Preenchimento de olheiras: tudo o que é preciso saber

preenchimento de olheiras

Disclaimer: este tratamento foi-me oferecido pela Skinboutique. Este artigo foi escrito por minha iniciativa e mostra a minha experiência pessoal. Este artigo não tem como objetivo incentivar à realização de um preenchimento de olheiras ou dar conselhos médicos. Os tratamentos médico estéticos acarretam riscos. Antes de qualquer procedimento médico estético deve ser consultado um médico para avaliar a história clínica individual. O preenchimento de olheiras foi, provavelmente, um dos procedimentos médico estéticos que fiz que teve maior impacto no meu rosto, quando falamos em olhar “cansado, triste e apagado” e num aspeto globalmente mais jovem. Em Março deste ano decidi fazer, pela primeira vez, um preenchimento de olheiras e fi-lo com a Dra. Mafalda Cleto na Skinboutique em Lisboa. Hoje irei falar sobre a minha experiência e a Dra. Mafalda Cleto responderá às 10 questões mais frequentes sobre preenchimento de olheiras.

skinboutique

Porque é que decidi fazer um preenchimento de olheiras?

É um procedimento que talvez há uns anos não equacionasse sequer fazer. A realidade, e como sabemos, é que à medida que os anos passam existem alterações ósseas e alterações fisiológicas na face e fui sentido o sulco das olheiras cada vez mais profundo. Fui pensando e observando o sulco das olheiras ao espelho e percebi que, para mim, era importante eliminar “por completo” os sulcos que eu sentia que me davam um aspeto pouco “jovem” e cansado. Há muitas pessoas que têm estes sulcos desde muito novas, tratando-se de “olheiras estruturais”.

preenchimento de olheiras

Fotografias tiradas previamente ao preenchimento de olheiras

preenchimento de olheiras

Antes do procedimento, sem maquilhagem na zona das olheiras ou no rosto

Porque é que procurei a Dra. Mafalda Cleto para este procedimento?

Porque é uma médica muito experiente em medicina estética, porque está em constante atualização e formação e porque confio muito no seu trabalho, é extremamente meticulosa e perfeccionista e alinhada com o meu estilo de vida e preocupações. Não poderia recomendar mais o trabalho da Dra. Mafalda Cleto. Aliás, já tinha tido uma ótima experiência também com a Dra. Mafalda Cleto com a aplicação de toxina botulínica para a hiperidrose (excesso de transpiração), tema de que falei aqui.

dra mafalda cleto skinboutique

Como correu o meu preenchimento de olheiras?

Previamente ao procedimento (mas no mesmo dia), depois de limpar a maquilhagem e fotografar o rosto analisámos os sulcos e eu mostrei o que gostava de alterar. Também partilhei o meu receio relativamente ao uso de cânula. A Dra. Mafalda Cleto referiu que iríamos anestesiar a zona para eu não sentir a cânula e que eu poderia fechar os olhos durante todo o procedimento.

preenchimento de olheiras

preenchimento de olheiras

preenchimento de olheiras

skinboutique

Na realidade com o início do procedimento em si, e depois de anestesiada localmente com creme anestésico e sempre de olhos fechados, estive sempre muito calma. Estava um pouco nervosa antes de iniciarmos mas rapidamente descontraí. Não senti a cânula, a Dra. Mafalda foi sempre muito gentil e atenciosa, sempre a questionar se me sentia bem, e num instante o procedimento ficou feito, em cerca de 15-20 minutos.

preenchimento de olheiras

preenchimento de olheiras

preenchimento de olheiras

Preenchimento de olheiras: no imediato, passados 15 dias e agora, 6 meses depois

Logo de imediato vi-me ao espelho e vi a grande diferença no sulco das olheiras. De repente o olhar parecia muito mais descansado e eu com um aspeto mais “jovem”. A tonalidade das olheiras mais subtil, embora o preenchimento de olheiras não tenha, per si, essa finalidade. A Dra. Mafalda referiu que avaliaríamos o resultado passados 15 dias e, se necessário, nessa altura faríamos algum ajuste.

