Age Proteom: envelhecer 2 x mais devagar é possível?

age proteom

# Artigo escrito em parceria com o Institut Esthederm. Disclaimer: embora este artigo seja uma parceria, ele contém apenas as minhas opiniões sinceras sobre este tema. Todas as parcerias são pensadas por forma a serem informativas e úteis, e acima de tudo, com marcas e produtos com os quais eu me identifico. Esta é uma novidade há muito aguardada da marca Esthederm da qual sou fã e cliente há já vários anos. Já falei sobre os incríveis solares da marca aqui e sobre a incontornável Eau Cellulaire aqui. Age Proteom vê finalmente a luz do dia depois de anos de investigação e promete (e comprovou cientificamente) que a pele pode envelhecer 2 x mais devagar a partir do primeiro mês de utilização. O que está na base da investigação Esthederm? Qual é o paradigma que muda?

age proteom

Como nasceu o conceito de Age Proteom?

Desde 2000 que Jean-Nöel Thorel, fundador da NAOS (grupo a que pertence a marca Esthederm), partilha a visão e a investigação do Professor Miroslav Radman, fundador do MedILS (Mediterranean Institute for Life Sciences), cujo trabalho sobre longevidade e regeneração celular revolucionou a compreensão de doenças relacionadas com a idade (como a diabetes, o Parkinson e o Alzheimer, por exemplo). A parceria entre o Centro de Investigação NAOS e a MedILS tornou possível a implementação desta NOVA abordagem científica. Que descoberta foi esta?

Uma nova descoberta: algumas formas de vida são quase imortais!

Entre os inúmeros seres vivos, alguns organismos são capazes de se regenerar infinitamente, mesmo em circunstâncias extremas (radiação, temperatura, etc.) – são conhecidos como extremófilos. Ao longo de milhões de anos adaptaram-se para sobreviver e reproduzir-se em condições limites para a vida. Por exemplo a Deinococcus radiodurans é uma das bactérias mais resistentes que se conhece: é capaz de sobreviver a níveis extremos de intensidade de radiação, acidez, temperatura, seca, entre outros fatores.

Qual a grande descoberta científica que deu origem a Age Proteom? O que é o proteoma e qual a sua relação com o envelhecimento?

O segredo da longevidade desta bactéria não depende da integridade do seu ADN, mas da robustez do seu proteoma. O que é o proteoma? São todas as proteínas de uma célula ou organismo, o 2º maior componente do corpo depois da água, representando mais de 20% do mesmo. É um recurso indispensável que permite as várias funções essenciais em todos os órgãos.

O Prof. Miroslav Radman fez uma descoberta surpreendente: quando a Deinococcus radiodurans está sob condições extremas o seu ADN é danificado, mas a sua fisiologia permanece inalterada, porque é imediatamente reparada, graças a enzimas reparadoras. É o seu proteoma extremamente resistente que garante a sobrevivência desta bactéria. Ao estudar a biologia do proteoma destes organismos o Prof. Miroslav Radman conseguiu demonstrar uma ligação entre a qualidade do proteoma e a resistência ao envelhecimento prematuro.

age proteom

Qual a maior ameaça para o proteoma?

A maior ameaça para o proteoma é a carbonilação devido à oxidação e que causa danos permanentes nas funções da pele. As proteínas carboniladas perdem a sua estrutura e a capacidade de desempenhar as suas funções, razão pela qual são destruídas ou eliminadas. Com a idade, são mais difíceis de eliminar e acumulam-se sob a forma de agregados tóxicos que aceleram o processo de envelhecimento. À medida que envelhecemos, o nível de proteínas carboniladas no corpo aumenta consideravelmente: até 30% de todas as proteínas da pele.

