O meu burnout – dos sintomas à libertação

burnout sintomas

O burnout foi uma situação pela qual passei, com muitos sintomas associados e que eu própria ignorei durante meses a fio, sem saber. Falei aqui sobre os sintomas que tive e aqui sobre como me sentia ausente de tudo o que se passava na minha vida. Uma exaustão extrema. Mas consegui superar e essa sensação foi como RENASCER! Acredita que é possível mudar de vida e colocar um stop à situação abusiva que muitas de nós vivemos no trabalho. A desculpa de “tens sorte em ter este emprego”, “até és bem paga” ou “a vida é mesmo assim” não cola comigo. Ter emprego e não ter vida para além disso não pode ser aceitável. É desumano e altamente prejudicial à saúde física e mental. Eu sou a prova viva deste facto e quero falar deste assunto o mais abertamente possível.

Burnout – os sintomas que teimaram em desaparecer

Nos primeiros meses após ficar de baixa eu parecia estar dormente. Não me lembro bem desses meses. Passava o tempo deitada. Não me sentia a funcionar. Só me apetecia dormir. Mas tinha imenso peso na consciência e vergonha por sentir que tinha falhado! Escondi este tema da maior parte das pessoas porque afinal eu não tinha conseguido corresponder aos desafios da sociedade: ter um emprego muito exigente e tentar responder às outras solicitações TO-DAS (!).

Burnout – dos sintomas à libertação

Alguns meses depois eu consegui recuperar a ligação com os meus filhos, que foi uma das coisas mais importantes para mim. Passei a estar presente em tudo. Levei-os à escola a pé muitas vezes. Aproveitávamos para ver as plantas e os animais pelo caminho. A reparar nos pormenores da vida, que me escapavam há tanto tempo. O momento de lhes dar o banho e o jantar passou a ser de cumplicidade. Perguntava-lhes como tinha sido o dia, e passei a fazer parte das suas vidas. Tenho a noção que passei muito tempo ausente e sem conseguir prestar-lhes a mínima atenção. Hoje eu já não consigo imaginar a minha vida dessa forma. Sem estar lá, MESMO DE VERDADE, para eles.

burnout sintomas

Como a psicoterapia mudou a minha vida

A conselho da minha médica de família comecei a fazer psicoterapia. Este momento foi de verdadeira viragem para mim. Nunca tinha feito psicoterapia e achava que só as pessoas com enormes dificuldades e grande problemas é que iam. Aquelas que falhavam e não conseguiam resolver as coisas sozinhas. Mas a cada sessão eu sentia-me mais esclarecida. E a lidar melhor com este drama da minha vida que foi ter vergado perante tamanha pressão no trabalho. Pouco a pouco eu consegui verbalizar a sensação de impotência e violação que o meu corpo sofreu durante meses a fio. E consegui ultrapassar a vergonha que tinha, até do meu marido, por ter falhado e não ser capaz de voltar a trabalhar daquela maneira.

Durante 1 ano eu fiz psicoterapia. Ia a cada 15 dias. No início foi muito estranho falar deste assunto (e de muitos outros) com uma pessoa que eu não conhecia. Lembro-me que as primeiras vezes que fui eu pensava: “Porque é que estou a fazer isto?”. Mas cada vez que terminava uma sessão eu sentia-me melhor, a compreender tudo sobre mim e sobre o que me rodeava, a resolver as minhas questões interiores e a saber impôr os meus limites. Afinal sou humana e não uma máquina. Fiz uma grande jornada, sozinha (com o acompanhamento da psicóloga) e hoje eu sei que foi o maior e melhor investimento da minha vida. Foi a psicoterapia que me mostrou o caminho a seguir, e foi com a psicoterapia que eu percebi que queria fazer o projeto Beautyst e ter uma carreira orientada exclusivamente por mim. Há coisas que a vida nos mostra por linhas tortas, e que se transformam em caminhos maravilhosos!

burnout sintomas

Já lidaste com este tipo de pressão no trabalho? Sentes-te em baixo, sem energia, sem vontade de estar com outras pessoas? Sentes-te menos capaz em termos cognitivos – com menos memória, dificuldade em articular discursos e pensamentos? Sentes-te triste e sobrecarregada?

 

Fotografia: Yellow Savages

Posts relacionados

Lothantique homecare: casa com aroma a infância

Desde a pandemia que comecei a viver a minha casa de outra forma. Se antes todos os dias eu tinha de sair (ufff, que cansativo!), hoje adoro passar tempo em casa, vemos filmes, fazemos jantares, jogamos jogos de ...

Março 27, 2023

SweetAwards by Beautyst: soluções revelação e de excelência!

Os SweetAwards by Beautyst são o prémio de beleza onde mês após mês investigo e celebro a beleza e o bem-estar e partilho as minhas escolhas justas e imparciais, produtos revelação e de excelência em cada mês de ...

Janeiro 25, 2023

Ser mãe ou ter um emprego. É preciso escolher?

Nesta rentrée é preciso falar sobre isto! Durante 15 anos trabalhei em gestão na Indústria Farmacêutica e foi um desafio (muitas vezes desesperante) dividir-me entre o meu emprego e os meus filhos, para os quais ...

Setembro 22, 2022

Comenta este post

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

As seguintes regras de RGPD (Regulamento Geral Proteção de Dados) terão de ser lidas e aceites:
Este formulário armazena o teu nome, e-mail e conteúdo para que possamos acompanhar os comentários colocados no site. Para mais informações, consulta a nossa política de proteção de dados, onde obterás mais informações sobre onde, como e por que armazenamos os teus dados.

recebe as novidades beautyst

    A

    Aceito as condições gerais. Consulta a nossa política de proteção de dados. Este website está protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e Condições do Serviço do Google são aplicáveis.

    My beauty Wishlist

    Copyright Beautyst . 2023