Compressas ou discos desmaquilhantes: o que é melhor?

compressas

Sempre que falo sobre o tema compressas ou discos desmaquilhantes surgem imensas perguntas, e hoje decidi esclarecer a razão pela qual as compressas fazem parte da minha rotina de rosto há alguns anos. Vou também mostrar quais as compressas que mais uso (pois já tive experiências menos boas). Quem mais é fã de compressas quando falamos de rotina de beleza, desmaquilhagem ou aplicação de produtos na pele? Hoje vou explicar tudo sobre o assunto.

Compressas – por que comecei a usar?

Há uns anos fiz um aconselhamento de pele incrível! Foi com uma marca de dermocosmética e eu pretendia conhecer melhor as opções para a minha pele. Na altura a Skin Expert demonstrou tanto conhecimento (fiquei muito impressionada com o nível de formação), que quando me sugeriu usar compressas em vez de discos de algodão para diversas situações (para desmaquilhar, para retirar as máscaras de rosto, nesse caso, humedecidas, para aplicar um tónico, entre outras), fiquei de imediato curiosa. O argumento foi: usar algo mais suave para a pele. De facto uma compressa pode ser mais gentil, mas deixo as minhas notas mais à frente.

compressas

Que compressas uso?

Cedo percebi que há muita variedade de compressas no mercado. Estou a falar das compressas de TNT, ou seja, de tecido não tecido. Testei inúmeras marcas e cheguei à conclusão de que a marca da compressa faz TODA a diferença. Cheguei a testar compressas que davam a sensação de arranhar o rosto, de tão ásperas que eram. De todas as que testei até hoje não encontrei compressas mais suaves que as da marca Hartmann (há em farmácias, por exemplo) e as compressas de bebé do supermercado Auchan, marca Cosmia Baby, que se compram na zona de bebé e são até mais pequenas que o habitual (são as que vemos nas fotografias). São estas. Quer as compressas Hartmann quer as Cosmia Baby do Aunchan são ultra suaves e recomendo quando me perguntam.

Quanto aos discos de algodão, atenção! Há várias marcas com discos de algodão ásperos. Os meus favoritos são os discos 100% de algodão da marca Pingo Doce (nas fotos). São estes. E uso sempre o lado liso.

compressas

Compressas, discos de algodão, discos desmaquilhantes reutilizáveis ou toalhas desmaquilhantes?

Até hoje nunca consegui usar discos reutilizáveis ou toalhas desmaquilhantes (não confundir com toalhitas desmaquilhantes). A razão deve-se ao facto de ter uma pele bastante sensível, e este tipo de soluções por norma fazer mais atrito com a pele. Continuo a não perceber a tendência de limpar e manusear excessivamente a pele (isto vê-se regularmente nas redes sociais, sobretudo com dispositivos de limpeza). A nossa pele tem uma barreira hidrolipídica, que é frágil mas fundamental para a saúde e beleza da nossa pele.

Demasiada fricção, atrito, gestos bruscos, lavar em demasia (uma pele muito sensível pode só aguentar 1 lavagem com água por dia) ou mesmo usar a Foreo (ou outros dispositivos) de forma desadequada, pode ser a razão pela qual a pele se apresenta mais fragilizada, menos hidratada, respondendo com imperfeições e até borbulhas, com mais textura e pouco suave. Uso discos de algodão essencialmente para desmaquilhar os olhos, caso me tenha maquilhado (mas sem esfregar: encosto o disco com o produto desmaquilhante nos olhos durante 30 segundos e depois limpo suavemente, um disco para cada olho).

Hiperqueratinização da pele

A pele pode responder a estímulos, como demasiado atrito, tornando-se mais grossa, rugosa e áspera. A hiperqueratinização é um endurecimento da camada exterior da pele (camada córnea). Sou adepta de não tocar na pele, ou tocar o menos possível. É também uma das razões pela qual a Foreo não resultou no meu rosto com uma utilização regular (só consigo usar uma vez por semana). A minha pele respondeu exatamente dessa forma: mais textura, menos brilho, menos hidratação. Tenho um artigo super completo sobre a Foreo aqui, com a opinião de duas dermatologistas e aconselho a sua leitura, pois algumas peles podem beneficiar da sua utilização e outras, depende muito!

compressas

Como em tudo, o que manda é a nossa experiência individual

Claro que se a tua pele gosta de discos de algodão, de discos reutilizáveis, se já trocaste por compressas suaves e não viste diferença, mantém aquilo que funciona contigo. Na minha pele a utilização de compressas é um hábito desde há anos, bem como fazer apenas uma limpeza com água por dia, usar a Foreo só uma vez por semana e nunca esfregar o rosto com toalhas desmaquilhantes ou discos reutilizáveis. Mas, como em tudo, a nossa experiência individual deve ser tida em conta.

compressas

Também usas compressas na rotina da pele? Com quais tens experiência?

Fotografia: Márcia Soares

Posts relacionados

Álcool gel nacional e o meu favorito? Entrevista à Pokitt

Em plena pandemia é incrível como nascem projetos nacionais tão relevantes para o nosso dia a dia! Quando a Cláudia Tomás me falou na sua marca portuguesa de álcool gel POKiTT a primeira coisa em que pensei foi: ...

Abril 6, 2021

Sustentabilidade e o exemplo da La Roche-Posay

O tema sustentabilidade está na ordem do dia. E na área da beleza não é exceção! Cada vez mais as marcas têm como preocupação a sustentabilidade, não só na forma como os seus produtos são embalados (o packaging) ...

Abril 1, 2021

Criança – os produtos favoritos de 2020

Primeira vez que falo sobre produtos para criança, e logo com um artigo sobre produtos favoritos de 2020! A razão pela qual decidi fazer este artigo é porque recebo inúmeros pedidos de sugestões de produtos para ...

Fevereiro 4, 2021

4 comentários

  1. Isabel diz:

    Adorei o artigo! Super esclarecida!!

    1. Joana Alvares diz:

      Muito obrigada Isabel! Ainda bem que gostaste! Um beijinho, Joana

  2. Maria Dulce diz:

    Desde que divulgaste as compressas que nem uso algodão ( só nas unhas) é surpreendentemente melhor!
    Água no rosto também só uma vez por dia ( manhã)
    Obrigada pelos aprendizados que já são bastantes!😘

    1. Joana Alvares diz:

      Que bom que gostaste da minha sugestão! Eu já não passo sem compressas. Um beijinho!

Comenta este post

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

As seguintes regras de RGPD (Regulamento Geral Proteção de Dados) terão de ser lidas e aceites:
Este formulário armazena o teu nome, e-mail e conteúdo para que possamos acompanhar os comentários colocados no site. Para mais informações, consulta a nossa política de proteção de dados, onde obterás mais informações sobre onde, como e por que armazenamos os teus dados.

recebe as novidades beautyst

    A
    Aceito as condições gerais. Consulta a nossa política de proteção de dados. Este website está protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e Condições do Serviço do Google são aplicáveis.

    My beauty Wishlist