O que é um médico do cabelo?

Há quase 10 anos que sou acompanhada por um dermatologista que tem consulta de cabelo, (eu chamo-lhe o médico do cabelo!). É ele que trata a minha queda de cabelo e todos os assuntos relacionados, como problemas do couro cabeludo, que champô e vitaminas para o cabelo devo usar. Que tratamentos devo fazer e os medicamentos indicados para a queda de cabelo. Por isso hoje pedi ao Dr. Rui Oliveira Soares, o médico que acompanha o meu caso, para explicar o que é um tricologista, o que é a tricologia e que técnicas são usadas para avaliar o estado do cabelo.

O que é um médico do cabelo?

P: Médicos do cabelo? O que é a tricologia e o que são os tricologistas?

R: A tricologia é o ramo da dermatologia que se dedica ao estudo das doenças que podem implicar o cabelo. Tem técnicas próprias, como a tricoscopia (ver o cabelo e o couro cabeludo em aumento), o tricograma e o fototricograma (permitem avaliar a fase do ciclo em que os cabelos estão, a espessura e o crescimento) e outras comuns à dermatologia, como a biópsia cutânea.

Como em tudo, é fundamental chegar a um diagnóstico preciso para poder ter um tratamento médico adequado. Também a técnica cirúrgica – nomeadamente o transplante de cabelo – tem características muito próprias.

O que é um médico do cabelo?

A existência de dermatologistas que se dedicam à tricologia é uma mais-valia e garantia para os pacientes, já que algumas destas doenças não são frequentes e a capacidade de tratar bem estes pacientes também é determinada pelo volume de pacientes anteriormente observados.

O que é um médico do cabelo?

Tal como noutras áreas da dermatologia – veja-se por exemplo, no caso das doenças da pele e unhas dos pés, para as quais há médicos não dermatologistas e não médicos que se dizem podologistas – também no caso das doenças que afetam o cabelo surgiram médicos não dermatologistas e não médicos que se dizem tricologistas. Estes têm formações muito variadas e práticas que em alguns casos roçam a charlatanice pura e por vezes cobrando volumosas quantias por exames ou tratamentos sem utilidade para o paciente. O principal conselho que posso dar é: relativamente a pele, unhas, cabelos e mucosas, quando o tema é geral, consulte o seu médico de família; quando, por ser assunto específico, o ultrapassa, consulte um dermatologista.

Rui Oliveira Soares (dermatologista)

O que é um médico do cabelo?

Eu sou muito sensível a este tema, até porque por causa da minha doença de cabelo, já experimentei tudo e mais alguma coisa. Antes de ter descoberto o Dr. Rui eu andava bastante perdida. Tinha uma queda de cabelo tremenda que não parava com nada. Adorei o comentário do Dr. Rui sobre a charlatanice. Infelizmente, quando o problema é cabelo, muitas de nós pagaríamos qualquer valor para o resolver. Há muita gente a aproveitar-se, mas o mais importante é chegar a um bom profissional.

Já alguma vez foste a uma consulta de cabelo?

Fotografia: Yellow Savages

Posts relacionados

Transplante capilar – preço e a minha experiência

Há dias fiz o meu primeiro transplante capilar e uma das coisas que mais se pesquisa na internet é “transplante capilar preço” mas definitivamente o mais importante vou deixar escrito já no primeiro parágrafo des...

Dezembro 17, 2020

Frizz – como o eliminei do meu cabelo?

Vou voltar hoje a este assunto pois é um tema pelo qual me procuram bastante. Primeiro que tudo é importante explicar que o frizz é normal no cabelo e acontece porque o cabelo é permeável a elementos exteriores, ...

Novembro 26, 2020

Análises ao sangue quando há problemas de cabelo

Muitas pessoas me perguntam se quando existe alguma questão associada ao cabelo, como queda de cabelo, alopécia androgenética, alopécia areata ou outro tipo de doenças de cabelo, se é necessário fazer análises ao...

Novembro 5, 2020

2 comentários

  1. Ana Marina Rodrigues Teixeira diz:

    Boa noite. Nunca pintei o cabelo e uso shampoo anticaspa. Tenho o cabelo castanho escuro. Mas tenho notado que ultimamente o cabelo está a ficar mais claro ficam mais amarelo na parte de fora do cabelo. O que me aconselha?

    1. Joana Alvares diz:

      Olá Ana! Será do sol? O sol tende a aclarar os fios de cabelo. Ainda por cima mencionas que é mais na parte de fora do cabelo e tudo leva a crer que será isso. Mas precisas de fazer algo? Eu não pintaria. Só se te incomodar. Outra questão: o uso de champô anticaspa estás a fazer por indicação médica? Por norma devemos usar um champô de frequência e intercalar com o anticaspa. É assim que estás a fazer? Um beijinho, Joana

Comenta este post

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

As seguintes regras de RGPD (Regulamento Geral Proteção de Dados) terão de ser lidas e aceites:
Este formulário armazena o teu nome, e-mail e conteúdo para que possamos acompanhar os comentários colocados no site. Para mais informações, consulta a nossa política de proteção de dados, onde obterás mais informações sobre onde, como e por que armazenamos os teus dados.

recebe as novidades beautyst

    A
    Aceito as condições gerais. Consulta a nossa política de proteção de dados. Este website está protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e Condições do Serviço do Google são aplicáveis.

    My beauty Wishlist