Mais produtiva e mais feliz em 5 passos

produtiva

Quem acompanhou o meu início de ano terá percebido que passei por uma fase de grande cansaço. Foi até motivo para despistar algumas questões de saúde, que felizmente estão bem. Já falei aqui sobre como me estruturo para trabalhar, fazer exercício, ter uma alimentação equilibrada e a casa organizada. Mas neste início de ano, o que começou com uma simples partilha nas minhas redes sociais sobre o meu cansaço de facto veio mesmo mudar a forma como organizo os meus dias. Curiosamente isto teve um grande impacto na minha vida: estou mais produtiva e mais feliz também! Por isso hoje vou explicar os 5 passos que coloquei em prática e mudei no início de 2022 para me sentir mais produtiva e mais feliz!

1. Ser mais produtiva: definir 3 tarefas importantes (e possíveis!) em cada dia

Parece uma coisa simples e até bastante básica! Passei a fazer melhor uso de um caderno que tenho com uma To do list para cada dia da semana. Isto ajudou-me imenso a organizar o meu tempo. Passei a definir apenas 3 coisas para fazer em cada dia, e coisas que eu sei que vou conseguir mesmo fazer. Isto não só me ajudou a focar-me ainda mais como tornou os meus dias mais calmos. As pequenas distrações foram eliminadas e cada tarefa concluída com direito a um visto, passou a ser uma pequena conquista. Desde o dia em que decidi definir 3 tarefas diárias (que sei que consigo fazer) que cumpri tudo a que me propus (e com menos esforço)!

2. Mais produtiva também implica definir uma hora para desligar

Eu trabalho em casa e isso tem muitas coisas boas, e outras menos boas. As boas claramente são estar no meu espaço, não perder tempo no trânsito, orientar algumas tarefas domésticas em momentos bem definidos do meu dia e sentir-me globalmente bem!, mas as menos boas são o espaço de descanso e de trabalho por vezes parecerem ser o mesmo e isso impactar também a vivência familiar.

O que eu fazia antes era depois de ir buscar os meus filhos à escola continuar a trabalhar quase mais 3 horas, o que limitava os finais de tarde. Apesar de continuar a ir buscar os meus filhos cedo (pois faço questão disso), passei a definir que depois das 18 h só fico a trabalhar se algo for mesmo muito urgente. Esta simples decisão deu-me também mais qualidade de vida e passei a usufruir muito mais dos finais de tarde com calma. E desligar é mesmo muito importante. Antes parecia que os meus dias de trabalho colavam-se todos sem pausas. Mas isso deixava-me muito cansada e com a sensação de que não existia mais nada para além de trabalho a semana toda.

3. Mais produtiva apesar de as tarefas de amanhã serem feitas amanhã

Uma certa tendência que tinha era ir adiantando coisas do resto da semana em cada bocadinho que as conseguisse encaixar. Mas isso estava a deixar-me muito cansada, não estava a conseguir desligar do trabalho e os meus dias pareciam não acabar. Agora adianto tarefas do resto da semana se as conseguir encaixar até à hora em que defini “desligar”. Passei a praticar algo que me ajudou muito a viver com mais tranquilidade: o que defini para amanhã será feito amanhã. E sem peso na consciência. Desligo o computador bastante feliz com esta decisão.

4. Ser produtiva e definir melhor o meu ritmo

Eu sei que sou uma pequena máquina de trabalho. Mas como diz o meu marido: “A tua chefe é uma bruxa!” (gargalhadas!). Sei que sou muito exigente comigo mesma, mas isso não pode estar à frente da minha tranquilidade. Quando decidi desvincular-me do trabalho corporativo não cheguei a definir um novo ritmo. A verdade é que ao ser empreendedora tenho muito mais responsabilidade. Mas o ritmo que estava a viver estava muito acima do ritmo corporativo – a diferença é que os timings e metas sou eu a defini-las. E quando o projeto é um “nosso bebé” tudo dá imenso gozo a fazer (mas cansa também). Por isso defini um ritmo diferente. Estou focada nas três tarefas diárias e não fico ansiosa com o que existe mais para fazer. Também passei a estruturar melhor as tarefas ao longo da semana de forma a fazer coisas parecidas num mesmo dia e assim ganhar tempo.

5. Não adiar mais os projetos que quero fazer

Tenho vários planos na minha cabeça que andava a adiar por falta de tempo. Passaram de imediato a ser tarefas prioritárias e a minha semana tem agora esses momentos contemplados (passei a “roubar” tempo a outras coisas onde estava a investir demasiado e com pouco retorno). Para andar com os meus projetos para a frente outras coisas tiveram de ficar para trás. Foi mesmo uma questão de dar prioridade ao que é prioritário. E estou a conseguir.

Estes foram os 5 passos que dei no início deste ano e que transformaram mesmo a forma como tenho vivido os meus dias. Estou efetivamente mais produtiva e mais feliz! E tudo começou com uma simples partilha nas minhas redes sociais e com algumas boas ideias que recebi.

O que fazes para ser mais produtiva, teres mais tempo e seres mais feliz?

Fotografia: Márcia Soares

 

Posts relacionados

Olivian: a marca nacional de slow living clothes!

Sempre que partilho alguns dos meus simples e práticos looks do dia a dia que recebo imensas perguntas sobre onde compro as minhas peças. Cada vez mais o meu guarda roupa é o resultado de uma curadoria de marcas ...

Maio 17, 2022

Beauty Pop-Up Day! É já no dia 7 de Maio!

Estava ansiosa por te contar esta novidade que andava a preparar há meses com a talentosa maquilhadora Joana Moreira e a Ann e Mariana, ambas farmacêuticas e fundadoras da incrível Inouïe Beauty, uma plataforma o...

Produtividade: como faço a gestão de TUDO?

Sempre fui muito produtiva. Tenho a noção de que num dia consigo mesmo fazer o MUNDO!, mas isso exige organização e bastante foco. Muitas vezes recebo perguntas sobre a gestão do meu dia a dia, como me organizo p...

Novembro 4, 2021

Comenta este post

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

As seguintes regras de RGPD (Regulamento Geral Proteção de Dados) terão de ser lidas e aceites:
Este formulário armazena o teu nome, e-mail e conteúdo para que possamos acompanhar os comentários colocados no site. Para mais informações, consulta a nossa política de proteção de dados, onde obterás mais informações sobre onde, como e por que armazenamos os teus dados.

recebe as novidades beautyst

    A
    Aceito as condições gerais. Consulta a nossa política de proteção de dados. Este website está protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e Condições do Serviço do Google são aplicáveis.

    My beauty Wishlist