Intensive Hyaluronic: cura intensiva com ácido hialurónico

intensive hyaluronic esthederm

# Artigo escrito em parceria com o Institut Esthederm. Disclaimer: embora este artigo seja uma parceria, ele contém apenas as minhas opiniões sinceras sobre este tema. Todas as parcerias são pensadas por forma a serem informativas e úteis, e acima de tudo, com marcas e produtos com os quais eu me identifico. Já falei inúmeras vezes sobre os benefícios de incorporar produtos com ácido hialurónico na nossa rotina de rosto e hoje vou explicar-te tudo sobre este ingrediente, como o identificar num produto cosmético e explicar as particularidades da linha Intensive Hyaluronic da Esthederm, que nunca me tem faltado em casa desde há muito tempo, nas suas várias propostas, tanto que já constituíram escolhas dos meus produtos favoritos de Skincare. O que é então o ácido hialurónico?

Ácido hialurónico: o que é?

O ácido hialurónico é um açúcar, mais especificamente um glicosaminoglicano que tem grandes dimensões, e que está presente em todo o organismo (não só na pele), e que é muito importante para o bom funcionamento dos olhos, das articulações e também da pele. A “magia” do ácido hialurónico é ter uma enorme capacidade de captar e reter cerca de 1000 vezes (!) o seu peso em água, oferecendo por isso uma inigualável forma de hidratação. Uma pele bem hidratada devolve em brilho, saúde, menos linhas, glow e um aspeto naturalmente saudável.

Este ingrediente não só existe em produtos cosméticos, como também o podemos encontrar em suplementos para a pele (falei por exemplo aqui) e também em procedimentos médico estéticos, nomeadamente os preenchimentos com ácido hialurónico que visam responder a diversas questões relacionadas com o natural processo de envelhecimento (por exemplo: reposição dos volumes faciais, preenchimento de olheiras, subida do arco das sobrancelhas, correção do normal descaimento das comissuras labiais, preenchimento de lábios que naturalmente vão perdendo volume com o avançar dos anos, entre outros).

O que faz concretamente o ácido hialurónico na pele e o que acontece com a idade?

O ácido hialurónico localiza-se não só na epiderme, abaixo do extrato córneo, como também na derme, onde existe de forma mais abundante e onde é produzido. O ácido hialurónico confere volume à pele, mantém os níveis de hidratação, estimula o processo de cicatrização e é um constituinte muito importante da nossa pele em conjunto com a elastina e o colagénio.

Mas à medida que os anos passam a nossa pele altera-se. Quem não sente aos 40 anos uma diferença notória relativamente à pele que tinha aos 20? Muitas vezes até conseguimos perceber isto em fotografias. À medida que os anos passam existe uma redução na produção de ácido hialurónico e também uma carência mais marcada na epiderme (por isso sentimos a pele à superfície menos luzidia, com menos “viço”, mais desidratada). Para além da desidratação cada vez mais marcada, a redução de ácido hialurónico na pele resulta também em perda de volume (por isso vemos as linhas do famoso “bigode chinês”, nome mais conhecido para sulcos nasogenianos, que se formam pelo descaimento da pele, a face menos preenchida, linhas descaídas. A pele enruga e torna-se mais flácida com a redução destes 3 constituintes da pele: ácido hialurónico, colagénio e elastina.

Como identificar o ácido hialurónico num produto cosmético?

Muitas vezes no rótulo vemos a designação de ácido hialurónico, mas na lista de ingredientes, a lista INCI, devemos procurar por exemplo por:

  • Sodium hyaluronate (forma estável)
  • Sodium acetyl hyaluronate (derivado)
  • Hydrolyzed hyaluronic acid (fragmentado)
Cuidados “cura” Intensive Esthederm

A Esthederm tem 6 linhas Intensive, com uma seleção de ingredientes usados em dermocosmética para responder a diversas “emergências” de beleza. São programas com resultados rápidos e duradouros, na dose certa, e que oferecem cuidados “cura”:

  • Intensive Hyaluronic: Cuidado para rugas, rídulas, desidratação intensa
  • Intensive Spiruline: Cuidado para sinais de fadiga, perda de vitalidade e luminosidade
  • Intensive Propolis+: Cuidado para imperfeições, poros dilatados, excesso de sebo, peles adultas com tendência a acne
  • Intensive Vitamine E: Cuidado para hiperreatividade, sensibilidade, inflamação e stress oxidativo
  • Intensive Vitamine C: Cuidado para hiperpigmentações, perda de luminosidade e tez irregular
  • Intensive Retinol: Cuidado para rugas profundas e fotoenvelhecimento
  • Intensive AHA Peel: Cuidado para tez irregular, poros dilatados e pele baça
intensive hyaluronic esthederm
Intensive Hyaluronic da Esthederm, o que é?