Consequências para a pele devido à carbonilação do proteoma

As alterações irreversíveis nas proteínas resultam no aparecimento de:

  • Rugas
  • Tez baça e irregular
  • Perda de firmeza ou densidade

A carbonilação:

  1. Provoca uma diminuição da capacidade de retenção de água e desidratação da pele na camada mais superficial da mesma
  2. Afeta a queratina na epiderme, o que altera a luminosidade e a uniformidade da pele
  3. Desencadeia alterações nos fibroblastos e quebra as fibras de colagénio e elastina na derme, o que resulta no envelhecimento prematuro da pele, que perde densidade, firmeza e elasticidade
Novidade em cosmética: proteger o proteoma com moléculas chaperone. O que são?

As moléculas chaperone são moléculas que protegem a estrutura das proteínas como um verdadeiro escudo e é graças a elas que alguns microorganismos são praticamente imortais. São poderosos antioxidantes que inclusive formam um escudo que protege as proteínas da carbonilação. Na prática permitem um duplo modo de ação: um escudo físico e um escudo biológico do proteoma, o que é completamente inovador em cosmética.

age proteom

A Esthederm inova com a utilização de uma bactéria da neve com efeito chaperone sobre o proteoma

A bactéria Arthrobacter agilis, descoberta na neve em 2010 pelo grupo NAOS, sobrevive às temperaturas mais extremas. Além disso o extrato desta bactéria tem propriedades antioxidantes, que, segundo a marca, são mais poderosas que os ingredientes de referência. Porque é que esta bactéria sobrevive a condições extremas? A razão assenta na presença de pigmentos vermelhos, as bacterioruberinas, que são poderosos antioxidantes com efeito chaperone, ou seja, que protegem o proteoma. A Esthederm conseguiu extrair estes pigmentos, as bacterioruberinas, criando um ingrediente que é capaz de restaurar a função do proteoma de uma pele jovem: Age Proteom trata-se de biotecnologia patenteada e é a primeira chaperone antioxidante descrita. Esta é assim uma abordagem completamente inovadora em cosmética.

O que é o novo Age Proteom da Esthederm?

age proteom

Finalmente explicada a ciência que permitiu que esta inovação visse a luz do dia, o novo Age Proteom da Esthederm atua a dois níveis:

  • Como escudo físico devido à ação chaperone, protetora do proteoma, com mais de 80% de eficácia protetora, preservando a estrutura das proteínas da pele
  • Como escudo bioquímico, com uma ação antioxidante, com um poder protetor superior aos ingredientes antioxidantes de referência (coQ10, glutationa, ácido ascórbico, licopeno)

É assim uma NOVA resposta da cosmética que fortalece e protege a saúde e juventude da pele ao atuar sobre a qualidade do proteoma, ou seja, sobre as proteínas da pele.

7 aspetos a reter sobre a novidade Age Proteom da Esthederm

Sete aspetos que, quanto a mim, destacam a inovação Age Proteom da Esthederm:

  1. É uma nova resposta da cosmética, completamente inovadora, baseada na proteção das proteínas da pele (depois da água as proteínas são o 2º elemento mais presente na pele)
  2. Comprovou um abrandamento do envelhecimento da pele em -55% logo no primeiro mês de utilização. Foi realizado um estudo clínico em 55 voluntários entre os 42 e os 65 anos, que apresentavam um estilo de vida stressante, sinais de fadiga e distúrbios de pigmentação. Foi feita uma aplicação aleatória em metade do rosto com Age Proteom + creme neutro e na outra metade do rosto apenas um creme neutro. Após 6 meses este estudo clínico comprovou um abrandamento do envelhecimento da pele logo no primeiro mês (em -55%) e após 6 meses os resultados observados foram 4 vezes melhores na redução das rugas, uniformização da tez, melhoria da luminosidade, densidade e firmeza
  3. Não é um cuidado exclusivo de peles com sinais de envelhecimento já estabelecidos, ou seja, peles jovens sem sinais de envelhecimento também o podem usar devido à sua ação. É um cuidado que demonstrou eficácia em 5 sinais do envelhecimento: rugas, perda de luminosidade, tez irregular, perda de firmeza e perda de densidade
  4. É um tratamento universal, para todas as idades e todos os tipos de pele, para usar todo o ano e pode ser integrado em qualquer rotina de beleza
  5. A formulação reduz a utilização dos sistemas de conservação convencionais. Contém ingredientes biomiméticos que respeitam o ecossistema da pele e apresenta uma perfeita tolerância cutânea e ocular
  6. Apresenta uma galénica em sérum-emulsão que ao contrário dos séruns tradicionais pode ser usado sozinho ou com um creme – a textura é ligeira mas hidratante, com um acabamento que melhora a luminosidade da pele
  7. Dispensa a quantidade exata de produto a aplicar bastando desenroscar o frasco – a pipeta enche-se automaticamente!

