Airwrap da Dyson: tudo sobre o multistyler (e a minha opinião)

Airwrap Dyson review

Vou começar este artigo por dizer que sou absolutamente fã do secador Dyson Supersonic, que uso há vários anos, e sobre o qual já falei com todo o pormenor aqui e também sobre o acessório Flyaway (para o mesmo secador) aqui. Quando me perguntam se realmente a Dyson vale o preço a minha resposta é sim, sim, sim, tendo em conta todas as questões técnicas que mencionei nos artigos que referi. Mas… e o Airwrap? O que é esta ferramenta que promete penteados de cabeleireiro em casa? É fácil de usar? Os resultados correspondem? O que devemos saber sobre o multistyler Airwrap da Dyson?

Airwrap Dyson review

Acessórios que vêm incluídos no Airwrap cabelos longos (há versão longos e curtos e também noutras cores)

Airwrap Dyson review

O que devemos saber sobre o Airwrap?

O Airwrap é o aparelho de cuidado de cabelo mais premiado da marca e foi recentemente redesenhado com novos acessórios e um fluxo de ar melhorado. Trata-se de um modelador multifunções, um multistyler, que ajuda a criar um fenómeno conhecido como efeito Coanda. Para quem não sabe o que é o fluxo de ar Coanda, este atrai e deixa “à superfície” do cabelo os fios mais longos e esconde as pontas soltas e os fios mais pequenos para um acabamento mais suave e brilhante, um pouco à semelhança das técnicas usadas por cabeleireiros. Na foto abaixo consegue perceber-se bastante bem.

Airwrap Dyson review

Efeito Coanda

O motor gera energia para criar um jato de ar de alta velocidade que flui através da superfície dos acessórios Airwrap. Devido às diferenças de pressão, o fluxo de ar fixa-se à superfície, criando este efeito Coanda. Tirando partido deste princípio, a equipa de aerodinâmica da Dyson criou uma forma de modelar o cabelo utilizando este fluxo de ar combinado com calor. Quer se opte por encaracolar, ondular, alisar ou secar o cabelo, permite criar um aspeto natural com um acabamento elegante.

Em termos históricos, o secador Dyson Supersonic foi o primeiro produto da marca em cuidados capilares em 2016 (falei dele aqui), seguindo-se o primeiro Airwrap em 2018, novos acessórios para o secador em 2019, a prancha alisadora Corrale em 2020 e o acessório Flyaway para o secador em 2021 (de que falei aqui).

No centro da história do Airwrap existe uma ideia inovadora: combinar um motor rápido e de alta pressão que alimenta o fenómeno Coanda, permitindo aos utilizadores enrolar, ondular, alisar e secar o cabelo sem a necessidade de calor extremo. Trata-se de um multistyler, ou seja, uma ferramenta que permite criar vários estilos e penteados em casa. O Dyson Airwrap utiliza um fluxo de ar poderoso para passar de um cabelo húmido (80% seco – daí a vantagem de o novo Airwrap trazer um “secador” – mas explico melhor à frente) para seco, penteando-o e modelando-o sem calor extremo.

Segundo James Dyson, inventor, designer industrial e fundador da Dyson

“A maioria dos aparelhos capilares ignora o facto de que os diferentes tipos de cabelo são muito diferentes. O que pode funcionar para um, pode ser prejudicial para outro. Os avanços do Dyson AirwrapTM multistyler partem do sucesso do seu predecessor, de pesquisa incessante, testes de utilizadores e avanços na dinâmica dos fluidos computacionais. O resultado: rolos de moldagem com mudança de direção para um enrolamento mais rápido e fácil, escovas redesenhadas para uma moldagem mais precisa e um secador de alisamento com efeito Coanda duplo totalmente novo. A nossa capacidade de controlar o fluxo de ar proporciona um melhor desempenho Coanda para enrolar e moldar, sem a necessidade de calor extremo.”

