MicoXpert: o expert das infeções fúngicas das unhas

MicoXpert Isdin

Disclaimer: Dispositivo médico. Ler atentamente as instruções de utilização constantes da rotulagem e do folheto informativo. Artigo escrito em parceria com a ISDIN. Embora este artigo seja uma parceria, ele contém apenas as minhas opiniões sinceras sobre este tema. Todas as parcerias são pensadas por forma a serem informativas e úteis, e acima de tudo, com marcas e produtos com os quais eu me identifico. Depois do enorme sucesso da caneta Si-Nails da ISDIN para as unhas fracas e quebradiças (sobre a qual já falei aqui) a marca não parou de inovar e acaba de lançar o novo MicoXpert, um dispositivo médico em caneta para o tratamento e prevenção das infeções fúngicas ligeiras a moderadas das unhas. Sintomas como engrossamento, cor amarelada ou descoloração, fragilidade, divisão da placa ungueal ou mesmo o descolamento da unha podem ser devidos à onicomicose, uma infeção provocada por fungos. O que é a onicomicose e como a podemos tratar e prevenir?

O que é a onicomicose?

A onicomicose é uma patologia das unhas que pode afetar quase 1/5 da população mundial e estima-se que afete cerca de 1 milhão de portugueses. Afeta tanto homens como mulheres e pessoas de todas as idades, embora seja mais prevalente em homens e pessoas com mais de 60 anos mas até crianças podem ter estas queixas.

A onicomicose é adquirida pelo contacto direto da unha com dermatófitos, leveduras ou fungos não dermatófitos presentes no ambiente, ou pela disseminação de uma infeção fúngica da pele afetada, como a tinea pedis. É uma infeção fúngica que afeta as unhas, tanto das mãos quanto dos pés. É causada por diferentes tipos de fungos, sendo os dermatófitos os mais comuns, especialmente o Trichophyton rubrum (ou T. rubrum). Estes fungos alimentam-se de queratina, uma proteína que está presente nas unhas. A infeção fúngica também se pode alastrar para outras unhas adjacentes. Por isso o ideal é prevenir e tratar o mais cedo possível.

Mercer DK, Stewart CS. Keratin hydrolysis by dermatophytes. Med Mycol. 2019 Jan 1;57(1):13-22. doi: 10.1093/mmy/myx160. PMID: 29361043. A. O Goldstain et al. Onychomycosis: Epidemiology, clinical features, and diagnosis. Atualização 2023

Apesar de afetar as unhas das mãos, a onicomicose afeta com maior frequência as unhas dos pés e isto deve-se, entre outros fatores, ao crescimento mais lento e ao fornecimento sanguíneo mais reduzido das unhas dos pés, ao uso de calçado, a uma maior exposição à humidade e também a uma menor atividade do sistema imunitário.

MicoXpert Isdin

Quais os microorganismos envolvidos na onicomicose?

Essencialmente são três:

  • Os dermatófitos que são responsáveis por 60-70% dos casos (Epidermophyton floccosum, Microsporum species, Trichophyton interdigitale, Tricchophyton mentagrophytes, Trichophyton rubrum, Trichophyton tonsurans), sendo o Trichophyton rubrum (ou T. rubrum) o mais frequente
  • Os fungos não dermatófitos que são responsáveis por cerca de 20% dos casos (Acremonium species, Alternaria species, Aspergillus species, Cladosporium carrionii, Fusarium species, Geotrichum candidum, Lasiodiplodia theobromae, Onychocola species, Scopulariopsis species, Scytalidium species)
  • As leveduras que são responsáveis por cerca de 10-20% dos casos (Candida albicans, Candida guilliermondii, Candida parapsilosis)
As unhas com onicomicose apresentam-se como?

Tal como referi no início deste artigo, na presença de uma onicomicose ou infeção fúngica, as unhas podem engrossar, apresentar uma cor amarelada ou descoloração, fragilidade, divisão da placa ungueal ou mesmo o descolamento. Se não for feito tratamento o mais precocemente possível a infeção pode mesmo levar à destruição total da unha e afetar outras unhas adjacentes.

Quem pode ter uma onicomicose?

É preciso estar especialmente alerta nestes casos:

  • Pessoas que frequentam ginásios, piscinas e saunas
  • Pessoas que partilham toalhas
  • Pessoas com mais idade (uma grande percentagem de queixas situa-se em pessoas com mais de 60 anos, embora possa também atingir crianças e pessoas de todas as idades)
  • Quem sofre com alguma destas doenças: diabetes, psoríase, hiperidrose (sobre a qual já falei aqui), tinea pedis ou pessoas com imunossupressão
  • Quem sofre traumatismos nas unhas ou pessoas que usem calçado apertado
  • Pessoas cujos familiares possam apresentar estes sintomas
  • Pessoas que fumam
Como se previne e trata a onicomicose?

