Perder peso – o que fiz para tirar 7 kgs da barriga

perder peso

Passei toda a vida adulta com um peso entre os 48-50 kg. Tenho 1.65 m e nunca fiz qualquer restrição alimentar, a não ser depois de ter sido mãe por duas vezes. Depois de engravidar (engordei cerca de 12-14 kg em cada gravidez), sim, tive de ter alguns cuidados. Sobretudo depois da segunda gravidez (com 33 anos), passei a comer melhor e durante um tempo fiz exercício físico 2 x por semana, conseguindo recuperar completamente o meu peso normal ao fim de 5/6 meses depois do parto (mas não foi fácil). No final das férias de verão de 2018 olhei para a balança e percebi que algo estava mal – eu tinha mais 7 kgs que o normal para mim. Com isto eu não quero dizer que para 1.65 m deverás pesar 50 kgs! Eu estou a dizer que esse sempre foi o meu peso, e com o qual eu me sinto confortável. Hoje voltei aos 50 kgs e vou explicar-te o que fiz para perder peso de forma saudável.

Detox, jejum e outras modas

Fico bastante incomodada com a quantidade de informação que vejo disponível online sobre programas de detox, jejum e o incentivo permanente para perder peso de forma pouco saudável. Sabes que é contra a legislação haver publicidade em que se fala sobre perder peso (número de kgs) num determinado intervalo de tempo? Fazer um detox é algo desnecessário. É para isso que servem o nosso fígado e rins. Com o detox e sobretudo se falamos em programas de dias, o que acontece é perda de água e não perda de gordura (qual o sentido em se querer perder água quando a perda de peso consistente se traduz em perda de gordura?). Por outro lado, porquê gastar rios de dinheiro num detox? Esta é mesmo uma moda que dá muito dinheiro a ganhar certamente. Há poucos dias estive na consulta de endocrinologia onde a médica falava dos inúmeros malefícios para o organismo em se fazer jejum. Estes assuntos têm de ser abordados de uma forma séria, com acompanhamento médico. Não faças opções que podem colocar em risco a tua saúde.

perder peso

Profunda alteração no meu peso

Em 2018 senti esta profunda alteração no meu peso. Neste momento peso 50 kgs mas cheguei aos 57 kgs no ano passado. Isto pode ser devido a várias situações, como a um abrandamento do metabolismo, a toma de alguns medicamentos que estava a fazer para o burnout, à falta de exercício consistente e a uma alimentação pouco pensada (basicamente comia o que queria!). O ganho de peso foi mais visível em algumas zonas (barriga e flancos), o que me deixava pouco confiante na praia por exemplo.

First things first

Ao fim de 40 anos, pela primeira vez na minha vida, senti necessidade de consultar uma nutricionista, a Dra. Alexandra Cardoso, para me ensinar a fazer uma alimentação adequada aos meus objetivos: recuperar o meu peso e alimentar-me de forma mais saudável. Com a consulta de nutrição eu percebi que estava a fazer várias coisas mal, como por exemplo a evitar hidratos de carbono (que são essenciais!). Mas vou falar brevemente sobre o que aprendi nesta consulta. Por outro lado, o exercício físico que eu estava a fazer não era suficiente. Fazia 2 vezes por semana (e às vezes só 1 vez quando algo se metia pelo caminho) e por isso não estava a ser minimamente consistente. Hoje em dia vou 3 vezes por semana, e quando alterei este simples hábito foi muito mais fácil chegar ao meu peso de sempre.

As consultas de nutrição que se fazem hoje em dia não são iguais às consultas e recomendações que se faziam há 10 anos atrás, por exemplo. Por isso é tão importante sermos aconselhados por profissionais da área, e sérios.

O que mudei na minha alimentação?