Airwrap Dyson review

Estojo do Airwrap

O que muda no novo Airwrap e as minhas considerações

Em 2022 foi lançado o novo multistyler Airwrap. O que muda em relação ao primeiro modelo? Começo por dizer que existem novos acessórios e que são totalmente compatíveis com os equipamentos anteriores, ou seja, quem já tem um Airwrap pode atualizar o seu conjunto sem problemas. Outro ponto importante? Existe um Airwrap para cabelos longos e um Airwrap para cabelos curtos. Há que escolher o que se pretende pois disso dependem os acessórios que virão incluídos com o mesmo.

De seguida mostro o que muda no novo Airwrap e também as minhas considerações à medida que abordo cada uma das características.

1. O novo Airwrap traz agora um “secador”… (mas substitui um secador?)

Este “secador” (a cabeça que se vê nas fotos seguintes) permite transformar rapidamente o cabelo de molhado para húmido no modo de pre-style ou finalizar o penteado ocultando fios rebeldes no momento de alisar – à semelhança do acessório Flyaway para o secador Dyson de que falei aqui. De facto, para usar as ferramentas seguintes (escovas ou cilindros modeladores do Airwrap) o cabelo não pode estar 100% molhado, deve estar apenas húmido (80% seco) daí a vantagem de incorporar este “secador”. Atenção, eu coloco a palavra secador entre aspas pois para mim ele não é um verdadeiro secador. O “secador” do Airwrap não substitui, na minha opinião, o secador Supersonic da Dyson ou outro secador com bocais de precisão. E isto porque é um secador sem precisão, ou seja, é uma ferramenta que tem como finalidade pré secar o cabelo e deixá-lo húmido (80% seco) pronto a receber um dos outros acessórios Airwrap, mas não permite fazer um normal brushing com escova, o que cabelos mais finos, curtos e que precisam de maior exatidão e rigor (como o meu) exigem. Engane-se quem acha, por isso, que o Airwrap é um 2 em 1 (secador + modelador) pois na verdade o Airwrap é mesmo um modelador.

Airwrap Dyson review

Airwrap Dyson review

Airwrap Dyson review

Airwrap Dyson review

2. O novo Airwrap traz novas escovas…

… através das quais o fluxo de ar Coanda melhorado atrai e alinha o cabelo com maior controlo. O objetivo destas escovas é “reproduzir” um brushing em casa. No meu cabelo achei bastante difícil usar estas escovas pelo facto de serem realmente grandes – faço notar que a marca enviou-me para teste o Airwrap cabelos longos (eu sou aquela que compra sempre as escovas para brushing mais pequenas) e também pelo facto de eu não conseguir manejar o Airwrap muito bem (falta-me mais experiência também, parece-me). Senti que por vezes me deixou o cabelo penteado mas outras vezes despenteado (ao ponto de eu desistir e passar para o secador Supersonic + a minha escova e fazer tudo “à mão”) uma vez que o fluxo de ar tem alguma “personalidade” (é preciso saber como lidar e praticar bastante). Posso dizer que por este motivo deixei o Airwrap encostado uma série de meses, até ao momento em que tive de fazer um brushing à minha filha e só lhe consegui fazer com o Airwrap, pois foi mais fácil para mim controlar o uso do mesmo noutra pessoa e porque a minha filha simplesmente não tolera a utilização de um secador + escova. O Airwrap foi uma boa ajuda aqui, sem dúvida, e o cabelo dela ficou muito bonito. Por este motivo comecei a olhar para esta ferramenta com outros olhos. Posso dizer que quando a minha filha quer arranjar o cabelo vai buscar logo o Airwrap, pois também o acha divertido (e gosta de trocar o “secador” pelas escovas – esta tarefa é bem fácil, como mostro também abaixo). Já tentei usar e aprimorar a técnica do brushing em mim, penso que melhorei, mas continuo a preferir o secador Dyson Supersonic + a minha escova. No entanto uso-o de vez em quando sim.

