Pintar o cabelo em casa? 5 perguntas frequentes

pintar o cabelo

# Artigo escrito em parceria com a Phyto. Disclaimer: embora este artigo seja uma parceria, ele contém apenas as minhas opiniões sinceras sobre este tema. Todas as parcerias são pensadas por forma a serem informativas e úteis, e acima de tudo, com marcas e produtos com os quais eu me identifico. Este é um dos temas que mais gostei de partilhar nas minhas redes sociais: pintar o cabelo ou não o pintar? Depois das muitas opiniões que recebi, percebi que há muitas mulheres que cada vez mais convivem com os seus cabelos brancos e nem pensam em pintá-los, bem como outras mulheres se sentem mais confiantes e com uma melhor autoestima se os pintam. Aqui, manda a regra: escolher o que nos faz sentir bem! Porque recebo muitas mensagens sobre o que usar caso se opte por pintar o cabelo em casa, hoje explico como ter uma cor brilhante e bonita e quais os cuidados adequados para os manter saudáveis! Esta é a coloração em casa sobre a qual recebo melhor feedback!

beautyst

Pintar o cabelo – que opções existem e a que devemos estar atentas?

Os tratamentos de cor são técnicas de embelezamento do cabelo atualmente bem dominadas, mas que podem deixar o cabelo mais ou menos danificado, dependendo do produto e cuidados utilizados. O cabelo com coloração ou madeixas pode sofrer, durante o processo de coloração, uma etapa de clareamento (oxidação parcial da melanina). Essa oxidação pode enfraquecer o cabelo, danificando as pontes de cistina. Os produtos de tratamento de coloração têm um pH alcalino e, apesar da neutralização cuidadosa, alguma alcalinidade pode persistir no cabelo. As escamas podem permanecer abertas, levando à perda de água e lípidos. Agentes externos (por exemplo, raios ultravioleta, água dura…) podem alterar a cor e levar à perda de brilho e maciez. O cabelo pode ficar mais vulnerável às agressões externas e mais poroso. Lavagem após lavagem, a cor do cabelo pode desbotar, o cabelo pode ficar opaco e perder o brilho. Por isso há que fazer boas escolhas quando se opta por uma coloração e pelos cuidados a ter em casa.

Que tipos de coloração existem?

Existem 3 tipos de coloração de cabelo:

  1. Cor direta ou semipermanente: Pinta o cabelo no mesmo tom ou um tom mais escuro com possíveis reflexos. Não ilumina a melanina e os pigmentos de cor permanecem em redor do córtex. Cobre até 30% dos cabelos grisalhos e desaparece após algumas lavagens.
  2. Tom sobre tom: Pinta o cabelo no mesmo tom ou um tom mais escuro com possíveis reflexos. Não ilumina a melanina, mas os pigmentos de cor penetram no córtex sem clarear a melanina. Cobre até 70% dos cabelos grisalhos e a cor permanece visível por até seis semanas.
  3. Cor permanente: Permite manter ou alterar a cor natural do cabelo: pode escurecer ou clarear, com ou sem reflexos. A cor permanente revela-se em duas fases simultâneas: clareamento e recoloração. Combina um agente alcalino (historicamente o amoníaco era o mais utilizado, e, entretanto, foram adotados outros agentes como a etanolamina) e um agente oxidante (geralmente peróxido de hidrogénio) para misturar no momento do uso. A ação dos dois agentes separa as escamas do cabelo e clareia a melanina natural. Dessa forma os pigmentos de cor penetram no núcleo do córtex do cabelo, revelando a cor final. Cobre 100% dos cabelos grisalhos. É duradoura e resiste à lavagem, pois está definitivamente presente no interior dos cabelos. Este é o exemplo da coloração Phytocolor.
pintar o cabelo phytocolor
O que querem as mulheres quando optam por pintar o cabelo?

