O que é o burnout (depois de ter passado por um)

O que é o burnout

Se há pessoa que achava que nunca ia passar por isto era eu. Sempre com um grande foco no trabalho. Sempre a dar o litro e a tentar fazer mais. E melhor. Procurei alternativas e coisas boas para progredir. Desde o momento em que depois do curso de arquitetura, e sem emprego nenhum à vista, eu decidi fazer uma viragem completa e enveredar pelo marketing. Complementar a minha formação para ser melhor profissional. Por isso eu estava longe de imaginar o que é o burnout.

O que é o burnout

Hoje eu sei que o problema não sou eu. Há pouco tempo eu trabalhava numa grande empresa em Portugal e era responsável por 2 medicamentos que valiam cerca de 7 milhões de euros / ano. Para além da atividade diária sempre pautada por uma grande dose de burocracia, a minha vida, enquanto Gestora dessas marcas, passava muito pouco por casa. E o tempo em casa também era passado a trabalhar. Agarrada ao computador à noite, ao fim de semana e a más horas. A exigência que vinha do outro lado parecia desumana e após muitos meses a dar o máximo o meu corpo decidiu que era hora de parar.

O que é o burnout

O sono, a alimentação e o stress

Primeiro foi o sono. Deixei de conseguir dormir. As noites eram passadas de um lado para o outro. Ou não conseguia adormecer, ou acordava às 4 da manhã e já não dormia mais. A pensar no trabalho, na exigência, nos projetos e na faturação. A seguir ao sono, foi a alimentação. O stress chegou a um ponto tal que eu não conseguia comer. Quando chegava a casa atirava-me para o sofá. O marido e os filhos noutra dimensão, e eu, exausta, vivia noutra realidade. Uma existência nada saudável. Só me apetecia ficar deitada e esquecer.

O que é o burnout

Quando a memória também foi afetada

No meio disto tudo, a memória. Deixei de conseguir lembrar-me de coisas muito básicas, como o nome de colegas com quem trabalhava todos os dias, o número da porta da minha casa, informação relevante para o meu trabalho e dia a dia. Articular um discurso estava a ficar cada vez mais difícil e tudo era ensaiado para eu não falhar em público. Comecei a apontar tudo em papéis e no telemóvel, em agendas e caderninhos. A minha cabeça parecia não funcionar.

Infelizmente, só quando me comecei a abrir sobre o tema burnout é que descobri muitas pessoas com o mesmo problema.

O que é o burnout

Conheces alguém que tenha passado por isto?

Fotografia: Yellow Savages

 

Posts relacionados

Ser mãe: os segredos da profissão mais desafiante do mundo

Bem-vinda ao empolgante universo da maternidade! Neste universo cada dia é uma montanha-russa sem livro de instruções, cheia de surpresas, e, claro, uma pitada generosa de caos organizado. Ser mãe é como embarcar...

Março 7, 2024

Responsabilidade nas redes sociais: o que está a acontecer?

Não queria deixar de falar sobre um dos temas da maior importância no contexto atual, o da responsabilidade nas redes sociais, na entrada deste novo ano. A verdade é que, em 2024, a responsabilidade nas redes soc...

Janeiro 6, 2024

Afinal o que significa sucesso?

Recentemente recebi uma querida mensagem de alguém que me dava os parabéns pelo meu sucesso. Mas sucesso é algo de muito íntimo. Para mim são as coisas simples da vida. Quando vemos alguém que parece ter tudo, nu...

Outubro 21, 2023

Comenta este post

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

As seguintes regras de RGPD (Regulamento Geral Proteção de Dados) terão de ser lidas e aceites:
Este formulário armazena o teu nome, e-mail e conteúdo para que possamos acompanhar os comentários colocados no site. Para mais informações, consulta a nossa política de proteção de dados, onde obterás mais informações sobre onde, como e por que armazenamos os teus dados.

recebe as novidades beautyst

    A

    Aceito as condições gerais. Consulta a nossa política de proteção de dados. Este website está protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e Condições do Serviço do Google são aplicáveis.

    My beauty Wishlist

    Copyright Beautyst . 2024