Airwrap Dyson review

Airwrap Dyson review

Airwrap Dyson review

Airwrap Dyson review

Airwrap Dyson review

As cabeças do Airwrap retiram-se com toda a facilidade para mudar do “secador” para as escovas ou cilindros modeladores

3. O novo Airwrap tem novos cilindros modeladores

No anterior Airwrap cada cilindro para fazer ondas girava apenas numa direção. Agora, o mesmo cilindro permite rodar em ambas as direções para criar caracóis e ondas no sentido dos ponteiros do relógio ou ao contrário com apenas um cilindro, para reduzir o tempo da modelação. É muito interessante ver: o fluxo de ar Coanda atrai e enrola o cabelo ao redor do cilindro como por magia, criando caracóis naturais e volumosos usando apenas ar. Estes cilindros estão disponíveis em vários tamanhos e daí a importância de escolher o Airwrap para cabelos longos ou para cabelos curtos. Infelizmente só consegui usar o Airwrap para cabelos longos, que também não se adaptou muito bem a mim ou à minha filha.

Mas testei em cabelos compridos e a verdade é que o Airwrap consegue fazer ondas perfeitas (tal como se vê na fotografia abaixo). Deixo uma nota que me parece muito importante: no meu cabelo e sem a aplicação de um produto específico as ondas não duraram. Para se manterem ao longo do dia há que usar um produto com capacidade fixante como uma espuma ou spray e finalizar o penteado, por exemplo, com um spray fixador. Em cabelos mais grossos acredito que durem melhor. Ainda assim acho muito importante aplicar um produto com capacidade fixante antes de modelar e também no final.

Airwrap Dyson review

Airwrap Dyson review

Airwrap Dyson review

Airwrap Dyson review

O mesmo cilindro permite rodar em ambas as direções – basta girar aqui

4. Outras funcionalidades do novo Airwrap

O novo Airwrap traz:

  • Um pente com dentes largos para desembaraçar e alongar os cabelos ondulados e encaracolados, adicionando volume à medida que secam
  • Escovas redondas para criar volume e forma que foram idealizadas para cabelos mais finos e lisos
  • A vantagem da mudança de acessórios com apenas um clique + pontas de toque frio que permitem trocar de acessório a qualquer momento
  • Íons negativos que ajudam a reduzir a eletricidade do cabelo durante o penteado
  • E ainda a opção de ar frio, para fixar o penteado. Tal como já havia referido no artigo sobre o secador Supesonic da Dyson, sinto que a opção de ar frio devia ser mais notória para essa ação de fixação

Bastantes pontos a favor.

A minha opinião sobre o multistyler Airwrap

Tenho de começar por dizer que usei o Airwrap com os acessórios para cabelo longo (e não os de cabelo curto) e isso tem algum impacto na minha opinião sobre o mesmo. O meu conselho número um é sem dúvida escolher entre o Airwrap cabelos longos ou cabelos curtos para que as ferramentas (escovas, acessórios e cilindros) sejam os indicados. Tenho de dizer também que sou absolutamente fã do secador Dyson Supersonic e que, muito dificilmente, conseguirei trocá-lo por qualquer outro secador ou mesmo por um multistyler, o que é o caso do Airwrap, por tudo o que referi atrás.

MAS… MAS… tenho de dizer que se trata de uma ferramenta extremamente interessante para quem pretende um “tudo em um”, para fazer ondas e caracóis profissionais em casa (com as dicas que deixei), e para brushings rápidos, exigindo alguma prática para maximizar a experiência e os resultados. No entanto, relativamente às escovas modeladoras que já usei, não tem comparação, sendo incomparavelmente melhor no resultado final (e na temperatura utilizada).

 

Airwrap Dyson review

Acho interessante a função “secador” mas para mim não substitui um secador de precisão como é o caso do Dyson Supersonic. O efeito Coanda é extremamente interessante, pois permite, mesmo com essa função de secagem, atingir um resultado bastante bom, com o cabelo alinhado, muito à semelhança do efeito conseguido com o acessório Flyaway do secador da marca.

Achei que se trata de uma ferramenta um pouco grande (não é propriamente compacta nem cabe facilmente em qualquer lado).