preenchimento de olheiras

Imediatamente após o preenchimento de olheiras

Assim foi, passados 15 dias voltei à Skinboutique para avaliarmos o resultado. Fizemos um pequeno ajuste e ficou perfeito. Sinto que foi um procedimento que alterou o “ar cansado e menos fresco” e que existe uma grande diferença no meu rosto, sem alteração de feições, com o preenchimento de olheiras. Atualmente, 6 meses depois do preenchimento, continuo muito feliz com a decisão e penso que já deveria ter pensado num preenchimento destes mais cedo. Olhar ao espelho e não ver aqueles sulcos faz-me mesmo muita diferença!

preenchimento de olheiras

Atualmente

Para todas as pessoas que procuram saber mais sobre preenchimento de olheiras, a Dra. Mafalda Cleto responde de seguida às 10 dúvidas mais frequentes.

1. O preenchimento de olheiras está indicado em que situações? É recomendado para todo o tipo de olheiras?

Dra. Mafalda Cleto: Nem todas as olheiras têm indicação para tratamento com preenchimento de ácido hialurónico. O preenchimento de olheiras está indicado para uma olheira estrutural que apresente concavidade (cova/depressão). O ideal no tratamento de olheiras com ácido hialurónico é que a olheira não apresente papos ou flacidez da pele concomitantemente. No entanto, a maior parte das olheiras são multifatoriais, resultando de uma conjugação de alterações estruturais (cova ou papos), vasculares (arroxeada) e/ou pigmentares (acastanhada), pelo que requerem vários tipos de tratamentos orientados para as causas da olheira (artigo sobre olheiras, pela Dra. Mafalda Cleto, aqui). Um diagnóstico correto é fundamental para o sucesso do tratamento, pelo que é essencial avaliação médica prévia.

2. O preenchimento de olheiras altera o tom das olheiras escuras?

O preenchimento de olheiras com ácido hialurónico ao interpor-se entre a pele e os vasos sanguíneos pode ajudar a melhorar ligeiramente a tonalidade da pele. Ao mesmo tempo, também bioestimula a pele supradjacente, o que melhora a sua qualidade e consequentemente a sua cor. No entanto se a olheira tiver uma forte componente vascular ou pigmentar associada, para melhorar significativamente a coloração da olheira recomenda-se complementar com outro tipo de tratamentos, como lasers e cremes despigmentantes.

3. O preenchimento de olheiras é doloroso?

O preenchimento de olheira com ácido hialurónico é um tratamento bem tolerado, realizado geralmente sem qualquer anestesia ou com aplicação de anestesia tópica. O tratamento geralmente é feito com cânula e requer apenas 1-2 picadas com agulha para a entrada da cânula.

4. O preenchimento de olheiras está contraindicado em que situações?

O preenchimento de olheiras está contraindicado em mulheres grávidas ou a amamentar, pessoas com determinadas doenças auto-imunes (artrite reumatoide, lúpus, etc.), com infeções cutâneas ativas ou que apresentem alergia a algum componente do ácido hialurónico (como por ex. ao anestésico).

5. O resultado é imediato? Quando devemos esperar os resultados?

É possível que seja visível uma melhoria imediata após o procedimento, embora o resultado final esteja estabelecido em média 15 dias após o procedimento, que é o tempo estimado de resolução espontânea de eventuais edemas ou hematomas ligeiros. No entanto, na maior parte dos casos não surgem quaisquer complicações.

dra mafalda cleto skinboutique

6. O preenchimento de olheiras pode ter efeitos secundários ou riscos associados?

Como qualquer preenchimento com ácido hialurónico, o preenchimento de olheiras apresenta riscos semelhantes, nomeadamente hematomas, edemas, nódulos, granulomas, reações inflamatórias, infeções, reações alérgicas/choque anafilático ou injeção intravascular com necrose ou cegueira. Relativamente à olheira, os efeitos secundários mais comuns são hematomas e edemas (inchaços) transitórios. No entanto também poderão surgir efeitos mais persistentes como bolsas por excesso de produto ou bolsas com coloração azulada – Efeito Tyndell (quando o ácido hialurónico é aplicado muito superficialmente), que poderão ser corrigidas com hialuronidase (enzima que dissolve o ácido hialurónico). Para minimizar estes potenciais efeitos secundários, aconselho que seja realizado por um médico experiente na área.

