O que é o burnout (depois de ter passado por um)

O que é o burnout

Se há pessoa que achava que nunca ia passar por isto era eu. Sempre com um grande foco no trabalho. Sempre a dar o litro e a tentar fazer mais. E melhor. Procurei alternativas e coisas boas para progredir. Desde o momento em que depois do curso de arquitetura, e sem emprego nenhum à vista, eu decidi fazer uma viragem completa e enveredar pelo marketing. Complementar a minha formação para ser melhor profissional. Por isso eu estava longe de imaginar o que é o burnout.

O que é o burnout

Hoje eu sei que o problema não sou eu. Há pouco tempo eu trabalhava numa grande empresa em Portugal e era responsável por 2 medicamentos que valiam cerca de 7 milhões de euros / ano. Para além da atividade diária sempre pautada por uma grande dose de burocracia, a minha vida, enquanto Gestora dessas marcas, passava muito pouco por casa. E o tempo em casa também era passado a trabalhar. Agarrada ao computador à noite, ao fim de semana e a más horas. A exigência que vinha do outro lado parecia desumana e após muitos meses a dar o máximo o meu corpo decidiu que era hora de parar.

O que é o burnout

O sono, a alimentação e o stress

Primeiro foi o sono. Deixei de conseguir dormir. As noites eram passadas de um lado para o outro. Ou não conseguia adormecer, ou acordava às 4 da manhã e já não dormia mais. A pensar no trabalho, na exigência, nos projetos e na faturação. A seguir ao sono, foi a alimentação. O stress chegou a um ponto tal que eu não conseguia comer. Quando chegava a casa atirava-me para o sofá. O marido e os filhos noutra dimensão, e eu, exausta, vivia noutra realidade. Uma existência nada saudável. Só me apetecia ficar deitada e esquecer.

O que é o burnout

Quando a memória também foi afetada

No meio disto tudo, a memória. Deixei de conseguir lembrar-me de coisas muito básicas, como o nome de colegas com quem trabalhava todos os dias, o número da porta da minha casa, informação relevante para o meu trabalho e dia a dia. Articular um discurso estava a ficar cada vez mais difícil e tudo era ensaiado para eu não falhar em público. Comecei a apontar tudo em papéis e no telemóvel, em agendas e caderninhos. A minha cabeça parecia não funcionar.

Infelizmente, só quando me comecei a abrir sobre o tema burnout é que descobri muitas pessoas com o mesmo problema.

O que é o burnout

Conheces alguém que tenha passado por isto?

Fotografia: Yellow Savages

 

Posts relacionados

Lothantique homecare: casa com aroma a infância

Desde a pandemia que comecei a viver a minha casa de outra forma. Se antes todos os dias eu tinha de sair (ufff, que cansativo!), hoje adoro passar tempo em casa, vemos filmes, fazemos jantares, jogamos jogos de ...

Março 27, 2023

SweetAwards by Beautyst: soluções revelação e de excelência!

Os SweetAwards by Beautyst são o prémio de beleza onde mês após mês investigo e celebro a beleza e o bem-estar e partilho as minhas escolhas justas e imparciais, produtos revelação e de excelência em cada mês de ...

Janeiro 25, 2023

Ser mãe ou ter um emprego. É preciso escolher?

Nesta rentrée é preciso falar sobre isto! Durante 15 anos trabalhei em gestão na Indústria Farmacêutica e foi um desafio (muitas vezes desesperante) dividir-me entre o meu emprego e os meus filhos, para os quais ...

Setembro 22, 2022

Comenta este post

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

As seguintes regras de RGPD (Regulamento Geral Proteção de Dados) terão de ser lidas e aceites:
Este formulário armazena o teu nome, e-mail e conteúdo para que possamos acompanhar os comentários colocados no site. Para mais informações, consulta a nossa política de proteção de dados, onde obterás mais informações sobre onde, como e por que armazenamos os teus dados.

recebe as novidades beautyst

    A

    Aceito as condições gerais. Consulta a nossa política de proteção de dados. Este website está protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e Condições do Serviço do Google são aplicáveis.

    My beauty Wishlist

    Copyright Beautyst . 2023