Intensive Hyaluronic da Esthederm é uma linha específica para rugas, rídulas e desidratação intensa com 3 formas de ácido hialurónico:

  1. Ácido hialurónico de elevado peso molecular: para reter água à superfície da pele, dar um efeito de preenchimento, hidratar e fornecer conforto de forma imediata
  2. Ácido hialurónico de médio peso molecular: para preencher e estimular a síntese de ácido hialurónico na derme
  3. Ácido hialurónico vetorizado em microesferas: para penetrar em profundidade nas camadas basais da epiderme, hidratando em profundidade e com um efeito de longa duração.

Certamente já me ouviste falar várias vezes dos 4 cuidados desta linha. O primeiro que testei foi o Sérum Contorno de Olhos, falei dele aqui, no meu artigo sobre favoritos de Skincare de 2020.

1. Sérum contorno de olhos Intensive Hyaluronic Esthederm

 

Uso o Sérum contorno de olhos Intensive Hyaluronic Esthederm há muito tempo. É um cuidado que aplico antes do creme da zona do contorno ocular à noite (mas pode ser usado manhã e noite), que combina:

  • 3 formas de ácido hialurónico (0,05% com elevado peso molecular, 0,5% com médio peso molecular e 3% vetorizado em microesferas) para hidratar de forma intensa e duradoura
  • Cafeína, carnosina e rucogenina (para um efeito anti papos e anti olheiras)

A textura é um gel creme esbranquiçado, sem perfume, testado oftalmologicamente e com aplicador ZAMAK.

Como usar: 3 gotas na zona ocular, aplicar em rotina descongestionante, com toques na pálpebra inferior, pés de galinha e pálpebra superior. Para um resultado ótimo usar em programa de 2 meses ou de forma contínua.

Onde encontrar: por exemplo aqui

2. Sérum Intensive Hyaluronic Esthederm – Rosto, pescoço e decote

Vou no segundo frasco usado cá em casa! Este sérum dá uma hidratação intensa, estimula a síntese de ácido hialurónico endógeno e preenche rídulas e rugas. Ele contém:

  • 3 formas de ácido hialurónico (0,05% com elevado peso molecular, 1% com médio peso molecular e 2% vetorizado em microesferas) para hidratar de forma intensa e duradoura

A textura é uma água-gel, com acabamento leve, absorve muito rapidamente, com fragrância suave.

Como usar: de manhã e à noite antes do creme hidratante. Deve ser agitado antes de cada utilização. Para um resultado ótimo usar em programa de 2 meses ou de forma contínua.

Onde encontrar: por exemplo aqui

3. Creme Intensive Hyaluronic Esthederm – Rosto, pescoço e decote

intensive hyaluronic esthederm

É o terceiro boião usado cá em casa. É um creme incrível, pois hidrata intensamente, sem efeito gorduroso ou pastoso, espalha tão bem e o resultado na pele sente-se de imediato: conforto absoluto (o meu marido adora roubar-mo por isto mesmo e adora! Diz que é o melhor que já usou). Um creme com textura suave, acabamento aveludado, com fragrância suave. Ele contém:

  • 3 formas de ácido hialurónico (0,05% com elevado peso molecular, 0,5% com médio peso molecular e 2% vetorizado em microesferas) para hidratar de forma intensa e duradoura
  • Vitamina E, enoxolona, sulfato dextrano e proteínas hidrolisadas que protegem a pele
  • Uma ação anti-hialuronidase que previne a degradação do ácido hialurónico na pele

Como usar: de manhã e à noite depois do sérum. Para um resultado ótimo usar em programa de 2 meses ou de forma contínua.

Onde encontrar: por exemplo aqui

3. Máscara Intensive Hyaluronic Esthederm – Rosto, pescoço e decote

A máscara…. tens de experimentar! A primeira vez que a usei pensei: “O que aconteceu à minha pele?”. Máxima hidratação! Já falei dela várias vezes também, é um tratamento SOS para a pele desidratada, uma máscara de hidratação INTENSA que preenche rídulas e rugas e que contém:

  • 3 formas de ácido hialurónico (0,1% com elevado peso molecular elevado, 0,5% com médio peso molecular e 2% vetorizado em microesferas) para hidratar de forma intensa e duradoura

A textura é muuuuito cremosa, funde-se completamente com a pele e não cola! Tem uma fragrância muito leve.