7. Que produto é utilizado para preencher as olheiras? É seguro?

O produto utilizado é um ácido hialurónico com aprovação para aplicação na região da olheira. Na Skinboutique utilizamos o Redensity 2 da Teoxane ®, que é o ácido hialurónico com aprovação há mais tempo para aplicação nesta região.

Redensity 2 Teoxane

teoxane preenchimento olheiras

O tipo de ácido hialurónico aplicado é fundamental para o sucesso do tratamento. Nem todos os produtos de ácido hialurónico são iguais em termos de qualidade e dentro de uma marca, existem diferentes tipos de produto para diferentes regiões. Na região da olheira, que é uma região delicada, com pele fina, deve ser aplicado um produto específico com pouca captação de água, para que não se formem bolsas e para que o produto não se torne visível.

8. Quais os cuidados a ter pós-procedimento?

Após o procedimento recomenda-se evitar a atividade física intensa, assim como saunas/banhos turcos/piscinas e manipulações da região tratada (massagens e maquilhagem) por 24-48h.

9. Que outras informações relevantes devemos ter em linha de conta antes de realizar um preenchimento de olheiras?

Em primeiro lugar deverá escolher um médico experiente em quem confie. Não esquecer que todos os preenchimentos com ácido hialurónico têm riscos, sendo que os mais graves, como a cegueira e o choque anafilático, podem ser permanentemente incapacitantes e potencialmente fatais. A escolha do material, um diagnóstico adequado e a técnica utilizada são fundamentais para o sucesso do tratamento e para minimizar complicações.

dra mafalda cleto skinboutique preenchimento de olheiras

10. Quanto tempo duram os resultados?

O preenchimento de olheira com ácido hialurónico é dos mais duradouros, sendo que em média dura entre 2-3 anos.

Qual o valor aproximado deste procedimento?

Para saber valores médios dos tratamentos realizados na Skinboutique pode contactar a nossa linha de atendimento. O valor do tratamento vai depender da avaliação médica em consulta.

Dra. Mafalda Cleto, medicina estética

 

Esta é a minha experiência pessoal com o preenchimento de olheiras realizado na Skinboutique com a Dra. Mafalda Cleto. Neste artigo mostrei também as dúvidas mais frequentes sobre preenchimento de olheiras. Espero que este artigo possa esclarecer as dúvidas de todas as pessoas que procuram mais informação sobre o tema. Estou mesmo muito satisfeita com os resultados obtidos e, certamente, no devido tempo, voltarei a fazer.

 

Fotografia: Márcia Soares

 

Posts relacionados

High Collagen 2.0, o novo suplemento de colagénio: o que muda?

Quando envelhecemos, a nossa pele passa por algumas mudanças inesperadas. O colagénio, que é como o "cimento" que mantém a nossa pele firme e suave, começa a diminuir em quantidade e qualidade. Isso significa que...

Março 10, 2024

Filler Biotic: exímio efeito lifting e “botox-like”, nota 10!

Mais uma novidade imperdível da SVR! Só posso começar este artigo assim porque o Filler Biotic é uma daquelas surpresas para o contorno ocular e contorno de lábios que não esperamos, de todo, num produto tão aces...

Fevereiro 20, 2024

Proteoma e Age Proteom: qual é afinal todo o buzz?

Age Proteom não tem “dado uma folga” e ainda não parou de aparecer basicamente em todo o lado. Este sérum demonstrou clinicamente que a pele pode envelhecer duas vezes mais devagar, com base num mecanismo de ação...

Fevereiro 10, 2024

Comenta este post

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

As seguintes regras de RGPD (Regulamento Geral Proteção de Dados) terão de ser lidas e aceites:
Este formulário armazena o teu nome, e-mail e conteúdo para que possamos acompanhar os comentários colocados no site. Para mais informações, consulta a nossa política de proteção de dados, onde obterás mais informações sobre onde, como e por que armazenamos os teus dados.

recebe as novidades beautyst

    A

    Aceito as condições gerais. Consulta a nossa política de proteção de dados. Este website está protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e Condições do Serviço do Google são aplicáveis.

    My beauty Wishlist

    Copyright Beautyst . 2024