As mulheres procuram principalmente:

  • Um resultado BONITO: uma cobertura ideal dos cabelos brancos e uma cor natural com reflexos lindos
  • RESPEITO pelo cabelo: procuram a eliminação dos agentes corantes alergénios conhecidos, para fazer a coloração com total confiança

Por isso existe Phytocolor. A Phyto, como especialista em tratamentos de coloração do cabelo, oferece esta solução, para dar resposta às preocupações das mulheres e que oferece:

  1. Coloração permanente com pigmentos vegetais e sem amoníaco que cobre 100% dos cabelos brancos
  2. Desempenho de cor
  3. Cuidado com o cabelo e beleza da cor do cabelo
  4. Respeito pelo couro cabeludo e pela fibra capilar
Qual a solução Phyto para quem quer pintar o cabelo em casa?

Phytocolor é a primeira linha de cor* permanente para o cabelo, com pigmentos botânicos, que combina eficácia / performance da cor com cabelos bonitos e brilhantes e uma ação suave no couro cabeludo. Sem amoníaco e rico em pigmentos vegetais (a base de pigmentos contém até 74% de pigmentos vegetais) e princípios ativos que cobrem 100% dos cabelos brancos, sem comprometer a maciez e o resultado natural. Disponível no total em 20 tonalidades, a gama Phytocolor tem agora 5 novas cores: 5.35, 7.43, 9.3, 9.8 e 10 (podes ver as tonalidades aqui).

*da Phyto

phytocolorA sua alta concentração de pigmentos vegetais garante uma cor intensa e natural com reflexos radiantes e matizados que atuam como intensificadores do brilho e não desbotam.

phytocolor

Pintar o cabelo em casa? 5 perguntas frequentes sobre a coloração Phytocolor da Phyto

1. O que são a PPD (parafenilenodiamina) e a resorcina? Por que devemos evitá-las?

A PPD e a resorcina são pigmentos de origem sintética tradicionalmente utilizados nas colorações capilares. Estes estão identificados como responsáveis da maioria das alergias de contacto das colorações capilares. Hoje em dia, a PPD é o principal alergénio implicado nas colorações capilares. De modo a limitar os riscos de alergia, a Phyto optou por eliminá-los das fórmulas Phytocolor.

2. Por que foi a coloração Phytocolor formulada sem amoníaco?

Para ter um perfume suave: a fórmula não contém amoníaco cujo odor é conhecido por ser desagradável. O amoníaco é substituído em Phytocolor por um catalisador não perfumado que permite pintar os cabelos sem os secar.

3. Phytocolor não usa amoníaco na fórmula. Qual é o agente alcalino utilizado?

O amoníaco é substituído pela etanolamina que permite abrir as escamas da fibra capilar e preparar o cabelo para receber a coloração. Perfeitamente doseada, ela permite colorir os cabelos da maneira ideal, sem secar os fios. Sem odor a amoníaco, a coloração Phytocolor é agradável de utilizar. A sensação de conforto é máxima.

4. Posso utilizar Phytocolor Kit de coloração durante a gravidez?

Não há qualquer contraindicação quanto à utilização dos produtos Phytocolor durante a amamentação e/ou gravidez. No entanto, cada caso é particular e, por isso, é recomendado que se peça a opinião do médico.

5. Para que comprimento de cabelo são os kits de coloração Phytocolor indicados?

Os kits de coloração Phytocolor são indicados para cabelos de comprimento médio (pelos ombros). O conteúdo é de 50ml Leite revelador + 50ml Creme colorante. Cabelos muito compridos ou grossos poderão ter de usar 2 kits.

Pintar o cabelo em casa, é fácil?

Este kit é muito fácil de utilizar. Deve ser sempre efetuado um teste de sensibilidade: numa área pequena de pele atrás da orelha ou na parte interna do cotovelo. Aplicar uma pequena quantidade do creme colorante com uma cotonete. Reaplicar 2 ou 3 vezes, deixando o produto secar entre as aplicações. Colocar cuidadosamente a tampa do produto de coloração. Não lavar, tocar ou cobrir a pele durante 48 horas.

pintar o cabelo phytocolor

A coloração Phyto é suave para o couro cabeludo e cabelo. A cor revela-se intensa e com aspeto natural. O feedback que recebo de quem usa esta coloração em casa é mesmo a melhor: cabelos brilhantes, protegidos e nutridos! Faz 100% de cobertura dos cabelos brancos desde a primeira aplicação com uma fixação de longa duração.

