Derrames ou varizes – precisam de tratamento?

derrames varizes

Na altura do verão, com as pernas mais expostas, é também um momento em que nos damos mais conta dos vasos que podemos ter nas nossas pernas. Esta é uma condição bastante frequente. Neste artigo, a Dra. Joana de Carvalho, cirurgiã vascular, explica 6 mitos e realidades sobre varizes. Hoje chegou o momento de explicar qual a diferença entre derrames e varizes, se existe necessidade de tratamento e o que fazer. A Dra. Joana de Carvalho esclarece.

Derrames ou varizes?

Dra. Joana de Carvalho: Esta é uma questão que muitas vezes me colocam e que frequentemente gera confusão. Não raras vezes, na consulta, ouço pacientes dizerem que têm varizes quando o que efetivamente apresentam são derrames / vasinhos superficiais. E o contrário também acontece!

O que são varizes?

Varizes são, por definição, veias dilatadas e tortuosas. São, portanto, aquelas veias que fazem saliência e são evidentes a olho nu. As varizes são, por definição, “externas”, ainda que muitas vezes ouçamos amigas ou familiares dizer que possuem “varizes internas”. Estas “varizes internas” referem-se a veias doentes, detetadas por eco-Doppler, não visíveis à vista desarmada, mas este termo é incorreto.

O que são derrames?

Telangiectasias (ou derrames ou vasinhos ou aranhas vasculares, como mais frequentemente conhecidas) são pequenos vasos, localizados na espessura da pele, de tonalidade azul, rosa ou vermelha e que assumem um caráter inestético. São um dos principais motivos de consulta. Ainda que possam dar algum desconforto ou dor localizada, estes vasinhos não irão dilatar e progredir para varizes.

derrames

É preciso tratar derrames e varizes?

Varizes e derrames são duas entidades distintas, mas que podem estar relacionadas e o tratamento de uma pode depender do tratamento da outra.

Antes de qualquer tratamento é, assim, crucial fazer uma avaliação completa por um especialista em Cirurgia Vascular. Mesmo quando a queixa é predominantemente estética e os vasos são “apenas superficiais”. A verdade é que nestes casos, numa grande percentagem de pessoas, há doença venosa subjacente. De nada adianta tratar a superfície sem tratar a causa, não só pela limitação de resultados mas também pelo risco acrescido de complicações: desenvolvimento de pigmentação (manchas acastanhadas nas áreas tratadas) ou aparecimento de novos vasinhos.

Como na maioria das situações, devemos sempre tratar “de dentro para fora”.

Avaliação para tratamento de derrames e varizes

A avaliação é feita com base no exame objetivo que dará um indício valioso do problema mas sempre complementada pela realização de eco-Doppler. O eco-Doppler é como uma ecografia às pernas: não invasivo, não doloroso e sem necessidade de qualquer preparação. Apesar de simples, este meio de imagem fornece informações preciosas sobre a anatomia e o fluxo venoso, permitindo planear de forma adequada e individualizada o melhor tratamento para aquele caso.

Em boa verdade, não existe um melhor tratamento para varizes ou derrames. Existe, sim, um melhor tratamento para cada caso individual.

E a mensagem a reter deve ser: nunca tratar varizes ou derrames sem uma avaliação cuidada e completa, com realização de eco-Doppler, por um especialista em Cirurgia Vascular. Só assim se poderá garantir um resultado otimizado, mais eficaz e duradouro.

Dra. Joana de Carvalho, cirurgiã vascular

Para quem procura mais informações sobre este tema, fiz em conjunto com a Dra. Joana de Carvalho, um Live que pode ser consultado aqui. Quero em breve ver a questão dos meus derrames. Apesar de não serem muitos, têm ficado cada vez mais visíveis e é importante para avaliar se existe, ou não, doença venosa subjacente.

Tens derrames nas pernas? Já foste observada por um especialista em cirurgia vascular?

Fotografia: Márcia Soares

Posts relacionados

Higiene Íntima ISDIN e como fazer a correta higiene genital?

O que precisamos de saber sobre higiene íntima? Tendo por base a Revisão dos Consensos em Infeções Vulvovaginais da Sociedade Portuguesa de Ginecologia e as Recomendações para o Diagnóstico e Tratamento das Vagin...

Junho 20, 2024

MicoXpert: o expert das infeções fúngicas das unhas

Depois do enorme sucesso da caneta Si-Nails da ISDIN para as unhas fracas e quebradiças a marca não parou de inovar e acaba de lançar o novo MicoXpert, um dispositivo médico em caneta para o tratamento e prevençã...

Junho 1, 2024

Refirmante da ISDIN: pele mais firme ao fim de 1 mês

Se a flacidez da pele é um dado adquirido à medida que os anos avançam, a verdade é que passamos algum tempo das nossas vidas a tentar encontrar soluções eficazes para a perda de firmeza. Recentemente descobri o ...

Maio 5, 2024

Comenta este post

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

As seguintes regras de RGPD (Regulamento Geral Proteção de Dados) terão de ser lidas e aceites:
Este formulário armazena o teu nome, e-mail e conteúdo para que possamos acompanhar os comentários colocados no site. Para mais informações, consulta a nossa política de proteção de dados, onde obterás mais informações sobre onde, como e por que armazenamos os teus dados.

recebe as novidades beautyst

    A

    Aceito as condições gerais. Consulta a nossa política de proteção de dados. Este website está protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e Condições do Serviço do Google são aplicáveis.

    My beauty Wishlist

    Copyright Beautyst . 2024