Sinto que se tivesse o cabelo mais comprido seria uma ferramenta perfeita para o dia a dia para criar vários penteados. No meu caso, não gosto particularmente de me ver com ondas ou caracóis, mas sinto que tenho de explorar melhor esta função, para umas ondas mais desconstruídas. Ainda assim prefiro ver-me de cabelo liso (e sinto ser mais fácil no meu dia a dia).

Airwrap

Escova para fazer a limpeza do filtro (também pode ser usada no secador da Dyson)

Um ponto muito importante: valorizo MUITO o facto de a Dyson não usar calor extremo para conseguir secar e modelar o cabelo, o que faz muita diferença na saúde dos nossos fios de cabelo. Tenho, por isso, muita curiosidade em testar os acessórios para cabelo curto pois acredito que a minha experiência será bastante interessante.

Sinto tratar-se de um multistyler extremamente versátil e uma boa compra para quem procura fazer penteados em casa com calor controlado. Não é um substituto de um secador e acho-o talvez mais indicado para cabelos médios a longos. É possível criar ondas lindas e caracóis e fazer um brushing quase como uma profissional, mas sem dúvida que testar e experimentar as várias funcionalidades (e os produtos de styling certos para cada cabelo) é obrigatório para um resultado perfeito!

Globalmente? Muitos pontos a favor!

Onde comprar o Airwrap?

Por exemplo no site da marca, aqui.

 

Aproveito para pedir a quem tenha um Airwrap que deixe em comentário a este artigo a sua opinião, que será certamente útil e muito valorizada! Muito obrigada!

 

Fotografia: Márcia Soares

Posts relacionados

Solar Protect: a nova água solar para cabelo e couro cabeludo!

A Solar Protect da Lazartigue é a nova água solar protetora do cabelo e couro cabeludo que irá fazer as delícias de quem não prescinde dos bons dias de praia e dos longos banhos de mar e piscina. Mas, o que acont...

Junho 18, 2024

Como conquistar a tão desejada “alopecian beauty”?

O cabelo com alopécia androgenética (perda de densidade capilar / calvície) enfrenta inúmeras dificuldades. Por todos estes motivos hoje partilho os meus 6 truques para lidar com a minha alopécia e como conquista...

Maio 28, 2024

Go XXL Ciment Jean Louis David: densidade e volume garantidos!

Recentemente estive no salão Jean Louis David para fazer um brushing e decidi experimentar um produto que me foi recomendado por uma das profissionais, em vez da tradicional mousse (para dar volume): o Go XXL Cim...

Abril 9, 2024

10 comentários

  1. Teresa Garcia diz:

    Tenho o airwrap desde 2022, a primeira versão ( rosa e cinza) em que se tem de mudar os moderadores consoante o lado do cabelo que se pretende enrolar. Quem me dera que na altura tivesse existido a versão actual em que basta rodar a extremidade do moderador para determinar a orientação, pq é a parte que mais me aborrece. Tenho o cabelo fino e ondulado. E este secador funciona em mim na perfeição. Se quero alisar com todo o rigor o cabelo não uso a Dyson air wrap mas sim o meu secador parliux alyson ( não tenho o secador supersonic Dyson) e boas escovas. Mas se quero modelar o cabelo, fazer umas ondas, umas beach waves ou dar movimento às pontas, a airwrap é a minha maior aliada. Mesmo tendo cabelo fino consigo que a modelação aguente sem colocar qualquer fixador. Mas para isso não posso ter o cabelo 100% seco. E acho que essa é a razão de ser do secador não ser um secador com toda a potência que um secador à partida tem. Se tivesse penso que a modelação ficaria comprometida. Quando seco o cabelo com secador normal, aliso e depois dou um jeito e movimentos com an air wrap no final é um facto que não aguenta o dia todo. Por isso, é por o preço não ser o de um secador normal, acho que o importante – antes de fazer o investimento – é saber aquilo que se pretende efectivamente. Se um secador potente que faça um brushing irrepreensível se um moderador para um ar mais estilizado. Neste último caso o air wrap é o ideal. Não que a escova de alisar da airwrap não seja boa… porque é… mas não alisa como um bom secador com uma boa escova.

