefícios no crescimento saudável do cabelo e das unhas. Apesar da sua reputação, há pesquisas limitadas para apoiar a utilidade da biotina em indivíduos saudáveis.

Objetivo do estudo: Rever sistematicamente a literatura sobre a eficácia da biotina no crescimento dos cabelos e das unhas.

Métodos: Realizámos uma busca na PubMed de todos os relatos de casos e ensaios clínicos randomizados usando os seguintes termos: (biotina e cabelo); (biotina e suplementação e cabelo); (suplementação de biotina); (biotina e alopécia); (biotina e unhas); (biotina e dermatologia) e (recomendações de biotina).

Resultados: Encontrámos 18 casos relatados de uso de biotina para alterações capilares e ungueais. Em todos os casos, os pacientes que receberam suplementação de biotina tinham uma patologia subjacente de crescimento deficiente do cabelo ou das unhas. Todos os casos apresentaram evidência de melhoria clínica após receber biotina.

Conclusões: Embora o seu uso como suplemento para o crescimento de cabelos e unhas seja predominante, as pesquisas que demonstram a eficácia da biotina são limitadas. Em casos de causas adquiridas e hereditárias de deficiência de biotina, bem como de patologias, como a Síndrome de Unha Frágil ou a Síndrome de Cabelo Impenteável, a suplementação de biotina pode ser benéfica. No entanto, propomos que estes casos são incomuns e que faltam evidências suficientes para suplementação em indivíduos saudáveis.

Dr. Rui Oliveira Soares, dermatologista

A minha experiência com biotina 5000 µg

biotina 5000

Apesar de já fazer um suplemento para o cabelo, o Lambdapil 5 α Plus da ISDIN, de que falei aqui e aqui, e que faz todo o sentido para mim por causa da minha alopécia androgenética, comecei a tomar em associação o suplemento Biotina 5000 µg Solgar (que compro no Celeiro). Estou a fazer esta associação há poucos meses e posso dizer que não notei propriamente melhorias no estado do meu cabelo vs o que já fazia anteriormente (tratamento medicamentoso para a alopécia androgenética, o suplemento da ISDIN e as ampolas Crescina Re-Growth 1.300). Não vi exatamente grandes diferenças, no entanto parece-me interessante introduzir pontualmente a suplementação de biotina 5000 µg ao longo do ano. Este é um tema que deve, obviamente, ser discutido no âmbito da consulta médica.

Uma nota final que me parece importante referir: estudos recentes têm demonstrado que a biotina pode interferir nos resultados de alguns exames ao sangue. Por este motivo é recomendado suspender um suplemento de biotina pelo menos 3 dias antes de fazer a recolha do sangue.

Uma consulta de cabelo, com um dermatologista, é importante para despistar doenças e instituir tratamento. O uso de biotina 5000 µg deve também fazer parte das dúvidas a colocar ao médico.

 

Fotografia: Márcia Soares

Posts relacionados

Solar Protect: a nova água solar para cabelo e couro cabeludo!

A Solar Protect da Lazartigue é a nova água solar protetora do cabelo e couro cabeludo que irá fazer as delícias de quem não prescinde dos bons dias de praia e dos longos banhos de mar e piscina. Mas, o que acont...

Junho 18, 2024

Como conquistar a tão desejada “alopecian beauty”?

O cabelo com alopécia androgenética (perda de densidade capilar / calvície) enfrenta inúmeras dificuldades. Por todos estes motivos hoje partilho os meus 6 truques para lidar com a minha alopécia e como conquista...

Maio 28, 2024

Go XXL Ciment Jean Louis David: densidade e volume garantidos!

Recentemente estive no salão Jean Louis David para fazer um brushing e decidi experimentar um produto que me foi recomendado por uma das profissionais, em vez da tradicional mousse (para dar volume): o Go XXL Cim...

Abril 9, 2024

Comenta este post

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

As seguintes regras de RGPD (Regulamento Geral Proteção de Dados) terão de ser lidas e aceites:
Este formulário armazena o teu nome, e-mail e conteúdo para que possamos acompanhar os comentários colocados no site. Para mais informações, consulta a nossa política de proteção de dados, onde obterás mais informações sobre onde, como e por que armazenamos os teus dados.

recebe as novidades beautyst

    A

    Aceito as condições gerais. Consulta a nossa política de proteção de dados. Este website está protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e Condições do Serviço do Google são aplicáveis.

    My beauty Wishlist

    Copyright Beautyst . 2024