O kit é muito fácil de preparar, traz uma loção e um creme colorante que devem ser misturados e ainda uma máscara protetora da cor, que fecha as cutículas e dá imenso brilho ao cabelo.

O creme colorante contém:

  • Etanolamina: inodora, é usada em vez do amoníaco. Ajuda a abrir as escamas da cutícula para facilitar a passagem dos pigmentos botânicos e precursores de cor
  • Pigmentos botânicos com uma alta concentração (até 74%, dependendo da tonalidade) que garantem uma cor natural intensa com reflexos radiantes que atuam como intensificador de brilho
  • Extrato de casca de árvore Jujuba que atenua e acalma as sensações de desconforto no couro cabeludo
  • Epaline (derivado natural do óleo de milho) anti-irritação, envolve o couro cabeludo num microfilme protetor invisível
  • Óleos de Jojoba e Monoi ricos em ácidos gordos que nutrem profundamente a fibra capilar, evitam a desidratação e revelam brilho
Como proteger a cor em cabelos pintados?

É importante escolher produtos adequados a cabelos pintados, uma vez que irão ajudar a mantê-los mais bonitos, brilhantes e com uma cor mais duradoura. A gama Phytocolor, com taninos de tara e extrato de broto de girassol com extração de hibisco, tem 3 cuidados específicos para estes cabelos.

phytocolor

phytocolor

Champô Phytocolor protetor da cor: protege a cor e revela brilho. O cabelo fica macio e a cor do cabelo é revelada. Tem uma ação de proteção da cor devido aos taninos de tara e extrato de broto de girassol – um poderoso duo antioxidante que protege os cabelos das agressões externas e limita a degradação dos pigmentos. Este champô, tem uma ação suavizante, com a extração de flores de hibisco que neutraliza a alcalinidade residual das colorações. Hidrata a fibra capilar e confere maciez aos cabelos. Contém 85% de ingredientes de origem natural. Como usar: aplicar Phytocolor champô no couro cabeludo molhado. Massajar e enxaguar. Não é necessário aplicar nos comprimentos. A marca recomenda usar 2 a 3 vezes por semana. Sem sulfatos, protege ainda mais a cor. Onde comprar? Em farmácias e parafarmácias ou online, por exemplo aqui.

phytocolor

Máscara Phytocolor protetora da cor: nutre e protege a fibra capilar. A cor é protegida, o brilho é reforçado. A ação de proteção da cor é conseguida através dos taninos de tara e do extrato de broto de girassol: um poderoso duo antioxidante que protege os cabelos das agressões externas e limita a degradação dos pigmentos. A extração de flores de hibisco neutraliza a alcalinidade residual das colorações. Hidrata a fibra capilar e confere maciez aos cabelos. O óleo de karanja, rico em ácidos gordos, nutre a fibra e fortalece o filme hidrolipídico. Contém 98% de ingredientes de origem natural. A máscara é uma delícia, é um creme de cheiro muito suave, que espalha muito bem, sem escorrer!

Como usar? Pode ser usada de 2 formas: após o champô, aplicar nos comprimentos e pontas, como cuidado expresso, deixando atuar 1-2 minutos. Enxaguar muito bem de seguida. Pode ser usada como cuidado intensivo, deixando atuar 5-7 minutos, dependendo da espessura do cabelo. Enxaguar. Deve ser usada a cada lavagem, e pelo menos uma vez por semana usar como cuidado intensivo. Onde comprar? Em farmácias e parafarmácias ou online, por exemplo aqui.