    1. Joana Alvares diz:

      Muito obrigada pela partilha, querida Teresa! Um beijinho, Joana

  2. Patricia Ribeiro diz:

    Eu tenho o airwrap (versão mais recente) e confesso que, dado o investimento, pensei em devolver no início. As ondas não fixavam, o secador, tal como referido, não é o mais eficaz… Mas agora, adoro! Sao necessários alguns truques mas é super prático e completo. Aconselho a verem vários vídeos e pensarem bem antes de comprar. No meu caso, apesar de gostar e ser fã da marca ( também tenho o secador supersonic ), não dispenso outros utensílios no dia a dia. Não tive coragem de comprar o corrale, as reviews que vi não me convenceram. Tenho curiosidade no Dyson airstrait.

    1. Joana Alvares diz:

      Olá Patrícia! Muito obrigada pela partilha! Concordo contigo, há que testar e ver vários vídeos (a própria marca tem vários tutoriais interessantes). Estou muito muito muito curiosa com o Dyson Airstrait! Um beijinho grande, Joana

  3. Carla Costa diz:

    Boa tarde, tenho o secador Dyson Supersonic e o Airwrap mas na primeira versão. Adoro ver algumas pessoas com o cabelo volumoso e ondas lindas, mas no meu cabelo fino e cheio de frizz duram cerca de 10 minutos e caem. Ja vi imensos videos e testei imensos produtos ainda sem sucesso. Ja o secador é super rápido mas sinto que o acessório para os flyaways também não é 100% eficaz. Enfim, o meu cabelo é difícil mas vou continuar a tentar, mas o que mais me aborrece é mesmo o frizz. Beijinhos e obrigada por mais um excelente tema.

    1. Joana Alvares diz:

      Olá Carla! Nem o secador nem o Airwrap são milagres para o frizz. Nesse caso pergunto se costumas fazer máscaras regulares, usar condicionador a cada lavagem, usar o champô apenas nas raízes e usar um protetor de calor antes da secagem + um óleo (o Oil for All da Redken funciona super bem mesmo em cabelo fino) para finalizar o penteado? São truques que fazem muita diferença. Vê também este artigo que pode ajudar: https://www.beautyst.pt/cabelo/como-ficar-sem-frizz-no-cabelo-10-regras-da-beautyst Um beijinho!

  4. Raquel Sousa diz:

    Boa noite, para um cabelo médio, sendo que o que mais procuro é simplificação do alisamento (mínimo de acessórios possível ) além de proteção capilar o que recomendaria? Secador Dyson com a peça Flyaway ou o modelador airwrap?

    1. Joana Alvares diz:

      Olá Raquel! Para um cabelo médio, diria pelo comprimento até aos ombros diria o secador com o acessório Flyaway. A Dyson tem também uma prancha alisadora (Corrale, mas que nunca usei) e vai ter em breve o Airstrait que me está a despertar muita curiosidade, pois seca e alisa o cabelo molhado em simultâneo. Um beijinho, Joana

  5. Luiza diz:

    Bom dia.
    Qual modelo seria indicado para cabelo liso e fino?
    Obrigada.
    Luiza

    1. Joana Alvares diz:

      Olá Luiza! O Airwrap tem dois modelos: um para cabelo curto e outro para cabelo longo. É dessa forma que deves escolher. Um beijinho grande! Joana

Comenta este post

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

As seguintes regras de RGPD (Regulamento Geral Proteção de Dados) terão de ser lidas e aceites:
Este formulário armazena o teu nome, e-mail e conteúdo para que possamos acompanhar os comentários colocados no site. Para mais informações, consulta a nossa política de proteção de dados, onde obterás mais informações sobre onde, como e por que armazenamos os teus dados.

recebe as novidades beautyst

    A

    Aceito as condições gerais. Consulta a nossa política de proteção de dados. Este website está protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e Condições do Serviço do Google são aplicáveis.

    My beauty Wishlist

    Copyright Beautyst . 2024