age proteom

age proteom

Para quem gosta de saber a composição completa revelo abaixo essa informação para consulta.

Lista INCI: Aqua/Water/Eau*, Glycerin, Isononyl Isononanoate, Propanediol, Limnanthes Alba (Meadowfoam), Seed Oil, Xylose, 1,2-Hexanediol, Cellulose, Dipalmitoyl Hydroxyproline, C20-22 Alkyl Phosphate, C20-22 Alcohols, Cetearyl Alchohol, Caprylic/Capric Triglyceride, Caprylyl Glycol Polyacrylate Crosspolymer-6, Fragrance (Parfum), Sodium Acetylated Hyaluronate, Coco-Glucoside, Xanthan Gum, Pentaerythrityl Tetra-Di-T-Butyl Hydroxyhydrocinnamate, Sodium Hydroxide, Adenosine, Sodium Citrate*, Sodiumchloride*, Citric Acid*, Aminoethanesulfinic Acid*, Carnosine*, Potassium Chloride*, Sodium Bicarbonate*, Disodium Phosphate*, Tocopherol, Magnesium Sulfate*, Micrococcus Lysate, Potassiumphosphate*, Calcium Chloride*. [Es249]*Eau Cellulaire/Cellular Water

A delicada fragrância, com notas de ameixa preta, rosa e almíscar branco, não contém alergénios.

age proteom

Como usar: 1 a 2 x por dia, na rotina da manhã e / ou da noite. Uma embalagem dura 1 mês (com 2 aplicações / dia) ou 2 meses (com 1 aplicação / dia). Nota: após a abertura o sérum deverá ser usado no prazo de 2 meses. Aplicar a quantidade dispensada automaticamente no rosto, pescoço e decote, sozinho ou antes dos cuidados diários. Dúvidas que haja sobre como utilizar numa rotina já estabelecida basta deixar em comentário a este artigo que eu responderei.

A minha opinião: Tive o privilégio de ser uma das primeiras pessoas em Portugal a conhecer e a experimentar Age Proteom da Esthederm (há meses que eu sabia deste “segredo”)! Eu confesso que fico sempre em pulgas quando uma novidade está quase a chegar ao mercado e eu já tive a sorte de a testar. Estamos perante uma abordagem completamente diferente ao envelhecimento da pele, num sérum que pode ser usado sozinho (peles que gostem de poucos passos e um acabamento leve) ou em combinação com um creme de cuidado. É genial a ciência que traz Age Proteom ao mercado e que se materializa num produto extremamente agradável de usar, muito fluido, confortável e que oferece um viço lindo e imediato à pele e uma promessa impressionante. Parabéns à Esthederm por esta inovação!

Onde comprar: a marca Esthederm está disponível em farmácias e parafarmácias. É também possível encontrar Age Proteom online, por exemplo aqui.

 

Esta é uma inovação da Esthederm que vem revolucionar a forma como entendemos o envelhecimento da pele. Age Proteom promete um envelhecimento 2 x mais devagar (e comprovou-o cientificamente!).

age proteom

Fotografia: Márcia Soares

Posts relacionados

12 protetores solares imperdíveis e as novidades mais quentes!

Tenho de começar por dizer que o protetor solar é, sem dúvida, o meu produto cosmético favorito e o produto antienvelhecimento número 1. 80% dos sinais de envelhecimento da pele são devidos à exposição solar todo...

Junho 8, 2024

Espuma Micro-Peeling Vinoperfect: pele nova em 30 segundos!