phytocolor

Cuidado ativador de brilho Phytocolor: protege a cor das agressões externas. O cabelo fica macio e o brilho é reforçado. Tem uma ação de proteção da cor, deixa o cabelo mais suave e aumenta o brilho do cabelo graças ao extrato de Yacon que suaviza e repara a fibra capilar para revelar brilho. Tem ainda um filtro anti-UV para proteger a cor dos raios UV, óleo de karanja que absorve naturalmente alguns raios UV e reforça a ação filtrante e contém 92% de ingredientes de origem natural. Como usar? Pode ser aplicado em cabelos secos ou secos com toalha, nos comprimentos e pontas. Não enxaguar. Pode ser usado a qualquer hora do dia para proteger a cor e aumentar o brilho! Se usado antes de secar o cabelo, pode ser aplicada de seguida a geleia Phytodefrisant, de que já falei aqui, no artigo sobre favoritos de cabelo de 2020! Esta geleia Phytodefrisant facilita o brushing e ajuda a reduzir o frizz do cabelo. Onde comprar? Em farmácias e parafarmácias ou online, por exemplo aqui.

phytocolor

Notas importantes!

As cores de cabelo Phytocolor podem ser usadas a cada 4 a 5 semanas.

  • Para uma primeira aplicação em cabelos longos ou grossos, devem ser usados dois kits
  • Para melhores resultados, o tratamento de coloração permanente deve ser feito em cabelos saudáveis / em bom estado
  • Após um procedimento químico, como um alisamento, deve esperar-se 2 a 3 semanas antes de aplicar uma tinta para o cabelo
  • A cobertura de cabelos brancos requer uma aplicação extremamente cuidadosa do produto de coloração, pois os cabelos brancos adquirem os reflexos da tonalidade aplicada de forma bem visível. O cabelo branco só pode ser totalmente coberto com uma cor de cabelo permanente.
  • Para prolongar o brilho e a fixação da cor, devem usar-se linhas de cuidado especialmente formuladas para cabelos pintados e com madeixas e durante a exposição ao sol, mar e água da piscina, deve usar-se o chapéu e produtos de proteção solar (como por exemplo o protetor da gama Phytoplage).

 

Finalmente trago informação sobre um tema pelo qual me procuram bastante, e sendo a coloração Phytocolor aquela sobre a qual recebo melhor feedback das minhas seguidoras, fica aqui um resumo de tudo o que é importante saber para pintar o cabelo em casa de forma a que se mantenha bonito, saudável e brilhante!

Fotografia: Márcia Soares

Montagem: Beautyst

Posts relacionados

Magic Eye Mask Swissline: “magia” para olhos cansados

Recentemente descobri a Magic Eye Mask da Swissline, um produto icónico da marca e premiado nos Skin Awards pela Marie Claire em 2021. Até há relativamente pouco tempo a Swissline era uma marca com a qual ainda n...

Março 7, 2023

Sem tempo para makeup? O meu truque de 1 minuto

Falta de tempo é o que mais impera na minha vida, sobretudo durante a semana em que ando literalmente a mil, entre trabalho, exercício físico, os meus filhos, organizar a casa e as refeições! Por isso não raras a...

Fevereiro 7, 2023

Rotina de inverno: as 5 alterações que faço

As temperaturas baixas, o vento, a chuva (e mesmo a neve) são factos que fazem parte do inverno. Mas são agressões externas para o maior órgão do corpo humano: a pele. A pele é a maior proteção que temos contra o...

Fevereiro 2, 2023

Comenta este post

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

As seguintes regras de RGPD (Regulamento Geral Proteção de Dados) terão de ser lidas e aceites:
Este formulário armazena o teu nome, e-mail e conteúdo para que possamos acompanhar os comentários colocados no site. Para mais informações, consulta a nossa política de proteção de dados, onde obterás mais informações sobre onde, como e por que armazenamos os teus dados.

recebe as novidades beautyst

    A

    Aceito as condições gerais. Consulta a nossa política de proteção de dados. Este website está protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e Condições do Serviço do Google são aplicáveis.

    My beauty Wishlist

    Copyright Beautyst . 2023