Para prevenir a onicomicose ou infeção fúngica das unhas devemos ter alguns cuidados simples:

  • Manter sempre as mãos e pés limpos e secos
  • Utilizar chinelos em zonas frequentadas por outras pessoas como ginásios, piscinas e saunas
  • Limpar bem o interior dos sapatos
  • Trocar de meias todos os dias ou sempre que estejam transpiradas
  • Manter as unhas curtas e limpas
  • Tratar todos os membros da família que apresentem estas queixas nas unhas: cor amarelada ou descoloração, fragilidade, divisão da placa ungueal ou mesmo o descolamento
  • Fazer um tratamento adequado e procurar aconselhamento junto de um profissional de saúde

É importante saber que os problemas de unhas devem ser abordados em consulta de dermatologia, a especialidade médica que, para além da pele e cabelo, também se dedica ao estudo e tratamento das doenças das unhas. De facto, existem diferentes tratamentos:

  • Medicamentos antifúngicos por via oral ou de aplicação tópica
  • Dispositivos médicos, como é o caso do novo MicoXpert da ISDIN

Embora os antifúngicos orais tenham uma elevada taxa de sucesso, existem algumas limitações devido a alguns efeitos adversos. Os tratamentos tópicos são mais seguros, mas com uma taxa de sucesso mais baixa que se deve principalmente à duração do tratamento. Por outro lado, muitos destes produtos não são práticos nem a sua utilização agradável.

Também se faz a associação de tratamentos orais com tratamentos tópicos / dispositivos médicos.

O que é o novo MicoXpert da ISDIN e por que é tão prático? Qual a sua eficácia?

MicoXpert Isdin

O novo MicoXpert da ISDIN é um dispositivo médico que tem como objetivo tratar e prevenir as infeções fúngicas ligeiras a moderadas das unhas das mãos e dos pés. O que faz exatamente o novo MicoXpert da ISDIN? Forma uma barreira protetora (e invisível) que cria um ambiente desfavorável ao crescimento dos fungos e que também previne a propagação para outras unhas.

Elimina 99% dos fungos. A ação antifúngica começa a manifestar-se logo desde o 3º dia. Este produto foi concebido de forma a prevenir a contaminação das unhas saudáveis, uma vez que foi desenvolvido para prevenir a contaminação do próprio pincel.

Como se usa o novo MicoXpert da ISDIN?

É bastante fácil e não exige que se lime a superfície das unhas. Basta aplicar 2x por dia (manhã e noite) nas unhas infetadas e nas restantes unhas (as unhas devem estar livres de verniz ou verniz gel) com o cuidado de deixar atuar o produto o mais tempo possível (à noite não passar a seguir as unhas por água e de manhã desfasar da lavagem das mãos / pés). Tal como na caneta Si-Nails para as unhas fracas e quebradiças (de que falei aqui), no caso de MicoXpert basta fazer 1 click por unha (a primeira vez que se usa tem de se clicar cerca de 30 vezes até a caneta começar a dispensar líquido). O tratamento deve ser feito no mínimo durante 3 meses (pode ser necessário mais tempo devido ao crescimento lento das unhas). As crianças a partir dos 3 anos podem usar. Uma vez que não há dados sobre a sua utilização nas grávidas, neste caso deve questionar-se o médico assistente.

MicoXpert Isdin

MicoXpert Isdin

O novo MicoXpert elimina 99% dos fungos, o acabamento é transparente e sem brilho ou cheiro, muito fácil de usar e ajuda ainda a melhorar o aspeto das unhas amareladas e das cutículas. Prático e descomplicado, basta 1 click por unha, 2 vezes por dia!

 

Fotografia: Márcia Soares

Posts relacionados

Higiene Íntima ISDIN e como fazer a correta higiene genital?

O que precisamos de saber sobre higiene íntima? Tendo por base a Revisão dos Consensos em Infeções Vulvovaginais da Sociedade Portuguesa de Ginecologia e as Recomendações para o Diagnóstico e Tratamento das Vagin...

Junho 20, 2024

Refirmante da ISDIN: pele mais firme ao fim de 1 mês

Se a flacidez da pele é um dado adquirido à medida que os anos avançam, a verdade é que passamos algum tempo das nossas vidas a tentar encontrar soluções eficazes para a perda de firmeza. Recentemente descobri o ...

Maio 5, 2024

Natureza revelada: a nova gama de desodorizantes Spirial Vegetal

Spirial é A MINHA GAMA de desodorizantes há anos! Simplesmente a mais eficaz que alguma vez usei. Tudo começou numa consulta médica onde me queixei de excesso de transpiração e foi aí que o dermatologista prescre...

Abril 30, 2024

Comenta este post

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

As seguintes regras de RGPD (Regulamento Geral Proteção de Dados) terão de ser lidas e aceites:
Este formulário armazena o teu nome, e-mail e conteúdo para que possamos acompanhar os comentários colocados no site. Para mais informações, consulta a nossa política de proteção de dados, onde obterás mais informações sobre onde, como e por que armazenamos os teus dados.

recebe as novidades beautyst

    A

    Aceito as condições gerais. Consulta a nossa política de proteção de dados. Este website está protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e Condições do Serviço do Google são aplicáveis.

    My beauty Wishlist

    Copyright Beautyst . 2024