Como escolher o médico certo para o nosso cabelo / pele?

medico cabelo pele

Há milhares de médicos no nosso país e descobrirmos um especialista em determinada área, tendo a certeza de que corresponde às expectativas é sempre um enigma. Já falei aqui várias vezes sobre o meu problema de cabelo, a minha alopécia androgenética, uma doença que faz com que eu tenha menos cabelo que uma pessoa normal e que é no fundo um padrão de calvície. Esta doença tanto acontece em homens como em mulheres. Cabelo mais fino, fraco, ralo, zonas sem cabelo ou com pouco cabelo. Tudo isto é razão para fazer uma consulta de dermatologia. Tenho a sorte de ter encontrado o Dr. Rui Oliveira Soares num momento em que precisava muito. Por que é tão importante escolher o médico certo para o nosso cabelo / pele?

medico cabelo pele

“Médicos do cabelo”

Em primeiro lugar porque cada médico acaba por se especializar mais em determinada área e isso significa que tem muito mais experiência e naturalmente maior sucesso quer no diagnóstico quer no tratamento. Na dermatologia existem centenas de médicos no nosso país. Há poucos que se dedicam tanto ao cabelo quanto o Dr. Rui Oliveira Soares. Alguns nomes que se destacam em cabelo noutras zonas do país? Existe, por exemplo, a Dra. Filipa Ventura no Porto e o Dr. David Serra em Coimbra, ambos dermatologistas. Há mais médicos com um profundo conhecimento em cabelo. Já passei por dermatologistas que não conseguiram resolver bem o meu problema, por isso percebo a ansiedade em encontrar o profissional certo.

medico cabelo pele

A experiência que trago da Indústria Farmacêutica

O exemplo que trago da Indústria Farmacêutica permitiu-me, com muitos anos de experiência, entender que há áreas de interesse entre médicos. Por áreas de investigação, porque têm gosto nessas doenças. É natural. Claro que um médico especialista lida com todas as doenças da sua área, mas não são raras as vezes em que entre colegas se referenciam uns aos outros. Por exemplo, quando trabalhei a área da epilepsia há uns anos, para teres uma noção, existiam mais de 400 médicos que a podiam tratar – são os neurologistas. Mas neurologistas que se dedicam a fundo à epilepsia são poucos, não chegam a 50.

medico cabelo pele

Médicos que se dedicam mais a umas áreas que outras

Na dermatologia vemos o mesmo acontecer. Médicos que se dedicam mais ao cabelo, mais à dermatologia estética, ao cancro da pele, à psoríase, e a tantas outras áreas. Outro exemplo que te dou: o meu marido é reumatologista. Em Portugal são cerca de 200 reumatologistas e há médicos que se dedicam mais ao lúpus e à instituição de terapêuticas biológicas (o caso dele), outros cuja área de maior interesse e investigação é a osteoporose, outros que vêem mais a osteoartrose. Embora todos vejam as várias doenças que competem à sua especialidade, há sempre nomes de referência.

Porquê o Dr. Rui Oliveira Soares?

Porque é que te falo tanto do Dr. Rui Oliveira Soares? Ponto importante a esclarecer: não é publicidade. Este médico é meu médico há 10 anos, foi-me recomendado por outro médico (meu marido) como pessoa de referência e excelência nesta área, é Secretário Geral do Grupo de Tricologia (cabelo) da Sociedade Portuguesa de Dermatologia. É uma pessoa super séria, não recomenda tratamentos que não fazem sentido (no meu caso disse que não valeria a pena fazer transplante) e abomina tudo o que cheira a “banha da cobra” e, acredita, na área do cabelo há mesmo muita (incluindo pessoas que se fazem passar por tricologistas e nem dermatologistas são… às vezes nem médicos são).

medico cabelo pele

Na hora de escolher o médico, faz toda a diferença ser o médico A, B ou C. E tu, que experiências tens, boas, menos boas? E nesta área em concreto, da dermatologia e de áreas específicas de interesse?

Fotografia: Márcia Soares

Posts relacionados

O meu burnout – dos sintomas à libertação

O burnout foi uma situação pela qual passei, com muitos sintomas associados e que eu própria ignorei durante meses a fio, sem saber. Já falei algumas vezes sobre a situação de exaustão extrema pela qual passei no...

Março 3, 2020

6 meses de projeto Beautyst – 3 verdades sobre o mundo digital

Foi no dia 6 de Maio deste ano que o projeto Beautyst ficou online. Nesse dia nascia algo em que eu já estava a pensar há meses. Algo que exigiu uma preparação muito grande da minha parte para ser exatamente aqui...

Novembro 7, 2019

O meu Workshop de cuidados de pele

Foi no passado dia 12 de Outubro que decorreu o primeiro Workshop de Skincare Beautyst, um workshop de cuidados de pele que demorou literalmente meses a ser preparado. Por isso foi um momento muito feliz, de casa...

Novembro 5, 2019

2 comentários

  1. Daniela Sousa diz:

    Boa tarde,

    O meu dermatologista é o Dr. David Serra, que tem sido excelente a acompanhar-me na minha Alopécia Androgenética diagnosticada aos 25 anos, em 2017. Graças a ele, hoje consigo disfarçar o meu problema e já não oiço quaisquer comentários de outras pessoas.

    Parabéns por falar neste assunto, é muito pouco falado em Portugal, e, mesmo sem saber, pode ser uma grande ajuda para outras mulheres/homens que sofram deste problema.

    1. Joana Alvares diz:

      Olá Daniela! Fico muito feliz que o Dr. David Serra esteja a ajudar-te neste processo. Sem dúvida que sinto exatamente o mesmo, pelo acompanhamento que tenho com o Dr. Rui Oliveira Soares em Lisboa. Um dos objetivos deste projeto é falar exatamente sobre esta questão, tão transversal a mulheres (e homens!). Um beijinho grande, Joana

Comenta este post

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

As seguintes regras de RGPD (Regulamento Geral Proteção de Dados) terão de ser lidas e aceites:
Este formulário armazena o teu nome, e-mail e conteúdo para que possamos acompanhar os comentários colocados no site. Para mais informações, consulta a nossa política de proteção de dados, onde obterás mais informações sobre onde, como e por que armazenamos os teus dados.

recebe as novidades beautyst

A
Aceito as condições gerais. Consulta a nossa política de proteção de dados. This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

My beauty Wishlist