A gama Vinoperfect da Caudalie é uma referência no segmento antimanchas e luminosidade. A estrela desta gama é o maravilhoso Sérum Vinoperfect, o mais vendido dentro deste segmento nas farmácias europeias. Esta g...

Maio 14, 2024

Cica Daily Uriage: pós procedimento ou uso diário (sem perfume)

Que boa novidade da Uriage que me chegou a casa há já algumas semanas! A novidade da gama Cica Daily encantou-me, uma gama com 3 produtos hidratantes e reparadores de cuidado diário ou pós procedimento, sem perfu...

Abril 29, 2024

6 comentários

  1. Lídia Cardoso diz:

    Olá Joana, adorei o artigo, obrigada pela explicação científica simplificada mas detalhada o suficiente para informar leigos 🙂
    Tenho uma pergunta: este sérum pode/deve ser usado na rotina da manhã em conjunto com os cuidados antioxidantes habituais (vit c, resveratrol, etc…ou despigmentante…) ou a sua utilização pode dispensa-los?
    Pode ser usado como sérum único?
    Na rotina da noite, dispensa séruns renovadores (retinol, ac glic) ou é um complemento aos mesmos?
    Obrigada!

    1. Joana Alvares diz:

      Olá Lídia, viva! Este sérum pode dispensar o uso de antioxidante com os ingredientes habituais. Pode ser usado como sérum único sim (tanto na rotina da manhã como na rotina da noite e pode mesmo dispensar o creme de cuidado – depende do gosto e dos objetivos pessoais). Ele não tem uma ação renovadora da pele, mas uma ação complementar sim. Um beijinho! Joana

  2. Graca Horta diz:

    Ola Joana! Adoro e sou mt consumidora dos seus conteúdos, confio imenso!
    Relativamente ao age proteom, à noite posso continuar a usar o glycolic 10 renew overnight como 1o passo, seguido do age proteom e finalizar com o HA instensifier? De manhã posso colocar o retexturing activator seguido do age proteom e finalizar com o creme C20 biotic? Agradeço muito a sua orientação! Obrigada

    1. Joana Alvares diz:

      Olá Graça, viva! Muito obrigada pelo teu carinho e feedback! Sim, essa rotina de noite faz sentido, mas seria importante usar um creme hidratante, mesmo que muito ligeiro, após o sérum de ácido hialurónico (HA Intensifier). O Retexturing Activator é um cuidado mais indicado para a noite, para intercalar com o Glycolic 10 Renew Overnight (umas noites um outras noite o outro). Mas faria sentido de manhã o Age Proteom seguido do C20 Biotic perfeitamente (isto numa pele mista a seca). Um beijinho, Joana

  3. Olá vi numa revista o vosso novo serum e já fui comprar tenho 65 anos e gostaria mesmo que o serum me atenuasse algumas rugas mais profundas. Depois direi o resultado.
    Vi aqui alguma esperança depois de usar várias marcas fica tudo ba mesma. Obrigada

    1. Joana Alvares diz:

      Olá Ana Paula! Viva! É um sérum bastante eficaz. Deve ser usado 2x por dia antes do creme habitual e pode ser aplicado também em complemento a procedimentos médico estéticos (como a aplicação de toxina botulínica, muito útil quando há rugas muito marcadas – claro que deve ser avaliado por dermatologista ou médico de medicina estética). Um beijinho grande, Joana

Comenta este post

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

As seguintes regras de RGPD (Regulamento Geral Proteção de Dados) terão de ser lidas e aceites:
Este formulário armazena o teu nome, e-mail e conteúdo para que possamos acompanhar os comentários colocados no site. Para mais informações, consulta a nossa política de proteção de dados, onde obterás mais informações sobre onde, como e por que armazenamos os teus dados.

recebe as novidades beautyst

    A

    Aceito as condições gerais. Consulta a nossa política de proteção de dados. Este website está protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e Condições do Serviço do Google são aplicáveis.

    My beauty Wishlist

    Copyright Beautyst . 2024