Infelizmente sempre gostei muito de comer coisas menos boas. Pizzas, batatas fritas, pratos de massa, tábuas de queijos e enchidos, etc., sempre fizeram parte da minha alimentação. Hoje percebo a repercussão que esse tipo de alimentação teve no meu corpo, por exemplo nos meus níveis de colesterol (que nunca foram famosos, só hoje os tenho ótimos) e na gordura localizada que entretanto consegui eliminar graças ao exercício e a alguns tratamentos de estética de que quero falar. Passei a comer muito mais frescos (2 a 3 peças de fruta + 2 a 3 porções de vegetais por dia) e a ingerir menos hidratos de carbono lentos (massa, arroz, batata, pão, etc.). Não sou fundamentalista e continuo a adorar comer um prato de massa, um risotto. Mas não o faço a todas as refeições – reservo para 2 a 3 por semana. Gosto de beber um copo de vinho mas não o faço todos os dias. Reservo para certas ocasiões. Tudo isto me ajudou a ter uma pele e cabelo muito mais saudáveis também. Diferenças notórias que quero mostrar.

perder peso

Planos para o presente e para o futuro

No pain, no gain. É preciso sim fazer exercício físico e alimentar-me melhor para ter o meu peso controlado. Por outro lado estou a ser seguida em consulta de nutrição e de endocrinologia (percebi com o resultado de umas análises que algo não está bem e estou num processo  de averiguar melhor o problema e como o vou tratar). Ser saudável e gostar do meu corpo é uma forma de amor próprio da qual já não quero abdicar. Por vezes tenho preguiça, mas os resultados que tenho dão-me força para me manter super focada!

Gostava imenso de ter o teu testemunho e contributo também! Sentes que a idade alterou o teu metabolismo? O que fazes para controlar o peso?

Fotografia: Yellow Savages

 

Posts relacionados

Heliocare Body Glow: proteção com acabamento dourado!

O quê? Um protetor solar com proteção muito elevada e acabamento dourado e com glow? Era incapaz de deixar passar em branco esta novidade, o Heliocare Body Glow, o protetor solar de corpo que promete e oferece um...

Julho 25, 2024

Xerial Gommage, o esfoliante em grânulos formulado sem água!

Sempre que chega uma novidade ao mercado e eu fico fã numa questão de segundos, penso de imediato que é o assunto perfeito para um novo artigo no site! E este é o caso. O Xerial Gommage foi um dos produtos que me...

Julho 20, 2024

Higiene Íntima ISDIN e como fazer a correta higiene genital?

O que precisamos de saber sobre higiene íntima? Tendo por base a Revisão dos Consensos em Infeções Vulvovaginais da Sociedade Portuguesa de Ginecologia e as Recomendações para o Diagnóstico e Tratamento das Vagin...

Junho 20, 2024

4 comentários

  1. Carla Araújo diz:

    Boa tarde Joana e um Santo Natal
    Tenho 1,65 e o meu peso de sempre era 53, 54kg. Após os meus dois partos, até perdi peso e tinha dificuldade em passar dos 50kg.
    Depois dos 45 anos comecei a notar um metabolismo mais lento e neste momento com a perimenopausa, a situação ainda se agravou mais. Peso 63 kg e é-me difícil perder mais do que 3 kg -parece que depois não consigo perder mais
    Gostaria de colocar duas questões:
    1 – quais as horas mais indicadas para determinados alimentos – há algum artigo que possa facultar?
    2- no Inverno custa-me muito beber sumos de manhã. Apetecem-me alimentos mornos. O que poderia tomar a essa hora?

    Muito obrigada

    Horários para cada alimento

    1. Joana Alvares diz:

      Olá Carla! Deves ver estas questões em consulta de nutrição. O plano alimentar é feito especificamente para cada pessoa bem como o tipo de alimentos e as horas a que os ingerir. Recomendo a Rita Andrade na Clínica MindEat, onde faço acompanhamento a este nível. Um grande beijinho e bom ano! Joana

  2. Carla Araújo diz:

    Joana, muito obrigada, mas para mim teria que ser na zona de Viseu ou Coimbra – há alguém que recomende?
    Bj

    1. Joana Alvares diz:

      Infelizmente não sei indicar, mas podes tentar pedir uma recomendação ao teu médico assistente. Um beijinho!

Comenta este post

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

As seguintes regras de RGPD (Regulamento Geral Proteção de Dados) terão de ser lidas e aceites:
Este formulário armazena o teu nome, e-mail e conteúdo para que possamos acompanhar os comentários colocados no site. Para mais informações, consulta a nossa política de proteção de dados, onde obterás mais informações sobre onde, como e por que armazenamos os teus dados.

recebe as novidades beautyst

    A

    Aceito as condições gerais. Consulta a nossa política de proteção de dados. Este website está protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e Condições do Serviço do Google são aplicáveis.

    My beauty Wishlist

    Copyright Beautyst . 2024