Como usar: Aplicar em camada espessa no rosto, pescoço e decote, deixar atuar 15-20 minutos e remover o excedente (com algodão ou compressa humedecida ou seca) ou enxaguar. O meu truque? Gosto de a usar depois de uma esfoliação, ou depois de lavar o rosto e o pulverizar com o meu maior amor de águas para o rosto, a Eau Cellulaire, de que tantas vezes já falei! Neste pós férias recomendo a utilização 2 x por semana (pode ser usada até 3 x por semana, à noite).

Onde encontrar: por exemplo aqui

eau cellulaire

A linha Intensive Hyaluronic da Esthederm é uma cura intensiva com ácido hialurónico, que pode ser feita por 2 meses, de forma contínua ou sempre que a pele precise de um boost de hidratação. Em casa somos fãs (linha partilhada por mim e pelo meu marido!).

Fã dos produtos Intensive da Esthederm? Quero saber! 😉

Fotografia: Márcia Soares

Posts relacionados

Ultra Facial Barrier Balm: hidratação e reparação “on the go”!

Uauuuuu! A Kiehl’s nunca deixa de surpreender, verdade? Hoje o assunto é o Ultra Facial Barrier Balm que todos cá em casa adoramos (ou adorávamos, pois, acabou em três tempos!). Afinal o que é esta novidade? Como...

Abril 13, 2024

Sérum Vinopure da Caudalie: 2x menos borbulhas numa semana!

Borbulhas aí por casa? Aqui sim. A acne atinge uma grande proporção de jovens, mais de 80%, e ainda cerca de 30% das pessoas na idade adulta, com uma predominância maior entre as mulheres. O que é a acne, quais a...

Março 27, 2024

La Protection Idéale, novo 3 em 1: pele segura nas ruas da cidade!

Nos meandros do mundo da cosmética, nem sempre encontramos uma marca que não apenas atende às nossas expectativas, mas também nos surpreende a cada passo do caminho. A Eisenberg pode ainda não fazer parte da roti...

Março 20, 2024

4 comentários

  1. Mariana Silva diz:

    Boa tarde,
    Gostava de saber se os produtos são indicados para mulher de 30 anos e se há alguma limitação para mulheres grávidas ou a amamentar.
    Muito obrigada,
    Mariana Silva

    1. Joana Alvares diz:

      Olá Mariana, sim, mesmo com 30 anos, caso existam sinais de desidratação, linhas e/ou rugas, podes usar e não há limitação em mulheres grávidas ou a amamentar, de acordo com a marca. Um beijinho! Joana

  2. Sónia diz:

    Olá Joana!
    Entre o sérum de ácido hialurónico da Esthederm e o da Pestle e Mortar, qual recomendaria? Há diferenças significativas na composição / efeitos?
    Obrigada.

    1. Joana Alvares diz:

      Olá Sónia! O sérum da Pestle é um sérum mais “simples” com vários pesos moleculares de ácido hialurónico, a textura é uma “água” e não contém perfume. O da Esthederm contém 3 formas de ácido hialurónico, com uma percentagem conhecida (0,05% de elevado peso molecular, 1% de médio peso molecular e 2% vetorizado em microesferas) e tem ainda a patente Eau Cellulaire, uma água biomimética (a mais parecida com a água da pele) que está na base de todos os produtos da marca. Tem uma textura aqua-gel com acabamento leve e não oleoso e tem fragrância. Este pode ser usado como cura intensiva ou diariamente. Ambos são boas opções mas com algumas pequenas diferenças. Um beijinho! Joana

Comenta este post

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

As seguintes regras de RGPD (Regulamento Geral Proteção de Dados) terão de ser lidas e aceites:
Este formulário armazena o teu nome, e-mail e conteúdo para que possamos acompanhar os comentários colocados no site. Para mais informações, consulta a nossa política de proteção de dados, onde obterás mais informações sobre onde, como e por que armazenamos os teus dados.

recebe as novidades beautyst

    A

    Aceito as condições gerais. Consulta a nossa política de proteção de dados. Este website está protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e Condições do Serviço do Google são aplicáveis.

    My beauty Wishlist

    Copyright Beautyst . 2024